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sábado, 19 de janeiro de 2019

TEORIAS DA APRENDIZAGEM


TEORIAS DA APRENDIZAGEM



“Aprendizagem só si, não é
                                                                                           sabedoria. A sabedoria é a
                                                                                               aplicação dos conhecimentos
                                                                   e dos fatos”.
                                                                                                                            Buscaglia


 Atualmente, são inúmeras e todas passíveis de crítica.
Teoria – (grego) – provém de hipóteses, comprovadas total ou parcialmente e não de opiniões pessoais subjetivas.

  
CLASSIFICAÇÃO:
  
1-Teorias conexionistas – tipo S- R (estímulo – resposta);
2- Teorias  cognitivas (papel do significado e da compreensão);
3- Teorias funcionalistas (ajustamento do organismo ao seu meio);
4- Teoria psicodinâmica (sugestões da psicanálise – Freud, para a aprendizagem);
5- Teoria humanista (centrada no aluno);
6- Teoria histórica cultural (um processo histórico).



TEORIAS CONEXIONISTAS DA APRENDIZAGEM


Edward Lee Thorndike (1874-1949)
Conexão – é o elemento básico da teoria resulta da associação entre as impressões dos sentidos e os impulsos para a ação, isto é, associação entre a verdadeira situação (S) e a resposta (R).

A aprendizagem, segundo os conexionistas obedece a leis:


1-   Lei do exercício – quanto mais frequentemente é exercitada uma conexão, tanto mais forte se toma.
2-   Lei do efeito – resultados agradáveis fortalecem, e resultados desagradáveis, enfraquecem conexão S – R.

O organismo tende a repetir e a aprender as reações agradáveis, e tende a fugir, não aprender e não repetir as reações desagradáveis.
Aprendizagem é a formação de conexões do tipo de Situação – Resposta.
O conexionismo considera a aprendizagem como um fortalecimento ou enfraquecimento de conexões, entre uma situação e as resultantes.
Ivan Petrovitch Pavlon (1894-1939) – Teoria do condicionamento clássico ou reflexo lógico – de natureza fisiológica – também conexionista, no sentido de que se dá pela ligação entre a situação – o estímulo e a reação.
A aprendizagem por condicionamento consiste na aquisição de uma reação pela substituição de estímulos neutros, que se tornam condicionados, pela sua ocorrência simultânea ou contígua aos primeiros.



-TEORIAS COGNITIVAS DA APRENDIZAGEM


Gestaltistas


Ênfase no papel do significado e da compreensão. Enfatizando a percepção no processo da aprendizagem, ao invés da resposta, pois “o todo é maior do que a soma de suas partes”, isto é, o que é aprendido é mais forte do que a soma dos padrões de estímulo – respostas particulares, que ocorreram.
Para a Gestalf, a aprendizagem é principalmente o problema de “perceber relações”, estruturar o campo perceptivo. A compreensão da situação problemática só ocorre com o “insight”, que permitiu a formação da Gestalf ou estrutura do meio. Portanto, pensar é compreender uma globalidade e não perceber elementos isolados.
A aprendizagem é um processo atiço inteligente e global. Constitui uma aquisição de “estruturas” de “formas” implicando sempre discernimento, compreensão da situação.



-Contribuição de Jean Piaget para aprendizagem (interacionista)


Para Piaget: “o conhecimento não provém nem da sensação, nem da percepção isoladamente, mas da ação global, de que a percepção participa apenas como função de sinalização. Próprio da inteligência não é essencialmente operatório. Ora, as operações consistem em ações interiorizadas e coordenadas em estruturas de conjunto; se desejamos esse aspecto operatório da inteligência humana convirá partir da ação”. (in chiarottino,1984, p.104).
A constituição do conhecimento (do real) é uma conquista do homem, que se realiza através da ação.
Para Piaget aprender é saber fazer (realizar) e conhecer é compreender a situação distinguindo as relações necessárias das contingentes. É atribuir significado as coisas, considerando não apenas os aspectos explícitos do fenômeno, mas principalmente o implícito, o possível.
Para Piaget o homem constrói seu conhecimento na sua relação com o meio. Portanto o conhecimento é uma construção constante através da interação entre o pensamento e o objeto do conhecimento.

TEORIA DA EQUILIBRAÇÃO
                                                                                
                                                                             

                                                                                Intercâmbio entre o
                                                                                                                       
                                          Assimilação

                                                                                                                                           
                                                                                Organismo e o meio
 Adaptação

                                                                                                                         em harmonia
                                                                                                                               =

                                                                                                                        
                                          Acomodação                Reorganização                    equilibração


Esquema                      estratégias de ação



TEORIA HUMANISTA

A abordagem humanista considera, primordialmente, o aluno como pessoa. O importante é a auto-realização da pessoa, o ensino deve facilitar a auto realização, o crescimento pessoal.


A Aprendizagem segundo Rogers:


1-   O ser humano tem uma potencialidade natural para aprender:
2-   A aprendizagem significante ocorre quando a matéria de ensino é percebida pelo aluno como relevante para seus próprios objetivos:
3-   A aprendizagem que envolve mudança na organização do eu na percepção de si mesmo – é ameaçadora e tende a suscitar resistência:
4-   As aprendizagens que ameaçam o eu, são mais facilmente percebidas e assimiladas quando as ameaças externas se reduzem a um mínimo;
5-    Quando é pequena a ameaça ao eu, pode-se perceber a experiência de maneira diferenciada e a aprendizagem pode prosseguir;
6-   Grande parte da aprendizagem significante, é adquirida através dos atos;
7-   A aprendizagem é facilitada quando o aluno participa responsavelmente do processo de aprendizagem;
8-   A aprendizagem auto-iniciada que envolve a pessoa do aprendiz como um todo – sentimentos é mais duradoura e abrangente;
9-   A independência, a criatividade e a auto - confiança são todas facilitadas, quando a auto crítica e a auto avaliação são básicas e a avaliação feita por outros é de importância secundária;
10-                  A aprendizagem socialmente mais útil, no mundo moderno, é a do próprio processo de aprender, uma contínua abertura á experiência e á incorporação, dentro de si mesmo, do processo de mudanças.







TEORIA HISTÓRICA CULTURAL


Lev Semynovytch Vygotsky ( 1896-1934 ) – Defende a tese de que a aprendizagem antecede o desenvolvimento.
O processo de apropriação do conhecimento se dá, portanto, no decurso do desenvolvimento de relações reais, efetivas, do sujeito com o mundo. Vale ressaltar que estas relações não dependem da consciência do sujeito individual, mas são determinadas pelas condições histórico-sociais concretas nas quais ele está inserido; e ainda pelo modo como sua vida se forma nestas condições.
Importância do organismo ativo na construção do conhecimento.

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