Contador de post e comentários

segunda-feira, 1 de agosto de 2016


 
PROJETO - DIGA NÃO AO BULLYING RESPEITANDO AS DIFERENÇAS

 

3º Bimestre/2016- Período de duração –Agosto e Setembro

 Clientela – Educação Infantil e Ensino Fundamental

 

JUSTIFICATIVA 

As práticas de violência, discriminação e preconceito vivenciadas pelos educandos no cotidiano da escola, têm se apresentado como um grande desafio para os professores, equipe gestora, comunidade escolar e pais. Tais práticas, muitas vezes, podem acarretar dificuldades de aprendizagem e desencadear traumas ao longo da vida que, consequentemente irá dificultar o aprendizado.

Porém, ao mesmo tempo em que as relações geram conflitos, elas são fundamentais para o desenvolvimento e aprendizado do aluno, pois se dão por meio da interação com o outro (meio social), isto é, a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança vive.

Assim, este projeto busca possibilitar aos alunos o conhecimento de si e do outro, por meio de atividades escolares que leve a reflexão sobre as diferenças e os diferentes grupos em que vive. Desta forma, serãopropostas atividades escolares que consideram a diversidade dos alunos e do outro.

Com isso, o aluno a se ver no processo, após conhecer os seus direitos e deveres e o do outro, terá melhores condições de respeitar o próximo, o que possibilita convivência harmoniosa e consequentemente melhor desenvolvimento e aprendizado.  Perceber a importância do outro é o caminho para aceitar as diferenças.

            Desta forma, ao trabalhar com a prevenção, a escola evita caso de Bullying, pois onde se respeita, tem respeito.

Esse é o papel da escola. Segundo os PCN’s “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” (p. 32) Assim, percebemos a necessidade de trabalhar conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o educando. Assim a escola interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso enquanto educadores.

OBJETIVOS

          Este projeto visa trabalhar as diferenças como forma de previr o Bullying, sensibilizando os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula e ostrando que a boa educação e boas maneiras possibilitam melhor convivência em sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·        Reconhecer-se como um ser único e ativo dentro dos grupos de convívio, principalmente dentro da família e da escola;

·        Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;

·        Desenvolver o sentimento de respeitar, compreender e ajudar o próximo;

·        Conhecer melhor sua história e, consequentemente, sua identidade;

·        Diferenciar os vários tipos de grupos de convivência e os membros que as compõem;

·        Construção e conhecimento de outros valores, ética e moral, por meio de combinados, utilizando as palavras mágicas, tais como: bom dia, boa tarde, por favor, licença, obrigado, entre outros;

·        Considerar o período de adaptação tanto do aluno quanto da família no ambiente escolar;

·        Cuidar do ambiente escolar;

·        Identificar as dependências da escola, apresentando os profissionais e suas funções;

·        Valorizar e respeitar todos os integrantes da unidade escolar.

·        Trabalhar o conceito de igualdade e diferença

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

·        Textos, poesias, mensagens e fábulas;

·        Criação do Estatuto da Sala (com regras);

·        Discussão sobre as necessidades básicas do homem;

·        Construção de cartaz sobre os direitos e deveres;

·        Comportamento, respeito e convivência;

·        Debate sobre bullying e palestra com um profissional capacitado;

·        Produção de texto;

·        Relatório e ilustração;

·        Dramatização (sobre bullying);

·        Redigir folder sobre o assunto;

·        Dinâmicas;

·        Exploração de cartazes, figuras e mensagens;

·        Filme;

·        Músicas.

 

AVALIAÇÃO

Durante o 3º bimestre, o professor observará o desempenho de cada aluno, bem como as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas, como: pesquisas, debates, trabalhos, produções de texto, atividades em folha e livro, avaliação escrita, relatórios e construção de objetos. Portanto, a avaliação será composta de atividades práticas e escrita.

 

CULMINÂNCIA

·        Confecção de mural dos grupos em que a criança vive;

·        Produção de texto (Minha história de vida, História da minha família, descrever os familiares, escrever cartas, bilhetes, cartões, poemas e outros);

·        Homenagem ao colega de sala de aula; 

·        Contação de história usando fantoches.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA


Bullying:cartilha 2010- Justiça nas escolas. Disponível em:


bullying não é brincadeira-Portal do professor.


Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia Britânica do Brasil.

Coleção Sentimentos, de Janine Amos. Editora EKO.      
Parâmetros Curriculares Nacionais Vol.08, Vol.09. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário