Plano de ação
INTRODUÇÃO:
A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um
trabalho onde a participação e integração da tríade-
aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente
constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um
desenvolvimento eficaz.
A dinâmica do processo didático e do conhecimento
que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, solicita do Coordenador
Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões
coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos,
quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato
educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e
do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão”
do coordenador , requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos
fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da
escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho
didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de
ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas
as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a
atuação da coordenação pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente
e discente da escola.
Promover no ambiente escolar momento que
possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim,
a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.
Coordenar a elaboração, execução e avaliação
do Projeto político pedagógico
Promover e junto com a direção a integração dos
professores de diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a
interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes séries e níveis da
Educação básica
Elaborar junto com direção e docência um plano de
ação coerente e pautado na realidade da instituição escolar
Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários
de classe;
Identificar constantemente quais as prioridades das
turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
Visitar as salas de aula para detectar problemas
existentes e procurar solucioná-los,realizando reuniões individuais
sempre que houver necessidade.
Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para
apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos alunos
.Coordenar e realizar a HP com os docentes da
escola, promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de
aula e incentivando troca de experiências entre professores.
Promover e articular momentos com a família e com a
comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e
outros eventos culturais.
Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos,
possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades
na aprendizagem.
ATIVIDADES:
Acompanhar plano de aula e
caderno de planejamento dos professores
Participação nas reuniões
administrativas;
Acompanhar e motivar
ações do PDE
Sugerir e acompanhar a execução
de Projetos
Acompanhar cronograma de reforço
dos alunos com dificuldade de aprendizagem
Coordenar e acompanhar a
realização de ventos.
Observar direta ou indiretamente
a prática pedagógica de cada professor
Acompanhar horário dos
professores: entrada/saída/horário de lanche e faltas
Organizar horário na falta de
professores
Organizar o cronograma de provas
Analisar e orientar a
elaboração de provas
Sugerir metodologias diferenciadas
(filmes, jogos, livros e outros)
Analisar resultado de diagnóstico
Participação nas reuniões de Pais
e Professores;
Assistência à direção em assuntos
pedagógicos e em atividades cívicas e sociais
Orientação e acompanhamento no
preenchimento dos diários de classe;
METODOLOGIA
DE TRABALHO:
O trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de
acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na
procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio
indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional
como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e
colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho
de equipe.
AVALIAÇÃO:
A avaliação consiste num trabalho progressivo e
cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o
corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo
ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através
de diagnósticos
Análise do plano elaborado, para verificar se os
objetivos foram alcançados;
Observações diretas e indiretas de todas as
atividades desenvolvidas;
Visitas, Conversas,
Fichas de acompanhamento; Levantamentos
estatísticos;
Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.
CONCLUSÃO:
O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do
processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da
atuação do coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da
Escola, do Orientador Pedagógico do comprometimento e
aceitação dos professores, do desempenho dos demais funcionários do
estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do compromisso dos
responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto o coordenador precisa estar sempre atento
ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando e tendo um bom
relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre
coordenador e professor é essencial para obter-se um bom resultados.
Cabe também ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para
superar os obstáculos e tentar criar estratégias bem
formuladas para desenvolver com qualidade o processo de
ensino-aprendizagem.
Cronograma de atividades 2013
AÇÃO
|
OBJETIVO
|
METODOLOGIA
|
MAI
|
JUN
|
AGO
|
SET
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
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Semana de planejamento
Formação Professores
|
Planejar
e direcionar as atividades do ano letivo
|
Estudo/Debate/
leitura
de textos, vídeos e outros
|
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Formação Professores
Hora Pedagógica
|
Formação
continuada para os professores e direcionar as atividades pedagógicas
|
Leituras/
Dinâmicas/ debates e outros
|
X
|
X
|
X
|
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Acompanhamento caderno de planejamento
|
Acompanhar
o planejamento dos professores
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|
Analisar e orientar na realização de
diagnósticos
|
Acompanhar
o Desempenho dos alunos
|
Gráficos
|
x
|
x
|
x
|
x
|
|||
Acompanhamento e orientação no preenchimento de
diários de classes
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
|
||
Conselho de Classe
|
Resolver
situações críticas de alunos com baixo desempenho
|
Reunir
Equipe pedagógica e alunos
|
x
|
x
|
x
|
x
|
Agenda semanal para o coordenador pedagógico
Dia
|
Atividade
|
Atividades permanentes
|
Segunda
|
Verificação
dos cadernos de planejamento
Acompanhamento
da professora de reforço
Reunião
equipe gestora
|
Acolhida
Visita
nas salas
|
Terça
|
Verificação dos diários quanto
ao registro dos professores 6º ao 9º ano (Quinzenal)
Realização de diagnóstico e
acompanhamento dos alunos com dificuldade.
|
Acolhida
Visita
nas salas
|
Quarta
|
Acompanhamento
dos projetos de leitura
Estudo
para formação própria dentro da área de trabalho.
Reunião
equipe gestora
PROFA
|
Acolhida
Visita
nas salas
Aula de
reforço
Atividade
para casa
|
Quinta
|
Acompanhamento
do professor no horário de
educação física (manhã)
|
Acolhida
Visita
nas salas
|
Sexta
|
Acompanhamento
pedagógico no horário de
educação física (manhã)
Planejamento
do próprio trabalho estudo e
preparação para formação dos professores
|
Acolhida
Visita
nas salas
|
AÇÕES ESTRATÉGICAS:
Reuniões
para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
Encontros para a elaboração do plano de ação;
Participação ativa na Semana Pedagógica;
Elaboração do planejamento quinzenal;
Elaboração do planejamento anual;
Elaboração do regimento escolar;
Implementação da rotina pedagógica;
Participação nas reuniões de pais e mestres;
Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios;
Orientação aos professores em conjunto ou individual;
Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos através, de registros orientando
os docentes para a criação de atividades diferenciadas e direcionadas aos que
tiverem desempenho insuficiente;
Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola;
Acompanhamento e avaliação dos projetos;
Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura,
envolvendo contos infantis;
Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a
interação professor-aluno, procurando ajudá-los nas dificuldades, caso
necessitem;
Realização de formação continuada em serviço com os profissionais da educação;
Atualização do Regimento Escolar;
Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;
Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária.
PROJETOS
PEDAGÓGICOS
Projeto reciclagem;
Projeto higienização do nosso corpo;
Projeto meio ambiente;
ATIVIDADES
CÍVICAS
Emancipação política da cidade;
Datas comemorativas mais significativas;
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS
ATIVIDADES
AÇÕES
ESTRATÉGICAS
|
MESES
/ANO
|
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Reuniões para elaboração das atividades que
nortearão a Semana Pedagógica;
|
fev
x
|
mar
|
Abr
|
mai
|
jun
|
jul
|
agos
|
set
|
out
|
nov
|
dez
|
anual
|
||||||
Encontros para a elaboração do
plano de ação;
|
x
|
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Participação ativa na Semana
Pedagógica;
|
x
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|||||||||||||||||
Elaboração de planejamento
anual quinzenal;
|
x
|
x
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Implementação da rotina
pedagógica;
|
x
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Participação nas reuniões de
pais e mestre;
|
x
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|||||||||||||||||
Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento do diário de
classe e relatórios;
|
x
|
|||||||||||||||||
Orientação aos professores em
conjunto ou individual;
|
x
|
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Acompanhar o desempenho
acadêmico dos alunos, através de registros orientando os docentes para
criação de atividades diferenciadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
|
x
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Implementação de projetos
pedagógicos a serem trabalhados na escola (Projetos: reciclagem, Higienização
do nosso corpo e meio ambiente)
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x
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|||||||||||||||||
Acompanhamento e avaliação dos projetos;
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x
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|||||||||||||||||
Incentivar e prover condições
para viabilização de projetos de leitura em sala de aula, envolvendo contos
infantis;
|
x
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|||||||||||||||||
Realizar visitas nas salas de
aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor aluno;
procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;
|
x
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Realização de formação
continuada, em serviço com os profissionais da educação.
|
x
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Atualização do Regimento
Escolar.
|
x
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Realização de palestra e
oficinas com os pais dos alunos
|
x
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Acompanhamento da execução da
rotina pedagógica diária
|
x
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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília:
MEC/SEF, v. 3. 1998.
ALMEIDA,
Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de
mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.
http://valeriaattayde.blogspot.com. Acessado em 09/02/2012
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
A rotina
pedagógica e compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil
que opera como a estrutura básica organizadora da vida
coletiva diária em um certo tipo de espaço social: creches ou
pré -escolas, fornecendo a sequência das atividades diárias. Ou
seja, fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são
recorrentes ou reiterativas na vida cotidiana coletiva.
Para
isso, a rotina na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a
sua manifestação, como o organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e
a delimitação das atividades. Percebe-se também, a ação das rotinas como
constituidoras de subjetividades, posto que através da rotina também trabalha-se
a formação do eu da criança, modelando-a para exercer ações futuras
de cidadania.
Fundamentado em: Barbosa. In Rotinas na Educação Infantil Artmed. 2007
Obrigada pela ajuda
ResponderExcluirParabénnnnnnnnsssssssssssss
ResponderExcluirMaravilha! Parabéns!
ResponderExcluirmaravilhoso trabalho !!!
ResponderExcluirParabéns e muito obrigado. assumi uma coordenação após 22 anos como professora, e esse seu plano de ação me proporcionou um direcionamento claro de como construir um, colocando minha metas e objetivos para este ano letivo.
ResponderExcluirTrabalho maravilhoso amei!!
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