Maternal
I
OBJETIVO
- Desenvolver os movimentos
amplos: saltar, pular, andar...
- Desenvolver os movimentos finos
que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a
progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da
escrita e da leitura.
- Desenvolver estímulos sonoros e
auditivos através de operações concretas.
- Ampliar vocabulário e linguagem
como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade,
organização de idéias.
- Identificação do nome próprio.
- Identificação das letras do
nome próprio.
- Identificação das vogais.
CONTEÚDO
- Coordenação Motora Ampla.
- Coordenação Motora Fina.
- Discriminação Auditiva e
Visual.
- Expressão Oral (histórias,
contos, músicas, teatro, etc).
- Estudo do nome próprio.
- Estudo das letras do nome
próprio.
- Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
- Através de jogos, brincadeiras
e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
- Através de materiais
pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais
concretas (pinturas, desenhos, etc).
- Utilização de recursos
audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras,
rótulos, livros, portadores de textos, etc.
- Leituras, interpretações,
cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros,
materiais pedagógicos, etc.
- Apresentação de crachás,
fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
- Fichas cartazes, desenhos,
materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
- Materiais pedagógicos,
brincadeiras, atividades visomanuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos.
- Egocentrismo.
- Descobertas: tato, movimentos,
formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
- Coordenação Motora: abrir,
fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
- Fantasia, Invenção e
Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
- Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
- Brincadeiras referentes à
educação sensório-motora (sentir/executar).
- Exploração, canto, perguntas e
respostas, esconder.
- Brincadeiras sem regras.
- Brincadeiras com poucas regras
simples.
- Utilização das formas básicas
de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc).
- Estimulação e motivação.
- Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Introduzir o raciocínio lógico,
através de suas estruturas.
- Desenvolver a lateralidade
através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
- Desenvolver a capacidade de
situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações,
orientando-se também no espaço.
- Desenvolver coordenação motora
através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e visomanuais.
- Reconhecer e discriminar
estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
- Reproduzir seqüências e
seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
- Reconhecer e discriminar
numerais. Desenvolver contagem de 1 até 10.
CONTEÚDO
- Estruturas lógicas:
discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho –
conjuntos – quantidade.
- Conceito de lateralidade.
- Orientação Temporal Espacial:
antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de
costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto,
direita/esquerda.
- Coordenação Motora.
- discriminação audiovisual.
- Seqüência e seriação.
- Numeração:
• Números de 1 à 5
• Contagem de 1 à 10
ESTRATÉGIA
- Utilização de materiais
pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, ...
- Brincadeiras lúdicas, materiais
pedagógicos, atividades audiovisuais.
- Através do uso de materiais
concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
- Jogos, brincadeiras, músicas,
atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
- Recursos Audiovisuais: rádio,
CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
- Cartazes, fichas, jogos,
brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
- Materiais pedagógicos e
concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas
atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e
aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
Devemos desenvolver na criança a
capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
A Matemática pode ser considerada
uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua
função é pois, desenvolver o “pensamento”.
A medida que brinca com formas, com
quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma
noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em
um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando
utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de
quantidade.
“Esse trabalho deve se muito
concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se
famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
- Estimular o conhecimento da
história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
- Desenvolver noção de hoje,
ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
- Identificar, nomear e
reconhecer a família e sua importância.
- Estimulação do meio ambiente
físico.
CONTEÚDO
- Datas Comemorativas: Carnaval,
Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais,
Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia
dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal
e outros.
- Calendário (relação espaço
tempo).
- Família.
- Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
- Contar histórias sobre o
significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que
traduzam a data em questão.
- Produção de Calendário e
exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das
crianças.
- Nomeação, explicação e
cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o
conceito família.
- Jogos e brincadeiras que
explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Desenvolver capacidade de
auto-higiene corporal.
- Identificar, reconhecer,
localizar e nomear partes do próprio corpo.
- Estimulação dos 5 sentidos.
- Estimular o cuidado com a
natureza.
- Nomear e reconhecer diferentes
animais.
- Discriminação entre liso e
áspero.
- Apresentação de diferentes
alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
- Higiene Corporal (mãos, dentes,
uso do banheiro).
- Esquema corporal.
- Órgãos dos sentido: olhos
(discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e
paladar.
- Horticultura e jardinagem.
- Animais.
- Texturas (liso e áspero).
- Alimentos.
ESTRATÉGIA
- Incentivar o lavar as mãos,
escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através
de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
- Utilizando quebra-cabeça,
músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do
corpo humano.
- Exercícios, atividades e jogos
que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
- Plantação de mudas e flores.
- Através de figuras, desenhos,
gestos musicais e histórias.
- Através de objetos que mostrem
tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
- Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
- Incentivar e desenvolver o
hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
- Estimulação de confecção de
brinquedos através da sucata.
- Estimular a coordenação da
criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
- Artes: desenho livre e pintura.
- Sucata.
- Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
- Utilização de lápis, pincéis,
cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
- Material de sucata e
criatividade do professor.
- Apresentação de argila e
massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da
observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento
com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio:
pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês
sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
- Permitir que a criança seja
independente.
- Deixa-la explorar ao máximo os
objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com
os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não
fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar
das atividades de grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário