Contador de post e comentários

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Relatório de turma 2º bimestre


RELATÓRIO DE TURMA – 2º SEMESTRE

NÍVEL I -  MATUTINO

 

            “O essencial é invisível aos olhos. Só se vê bem com o coração.”

Pequeno Príncipe

 

                    Durante o segundo semestre percebemos o quanto a nossa turma se encontra bem integrada e adaptada com a rotina. Aprendemos a conhecer e a lidar com as especificidades de colegas e professoras, acrescentando nessas relações e nas situações cotidianas os valores que foram trabalhados e que são constantemente resgatados, tais como o amor, a amizade, o companheirismo, a tolerância e a responsabilidade. Nossa turminha voltou das férias com “pique total”! Ainda bem, pois durante este semestre precisamos de muita energia para conseguirmos realizar tantas atividades.

                   Nossas experiências foram além do conhecer um novo ambiente e conviver com novas pessoas. Procuramos desenvolver um trabalho que possibilite o envolvimento dos alunos, que vise o desenvolvimento integral e a construção do conhecimento infantil.

                   O nosso trabalho está organizado por áreas de conhecimentos, dentro deste trabalhamos a língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas Sociais e Biológicas, Movimento, Expressão corporal, Artes e o Projeto. Que são trabalhados respeitando as características individuais de cada criança e do grupo como um todo.

                   Procuraremos desenvolver um trabalho que envolva os alunos através de projetos que venham favorecer o seu crescimento e o aprender brincando. Durante o segundo semestre trabalhamos com o projeto: “Poemas, músicas e brincadeiras...uma maneira divertido de aprender”; onde as crianças tiveram a oportunidade de conhecer e estabelecer uma intimidade com a linguagem oral e escrita através de músicas, textos poéticos e suas rimas.

                   O contato com a literatura poética permite que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura e escrita, devido à diversidade linguagens, riqueza artística e criatividade existente neste contexto. Nesse processo os poemas, rimas e músicas são de fundamental importância na vida social, afetiva e cognitiva das crianças.

                   As crianças durante o projeto confeccionaram um livro coletivo com o apoio da professora, assumindo assim o papel de pequenos escritores. Exploramos livros com diversos temas para que as crianças pudessem se inspirar em sua viagem pelo mundo da imaginação.

Confeccionamos galinhas d’angola com caixa de leite, mobile com cd’s, carros, porcos, biloquê e chocalhos com garrafas pet. Tudo isso com muita alegria e entusiasmo.

                   Durante o semestre vivenciamos também grandes momentos, tais como teatro, festa da família, dia do pijama, rancho colorado, feira de ciências, festa de encerramento, entre outros.

                 Estes trabalhos com o grupo puderam provar o quanto à turma é caracterizada pela desenvoltura e dedicação com o que se propõe a fazer o que lhes é proposto com qualidade, preocupando sempre em apreender os conteúdos com alegria e envolvimento. É com grande alegria que destacamos o desenvolvimento da turma, constatados através dos inúmeros avanços e construções seja na linguagem, na escrita, no respeito ao outro, ou no saber o momento de ouvir e o momento de falar. Agradecemos a todos pela disponibilidade e envolvimento com as propostas oferecidas e desenvolvidas na escola.

                   Estou muito feliz em ver e ter participado do crescimento pessoal e cognitivo de cada criança e do grupo como um todo. Encerramos este ano letivo com a certeza de que os bons momentos que vivemos foram compartilhados com toda a escola, amigos e principalmente com vocês familiares, que são muito importantes no processo de aprendizado das crianças.

                   Foi maravilhoso ter você conosco. Tenham a certeza que cada um de seus filhos é uma criança incrível, e que sentirei muita saudade.

                   Boas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário