PLANEJAMENTO ANUAL/2013
EDUCAÇÃO INFANTIL
OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
(RCNEI)
- Desenvolver uma imagem
positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em
suas capacidades e percepção de suas limitações;
- Descobrir e conhecer
progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites,
desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e
bem-estar;
- Estabelecer vínculos
afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima
e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação
social;
- Trabalhar o desenvolvimento
da autonomia e o controle das emoções (medo, ansiedade, segurança, etc); aprender a conviver em situações diversas que passamos por esses
sentimentos;
- Estabelecer e ampliar cada
vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus
interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a
diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o
ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente,
valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
- Brincar, expressando
emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes
linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às
diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e
ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e
desejos e avançar no seu processo de construção de significados,
enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas
manifestações culturais, de interesse, respeito e participação,
valorizando a diversidade.
A CRIANÇA DE 1 ANO E MEIO A 3 ANOS
·
Maturação, início do desenvolvimento mental;
·
Fase da invenção da mão - reconhecimento da
realidade pelo tato;
·
Descoberta de si mesmo e dos outros;
·
Necessidade grande de contatos afetivos;
·
Explora o mundo dos sentidos;
·
Descoberta das formas concretas e dos seres;
·
Conquista da linguagem;
·
Nomeação de objetos e coisas - atribui vida aos objetos;
·
Começa a formar sua auto-imagem, de acordo com o
que o adulto diz que ela é, assimilando, sem questionamento, o que lhe é dito;
·
Egocentrismo, jogo simbólico;
·
Reconhece e nomeia partes do corpo;
·
Forma frases completas;
·
Nomeia o que desenha e constrói;
·
Limita, principalmente, o adulto.
ÁREAS A SEREM TRABALHADAS
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS:
3 – VALORES, SENTIMENTOS E EXPRESSÕES
MATEMÁTICA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS
A SEREM TRABALHADOS:
NATUREZA E
SOCIEDADE
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
MOVIMENTO
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
3 - ATIVIDADES
ESPORTIVAS E DE PSICOMOTRICIDADE
4 - COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA
5 - EQUILÍBRIO E LATERALIDADE
6 – DIFERENTES EXPRESSÕES
MÚSICA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
NOÇÃO DE RITMO,
SONS, DANÇA, EXPRESSÃO
2 - ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS:
ARTES
VISUAIS - PROJETO MÃO NA MASSA
1 - EXPLORANDO MATERIAIS DIVERSIFICADOS
2 - APRECIAR OBRAS ARTÍSTICAS (PESQUISAS,
RELEITURAS, ETC)
3 - PESQUISAR, FAZER E VALORIZAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário