MATERNAL
2
LINGUAGEM
ORAL
OBJETIVO
- Desenvolver na criança o
conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais
(família) e colegas.
- Desenvolver coordenação motora
grossa (livre).
- Despertar na criança o
interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber,
identificar e localizar sons forte e fraco.
- Desenvolver a capacidade da
criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com
facilidade.
- Incentivar e permitir a fala da
criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu
vocabulário, utilizando também as músicas.
- Estimular o vocabulário através
de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
- Incentivar a memorização de
pequenas músicas e gestos.
- Identificar e reconhecer as vogais.
- Identificar o nome próprio e as
letras do nome.
CONTEÚDO
- Eu (nome, idade, pais e
colegas).
- Coordenação motora.
- Discriminação auditiva.
- Discriminação visual.
- Expressão oral (pronúncias,
relatos de acontecimentos, músicas).
- Histórias e contos.
- Memorização.
- Vogais.
- Nome próprio e letras do nome
próprio.
ESTRATÉGIA
- Através de músicas, jogos com
bola pronunciando o nome e estimulação oral.
- Utilização de recortes,
colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e
brincadeiras.
- Utilização de instrumentos
sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
- Utilização de sucatas, jogos e
materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e
externo.
- Utilização de leitura de
histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua
rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com
sua maturidade emocional.
- Histórias curtas com gestos,
estimulando o interesse e fantasia da criança.
- Repetição de músicas, gestos e
histórias curtas.
- Através de materiais
pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
- Fichas, crachás, cartazes,
materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Iniciar a aprendizagem de
conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na
frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
- Discriminar na criança o
sentido de ontem hoje e amanhã.
- Estimular o uso do raciocínio
da criança.
- Classificação e nomeação de
objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo,
triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
- Nomear e identificar iguais e
diferentes.
CONTEÚDO
- Conceitos de lateralidade:
todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
- Organização espacial:
antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
- Jogos de raciocínio
(quebra-cabeça e jogos de encaixe).
- Classificar e nomear objetos
pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
- Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, músicas e
atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da
esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e
explorar o meio ambiente.
- Utilização do calendário e
estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o
ontem, o hoje e amanhã.
- Através de jogos como quebra
cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança
a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder
sozinha.
- Através de objetos, sucatas e
material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos,
como procurar cor e forma.
- Através de jogos, sucatas e
objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e
diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
- Estimular o conhecimento da
história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje,
ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e
reconhecer a família e sua importância.
- Estimulação do meio ambiente
físico.
CONTEÚDO
- Datas Comemorativas: Carnaval,
Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais,
Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia
dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal
e outros.
- Calendário (relação espaço
tempo).
- Família.
- Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
- Contar histórias sobre o
significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que
traduzam a data em questão.
- Produção de Calendário e
exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das
crianças.
- Nomeação, explicação e
cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o
conceito família.
- Jogos e brincadeiras que
explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Desenvolver capacidade de
auto-higiene corporal.
- Identificar, reconhecer,
localizar e nomear partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos.
- Estimular o cuidado com a
natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes
animais.
- Discriminação entre liso e áspero.
- Apresentação de diferentes
alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
- Higiene Corporal (mãos, dentes,
uso do banheiro).
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentido: olhos
(discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e
paladar.
- Horticultura e jardinagem.
- Animais.
- Texturas (liso e áspero).
- Alimentos.
ESTRATÉGIA
- Incentivar o lavar as mãos,
escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através
de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça,
músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do
corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos
que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
- Plantação de mudas e flores.
- Através de figuras, desenhos, gestos
musicais e histórias.
- Através de objetos que mostrem
tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
- Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas
atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o
hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de
brinquedos através da sucata.
- Estimular a coordenação da
criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis,
cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e
criatividade do professor.
- Apresentação de argila e
massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio:
pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês
sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja
independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os
objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com
os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não
fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar
das atividades de grupo.
Gostei muito!
ResponderExcluirMARAVILHOSO!
ResponderExcluir