Contador de post e comentários

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Projeto Anual Educação Infantil e Ensino Fundamental










PROJETO ANUAL
EDUCAÇÃO INFANTIL & ENSINO FUNDAMENTAL



“TRABALHANDO
POR UM MUNDO MELHOR”

1.       JUSTIFICATIVA:
Muito se fala sobre respeito e preservação do meio ambiente, mas pouco se faz para que isso realmente aconteça. De que adianta separarmos o lixo na escola se em nossas casas os mesmos vão para um único destino? Será que nossa cidade está preparada para viver os conceitos de sustentabilidade? O que podemos fazer para criarmos essa consciência?
O homem mascara as necessidades do planeta, a própria necessidade de subsistência, de viver a vida com qualidade, e desmata, depreda, incendeia, agride e polui o mundo, sem se preocupar que o planeta deve ser preservado, até mesmo pelas condições de vida das gerações futuras.
Não dá para educar sem nos vincularmos a esses e tantos outros problemas que o mundo vem sofrendo: fome; miséria; escassez de água em determinadas regiões se contrapondo a tsunamis em outras; derretimento das geleiras; desmatamento de florestas e comercialização ilegal de madeira; rios e mares sendo poluídos com lixos e resíduos de oleodutos; animais sofrendo com a depredação de seus habitats tendo que migrar para biomas que nem sempre atendem suas necessidades; gases que contribuem para a destruição da camada de ozônio; dentre outros.
                  Diante desses problemas ambientais, a Escola América vem, no ano letivo de 2013, levantar a bandeira da preservação, “Trabalhando Por Um Mundo Melhor”.


2.       OBJETIVOS GERAIS:

- Estimular a curiosidade científica através da observação do meio em que vivemos e de experiências realizadas;
- Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente;
- Adotar a postura ecologicamente correta;
- Identificar as necessidades do planeta para existência da VIDA;
- Identificar algumas maneiras do desenvolvimento sustentável (reciclagem do lixo);
- etc;

3.       METODOLOGIA:
- conversas informais;
- mini-textos (adaptados para cada faixa etária/sala);
- filmes educativos;

- desenhos animados;
- informática - pesquisas na escola;
- pesquisas em casa;
- atividades coletivas e individuais;
- cartazes – corredor cultural;
- oficina de sucata;
- cozinha experimental;
- horta;
- leitura e interpretação de textos;
- oficina de faz-de-conta (histórias);
- passeios ecológicos;
- parcerias com órgãos que abordam sobre o assunto; etc.


4.       CRONOGRAMA DOS CONTEÚDOS - HAPPY HOURS / EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS


         1º BIMESTRE – OS 4 ELEMENTOS
                        - Água (conceito, importância, utilidade/necessidade, etc)
                        - Terra (conceito, importância, diversidade, localização, etc)
                        - Ar (conceito, importância, utilidade/necessidade, etc)

                        - Fogo (conceito, importância, utilidade, perigo de incêndios em casa, em florestas, queimaduras, etc)

          2º BIMESTRE – DESMATAMENTO E REFLORESTAMENTO

                        - conceito de desmatar e reflorestar;

                        - prejuízos para a natureza;
                        - extinção de espécies animais e vegetais;
                        - comércio clandestino;

                        - outros;

         3º BIMESTRE – POLUIÇÃO

                        - da água;
                        - do ar;
                        - do solo;
                        - sonora;

                        - visual

         4º BIMESTRE – SUSTENTABILIDADE
                        - conceito;
                        - coleta seletiva
- atitudes de preservação / ecologicamente corretas;
                        - produtos ecologicamente corretos;
                        - cultura de reaproveitamento;
                        - a importância dos catadores de papel;
                        - outros;
                        - exposição de trabalhos com sucatas (ARTES)


5.       ÁREAS A SEREM TRABALHADAS

ü  LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ü  MATEMÁTICA
ü  NATUREZA E SOCIEDADE
ü  ARTES VISUAIS (PESQUISAR, FAZER E VALORIZAR - PROJETO MÃO NA MASSA)
ü  MÚSICA
ü  MOVIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário