Contador de post e comentários

quinta-feira, 4 de agosto de 2016


ARTISTAS BRASILEIROS


Quem são os nomes mais conhecidos lá fora

Falar de cultura brasileira no exterior sempre rondou o samba, a bossa nova e, digamos, o futebol. Aos poucos, nossas pinceladas foram ganhando espaço e hoje ocupa lugar de destaque nas principais coleções internacionais do mundo. Nova York, Londres e Paris são conhecidas por abrigarem grandes exposições dos nossos maiores artistas brasileiros, e é com orgulho ufanista que o E4D mostra aqui o TOP 10 artistas brasileiros que tem chamado atenção da mídia internacional.
Entenda de onde vem todo este ziriguidum tão adorado pelos caras-pálidas do hemisfério norte.

1) Beatriz Milhazes - Pintora, gravadora, ilustradora e professora, a artista plástica alavancou o universo da colagem a um outro nível de reconhecimento e suas obras hoje consideradas das mais valiosas do mundo, expostas em Paris, Madrid e Nova York.
2) Vik Muniz - Suas réplicas utilizando os mais diferenciados materiais o transformaram no queridinho do mercado internacional. Hoje radicado em NY, suas obras alcançaram a coleção do MoMA. Exposições no Canadá, Austrália, Berlim, etc.
3) Ernesto Neto - Suas ludibriosas esculturas que envolvem tecidos, algodão e espumas desenvolvem um universo paralelo que caiu nas graças do mercado de exposições internacionais. O artista, depois de exposto em Londres, Suíça, Helsinque e Bienal de Veneza, ganha homenagem individual na abertura do Faena Art Center, em cartaz hoje em Buenos Aires.
4) Romero Britto - As coloridas montagens pop do pernambucano simbolizam hoje praticamente o brasão de Miami, tendo assinado expressivas campanhas internacionais como a vodka Absolut, com exposições nos Estados Unidos, Israel e Suíça.





5) Adriana Varejão - Com inspiração do período colonial brasileiro, a artista propõe elementos visuais fortes que representam sensualidade e dor, violência e exuberância, aplicados sobre azulejos e telas, traçando um paralelo com a arquitetura de botequins, açougues, saunas e piscinas. Destaque em Tóquio, Amsterdã, Veneza, Paris e Lisboa.
6) Iran do Espírito Santo - Seu trabalho inventivo com uso de vidro e transparências ocupam a Bienal de Veneza, o MoMA, em Nova York e outras.
7) Helio Oiticica - É incontestável o poder dos seus tão comentados parangolés, na década de 60, que evoluiu para os penetráveis e outras manifestações tropicalistas que ganham retrospectiva entre Roterdã, Paris, Barcelona, Londres e Lisboa.


8) Rivane Neuenschwander - O reaproveitamento de materiais efêmeros como folhas secas, insetos e legumes possibilitou a exploração de experiências sensoriais que a compararam, inclusive, com o trabalho de Lygia Clark e Helio Oiticica. No currículo: Suécia, África do Sul, Austrália e Japão.



9) OS GEMEOS - Otávio e Gustavo Pandolfo tiveram forte influência na democratização do grafite através de seus personagens marginais amarelos, assinatura da dupla que ganhou as paredes do Tate Modern de Londres, além de inúmeros imóveis públicos na Grécia, Cuba, Espanha, Alemanha, Inglaterra e Itália.


10) Marepe - Traçando um jogo entre aço, ferro e madeira, suas obras criam um interessante contraste entre design e arte e uma física quase impossível, exposto na Alemanha, França, Turquia, Japão, Espanha e EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário