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segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Plano de ação do Coordenador Pedagógico




Plano de ação



INTRODUÇÃO:

A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um trabalho onde a participação e integração da tríade- aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um desenvolvimento eficaz.

A dinâmica do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, solicita do Coordenador Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos, quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão” do coordenador , requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação  pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente e discente da escola.

Promover no ambiente escolar momento que possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim, a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.

  Coordenar a elaboração, execução e avaliação do  Projeto político pedagógico
  Promover e junto com a direção a integração dos professores de diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes séries e níveis da  Educação básica
  Elaborar junto com direção e docência um plano de ação coerente e pautado na realidade da instituição escolar
  Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;
  Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
  Visitar as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los,realizando reuniões individuais  sempre que houver necessidade.

  Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos alunos
  .Coordenar  e realizar a HP com os docentes da escola, promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de aula e incentivando troca de experiências entre professores.
  Promover e articular momentos com a família e com a comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e outros eventos culturais.
  Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos, possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades na aprendizagem.

ATIVIDADES:

    Acompanhar plano de aula e caderno de planejamento dos professores
  Participação nas reuniões administrativas;
  Acompanhar  e   motivar  ações do PDE
  Sugerir e acompanhar a execução de Projetos
  Acompanhar cronograma de reforço dos alunos com dificuldade de aprendizagem
  Coordenar e acompanhar  a realização de ventos.
  Observar direta ou indiretamente a prática pedagógica de cada professor
  Acompanhar horário dos professores: entrada/saída/horário de lanche e faltas
  Organizar horário na falta de professores
  Organizar o cronograma de provas
   Analisar e orientar  a elaboração de provas
   Sugerir metodologias diferenciadas (filmes, jogos, livros e outros)
  Analisar resultado de diagnóstico
  Participação nas reuniões de Pais e Professores;
  Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais
  Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;


 METODOLOGIA DE TRABALHO:

O trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.



 AVALIAÇÃO:

  A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
  Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de diagnósticos
  Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
  Observações diretas e indiretas de todas as atividades desenvolvidas;
  Visitas, Conversas,
Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
  Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.


CONCLUSÃO:

O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da Escola, do Orientador Pedagógico do   comprometimento  e aceitação  dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do compromisso dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto o coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando  e tendo um  bom relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre coordenador e professor  é essencial  para obter-se um bom resultados. Cabe também ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para superar os obstáculos  e tentar  criar estratégias  bem formuladas para  desenvolver com qualidade o processo de ensino-aprendizagem.





                                     Cronograma  de atividades 2013
AÇÃO
OBJETIVO
METODOLOGIA
MAI
JUN
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
 Semana  de planejamento
Formação Professores
Planejar e direcionar as  atividades do ano letivo
Estudo/Debate/
leitura de textos, vídeos e outros







Formação Professores
Hora Pedagógica
Formação continuada para os professores e direcionar as atividades pedagógicas
Leituras/ Dinâmicas/ debates e outros

X

X


X

Acompanhamento  caderno de planejamento
Acompanhar o planejamento dos professores

x
x
x
x
x
x
x
Analisar e orientar  na realização de diagnósticos
Acompanhar o Desempenho dos alunos
Gráficos

x

x
x

x
Acompanhamento e orientação no preenchimento de diários de classes


x
x
x
x
x
x
x
Conselho de Classe
Resolver situações críticas de alunos  com baixo desempenho
Reunir Equipe pedagógica e alunos
x

x

x

x

                                               Agenda semanal para  o coordenador pedagógico
Dia
Atividade
Atividades permanentes
Segunda
    Verificação dos cadernos de planejamento
    Acompanhamento da professora de reforço
    Reunião equipe gestora
    Acolhida
    Visita nas  salas

Terça
Verificação dos diários quanto ao registro dos professores 6º ao 9º ano (Quinzenal)
Realização de diagnóstico e acompanhamento dos alunos com dificuldade.
    Acolhida
    Visita nas salas
Quarta
    Acompanhamento dos projetos de leitura
    Estudo para formação própria dentro da área de trabalho.
    Reunião equipe gestora
    PROFA

    Acolhida
    Visita nas salas
    Aula de reforço
    Atividade para casa

Quinta
    Acompanhamento do professor no horário de
              educação física (manhã)
    Acolhida
    Visita nas salas
Sexta
    Acompanhamento pedagógico no horário de
            educação física (manhã)
    Planejamento do próprio trabalho estudo e
             preparação para formação dos professores
    Acolhida
    Visita nas salas

AÇÕES ESTRATÉGICAS:

         Reuniões para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;

         Encontros para a elaboração do plano de ação;

         Participação ativa na Semana Pedagógica;

         Elaboração do planejamento quinzenal;

         Elaboração do planejamento anual;

         Elaboração do regimento escolar;

         Implementação da rotina pedagógica;

         Participação nas reuniões de pais e mestres;

         Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios;

         Orientação aos professores em conjunto ou individual;

         Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;

         Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos através, de registros orientando os docentes para a criação de atividades diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;

         Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola;

         Acompanhamento e avaliação dos projetos;

         Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura,  envolvendo contos infantis;

         Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor-aluno, procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;

         Realização de formação continuada em serviço com os profissionais da educação;

         Atualização do Regimento Escolar;

         Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;

         Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

         Projeto reciclagem;
         Projeto higienização do nosso corpo;

         Projeto meio ambiente;

ATIVIDADES CÍVICAS

         Emancipação política da cidade;

          Datas comemorativas mais significativas;

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES

AÇÕES ESTRATÉGICAS
MESES /ANO
Reuniões para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
fev
x
mar
Abr
mai
jun
jul
agos
set
out
nov
dez
anual
Encontros para a elaboração do plano de ação;
x











Participação ativa na Semana Pedagógica;

x










Elaboração de planejamento anual quinzenal;

x









x
Implementação da rotina pedagógica;

x










Participação nas reuniões de pais e mestre;











x
Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento do diário de classe e relatórios;











x
Orientação aos professores em conjunto ou individual;











x
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros orientando os docentes para criação de atividades diferenciadas aos que tiverem desempenho insuficiente;











x
Implementação de projetos pedagógicos a serem trabalhados na escola (Projetos: reciclagem, Higienização do nosso corpo e meio ambiente)











x
Acompanhamento e avaliação dos projetos;











x
Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura em sala de aula, envolvendo contos infantis;











x
Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor aluno; procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem;











x
Realização de formação continuada, em serviço com os profissionais da educação.











x
Atualização do Regimento Escolar.



x








Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos











x
Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária











x





















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília: MEC/SEF, v. 3. 1998.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.

http://valeriaattayde.blogspot.com. Acessado em 09/02/2012





ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É?  E COMO SE ORGANIZA?

A rotina pedagógica e compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil que opera como a estrutura básica organizadora da vida coletiva diária  em um certo tipo de espaço social: creches ou pré -escolas, fornecendo a sequência das atividades diárias. Ou seja, fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são recorrentes  ou reiterativas na vida cotidiana coletiva.
Para isso, a rotina na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a sua manifestação, como o organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e a delimitação das  atividades. Percebe-se também, a ação das rotinas como constituidoras de subjetividades, posto que através da rotina também trabalha-se a formação do eu da criança, modelando-a  para exercer ações futuras de  cidadania.

                                     Fundamentado em: Barbosa. In Rotinas na Educação Infantil Artmed. 2007


5 comentários:

  1. Parabéns e muito obrigado. assumi uma coordenação após 22 anos como professora, e esse seu plano de ação me proporcionou um direcionamento claro de como construir um, colocando minha metas e objetivos para este ano letivo.

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