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sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O método fônico na alfabetização


O método fônico na alfabetização

 O método fônico é muito utilizado para a alfabetização dos alunos é o método mais eficaz e procedente atualmente. Ele contribui para uma melhor compreensão da língua escrita, que corresponde à descoberta de sua natureza alfabética, ou seja, os sons podem ser representados pelas letras. Ele ensina os sons de cada letra e a pronuncia completa da palavra, permitindo que a criança consiga ler qualquer palavra.

Para que a criança possa compreender melhor a escrita e aprender a ler as palavras corretamente é necessário que a escola e a professora a instrua nesta caminhada para o conhecimento sempre de uma forma prazerosa, pois somente com prazer os alunos poderão levar o aprendizado adquirido para toda a vida.

A segundo Bethesda, Maryland, revela que as crianças necessitam entender os sons da língua e as relações entre estes e as letras que os simbolizam- a fonética para aprender a ler. Essa competência pode ser inata em uma ou outra criança, mas a maioria delas precisa ser ensinada.

Através destes estudos professores alfabetizadores não deverão desprezar o uso da fonética em sala de aula podendo também usar a alfabetização global que promete a ler e a escrever através de leituras intensas. Cabe a cada alfabetizador pegar um pouco de cada conhecimento e no decorrer do ensino ele encaixar o melhor método para aquela dificuldade da criança. Lembrando que o desenvolvimento da criança é o mais importante.  

Na nossa sociedade atual estamos com grande problema às crianças leem mal ou não compreendem o que leem porque a fonética foi desprezada.

A ênfase dada à emissão repetida dos sons leva o aluno associar letra a figura ficando mais fácil prevenir e até corrigir pequenos distúrbios de pronúncia, de coordenação, de discriminação auditiva e visual. Através da repetição dos sons o educador poderá perceber a distorções na emissão das homorgânicas (fv/ dt/jz/etc.) nos casos mais difíceis, o educador tem condições de encaminhar o aluno a um especialista antes que se instale uma dificuldade mais severa.

Leide dos Santos 
             Pedagoga

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