Este projeto tem como objetivo aguçar o imaginário das crianças, focando sempre o respeito as diferenças de todas as pessoas, povos e linguagem (corporal, musical, plástica e oral),levando a criança a se expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos com isso avançando o seu processo de aprendizagem.
Incentivas nas novas gerações o gosto pela diversidade e o respeito pela mesma, considerando os valores atribuídos a elas, mergulhando no mundo da imaginação e fantasia.
· Empregar atitudes da cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia do grupo.
· Desenvolver a socialização e a integração em grupos, favorecendo a ampliação da criatividade e da cooperação mútua.
· Desenvolver a coordenação motora ampla nas atividades recreativas promovendo atitudes de confiança.
· Identificar os personagens do circo e suas funções, compreendendo a cultura circense.
· Explorar com sucatas, personagens do circo, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e da fantasia, possibilitando a criança pensar e agir.
· Demonstrar equilíbrio e lateralidade deslocando-se no espaço físico da escola ao andar, correr, pular.
· Reconhecer e identificar o processo de codificação através de atividades diversas com o alfabeto, bem como a exploração deste.
Duração 2 meses
Publico alvo:
educação infantil
Natureza e sociedade
•Trabalhar sentimentos
•Jogos cooperativos
•Registro das Regras
•Respeito pelo próximo
•Corpo humano
•Mímica
•Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.
•Jogos cooperativos
•Registro das Regras
•Respeito pelo próximo
•Corpo humano
•Mímica
•Temas transversais: ética, solidariedade, cooperação, respeito pelo próximo.
· Movimento:
•Expressão corporal (dramatização, dança)
•Coordenação motora ampla
•Lateralidade
•Equilíbrio
Linguagem Oral e Escrita:
•Expressão corporal (dramatização, dança)
•Coordenação motora ampla
•Lateralidade
•Equilíbrio
Linguagem Oral e Escrita:
·
Historias: sequências, personagens,
enredo, memória.
·
Exploração das histórias através da
linguagem oral;
· Leitura
Matemática:
•Números/quantificação
•Formas Geométricas
•Classificação, seriação.
Matemática:
•Números/quantificação
•Formas Geométricas
•Classificação, seriação.
O circo é uma expressão artística, parte da cultura
popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores.
Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império
Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo
apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas
destinadas às apresentações (anfiteatros).
Na Idade
Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões
(comediantes) viajavam pelas cidades da Europa
com suas apresentações.
Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente.
Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses,
destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam
itinerantes (com mudança constante do local de apresentação).Embora enfrentem um período de crise na atualidade,
os circos ainda fazem sucesso, principalmente nas reuniões do interior do
Brasil. As apresentações contam com palhaços, shows musicais, malabaristas,
mágicos e trapezistas.
Os palhaços brasileiros que fizeram mais sucesso nos circos brasileiros foram:
Carequinha, Arrelia, Torresmo e Piolin.
Você sabia?
Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É uma
homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897. (Sua pesquisa)
Metodologia.
Esta arte
que encanta crianças e adultos surgiu no Brasil no século XIX, com famílias
vindas da Europa. Estas famílias se manifestavam em apresentações teatrais. Os ciganos, vindos também da Europa, apresentavam-se
ao público, demostrando habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. As
manifestações artísticas eram de acordo com a aceitação do público, o que não
agradava, não era mais mostrado naquela determinada região. Algumas atrações
foram adaptadas ao estilo brasileiro. O palhaço europeu, por exemplo, era menos
falante, usando a mímica como base, já no Brasil, o palhaço fala
muito, utilizando de comédia sorrateira, e também de instrumentos musicais,
como o violão. O público
brasileiro gosta das atrações perigosas, como os malabares em trapézios e
domadores de animais ferozes. O uso de animais em circo é um assunto polêmico,
pois muitas vezes esses animais sofrem de maus tratos.
Atualmente,
as atrações circenses são mais modernas e trazem muitas novidades tecnológicas,
exemplo disso é o Cirque du Soleil.
Circo Contemporâneo
O projeto
devera ser aplicado três vezes por semana sedo uma para cada procedimento, a
literatura devera ser um abito constante na vida da criança, sendo realizados
todo o dia e alternados com leitura individual e coletiva.
•desenho•Construção com sucatas
•jogos
•Sessão de filme
•Construção de painéis
•Dramatização
•Brincadeira dirigida
•Atividades de relaxamento
•Produção de textos coletivos
Avaliação:
O desempenho do aluno será acompanhado no decorrer das atividades. A avaliação se dará através da observação constante da professora e pelo registro dos processos de aprendizagem dos alunos.
De acordo
com Bassedas, Huguet e Solè (1999, p. 185):
[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividades propostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, elemento indispensável para torna-la mais coerente e fundamentada.
Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.
[...] a avaliação não somente deve ser feita em relação aos alunos, mas também em relação ao ensino que apresentamos e ao tipo de intervenção e de atividades propostas na aula. [...] O importante é que possamos proceder a uma análise da nossa prática, elemento indispensável para torna-la mais coerente e fundamentada.
Por tanto a avaliação será contínua e progressiva, por meio de diversos instrumentos e da vivência de cada um com os conteúdos abordados.
Bibliografia
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/historia_circo.htm
http://www.infoescola.com/artes-cenicas/historia-do-circo/
https://www.youtube.com/watch?v=jRjGPMANzH4
https://www.youtube.com/results?search_query=videos+sobre+circo&oq=videos+sobre+circo&gs_l=youtube.3..0.5356.9808.0.10646.18.16.0.2.2.0.294.2285.5j4j6.15.0...0.0...1ac.1.sTaameszCdY
Nenhum comentário:
Postar um comentário