PLANEJAMENTO ANUAL
EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVOS
GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI)
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando
de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e
percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas
potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de
cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças,
fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas
possibilidades de comunicação e interação social;
- Trabalhar o desenvolvimento da autonomia e o controle das emoções
(medo, ansiedade, segurança, etc); aprender a conviver em situações
diversas que passamos por esses sentimentos;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo
aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com
os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e
colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade,
percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente
transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para
sua conservação;
- Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e
necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica,
oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de
comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas
idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de
construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade
expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e
participação, valorizando a diversidade.
A CRIANÇA DE 3 A 5 ANOS
·
Fantasia e
Imaginação;
·
Fase lúdica e
predomínio do pensamento mágico;
·
Aumenta,
rapidamente, seu vocabulário;
·
Faz muitas
perguntas. Quer saber "como" e "por quê ?";
·
Egocentrismo -
narcisismo;
·
Não diferenciação
entre a realidade externa e os produtos da fantasia infantil;
Desenvolvimento do sentido do "eu";
Desenvolvimento do sentido do "eu";
·
Tem mais noção de
limites (meu/teu/nosso/certo/errado);
·
Tempo não tem
significação - não há passado nem futuro, a vida é o momento presente;
·
Muitas imagens
ainda completando, ou sugerindo os textos;
·
Textos curtos e
elucidativos;
·
Consolidação da
linguagem, onde as palavras devem corresponder às figuras;
·
Para Piaget,
etapa animista, pois todas as coisas são dotadas de vida e vontade;
·
O elemento
maravilhoso começa a despertar interesse na criança;
·
Interesse por ler
e escrever. A atenção da criança esta voltada para o significado das coisas;
·
O egocentrismo
está diminuindo. Já inclui outras pessoas no seu universo;
·
Seu pensamento
está se tornando estável e lógico, mas ainda não é capaz de compreender idéias
totalmente abstratas;
·
Só consegue
raciocinar a partir do concreto;
·
Começa a agir cooperativamente;
·
Textos mais
longos, mas as imagens ainda devem predominar sobre o texto;
·
O elemento
maravilhoso exerce um grande fascínio sobre a criança.
ÁREAS A SEREM
TRABALHADAS
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS:
3 – VALORES, SENTIMENTOS E EXPRESSÕES
MATEMÁTICA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS:
NATUREZA E
SOCIEDADE
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
MOVIMENTO
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
3 - ATIVIDADES ESPORTIVAS – KARATÊ & BALLET
4 - PSICOMOTRICIDADE
5 - COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA
6 - EQUILÍBRIO E LATERALIDADE
7 – DIFERENTES EXPRESSÕES
MÚSICA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
NOÇÃO DE RITMO,
SONS, DANÇA, EXPRESSÃO
2 - ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS:
ARTES
VISUAIS – PROJETO MÃO NA MASSA
1 - EXPLORANDO MATERIAIS DIVERSIFICADOS
2 - APRECIAR OBRAS ARTÍSTICAS (PESQUISAS,
RELEITURAS, ETC)
3 - RECICLAGEM (PESQUISAR, FAZER E VALORIZAR)
Nenhum comentário:
Postar um comentário