PROJETO - DIGA
NÃO AO BULLYING RESPEITANDO AS DIFERENÇAS
3º Bimestre/2016- Período de duração –Agosto e Setembro
Clientela – Educação Infantil e Ensino
Fundamental
JUSTIFICATIVA
As
práticas de violência, discriminação e preconceito vivenciadas pelos educandos
no cotidiano da escola, têm se apresentado como um grande desafio para os
professores, equipe gestora, comunidade escolar e pais. Tais práticas, muitas
vezes, podem acarretar dificuldades de aprendizagem e desencadear traumas ao
longo da vida que, consequentemente irá dificultar o aprendizado.
Porém, ao mesmo tempo
em que as relações geram conflitos, elas são fundamentais para o
desenvolvimento e aprendizado do aluno, pois se dão por meio da interação com o
outro (meio social), isto é, a partir das relações estabelecidas nos grupos em
que a criança vive.
Assim, este projeto busca
possibilitar aos alunos o conhecimento de si e do outro, por meio de atividades
escolares que leve a reflexão sobre as diferenças e os diferentes grupos em que
vive. Desta forma, serãopropostas atividades escolares que consideram a
diversidade dos alunos e do outro.
Com isso,
o aluno a se ver no processo, após conhecer os seus direitos e deveres e o do
outro, terá melhores condições de respeitar o próximo, o que possibilita
convivência harmoniosa e consequentemente melhor desenvolvimento e
aprendizado. Perceber
a importância do outro é o caminho para aceitar as diferenças.
Desta forma, ao trabalhar com a
prevenção, a escola evita caso de Bullying,
pois onde se respeita, tem respeito.
Esse
é o papel da escola. Segundo os PCN’s “cabe à escola empenhar-se na formação
moral de seus alunos...” (p. 32) Assim, percebemos a necessidade de trabalhar
conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o educando. Assim a escola
interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso
enquanto educadores.
OBJETIVOS
Este projeto visa trabalhar as
diferenças como forma de previr o Bullying, sensibilizando os alunos em
relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na
sala de aula e ostrando que a boa educação e boas maneiras possibilitam
melhor convivência em sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Reconhecer-se como um ser único e ativo dentro dos
grupos de convívio, principalmente dentro da família e da escola;
·
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
·
Desenvolver o sentimento de respeitar, compreender
e ajudar o próximo;
·
Conhecer melhor sua história e, consequentemente,
sua identidade;
·
Diferenciar os vários tipos de grupos de
convivência e os membros que as compõem;
·
Construção e conhecimento de outros valores, ética
e moral, por meio de combinados, utilizando as palavras mágicas, tais como: bom
dia, boa tarde, por favor, licença, obrigado, entre outros;
·
Considerar o período de adaptação tanto do aluno
quanto da família no ambiente escolar;
·
Cuidar do ambiente escolar;
·
Identificar as dependências da escola, apresentando
os profissionais e suas funções;
·
Valorizar e respeitar todos os integrantes da
unidade escolar.
·
Trabalhar o conceito de igualdade
e diferença
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
·
Textos, poesias, mensagens e fábulas;
·
Criação do Estatuto da Sala (com regras);
·
Discussão sobre as necessidades básicas
do homem;
·
Construção de cartaz sobre os direitos e
deveres;
·
Comportamento, respeito e convivência;
·
Debate sobre bullying e palestra com um
profissional capacitado;
·
Produção de texto;
·
Relatório e ilustração;
·
Dramatização (sobre bullying);
·
Redigir folder sobre o assunto;
·
Dinâmicas;
·
Exploração de cartazes, figuras e
mensagens;
·
Filme;
·
Músicas.
AVALIAÇÃO
Durante o 3º bimestre, o professor observará o desempenho de cada
aluno, bem como as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades. Os alunos
também serão avaliados nas atividades propostas, como: pesquisas, debates,
trabalhos, produções de texto, atividades em folha e livro, avaliação escrita,
relatórios e construção de objetos. Portanto, a avaliação será composta de
atividades práticas e escrita.
CULMINÂNCIA
·
Confecção de mural dos grupos em que a criança
vive;
·
Produção de texto (Minha história de vida, História
da minha família, descrever os familiares, escrever cartas, bilhetes, cartões,
poemas e outros);
·
Homenagem ao colega de sala de aula;
·
Contação de história usando fantoches.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA
Bullying:cartilha 2010- Justiça nas escolas. Disponível em:
bullying não é brincadeira-Portal do professor.
Coleção Valores para a Vida – Enciclopédia
Britânica do Brasil.
Coleção
Sentimentos, de Janine Amos. Editora EKO.
Parâmetros Curriculares Nacionais Vol.08, Vol.09. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.
Parâmetros Curriculares Nacionais Vol.08, Vol.09. Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.
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