Plano de ação 
INTRODUÇÃO:
A ação do coordenador pedagógico predomina-se em um
trabalho onde a participação e integração da tríade-
aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente
constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras contribuirão para um
desenvolvimento eficaz.
A dinâmica do processo didático e do conhecimento
que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, solicita do Coordenador
Pedagógico que incentive e promova o hábito de estudos, leituras e discussões
coletivas de textos, tanto os que trazem subsídios aos conteúdos específicos,
quanto os que ampliam e aprofundam bases, encaminhamentos e concepções do ato
educativo de ensinar e aprender, que caracteriza a especificidade da escola e
do conhecimento que deve ser garantido. Sendo assim, a função e/ou a “missão”
do coordenador , requer dele, então uma ampla e bem apoiada visão dos
fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Propiciando o desenvolvimento do currículo da
escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho
didático-pedagógico e, obviamente, a melhoria da qualidade do processo de
ensino-aprendizagem, tem o presente plano a função de orientar e avaliar todas
as atividades do corpo docente, dinamizando, facilitando e esclarecendo a
atuação da coordenação  pedagógica, junto ao corpo administrativo, docente
e discente da escola.
Promover no ambiente escolar momento que
possibilitem aos professores, avaliar e repensar sua prática, almejando assim,
a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem.
  Coordenar a elaboração, execução e avaliação
do  Projeto político pedagógico
  Promover e junto com a direção a integração dos
professores de diferentes disciplinas e segmentos, garantindo a
interdisciplinaridade e a articulação entre diferentes séries e níveis da 
Educação básica
  Elaborar junto com direção e docência um plano de
ação coerente e pautado na realidade da instituição escolar
  Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários
de classe;
  Identificar constantemente quais as prioridades das
turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
  Visitar as salas de aula para detectar problemas
existentes e procurar solucioná-los,realizando reuniões individuais 
sempre que houver necessidade.
  Promover reuniões bimestrais e extraordinárias para
apresentação dos trabalhos pedagógicos e rendimento dos alunos
  .Coordenar  e realizar a HP com os docentes da
escola, promovendo momentos de estudos das dificuldades encontradas em sala de
aula e incentivando troca de experiências entre professores.
  Promover e articular momentos com a família e com a
comunidade, através de palestras de sensibilização, datas comemorativas e
outros eventos culturais.
  Orientar e acompanhar o diagnóstico dos alunos,
possibilitando melhor atendimento ao educando, relatando avanços e dificuldades
na aprendizagem.
ATIVIDADES:
    Acompanhar plano de aula e
caderno de planejamento dos professores
  Participação nas reuniões
administrativas;
  Acompanhar  e   motivar 
ações do PDE
  Sugerir e acompanhar a execução
de Projetos
  Acompanhar cronograma de reforço
dos alunos com dificuldade de aprendizagem
  Coordenar e acompanhar  a
realização de ventos.
  Observar direta ou indiretamente
a prática pedagógica de cada professor
  Acompanhar horário dos
professores: entrada/saída/horário de lanche e faltas
  Organizar horário na falta de
professores 
  Organizar o cronograma de provas
   Analisar e orientar  a
elaboração de provas
   Sugerir metodologias diferenciadas
(filmes, jogos, livros e outros)
  Analisar resultado de diagnóstico
  Participação nas reuniões de Pais
e Professores;
  Assistência à direção em assuntos
pedagógicos e em atividades cívicas e sociais
  Orientação e acompanhamento no
preenchimento dos diários de classe;
 METODOLOGIA
DE TRABALHO:
O trabalho é dinâmico, democrático, cooperador e de
acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na
procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio
indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional
como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e
colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho
de equipe.
 AVALIAÇÃO:
  A avaliação consiste num trabalho progressivo e
cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica, orientador pedagógico e o
corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo
ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
  Esta avaliação contínua e progressiva será feita através
de diagnósticos
  Análise do plano elaborado, para verificar se os
objetivos foram alcançados;
  Observações diretas e indiretas de todas as
atividades desenvolvidas;
  Visitas, Conversas, 
Fichas de acompanhamento; Levantamentos
estatísticos;
  Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.
CONCLUSÃO:
O alcance dos objetivos deste plano, a melhoria do
processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da
atuação do coordenador Pedagógico, mas também, da colaboração da Direção da
Escola, do Orientador Pedagógico do   comprometimento  e
aceitação  dos professores, do desempenho dos demais funcionários do
estabelecimento, do interesse dos educando e ainda, do compromisso dos
responsáveis pelos alunos desta instituição.
Portanto o coordenador precisa estar sempre atento
ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando  e tendo um  bom
relacionamento com os profissionais, pois a questão relacionamento entre
coordenador e professor  é essencial  para obter-se um bom resultados.
Cabe também ao coordenador refletir sobre sua prática constantemente para
superar os obstáculos  e tentar  criar estratégias  bem
formuladas para  desenvolver com qualidade o processo de
ensino-aprendizagem. 
                                    
Cronograma  de atividades 2013
| 
AÇÃO  | 
OBJETIVO | 
METODOLOGIA | 
MAI | 
JUN | 
AGO | 
SET | 
OUT | 
NOV | 
DEZ | 
| 
 Semana  de planejamento 
Formação Professores | 
Planejar
  e direcionar as  atividades do ano letivo | 
Estudo/Debate/ 
leitura
  de textos, vídeos e outros | |||||||
| 
Formação Professores 
Hora Pedagógica | 
Formação
  continuada para os professores e direcionar as atividades pedagógicas | 
Leituras/
  Dinâmicas/ debates e outros | 
X | 
X | 
X | ||||
| 
Acompanhamento  caderno de planejamento | 
Acompanhar
  o planejamento dos professores | 
x | 
x | 
x | 
x | 
x | 
x | 
x | |
| 
Analisar e orientar  na realização de
  diagnósticos | 
Acompanhar
  o Desempenho dos alunos | 
Gráficos | 
x | 
x | 
x | 
x | |||
| 
Acompanhamento e orientação no preenchimento de
  diários de classes | 
x | 
x | 
x | 
x | 
x | 
x | 
x | ||
| 
Conselho de Classe | 
Resolver
  situações críticas de alunos  com baixo desempenho | 
Reunir
  Equipe pedagógica e alunos | 
x | 
x | 
x | 
x | 
                               
              
Agenda semanal para  o coordenador pedagógico
| 
Dia | 
Atividade | 
Atividades permanentes | 
| 
Segunda | 
   
  Verificação
  dos cadernos de planejamento 
   
  Acompanhamento
  da professora de reforço 
   
  Reunião
  equipe gestora | 
   
  Acolhida 
   
  Visita
  nas  salas | 
| 
Terça | 
 Verificação dos diários quanto
  ao registro dos professores 6º ao 9º ano (Quinzenal) 
 Realização de diagnóstico e
  acompanhamento dos alunos com dificuldade. | 
   
  Acolhida 
   
  Visita
  nas salas | 
| 
Quarta | 
   
  Acompanhamento
  dos projetos de leitura  
   
  Estudo
  para formação própria dentro da área de trabalho. 
   
  Reunião
  equipe gestora 
   
  PROFA | 
   
  Acolhida 
   
  Visita
  nas salas 
   
  Aula de
  reforço 
   
  Atividade
  para casa | 
| 
Quinta | 
   
  Acompanhamento
  do professor no horário de 
             
  educação física (manhã) | 
   
  Acolhida 
   
  Visita
  nas salas | 
| 
Sexta | 
   
  Acompanhamento
  pedagógico no horário de  
           
  educação física (manhã) 
   
  Planejamento
  do próprio trabalho estudo e  
            
  preparação para formação dos professores | 
   
  Acolhida 
   
  Visita
  nas salas | 
AÇÕES ESTRATÉGICAS:
         Reuniões
para elaboração das atividades que nortearão a Semana Pedagógica;
        
Encontros para a elaboração do plano de ação;
        
Participação ativa na Semana Pedagógica;
        
Elaboração do planejamento quinzenal;
        
Elaboração do planejamento anual; 
        
Elaboração do regimento escolar;
        
Implementação da rotina pedagógica;
        
Participação nas reuniões de pais e mestres;
        
Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios;
        
Orientação aos professores em conjunto ou individual;
        
Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;
        
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos através, de registros orientando
os docentes para a criação de atividades diferenciadas e direcionadas aos que
tiverem desempenho insuficiente;
        
Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola; 
        
Acompanhamento e avaliação dos projetos; 
        
Incentivar e prover condições para viabilização de projetos de leitura, 
envolvendo contos infantis;
        
Realizar visitas nas salas de aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a
interação professor-aluno, procurando ajudá-los nas dificuldades, caso
necessitem;
        
Realização de formação continuada em serviço com os profissionais da educação;
        
Atualização do Regimento Escolar;
        
Realização de palestra e oficinas com os pais dos alunos;
        
Acompanhamento da execução da rotina pedagógica diária.
PROJETOS
PEDAGÓGICOS
 Projeto reciclagem;
        
Projeto higienização do nosso corpo;
        
Projeto meio ambiente;
ATIVIDADES
CÍVICAS
        
Emancipação política da cidade;
        
 Datas comemorativas mais significativas;
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DAS
ATIVIDADES
| 
AÇÕES
  ESTRATÉGICAS | 
MESES
  /ANO | |||||||||||||||||
| 
Reuniões para elaboração das atividades que
  nortearão a Semana Pedagógica; | 
fev 
x | 
mar | 
Abr | 
mai | 
jun | 
jul | 
agos | 
set | 
out | 
nov | 
dez | 
anual | ||||||
| 
Encontros para a elaboração do
  plano de ação; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Participação ativa na Semana
  Pedagógica; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Elaboração de planejamento
  anual quinzenal; | 
x | 
x | ||||||||||||||||
| 
Implementação da rotina
  pedagógica; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Participação nas reuniões de
  pais e mestre; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento do diário de
  classe e relatórios; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Orientação aos professores em
  conjunto ou individual; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Acompanhar o desempenho
  acadêmico dos alunos, através de registros orientando os docentes para
  criação de atividades diferenciadas aos que tiverem desempenho insuficiente; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Implementação de projetos
  pedagógicos a serem trabalhados na escola (Projetos: reciclagem, Higienização
  do nosso corpo e meio ambiente) | 
x | |||||||||||||||||
| 
Acompanhamento e avaliação dos projetos; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Incentivar e prover condições
  para viabilização de projetos de leitura em sala de aula, envolvendo contos
  infantis; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Realizar visitas nas salas de
  aula para acompanhar a dinâmica pedagógica e a interação professor aluno;
  procurando ajudá-los nas dificuldades, caso necessitem; | 
x | |||||||||||||||||
| 
Realização de formação
  continuada, em serviço com os profissionais da educação. | 
x | |||||||||||||||||
| 
Atualização do Regimento
  Escolar. | 
x | |||||||||||||||||
| 
Realização de palestra e
  oficinas com os pais dos alunos | 
x | |||||||||||||||||
| 
Acompanhamento da execução da
  rotina pedagógica diária | 
x | |||||||||||||||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da
Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília:
MEC/SEF, v. 3. 1998.
ALMEIDA,
Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de
mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.
http://valeriaattayde.blogspot.com. Acessado em 09/02/2012
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
ROTINAS PEDAGÓGICAS O QUE É? E COMO SE ORGANIZA?
A rotina
pedagógica e compreendida como uma categoria pedagógica da educação infantil
que opera como a estrutura básica organizadora da vida
coletiva diária  em um certo tipo de espaço social: creches ou
pré -escolas, fornecendo a sequência das atividades diárias. Ou
seja, fazem parte das rotinas todas aquelas atividades que são
recorrentes  ou reiterativas na vida cotidiana coletiva.
Para
isso, a rotina na sua constituição, utiliza-se de elementos que possibilitam a
sua manifestação, como o organização do ambiente, os usos do tempo, a seleção e
a delimitação das  atividades. Percebe-se também, a ação das rotinas como
constituidoras de subjetividades, posto que através da rotina também trabalha-se
a formação do eu da criança, modelando-a  para exercer ações futuras
de  cidadania.
                                    
Fundamentado em: Barbosa. In Rotinas na Educação Infantil Artmed. 2007
 
 
 
Obrigada pela ajuda
ResponderExcluirParabénnnnnnnnsssssssssssss
ResponderExcluirMaravilha! Parabéns!
ResponderExcluirmaravilhoso trabalho !!!
ResponderExcluirParabéns e muito obrigado. assumi uma coordenação após 22 anos como professora, e esse seu plano de ação me proporcionou um direcionamento claro de como construir um, colocando minha metas e objetivos para este ano letivo.
ResponderExcluirTrabalho maravilhoso amei!!
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