Contador de post e comentários

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

PROJETO PEQUENO PRÍNCIPE

 

PROJETO PEQUENO PRÍNCIPE

JUSTIFICATIVA

 

Esse projeto interdisciplinar oportuniza o aprimoramento dos conteúdos procedimentais e de atitudes, do livro de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, que nos fala ao coração, motivando uma reflexão de nossos valores. O Projeto se apropria do livro para trabalhar os conceitos acima citados, de forma lúdica e divertida.

 

OBJETIVO GERAL

A obra do escritor Antoine de Saint-Exupéry “O Pequeno Príncipe” é centrada em valores fundamentais e universais. Ela faz parte do nosso patrimônio. Nela desvelam-se valores de homens solidários, responsáveis e persistentes.

 

OBJETIVOS

 

·         Desenvolver a imaginação criadora;

·         Desenvolver habilidades de raciocínio;

·         Transformar o aprendizado em ato prazeroso, significativo e útil;

·         Estimular a atenção, a concentração e a memória;

·         Desenvolver relações espaciais;

·         Estimular a expressão e a comunicação;

·         Incentivar à prática de virtudes;

·         Refletir sobre a prática de pensar, olhar o outro e interagir com o próximo.

·         Apreciar e ler vários tipos de literatura;

·         Considerar a leitura como patrimônio cultural;

·         Respeitar os diferentes tipos de literatura (gêneros e nacionalidades);

·         Adotar atitude de repúdio à discriminação;

·         Preocupar-se com a própria produção e valorizar a dos colegas;

·         Trocar ideias e experiências;

·         Reconhecer e valorizar todas as formas de transmissão de conhecimento;

·         Valorizar as palavras e ações ditas para o bem comum.

 

Culminância

 AULA1 - CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Iniciar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 15;

- Produção de mural: “Por favor... desenha-me um carneiro!”.

 

AULA 2 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 21;

- Produção de mural: “Era uma vez um pequeno príncipe que habitava um planeta pouco maior que ele, e que tinha necessidade de um amigo...”.

 

 AULA 3– CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 27;

- Será apresentados aos alunos a Lenda do Baobá e em seguida desenhá-lo.

A lenda do Baobá

História africana

Quando Deus estava criando o mundo, depois de já ter feito quase tudo o que existe, resolveu criar uma árvore que fosse a mais perfeita de todas.

Ela deveria ser grande, forte, robusta e principalmente, viver muitos anos para carregar consigo a sabedoria ancestral que seria passada para os homens que dela se aproximassem.

Então Ele criou o Baobá, uma árvore que poderia viver até seis mil anos.

O Baobá era a árvore mais alta de toda a savana e assim conseguia ver todas as outras árvores que lá viviam.

Um dia Baobá começou a reclamar com Deus:

– Por que aquela árvore tem flores tão lindas e delicadas e eu não tenho?

– Porque você é uma árvore muito grande, então suas flores também são grandes.

– Mas, por que meu caule é tão grosso e não é fino como aquela outra árvore?

– Porque você tem trinta metros, se tivesse um caule fino, não seria tão grande, além do mais, seu caule consegue armazenar até 120 litros de água e assim você pode sobreviver a longos períodos de seca. Querido Baobá, Eu te criei para ser a melhor dentre todas as árvores, você é a mais forte, mais linda e ainda carrega toda a sabedoria que somente milênios podem oferecer. Pare de se comparar e veja como você é especial e única.

– Mesmo assim, acho que as outras são melhores que eu! – falou o Baobá.

Deus, que já estava cansado das reclamações daquela árvore, então falou:

– Já que você não vê tudo o que lhe dei, vou te virar de cabeça para baixo, suas raízes ficarão para fora e sua copa debaixo da terra!

Conselho de vó: Felicidade é saber o seu verdadeiro valor.

***

 

AULA 4 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 36;

- Produção de mural: “Creio que ele se aproveitou de uma migração de pássaros selvagens para fugir” (fazer dobradura dos pássaros).

 

AULA 5 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 45;

- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente. Identificando as profissões apresentadas no livro.

 

AULA 6 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 52;

- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente. Identificaremos as profissões do passado e do futuro.

 

AULA 7 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 58;

- Fixar na sala o planeta e o habitante correspondente.

- A partir da seguinte pergunta: “Se você fosse dono de um planeta, como ele seria?” os alunos farão a ilustração dele.

 

AULA 8– CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 66;

- Produção de mural: “Eu me julgava rico por ter uma flor única, e possuo apenas uma rosa comum.”. No mural as crianças farão desenhos das coisas que acham importantes na sua vida.

 

AULA 9 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 74;

- Ouvir e cantar a música “Cativar é amar”  

https://www.youtube.com/watch?v=jYGXd3GjhTw

 

- Questionar a turma:

Em sua opinião, o que é cativar?

Em seu dia a dia você já vivenciou a experiência de cativar e ser cativado? Comente.

Você sabe ser amigo? Como?

- Produção de mural: Escrever palavras que significam cativar e colar dentro dos pássaros feitos anteriormente.

 

AULA 10 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 82;

- Produção de mural: “Mas os olhos são cegos. É preciso ver com o coração...” E o que podemos ver com o coração?

 

AULA 11 – CONTAÇÃO DA HISTÓRIA – Continuar a leitura com os alunos sendo ouvintes:

- Realizar a leitura até a página 93;

 

AULA 13 -  Para finalizar iremos assistir ao filme. O Pequeno Príncipe na Netflix

AVALIAÇÃO


O desenvolvimento do projeto deve ser avaliado em diversas instâncias:

·         Avaliação contínua do desenvolvimento do aluno pelo professor;

·         Avaliação contínua de cada atividade;

 

CULMINÂNCIA

 

No final do projeto iremos ao teatro Madre Esperança Garrido no dia 04/04/2024, onde os alunos poderão apreciar a peça do Pequeno Príncipe.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário