Contador de post e comentários

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Plano Anual de 3 anos






PLANEJAMENTO ANUAL/2013

EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI)
  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
  • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
  • Trabalhar o desenvolvimento da autonomia e o controle das emoções (medo, ansiedade, segurança, etc); aprender a conviver em situações diversas que passamos por esses sentimentos;
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
  • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade.

 A CRIANÇA DE 1 ANO E MEIO A 3 ANOS
·        Maturação, início do desenvolvimento mental;
·        Fase da invenção da mão - reconhecimento da realidade pelo tato;
·        Descoberta de si mesmo e dos outros;
·        Necessidade grande de contatos afetivos;
·        Explora o mundo dos sentidos;
·        Descoberta das formas concretas e dos seres;
·        Conquista da linguagem;
·        Nomeação de objetos e coisas - atribui vida aos objetos;
·        Começa a formar sua auto-imagem, de acordo com o que o adulto diz que ela é, assimilando, sem questionamento, o que lhe é dito;
·        Egocentrismo, jogo simbólico;
·        Reconhece e nomeia partes do corpo;
·        Forma frases completas;
·        Nomeia o que desenha e constrói;
·        Limita, principalmente, o adulto.


ÁREAS A SEREM TRABALHADAS

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
3 – VALORES, SENTIMENTOS E EXPRESSÕES

MATEMÁTICA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:

NATUREZA E SOCIEDADE
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

MOVIMENTO
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2 - CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS
3 - ATIVIDADES ESPORTIVAS E DE PSICOMOTRICIDADE
4 - COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA E FINA
5 - EQUILÍBRIO E LATERALIDADE
6 – DIFERENTES EXPRESSÕES

MÚSICA
1 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        NOÇÃO DE RITMO, SONS, DANÇA, EXPRESSÃO
2 - ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

ARTES VISUAIS - PROJETO MÃO NA MASSA
1 - EXPLORANDO MATERIAIS DIVERSIFICADOS
2 - APRECIAR OBRAS ARTÍSTICAS (PESQUISAS, RELEITURAS, ETC)
3 - PESQUISAR, FAZER E VALORIZAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário