Contador de post e comentários

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Plano Anual Educação Infantil





  
PLANEJAMENTO ANUAL



EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI)
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Trabalhar o desenvolvimento da autonomia e o controle das emoções (medo, ansiedade, segurança, etc); aprender a conviver em situações diversas que passamos por esses sentimentos;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade.

 A CRIANÇA DE 3 A 5 ANOS

·        Fantasia e Imaginação;
·        Fase lúdica e predomínio do pensamento mágico;
·        Aumenta, rapidamente, seu vocabulário;
·        Faz muitas perguntas. Quer saber "como" e "por quê ?";
·        Egocentrismo - narcisismo;
·        Não diferenciação entre a realidade externa e os produtos da fantasia infantil;
Desenvolvimento do sentido do "eu";
·        Tem mais noção de limites (meu/teu/nosso/certo/errado);
·        Tempo não tem significação - não há passado nem futuro, a vida é o momento presente;
·        Muitas imagens ainda completando, ou sugerindo os textos;
·        Textos curtos e elucidativos;
·        Consolidação da linguagem, onde as palavras devem corresponder às figuras;
·        Para Piaget, etapa animista, pois todas as coisas são dotadas de vida e vontade;
·        O elemento maravilhoso começa a despertar interesse na criança;
·        Interesse por ler e escrever. A atenção da criança esta voltada para o significado das coisas;
·        O egocentrismo está diminuindo. Já inclui outras pessoas no seu universo;
·        Seu pensamento está se tornando estável e lógico, mas ainda não é capaz de compreender idéias totalmente abstratas;
·        Só consegue raciocinar a partir do concreto;
·        Começa a agir cooperativamente;
·        Textos mais longos, mas as imagens ainda devem predominar sobre o texto;
·        O elemento maravilhoso exerce um grande fascínio sobre a criança.


ÁREAS A SEREM TRABALHADAS


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2  - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
3 – VALORES, SENTIMENTOS E EXPRESSÕES

MATEMÁTICA

1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

NATUREZA E SOCIEDADE

1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

MOVIMENTO
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
3  - ATIVIDADES ESPORTIVAS – KARATÊ & BALLET
4 - PSICOMOTRICIDADE
5 - COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA
6 - EQUILÍBRIO E LATERALIDADE
7 – DIFERENTES EXPRESSÕES

MÚSICA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        NOÇÃO DE RITMO, SONS, DANÇA, EXPRESSÃO
2 - ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

ARTES VISUAIS – PROJETO MÃO NA MASSA
1 - EXPLORANDO MATERIAIS DIVERSIFICADOS
2 - APRECIAR OBRAS ARTÍSTICAS (PESQUISAS, RELEITURAS, ETC)
3 - RECICLAGEM (PESQUISAR, FAZER E VALORIZAR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário