Orientações para
elaboração da Proposta Político Pedagógica
Ao elaborar e
executar a sua PPP a escola deverá destacar:
Os fins e
objetivos do trabalho pedagógico, buscando a garantia da
igualdade de
tratamento, do respeito às diferenças, da qualidade do
atendimento e da liberdade de expressão;
ØA concepção de
criança, seu desenvolvimento e aprendizagem;
Ø As
características da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere;
Ø O regime de
funcionamento;
Ø A descrição do
espaço físico, das instalações e dos equipamentos;
Ø A relação de
profissionais, especificando a formação, cargos e funções;
Ø
Os parâmetros de organização de agrupamentos;
Ø
A
organização do cotidiano de trabalho com as crianças;
Ø
A
proposta de articulação da escola com a família e a comunidade;
Ø O processo de
avaliação, explicitando suas práticas, instrumentos e
registros;
Ø O processo de
planejamento geral;
As Propostas
Político Pedagógicas deverão estar :
Ø Consonantes com
a Lei 9394/96, Estatuto da Criança e do Adolescente, Resoluções do CME e Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e demais normativas
pertinentes.
Ø Disponíveis
para a comunidade escolar , as autoridades competentes e
para os pais dos
alunos interessados em conhecer os documentos.
Roteiro para elaboração do Proposta Político Pedagógico
1. Apresentação ou Introdução;
2. Breve histórico da unidade escolar;
3. Filosofia da escola (visão de
sociedade e de homem);
4. Concepção
Pedagógica (definição sobre a ação educativa e sobre as características que
deve ter a instituição), considerando:
Ø - os princípios
da Educação Infantil;
Ø - as teorias de
aprendizagem;
Ø - o processo de
avaliação.
5- Proposta Curricular (conteúdos,
metodologias e recursos)
Ø - organização do
trabalho do trabalho pedagógico.
A proposta Curricular
deve estar diretamente articulada aos pressupostos
teóricos
estabelecidos pela instituição, sem perder o foco nos objetivos, conteúdos e
avaliação.
9. Anexos :
Ø Calendário
Escolar;
Ø Projetos
Relevantes.
10. Referências Bibliográficas
MURAMOTO,
Helenice M.S.Supervisão Escolar -Para que te quero?São
Paulo:Iglu,1991.
SALVADOR.Como
elaborar a Proposta Pedagógica.SMEC-CENAP,2001.
SALVADOR.Carta
da Cidade Educadora. PMS-SMEC-ASTEC,2007.
VASCONCELLOS,Celso
S. Planejamento : Projeto de Ensino-Aprendizagem e
Projeto Político
Pedagógico.São Paulo:Libertad,2000.
VEIGA, Ilma
Passos A.(org).Projeto Político Pedagógico da Escola: uma
construção
possível.Campinas:Papirus,1995.
NOGUEIRA, NilboRibeiro
.Pedagogia de Projetos – Etapas, Papéis e
Atores.SP:Erica,2005.
Ao concluir
este documento coletivamente, a escola terá dado um grande passo, não apenas
pela definição do trabalho pedagógico, mas pela vivência de um trabalho onde
foi possível exercitar a cidadania!
Nenhum comentário:
Postar um comentário