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sábado, 17 de janeiro de 2015

Orientações para elaboração da Proposta Político Pedagógica




Orientações para elaboração da Proposta Político Pedagógica


Ao elaborar e executar a sua PPP a escola deverá destacar:
Os fins e objetivos do trabalho pedagógico, buscando a garantia da
igualdade de tratamento, do respeito às diferenças, da qualidade do
atendimento  e da liberdade de expressão;
ØA concepção de criança, seu desenvolvimento e aprendizagem;
Ø As características da população a ser atendida e da comunidade na   qual se insere;
Ø O regime de funcionamento;
Ø A descrição do espaço físico, das instalações e dos equipamentos;
Ø A relação de profissionais, especificando a formação, cargos e  funções;
Ø  Os parâmetros de organização de agrupamentos;
Ø A organização do cotidiano de trabalho com as crianças;
Ø A proposta de articulação da escola com a família e a comunidade;

Ø O processo de avaliação, explicitando suas práticas, instrumentos e
registros;
Ø O processo de planejamento geral;

As  Propostas Político Pedagógicas deverão estar :
Ø Consonantes com a Lei 9394/96, Estatuto da Criança e do Adolescente, Resoluções do CME e Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e demais normativas pertinentes.
Ø Disponíveis para a comunidade escolar , as autoridades competentes e
para os pais dos alunos interessados em conhecer os documentos.

Roteiro para elaboração do Proposta Político Pedagógico
1. Apresentação ou Introdução;
2. Breve histórico da unidade escolar;
3. Filosofia da escola (visão de sociedade e de homem);
4. Concepção Pedagógica (definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a instituição), considerando:

Ø - os princípios da Educação Infantil;
Ø - as teorias de aprendizagem;
Ø - o processo de avaliação.

5- Proposta Curricular (conteúdos, metodologias e recursos)
Ø - organização do trabalho do trabalho pedagógico.

A proposta Curricular deve estar diretamente articulada aos pressupostos
teóricos estabelecidos pela instituição, sem perder o foco nos objetivos, conteúdos e avaliação.
9. Anexos :
Ø Calendário Escolar;
Ø Projetos Relevantes.

10. Referências Bibliográficas
MURAMOTO, Helenice M.S.Supervisão Escolar -Para que te quero?São
Paulo:Iglu,1991.
SALVADOR.Como elaborar a Proposta Pedagógica.SMEC-CENAP,2001.
SALVADOR.Carta da Cidade Educadora. PMS-SMEC-ASTEC,2007.
VASCONCELLOS,Celso S. Planejamento : Projeto de Ensino-Aprendizagem e
Projeto Político Pedagógico.São Paulo:Libertad,2000.
VEIGA, Ilma Passos A.(org).Projeto Político Pedagógico da Escola: uma
construção possível.Campinas:Papirus,1995.
NOGUEIRA, NilboRibeiro .Pedagogia de Projetos – Etapas, Papéis e
Atores.SP:Erica,2005.


Ao concluir este documento coletivamente, a escola terá dado um grande passo, não apenas pela definição do trabalho pedagógico, mas pela vivência de um trabalho onde foi possível exercitar a cidadania!

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