Contador de post e comentários

sábado, 22 de dezembro de 2012

Projeto Xadrez encontrei na net perfeito

 
XADREZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 INTRODUÇÃO

 O projeto xadrez na educação infantil visa apresentar o jogo de xadrez de maneira lúdica. Toda aprendizagem requer atenção, sem dúvida essa é uma das qualidades mais importantes encontradas entre os jogadores de xadrez, essa qualidade tende a tornar seus praticantes observadores qualificados, mais cuidadosos com seus detalhes, mais criteriosos e capazes em suas decisões.

OBJETIVO GERAL
          Proporcionar a todos os alunos o contato com o jogo de xadrez, estendendo a oportunidade de jogar em casa com amigos e familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 ·    Desenvolver a atenção e raciocínio lógico.

·    Apresentar e familiarizar as crianças com as crianças com as peças que compõem o jogo de xadrez.

·    Ensinar a movimentação de cada peça conforme as regras oficiais do xadrez.

·              Propiciar a troca de conhecimentos integrando as famílias no desenvolvimento aplicação do projeto.

ESTRATÉGIAS

Envolver o jogo e suas peças em uma história, transformando as peças em personagens.

As aulas consistirão primeiramente apresentando as peças e o tabuleiro

Quais são as peças?

Seus movimentos?

Quantidade de peça de cada lado?

O que o aluno poderá aprender com esta aula

·       Identificar finalidades e funções da leitura a partir do reconhecimento do gênero textual (regras do jogo, textos de reportagens e informativos);

·       Trabalhar a compreensão de regras a partir da leitura de textos sobre o jogo de xadrez, sobre as suas regras e sobre a prática dos jogos em geral;

·       Aprender as regras do jogo de xadrez;

·       Utilizar a escrita para sistematização de conhecimentos recém-adquiridos;

·       Aprimorar a capacidade de síntese e registro;

·       Utilizar a produção de texto e as estratégias de revisão para ampliar a produção textual e a compreensão de aspectos gramaticais.

Duração das atividades

Uma vez por semana durante o ano todo.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética, que consigam ler e compreendam frases e textos pequenos.

Estratégias e recursos da aula

Esta sequência didática pretende que as crianças aprendam a ler as regras de um jogo complexo. Além de realizar as atividades propostas, as crianças devem realmente jogar xadrez.

Atividade 1– conhecendo as regras do jogo:

Leia com as crianças as regras do jogo de xadrez e conduza por meio de perguntas a construção do sentido do texto. Sugerimos que as regras sejam lidas aos poucos, em aulas diferentes, comentadas uma a uma para que não fique cansativo e as crianças compreendam o funcionamento do jogo, seus objetivos e os procedimentos básicas dos jogadores.

 Regras do jogo de xadrez

O tabuleiro é formado por quadrados brancos e pretos, organizados de forma alternada em oito linhas e oito colunas e tamanhos iguais.


Normalmente na borda do tabuleiro existem letras que representam as colunas e os números representam as linhas. Cada casa (quadrado) tem então um nome que pode ser encontrado com precisão quando combinado um número e uma letra, por exemplo: a3, b8, d4.

* professor, se possível, você poderá fazer uma reprodução, ampliada, no quadro e demonstrar onde está localizada cada casa. Depois, como exercício, peça a cada criança que vá ao quadro para encontrar uma casa conforme a combinação que você disser.

Conhecendo as peças

O jogo possui 16 peças brancas e 16 peças negras. Cada conjunto de cores possui um exército com:
Para formar a posição inicial coloque o tabuleiro de frente para você. O jogo começa com uma casa negra do seu um lado esquerdo e o mesmo acontecerá com seu adversário. (observe o desenho no tabuleiro abaixo).
Primeiro se posiciona a rainha branca na casa branca e a rainha negra na casa negra.
No lado esquerdo da rainha são posicionados na seguinte ordem:
1.  O bispo
2.  O cavalo
3.  A torre.

Do lado direito da rainha é colocado:
1.  O rei,
2.  O bispo,
3.  O cavalo e a
4.  Torre.

Na segunda fileira são colocados os oito peões.
As peças do xadrez, ao contrário do jogo de damas, ocupam todas as casas, brancas e negras. E cada peça tem um movimento específico.

Entendendo a linha, a coluna e a diagonal.

Linha é uma sequencia horizontal de oito casas alternadas, brancas e pretas.


Coluna é uma sequencia vertical de oito casas alternativas, brancas e pretas.
Diagonal é uma sequencia de casas da mesma cor, dispostas num mesmo sentido, variando de duas a oito casas.
Regras básicas do xadrez:

· capturar: para capturar peças do adversário move-se a peça para a casa da peça que se pretende tomar, retirando a peça do adversário do tabuleiro. No caso dos peões, move-se para frente, mas para capturar, capturam apenas na diagonal.
· cheque: quando se ataca o rei o atacante deve dizer: “cheque” porque é a peça fundamental do xadrez.

· cheque mate: quando se ataca o rei de forma a não possibilitar a fuga o jogo terá chegado ao final e o vencedor deverá dizer “cheque mate”.

Resultados possíveis:

· existe a possibilidade de ganhar um jogo?
1) dar cheque mate ao adversário.
2) acabar o tempo ao adversário e ter peças suficientes para dar cheque mate.
(3) o adversário desistir.

Posso empatar?
*caso não existam movimentos possíveis para jogar e o rei não esteja em cheque.
*se o adversário não tiver peças suficientes para dar cheque mate.
*acabar o tempo ao adversário e eu não tiver peças suficientes para dar cheque mate.
*se ambos acordarem o empate.
*se houver três posições repetidas é declarado o empate.
*se houver cinquenta jogadas seguidas sem o movimento de um peão e sem capturas.

Movimentos das peças

Cada tipo de peça tem um valor e um movimento diferente. Os movimentos de cada peça são:
Rei: move-se para todas as direções pela vertical, horizontal ou diagonal, mas apenas uma casa por lance.
* um rei não pode dar xeque-mate em outro rei!
Dama ou rainha: é a peça mais poderosa do jogo, uma vez que seu movimento combina o da torre e o do bispo, ou seja, pode mover-se pelas colunas, fileiras e diagonal. Em termos de valor, não é comparável a nenhuma outra peça, a não ser a rainha adversária.
Bispo: move-se pela diagonal, sendo que nunca poderá mudar a cor das casas em se encontra, uma vez que se movendo em diagonal, não lhe é permitido passar para uma diagonal de outra cor. O valor do bispo é considerado ligeiramente superior ao do cavalo, todavia, dependendo da posição no tabuleiro, nem sempre será vantajoso trocá-lo por um cavalo oponente.
Cavalo: movimenta-se em "l" no tabuleiro (duas casas na mesma direção e uma para um lado ou para o outro). O cavalo é a única peça que pode pular sobre as outras, tanto as suas quanto as adversárias, como indo, por exemplo, desde a casa g1 para a casa f3 nos primeiro lances. Algumas das possibilidades do movimento do cavalo:
Torre: movimenta-se em direção reta pelas colunas ou fileiras. A torre é considerada uma peça forte, tendo mais valor que bispo e cavalo.
Peão: movimenta-se apenas uma casa para frente e captura outros peões e peças em diagonal. Caso uma peça ou peão fique na frente do peão, será impossível movê-lo. Somente se alguma peça adversária fique na sua diagonal acima, ele poderá capturá-la e mudar de coluna. No primeiro movimento de qualquer peão, ele poderá mover-se uma ou duas casas, a critério do enxadrista. Ao contrário das peças, o peão não mover-se para trás.
*depois de ler as regras, vocês precisam praticar o jogo, é importante que as crianças, sempre que forem jogar, tenham estas regras em mãos para procurarem, quando necessário, alguma informação ou regra.
É importante que você reforce que é necessário recorrer à regra quando houver alguma dúvida e que ao invés de dar a resposta, você pode auxiliar as crianças a ler e a encontrar no texto a informação de que necessitam.

Regras especiais do xadrez:

Roque: o roque é um movimento de defesa do rei n no qual rei deve mover duas casas para o lado e a torre passa por cima do rei ficando ao seu lado. Existe o roque grande e o roque pequeno.
Condições necessárias: o rei não pode estar em cheque nem passar por uma casa em cheque. O rei não pode ter sido movido. A torre que faz o roque não pode ter sido movida. Não pode haver peças entre o rei e a torre.
Tomar na passagem: esta regra só se aplica quando um peão avançou duas casas e passou por uma casa defendida por um peão adversário, neste caso apenas na jogada seguinte pode o peão adversário tomar o peão como se este tivesse avançado apenas uma casa.
Promover: quando um peão chega à última casa é promovido para outra peça à escolha, exceto o rei. Normalmente é escolhida a rainha visto que é a peça mais forte.

Recursos complementares

·       Neste site você encontrará um jogo de xadrez que pode ser bastante interessante, pois ele impede movimentos inválidos no jogo e pode ser jogado com um ou dois crianças: http://gratisjogos.uol.com.br/jogosgratis/estrategia/xadrez/xadrez.php
·       Sugestão de livro para as crianças:
·       conto xadrez – autor Rubens filguth editora artmed
·       Reportagem “método para ensinar xadrez” - William pereira da silva no site: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1604194
·       Site com textos e regras do xadrez com ilustrações: http://www.xadrezregional.com.br/
·       Artigo para auxiliar a formação do professor - o jogo de xadrez como estratégia pedagógica para crianças com problemas de aprendizagem. No site: http://www.scribd.com/doc/13103985/o-jogo-de-xadrez-como-estrategia-pedagogica-para-criancas-com-problemas-de-aprendizagem

Avaliação

Os aspectos orientados nessa proposta de avaliação serão verificados durante o desenvolvimento dessa sequência didática. O professor poderá registrar esse desenvolvimento e discutir com os alunos alguns aspectos para que sejam aperfeiçoados e para que os resultados esperados sejam alcançados, lembrando sempre que tem como objetivo que as crianças aprendam a jogar xadrez e, paralelamente, aprendam a reconhecer e respeitar as regras de um jogo.
Os aspectos avaliados serão:

Quanto à leitura se:

·       A criança consegue ler o texto com autonomia e compreendê-lo?
·       A palavra desconhecida à criança pergunta ou procura no dicionário?
·       Quando foi feita a leitura em voz alta a criança conseguiu fazer com ritmo e entonação?
·       As que ainda não são capazes de fazê-lo se esforçaram?
·       A criança recorre às regras escritas do jogo durante a partida?

Quanto à produção escrita se:
·       A criança recorre ao texto das regras ou a você para responder as perguntas que ela não sabe?
·       As perguntas que a criança respondeu sozinha estavam corretas?
·       Quando errou, a criança fez a correção necessária apontada por você?
·       No texto produzido pelas crianças você pode observar aspectos gramaticais, de produção textual, de sequência lógica, etc.
·       Corrija com as crianças e retome com elas aquilo que for necessário para que elas avancem.
Quanto à habilidade de jogo:
·       O xadrez é um jogo de prática, paciência e obediência às regras. É muito difícil que em poucas aulas a criança realmente aprenda a jogar xadrez, mas dentro do que ela aprendeu é capaz de seguir as regras do jogo?
·       Quando o adversário faz um movimento inválido e a criança percebe, é capaz de argumentar com o colega?

Nenhum comentário:

Postar um comentário