PROJETO ANUAL
EDUCAÇÃO
INFANTIL & ENSINO FUNDAMENTAL
1.
JUSTIFICATIVA:
Muito se
fala sobre respeito e preservação do meio ambiente, mas pouco se faz para que
isso realmente aconteça. De que adianta separarmos o lixo na escola se em
nossas casas os mesmos vão para um único destino? Será que nossa cidade está
preparada para viver os conceitos de sustentabilidade? O que podemos fazer para
criarmos essa consciência?
O homem mascara
as necessidades do planeta, a própria necessidade de subsistência, de viver a
vida com qualidade, e desmata, depreda, incendeia, agride e polui o mundo, sem
se preocupar que o planeta deve ser preservado, até mesmo pelas condições de
vida das gerações futuras.
Não dá para
educar sem nos vincularmos a esses e tantos outros problemas que o mundo vem
sofrendo: fome; miséria; escassez de água em determinadas regiões se
contrapondo a tsunamis em outras; derretimento das geleiras; desmatamento de
florestas e comercialização ilegal de madeira; rios e mares sendo poluídos com
lixos e resíduos de oleodutos; animais sofrendo com a depredação de seus
habitats tendo que migrar para biomas que nem sempre atendem suas necessidades;
gases que contribuem para a destruição da camada de ozônio; dentre outros.
Diante desses
problemas ambientais, a Escola América vem, no ano letivo de 2013, levantar a
bandeira da preservação, “Trabalhando
Por Um Mundo Melhor”.
2.
OBJETIVOS
GERAIS:
- Estimular a curiosidade científica através da
observação do meio em que vivemos e de experiências realizadas;
- Reconhecer a ação do homem na transformação do
meio ambiente;
- Adotar a postura ecologicamente correta;
- Identificar as necessidades do planeta para
existência da VIDA;
- Identificar algumas maneiras do desenvolvimento
sustentável (reciclagem do lixo);
- etc;
3.
METODOLOGIA:
- conversas
informais;
- mini-textos
(adaptados para cada faixa etária/sala);
- filmes
educativos;
- desenhos animados;
- informática - pesquisas
na escola;
- pesquisas em
casa;
- atividades
coletivas e individuais;
- cartazes –
corredor cultural;
- oficina de
sucata;
- cozinha
experimental;
- horta;
- leitura e
interpretação de textos;
- oficina de
faz-de-conta (histórias);
- passeios
ecológicos;
- parcerias com
órgãos que abordam sobre o assunto; etc.
4.
CRONOGRAMA
DOS CONTEÚDOS - HAPPY HOURS / EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS
1º BIMESTRE – OS 4 ELEMENTOS
- Água (conceito, importância,
utilidade/necessidade, etc)
- Terra (conceito, importância,
diversidade, localização, etc)
- Ar (conceito, importância,
utilidade/necessidade, etc)
- Fogo (conceito, importância, utilidade, perigo de incêndios em casa, em florestas, queimaduras, etc)
2º BIMESTRE – DESMATAMENTO E REFLORESTAMENTO
- conceito de desmatar e reflorestar;
- prejuízos para a natureza;
- extinção
de espécies animais e vegetais;
- comércio
clandestino;
- outros;
3º BIMESTRE – POLUIÇÃO
- da água;
- do ar;
- do solo;
- sonora;
- visual
4º BIMESTRE – SUSTENTABILIDADE
- conceito;
- coleta
seletiva
- atitudes de
preservação / ecologicamente corretas;
- produtos
ecologicamente corretos;
- cultura
de reaproveitamento;
- a
importância dos catadores de papel;
- outros;
- exposição
de trabalhos com sucatas (ARTES)
5.
ÁREAS A SEREM TRABALHADAS
ü LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ü MATEMÁTICA
ü NATUREZA E SOCIEDADE
ü ARTES VISUAIS (PESQUISAR, FAZER E VALORIZAR - PROJETO MÃO NA MASSA)
ü MÚSICA
ü MOVIMENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário