Modelo de Plano de aula
Dia da Semana: terça-feira (22/01/13)
· ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: Natureza e Sociedade
CONTEÚDO: Socialização
OBJETIVO: Fazer com que as crianças se conheçam e saibam os nomes uns dos outros.
METODOLOGIA: Faremos uma roda de conversa pela qual cada aluno falara seu nome, contarão sobre suas férias. Em seguida iremos brincar de roda cantando a cantiga se eu fosse um peixinho. Falaremos o nome de todos os coleguinhas; facilitando assim com que as crianças aprenderem o nome uma das outras de maneira lúdica. Após cantarmos a cantiga citada iremos cantar outras cantigas como: Ciranda cirandinha, Não atire o pau no gato.
ATIVIDADES: Em sala: Atividade oral.
· ORAÇÃO / LANCHE / RECREIO / HIGIENE
· ATIVIDADE PEDAGÓGICA
· DISCIPLINA: Hora da brincadeira;
CONTEÚDO: Brincadeira: Na fazendinha
· OBJETIVO: Proporcionar maneiras de socialização e interação por meios de brincadeiras.
· METODOLOGIA: Iremos cantar uma canção que fala sobre os animais de uma fazendinha. Enquanto todos cantam, cada um vai imitando um animalzinho, à medida com que ele é mencionado na canção.
O gatinho faz miau, miau
O cachorro faz au au, au au, au au
O peru faz glu glu
E o carneirinhofaz méééééeé!
E o galo carijó faz coró coró cocó.
Após cantarmos a música pedirei para que os alunos imitem sons de outros animais que eles conhecem. Por fim, as crianças irão brincar de corda, bambolê e outros na quadra;
· ATIVIDADES: Em sala: Atividade oral
Dia da Semana: quarta-feira (23/01/13)
· ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: Hora da história
CONTEÚDO: A dona pata
OBJETIVO: Desenvolver a imaginação e criatividade dos alunos;
METODOLOGIA: Levarei os alunos para a casinha, faremos uma roda onde contarei a historia da dona pata. Depois de contar a historia voltaremos para a sala de aula e faremos um reconto da historia por meio de atividade em folha. Os alunos desenharão o que mais gostou da história. (Será utilizado fantoche);
ATIVIDADES: Em sala: Conto de história
· ORAÇÃO / LANCHE / RECREIO / HIGIENE
ATIVIDADE PEDAGÓGICA
· DISCIPLINA: Natureza e Sociedade;
· CONTEÚDO: A escola;
· OBJETIVO: Conhecer as dependências e funcionários da escola;
· METODOLOGIA: Conversaremos sobre a importância da escola, em seguida levarei os alunos para passear na escola, conhecendo as dependências da escola e seus funcionários. Após nosso passeio os alunos irão brincar na brinquedoteca.
· ATIVIDADES: Em sala: Atividade oral;
ü Dia da Semana: Quinta- feira (24/01/13)
· ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: Linguagem;
CONTEÚDO: Coordenação motora;
OBJETIVO: Trabalhar a coordenação motora dos alunos;
METODOLOGIA: Em uma atividade em folha, as crianças irão colar bolinhas de papel crepom nas cores vermelho e amarelo no caminho que levará o caracol a sua casa na árvore.
ATIVIDADES: Em sala: Atividade em folha;
· ORAÇÃO / LANCHE / RECREIO / HIGIENE
· ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: Hora da música;
CONTEÚDO: Músicas infantis;
OBJETIVO: Desenvolver a percepção auditiva e movimentos;
METODOLOGIA: Neste momento da aula os alunos assistirão ao um DVD de músicas infantis, por exemplo: A barata, Dona aranha, o sapo não lava o pé e outros. Depois de assistir ao DVD, as crianças irão brincar com massinha e com brinquedos pedagógicos.
ATIVIDADES: Em sala: Atividade oral;
Dia da Semana: Sexta-feira (25/01/13)
· ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: Natureza e Sociedade
CONTEÚDO: Quem sou eu?
OBJETIVO: Desenvolver a criatividade dos alunos;
METODOLOGIA: Pedirei para que os alunos se sentem no chão formando uma roda, então conversaremos sobre quem somos e nossas características físicas. Após conversarmos os alunos farão uma atividade em folha pela qual pede para que os alunos façam um desenho deles.
ATIVIDADES: Em sala: Atividade em folha;
· ORAÇÃO / LANCHE / RECREIO / HIGIENE
· ATIVIDADE PEDAGÓGICA
DISCIPLINA: Hora da brincadeira;
CONTEÚDO: Brincadeiras: Dentro-fora e Vivo-Morto
OBJETIVO: Ampliar o repertório de brincadeiras dos alunos;
METODOLOGIA: Levarei os alunos para a brinquedoteca onde iremos brincar de dentro-fora. Irei desenhar um circulo no chão e todos os alunos ficarão dentro dele, quando eu falar dentro ficam todos dentro do circulo, já quando eu falar fora todos pulam para fora do circulo. Em seguida iremos brincar também de vivo-morto. Após essas brincadeiras as crianças irão brincar livremente na quadra da escola;
ATIVIDADES: Em sala:
Observação da coordenadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário