TEORIAS
DA APRENDIZAGEM
“Aprendizagem só si,
não é
sabedoria. A sabedoria é a
aplicação dos
conhecimentos
e dos fatos”.
Buscaglia
Teoria
– (grego) – provém de hipóteses, comprovadas total ou parcialmente e não de
opiniões pessoais subjetivas.
CLASSIFICAÇÃO:
1-Teorias
conexionistas – tipo S- R (estímulo – resposta);
2- Teorias cognitivas (papel do significado e da
compreensão);
3- Teorias
funcionalistas (ajustamento do organismo ao seu meio);
4- Teoria psicodinâmica
(sugestões da psicanálise – Freud, para a aprendizagem);
5- Teoria humanista
(centrada no aluno);
6- Teoria histórica
cultural (um processo histórico).
TEORIAS CONEXIONISTAS
DA APRENDIZAGEM
Edward Lee Thorndike (1874-1949)
Conexão – é o elemento
básico da teoria resulta da associação entre as impressões dos sentidos e os
impulsos para a ação, isto é, associação entre a verdadeira situação (S) e a
resposta (R).
A
aprendizagem, segundo os conexionistas obedece a leis:
1-
Lei
do exercício – quanto mais frequentemente é exercitada uma conexão, tanto mais
forte se toma.
2-
Lei
do efeito – resultados agradáveis fortalecem, e resultados desagradáveis,
enfraquecem conexão S – R.
O organismo tende a
repetir e a aprender as reações agradáveis, e tende a fugir, não aprender e não
repetir as reações desagradáveis.
Aprendizagem é a
formação de conexões do tipo de Situação – Resposta.
O conexionismo
considera a aprendizagem como um fortalecimento ou enfraquecimento de conexões,
entre uma situação e as resultantes.
Ivan Petrovitch
Pavlon (1894-1939) – Teoria do condicionamento clássico ou reflexo lógico – de
natureza fisiológica – também conexionista, no sentido de que se dá pela
ligação entre a situação – o estímulo e a reação.
A aprendizagem por
condicionamento consiste na aquisição de uma reação pela substituição de
estímulos neutros, que se tornam condicionados, pela sua ocorrência simultânea
ou contígua aos primeiros.
-TEORIAS
COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM
Gestaltistas
Ênfase no papel do
significado e da compreensão. Enfatizando a percepção no processo da
aprendizagem, ao invés da resposta, pois “o todo é maior do que a soma de suas
partes”, isto é, o que é aprendido é mais forte do que a soma dos padrões de
estímulo – respostas particulares, que ocorreram.
Para a Gestalf, a
aprendizagem é principalmente o problema de “perceber relações”, estruturar o
campo perceptivo. A compreensão da situação problemática só ocorre com o
“insight”, que permitiu a formação da Gestalf ou estrutura do meio. Portanto,
pensar é compreender uma globalidade e não perceber elementos isolados.
A aprendizagem é um
processo atiço inteligente e global. Constitui uma aquisição de “estruturas” de
“formas” implicando sempre discernimento, compreensão da situação.
-Contribuição
de Jean Piaget para aprendizagem (interacionista)
Para Piaget: “o conhecimento não provém nem
da sensação, nem da percepção isoladamente, mas da ação global, de que a
percepção participa apenas como função de sinalização. Próprio da inteligência
não é essencialmente operatório. Ora, as operações consistem em ações
interiorizadas e coordenadas em estruturas de conjunto; se desejamos esse
aspecto operatório da inteligência humana convirá partir da ação”. (in
chiarottino,1984, p.104).
A constituição do conhecimento (do real) é
uma conquista do homem, que se realiza através da ação.
Para Piaget aprender é saber fazer (realizar)
e conhecer é compreender a situação distinguindo as relações necessárias das
contingentes. É atribuir significado as coisas, considerando não apenas os
aspectos explícitos do fenômeno, mas principalmente o implícito, o possível.
Para Piaget o homem constrói seu conhecimento
na sua relação com o meio. Portanto o conhecimento é uma construção constante
através da interação entre o pensamento e o objeto do conhecimento.
TEORIA DA
EQUILIBRAÇÃO
Intercâmbio entre o
Assimilação
Organismo e o meio
em harmonia
Acomodação Reorganização equilibração
Esquema
estratégias de ação
TEORIA HUMANISTA
A
abordagem humanista considera, primordialmente, o aluno como pessoa. O
importante é a auto-realização da pessoa, o ensino deve facilitar a auto
realização, o crescimento pessoal.
A Aprendizagem
segundo Rogers:
1- O ser humano tem uma
potencialidade natural para aprender:
2- A aprendizagem
significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como
relevante para seus próprios objetivos:
3- A aprendizagem que
envolve mudança na organização do eu na percepção de si mesmo – é ameaçadora e
tende a suscitar resistência:
4- As aprendizagens que
ameaçam o eu, são mais facilmente percebidas e assimiladas quando as ameaças
externas se reduzem a um mínimo;
5- Quando é pequena a ameaça ao eu, pode-se
perceber a experiência de maneira diferenciada e a aprendizagem pode
prosseguir;
6- Grande parte da
aprendizagem significante, é adquirida através dos atos;
7- A aprendizagem é
facilitada quando o aluno participa responsavelmente do processo de
aprendizagem;
8- A aprendizagem
auto-iniciada que envolve a pessoa do aprendiz como um todo – sentimentos é
mais duradoura e abrangente;
9- A independência, a
criatividade e a auto - confiança são todas facilitadas, quando a auto crítica
e a auto avaliação são básicas e a avaliação feita por outros é de importância
secundária;
10-
A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é
a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura á experiência e á
incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudanças.
TEORIA
HISTÓRICA CULTURAL
Lev
Semynovytch Vygotsky
( 1896-1934 ) – Defende a tese de que a aprendizagem antecede o
desenvolvimento.
O processo de apropriação do conhecimento se
dá, portanto, no decurso do desenvolvimento de relações reais, efetivas, do
sujeito com o mundo. Vale ressaltar que estas relações não dependem da
consciência do sujeito individual, mas são determinadas pelas condições
histórico-sociais concretas nas quais ele está inserido; e ainda pelo modo como
sua vida se forma nestas condições.
Importância do organismo ativo na construção
do conhecimento.
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