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quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

projeto culinaria


Projeto Aula de Culinária
 
Justificativas

Quem disse que a cozinha e para ser somente um lugar de se alimentar e muitas vezes até mesmo um lugar de comer coisas quem a maioria das crianças não querem e cabe aos pais e professores a difícil tarefa de apresentar novos sabores, novos pratos e muitas estratégias para que os pequeninos pelo menos provem o que foi oferecido.

Este projeto tem por objetivo amenizar esta difícil tarefa para os pais e aquela aula entediante da culinária passar a ser uma diferidíssima aula.

Para que os alunos da educação infantil possam encarar a aula de culinária como diversão e não como dever caber ao professor fazer este momento o mais agradável possível sem brincadeiras, pois é um momento de muita concentração e disciplina, mas sem deixar de ser um momento agradável.

Objetivo geral

Desenvolver o habito de uma alimentação saudável, compreender a origem do alimento e seu valor nutricional.

Objetivos específicos:

· Compreender conteúdos e desenvolver habilidades;

· Trabalhar de formas multidisciplinares diversos conteúdos escolares

· Elevar a autoestima do aluno

· Trabalhar em equipe - Aprender bons modos à mesa

· Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares

· Aprender a experimentar

·  Proporcionar atividades como misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolve a coordenação motora.

Conteúdos a serem trabalhados
 
Português: Por meio das receitas e dos rótulos das embalagens, as crianças melhoram a leitura, a capacidade de interpretação e aprimoram o vocabulário.
Matemática: Ajuda com conceitos de soma, subtração, divisão e multiplicação e jogos de estimativa e trabalha unidades de medidas (quantidade, tempo, temperatura, massa, entre outros).
Ciências: A utilização dos mais variados ingredientes ajuda a conhecer sua origem, os estados físicos de cada um deles e a diferença entre material orgânico e não orgânico.
Geografia: Ainda em relação aos alimentos, pode-se estudar a região de onde vêm os alimentos - como o tipo de solo, clima e hidrografia.
História: Estuda-se a cultura das regiões por meio de seus hábitos alimentares.
Arte: ao modelar e imaginar novas formas de preparar os alimentos, completa e integra o trabalho.


 Metodologia

As aulas de culinária deverão fazer parte dos conteúdos estudados em sala de aula onde os alunos possam vivenciar o seu aprendizado teórico na prática. Antes de colocarmos a mão na massa devera ser trabalhada a origem do da receita, a data de validade, como deverão ser armazenados os alimentos, e principalmente os cuidados de deveremos tomarem na cozinha, e a higienização das mãos e dos utensílios usados. Depois serão apresentados os utensílios a serem estudados. Neste momento será trabalhada a leitura e a escrita da receita, para finalizar a execução da mesma.

No momento da degustação todos deverão experimentar o alimento. Pois neste momento todas as crianças estão mais receptivas porque o coleguinha também esta comendo e acabam experimentando e gostando de um determinado alimento que não costumam comer em casa. Ao termino da degustação as crianças deverão fazer parte também na organização do espaço utilizado e a limpeza dos utensílios usados.

As receitas deverão fazer parte de um livro culinário que deverá fazer parte a avaliação, pois no mesmo poderemos identificar com mais facilidade o desenvolvimento das crianças tanto na escrita quanto na leitura.

Sugestões para culinária

· Bolo de cenoura

· Suco de abacaxi com hortelã

· Gelatina de carrossel

· Sanduiches naturais

· Pipoca de doce

· Salada de frutas

· Bolo com Farinha de Arroz

· Bolo de coco

· Musse de maracujá

· Mini bolo

· Torta com bolachas

· Mini pizza de pão de forma

· Ovinhos de páscoa

· Sequilhos

· Cocada de colher

· Crocante de coco e chocolate

· Ganash

· Bisnaguinha recheada

· Bolinho de queijo

· Milk Shake de Ovomaltine

· Pão de queijo

· Biscoito de coco e soja

· Sanduíche de pasta de queijo com cenoura, azeitona e passas.

· A torta de manga e chocolate

Avaliação

A avaliação deverá ser continua sempre levando em consideração a idade cronológica da criança e suas limitações.

Um comentário:

  1. achei muito interessante e gostaria de acrescentar esse conteudo no meu projeto, si for da sua permissao.

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