FACULDADE
PADRÃO III
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Aldenir Silva Ribeiro Alves
Leide dos Santos Martins
Lívia Furtado Carrilho
Orientador: Professora Márcia Friedrich – Mestre
Resumo: Ao
analisarmos as origens tem por objetivo explicar os fundamentos e os conceito
de Formação de Professores e perfil do educador da Educação Infantil com vistas
a dispor perspectivas teóricas que possibilitem uma analise critica a este
tema. A proposta é analisar as origens, o e profissionalização de professores
para a educação infantil. Quais são os saberes, quais os conhecimentos, as
competências e as habilidades que os professores necessitam e utilizam
diariamente nas escolas. Como a formação dos professores pode integrar os
saberes de passados com os saberes do mundo contemporâneo. É senso comum que
trabalhar com Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental “é mais
fácil”. Porém, nesta fase o estímulo do professor é fundamental para a formação
dos conceitos por parte dos alunos. Uma breve historia da Educação Infantil
onde surgiu e porque surgiu? Mostramos a importância da historia em nossas
vidas. A velha aula com giz e muitas
explicações teóricas já não fazia mais sentido. O computador começava a chegar
à Escola. O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de
professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos
iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade
Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em
outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Para
finalizar foi realizada a análise dos dados pesquisados para afirmar melhor o
nosso objetivo com a pesquisa.
Palavra Chave: Educação Infantil,
Formação de Professor, Qualidade de Ensino
1.
INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo explicar e
discutir os fundamentos e características do conceito de Formação de
Professores e perfil do educador da Educação Infantil com vistas a dispor
perspectivas teóricas que possibilitem uma analise critica a este tema. A
proposta é analisar as origens, os pressupostos e as características, os
conceitos do movimento de valorização e profissionalização de professores para
a educação infantil. Quais são os saberes, quais os conhecimentos, as
competências e as habilidades que os professores necessitam e utilizam
diariamente nas escolas. Como a formação dos professores pode integrar os
saberes de passados com os saberes do mundo contemporâneo. É senso comum que
trabalhar com Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental “é mais
fácil”. Porém, nesta fase o estímulo do professor é fundamental para a formação
dos conceitos por parte dos alunos.
Para que
possamos alcançar os objetivos com nossos alunos é imprescindível desvelar quem
são eles, pois apresentam personalidade própria, conseqüência de alguns
fatores, como: herança genética educação familiar, meio cultural e nível
socioeconômico (BRASIL, 1998).
Para efeito de
organização nosso trabalho será distribuído em três partes sendo a
primeira buscaremos mostrar uma breve
historia da Educação Infantil onde surgiu e porque surgiu? A importância da
historia em nossas vidas. Já no século
XXI, observamos que na construção do saber a tecnologia passa a dominar os
espaços locais e temporais, impedindo a atuação dialógica, a interação, e a
transmissão de emoções. A velha aula com giz e muitas explicações teóricas já
não fazia mais sentido. O computador começava a chegar à Escola, e a educação
ambiental, a violência urbana e a inclusão de portadores de necessidades
especiais eram temas do dia. Dois grandes fatos marcaram o período: a formação
dos professores. (Roberta Bencini 2005).
Na segunda parte mostraremos o um salto que a formação de
professores que evoluíram com o passar dos anos a educação profissional foi
sendo concretizada atrelada ao desenvolvimento econômico capitalista industrial
em processo de aceleração e que, conseqüentemente, exige formação de demandas
para atender as suas exigências. O curso de Licenciatura em Pedagogia
destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na
Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de
Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de
serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos
pedagógicos.
No terceiro
parte realizaremos uma pesquisa com alguns professores para avaliar a Formação
dos educadores de hoje e análise dos dados pesquisados para afirmar melhor
o nosso objetivo com a pesquisa.
2.
O Ensinar e o Aprender
Em 1964 tem
início a Escola Tecnicista, o Brasil enfrenta o início da ditadura militar, que
duraria até 1985. Nesse período, a educação foi marcada pela expansão da rede
nas regiões urbanas – impulsionada pela larga migração da zona-rural e pelo
arrocho salarial do professorado. Com o
tecnicismo empregado em todos os campos, o aluno era impedido de criar e pensar
impediu-se a expressão dialética. Na Escola Tecnicista o social era ditado
pelos militares que detinham o poder, e foram anunciados padrões e métodos
educacionais com ferramentas que impressionavam e davam subsídios diferentes na
formas de ensinar (Hamze, Amélia 2011).
Em 1983 deu-se
o aparecimento da Escola Crítica, onde o professor era o educador que orientava
o contorno da aprendizagem com participação real do aluno, aluno enfatizado
como cidadão, aluno que construía a história. Na Escola Crítica havia
articulação e interação entre o educador e o educando, sendo empregados todos
os contornos na construção e reconstrução do saber (Hamze, Amélia 2011)
Já no século
XXI, observamos que na construção do saber a tecnologia passa a dominar os
espaços locais e temporais, impedindo a atuação dialógica, a interação, e a
transmissão de emoções. A velha aula com giz e muitas explicações teóricas já
não fazia mais sentido. O computador começava a chegar à Escola, e a educação
ambiental, a violência urbana e a inclusão de portadores de necessidades
especiais eram temas do dia. Dois grandes fatos marcaram o período: a formação
e a organização sindical dos professores, que a partir de 1978, reivindicaram
aumento salarial, e a derrubada da ditadura militar.(Roberta Bencini 2005).
O professor do século XXI deve ser um
profissional da educação que elabora com criatividade conhecimentos teórico e
críticos sobre a realidade. Nessa era de tecnologia, os professores devem ser
encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade
social da escola, compreender os contextos históricos, sociais, culturais e
organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente. Cabe
então aos professores do século XXI a tarefa de apontar caminhos institucionais
(coletivamente) para enfrentamento das novas demandas do mundo contemporâneo,
com competência do conhecimento, com profissionalismo e ética e consciência
política. Só assim, estaremos aptos a oferecer oportunidades educacionais aos
nossos alunos para construir e reconstruir saberes à luz do pensamento
reflexivo e crítico entre as transformações sociais e a formação humana. Usando
para isso a compreensão e a proposição do real, sem deixar se seduzir pelos
caminhos deslumbrantes dos anúncios publicitários, pelas opiniões tendenciosas
da mídia (Nóvoa (2007, p.28)
A importância da Educação Infantil
A inclusão da
Educação Infantil nos conceitos de educação básica representa um avanço
importante nas responsabilidades publicas sobre a Educação Infantil no Brasil,
a partir da década de 1970, houve uma intensificação da luta por uma maior
valorização da Educação Infantil, congresso e encontro de estudos foram
realizados, os governos começaram a investir verbas. Alem disso, muitos pais
deixaram de conceber a educação Infantil apenas como um lugar onde as crianças
pudessem estar enquanto eles trabalhassem, é sim uma contemplação à ação da
família proporcionando condições adequadas de desenvolvimento físico,
emocional, cognitivo e social da criança promovendo a ampliação de suas
experiências e conhecimentos estimulados o seu interesse pelo processo de
transformação da natureza pela convivência em sociedade (PCN de Santa Catarina,
2008)
A Educação
Infantil destinada a criança de zero a seis anos, sendo obrigação de atender.
Recentemente o
ensino Fundamental cuja duração era de oito anos, passou a incluir também
crianças de 6 anos de idade, e por isso, teve sua duração ampliada para nove
anos, e então surgiu a duvida por parte dos professores o que ensinar ás
crianças de primeiro ano? E os pais por que levá-los a escola é qual a
aprendizagem que uma criança de 6 anos pode ter?
Os conceitos
que devem ser atendidos na educação são o de acompanhamento do desenvolvimento
e do processo de observação, de modo que possamos proporcionar à criança um
ambiente adequado ao estagio de desenvolvimento em que se encontra e que a leve
a descobrir a realidade que a cerca por meio da observação e da experimentação
de materiais concretos, desenvolverem diferentes linguagens para expressar
idéias: fala escrita, imagem e o próprio corpo (PCN Educação
Infantil, Brasilia 2008)
UM SALTO PARA A FORMAÇÃO DE
PROFESSORES
A consolidação
do Estado Novo, em 1937, não avança na questão do Manifesto dos Pioneiros. A
Constituição de 1937, em seu artigo 15, inciso IX, estabelece como competência
da União “fixar as bases e determinar os quadros da educação nacional, traçando
as diretrizes a que deve obedecer a formação física, intelectual e moral da
infância e da juventude” (BRASIL, 1937). Ao mencionar infância e juventude,
explicita-se a necessidade de educação primária, além da educação secundária e
superior Nestas condições, os
professores são chamados a se
profissionalizarem, a fim de atenderem as demandas pela educação
primária. Isto gera a necessidade de redefinir a sua formação, já atendida nos
moldes do curso normal, criado em 1830, porém expandido no período republicano.
A Lei Orgânica
do Ensino Normal foi promulgada no mesmo dia da Lei Orgânica do Ensino
Primário. Seu efeito foi semelhante e, no geral, segundo Romanelli (2003,
p.163) “centralizou as diretrizes, embora consagrasse a descentralização
administrativa do ensino, e fixou as normas para a implantação desse ramo do
ensino em todo o território nacional”.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
Esta pesquisa se constitui
em sua abordagem qualitativa, do ponto de vista de procedimentos técnicos se
classifica em levantamento de dados.
Para este levantamento de dados usamos o instrumento “questionário” que
segundo Friedrich (2009) usando Vygotsky (2000) se caracteriza por:
[...] linguagem interior
é uma linguagem etnográfica reduzida e abreviada no máximo grau. A escrita é
desenvolvida no grau máximo... Trata-se de uma linguagem orientada no sentido
de propiciar o máximo de inteligibilidade ao outro [...] A passagem da linguagem
interior abreviada no máximo grau, da linguagem para si, para a linguagem
escrita desenvolvida no grau máximo, linguagem para o outro, requer [...]
operações sumamente complexas de construção arbitrária do tecido semântico
(VYGOTSKY, 2000, p. 316-317 apud FRIEDRICH, 2009, p. 50).
A mesma autora ressalta ainda que: “a linguagem
escrita é carregada de intencionalidade, e que é a consciência e a interação
que orientam a escrita. Seu emprego, portanto, exige uma ação mais abstrata e
intelectualizada” (FRIEDRICH, 2009, p. 50).
Nossa amostra é
constituída de 20 professores, docentes da Educação Infantil, das escolas
públicas e particulares do município de Goiânia e Trindade.
A seguir faremos a
discussão dos resultados obtidos na coleta de dados.
ANÁLISE
E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Como citado anteriormente
nossa amostra foi de professores da Educação Infantil dos municípios de Goiânia
e Trindade.
Esta amostra se
caracteriza de acordo com os dados seguintes. Foi considerado o tempo de
experiência na área do estudo e o campo de atuação, visando respostas relativas
ao objetivo da pesquisa.
Foram todos do sexo
feminino, professoras que ocupam cargos como a distribuição constituinte no
gráfico.
Faz-se
necessário buscar o tempo de trabalho do sujeito pesquisado para que com sua
aquisição de conhecimentos já adquiridos na sua formação e com a pratica
adquirida com o passar dos anos poderemos obter respostas mais concretas para a
nossa pesquisa.Quando perguntados “Quantos
anos você trabalha nesta profissão?” As respostas foram ...
Na busca
de elementos para uma melhor aquisição de dados é comparar seus anos de
profissão com a sua formação inicial que com o passar dos anos sofreram
diversas mudanças. Baseado em Perrenoud (2001), busco a apreensão dos conceitos
de profissão e profissionalização tentando apreender elementos para refletir
sobre o oficio do professor e suas dificuldades “profissionais”.
Sacristán (1990) considera
que a formação de educadores tem se constituído em “uma das pedras angulares
imprescindíveis a qualquer intento de renovação do sistema educativo”, o que
nos ajuda a entender a importância que esta temática vem adquirindo nas últimas
décadas, em meio aos esforços globais para melhorar a qualidade do ensino. Nos processos de reformas educativas ela é,
então, colocada como elemento central.
Nesse contexto, discutir
os pressupostos da formação do professor é discutir como assegurar um domínio
adequado da ciência, da técnica e da arte da profissão docente, ou seja, é
tratar da competência profissional. No seu processo de formação, o professor se
prepara para dar conta do conjunto de atividades pressupostas ao seu campo
profissional.
Importâncias
da Formação Inicial
Curso de Pedagogia no
Brasil vem de uma longa caminhada histórica segundo a Revista Brasileira de
Estudos Pedagógicos no período 1960/2004.
O
Curso de Pedagogia foi criado no Brasil em 1939, como reorganização da
Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, decorrente da
concepção normativa da época, Já marcado pela indefinição, o curso formava em
três anos o bacharel em pedagogia, habilitado para atuar como técnico em
educação. Com mais um ano, através da complementação feita em didática,
formava-se o licenciado para atuar como professor nos cursos normais. Em 1962, ocorre a primeira reformulação do
Curso de Pedagogia, em decorrência de exigências da Lei 4.024/61 - Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional, aprovada em dezembro de 1961, através do Parecer
251/62 do Conselho Federal de Educação (CFE).
A Lei 4024/61 previa como uma das funções do Conselho Federal de
Educação o estabelecimento de currículos mínimos para os cursos universitários
bem como preconizava a existência de profissionais destinados às funções não
docentes, com seu lócus de formação nos Institutos de Educação .Nesse processo,
Bissoli da Silva (2003) chama a atenção para o fato de que Ou a Pedagogia não
se constitui como um campo específico de conhecimento e, nesse caso, apenas lhe
restaria dar nome a um curso, ou este é que foi organizado de maneira indevida
em relação ao campo teórico da Pedagogia. (p. 259).(texto retirado do trabalho
de Fragmentos Da Formação E Identidade Do Pedagogo Dos Anos 60 Aos Nossos Dias,
pelas autoras Marília Villela de Oliveira),(Valéria Aparecida Dias Lacerda de
Resende, Universidade Federal de Uberlândia ).
P2
Através de uma formação de professores críticos e que buscam refletir ao que
estudam.
P3
Através de leituras profunda e principalmente do conhecimento histórico da
formação dos professores.
P7
Os professores precisam ser reflexivos, pois sendo assim sempre estará revendo
sua pratica pedagógica.
Podemos
observar que com o passar dos anos houve
uma maior preocupação com a formação dos profissionais que irão trabalhar com a
Educação Infantil.
Obrigatoriedade:
discutida no aspecto pedagógico e jurídico (na garantia do direito à educação).
É um problema que afeta os educadores e os juristas; No Brasil, esta obrigatoriedade
tem se elevado do ensino primário em 1934, para um número maior de anos e
determinadas faixas etárias. Educação infantil: Artigo 30 da LDB - a educação
infantil será oferecida em creches para crianças de até três anos de idade e em
pré-escola as crianças de quatro e cinco anos de idade. Na redação
inicial da Constituição de 1988 e na posterior alteração proporcionada pela
emenda 14, não foi observada qualquer referencia a obrigatoriedade da educação
infantil; Com a emenda 59, a educação infantil, na etapa pré-escola (04 a 05
anos) passa a ser obrigatória. (Luiz
Antonio Miguel Ferreira 05/2010)
P1
Podemos perceber que quando o professor esta melhor preparada ele consegue
perceber a importância do contexto histórico cultural passado para o dia-a-dia
podendo fazer um paralelo entre o passado e os fatos atuais, enriquecendo assim
suas aulas e sua forma de trabalhar os conteúdos a serem ministrados.
P3
Através da reflexão e do conteúdo sócio histórico onde apresenta os diferentes
sujeitos em diferentes épocas.
P4
Ainda é usado muitos métodos dos saberes do passado em nossa atualidade.
P16
Podem ser unidos os conhecimentos do passado com a modernização do mundo de
hoje.
P17
Fazendo uma ligação dos conteúdos do passado com os das idéias atuais pois não
tem como continuar o conhecimento novo sem conhecer o antigo.
Segundo Elliot (1982),
resgatar em nossas próprias memórias as lembranças do mundo da fantasia e da
sua necessidade, para a formação de nossas crianças. Não nos esquecendo que
tudo depende da releitura da realidade, da compreensão de mundo, não dá
para negar as inovações, mas também não se pode deixar de existir aquilo que
nos move, que é a luta por uma educação melhor para todos.
P1
Em geral percebe-se que as crianças que não cursam Educação Infantil possuem
maior dificuldades tanto na coordenação motora como em outras habilidades no
processo de aprendizagem.
P4
A educação infantil ajuda a criança a compreender melhor o mundo, se ela não
cursou a Educação Infantil ela perdeu uma fase importante.
P8
Para oferecer mais e novos elementos para a ação é para a reflexão
proporcionando assim a pratica necessária.
P10
Do que se referem a informações iguais as que cursam porem no quesito
transformar essas informações em conhecimentos a educação infantil faz toda a
diferença.
A
educação infantil significa uma “proposta pedagógica a ser planejada,
desenvolvida e avaliada por toda a comunidade escolar”; nesse caso, teríamos de
fato uma gestão democrática “voltada para o aperfeiçoamento pedagógico em seu
cotidiano” (OLIVEIRA, 2002, p. 81).
P17
Os professores são fundamentais para que os alunos tenham uma aprendizagem mais
qualificada e digna, mas tem que ser formados e continuar se capacitando.
P14
Para as crianças, pois a educação infantil não é somente brincadeiras ou
diversão sim conhecimento.
P7
A importância dos professores na educação infantil é importante
O ingresso na Educação
Infantil é um momento de transição na vida da criança trazendo muitas novidades
e desafios cabe a nos professores estarmos capacitados para poder receber estas
crianças e saber transmitir os nossos ensinamentos.
O quadro
educacional brasileiro para a Formação de Professores para a Educação Infantil
passou por significativas transformações influenciadas pelos fatores políticos
e econômicos que culminam na consolidação da sociedade globalizada
(...)
A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação
mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o
papel de formador e de formando. O diálogo entre os professores é fundamental
para consolidar saberes emergentes da prática profissional. (1992, p. 26)
Negar
este espaço de trabalho na escola é negar o exercício do professor de aprender
a ouvir, pensar criticamente, questionar e rever-se permanentemente. Lembrando
que a formação implica também em um processo pessoal e uma atitude de compreensão de si mesmo e da realidade,
ALARCÃO afirma: “descobre o sentido da tua profissão e descobre a ti mesmo como
professor”. (1996, p. 81)
A Educação Infantil é tão
importante para os alunos quanto qualquer outra serie que possa cursar, pois
destro de cada etapa escolar a criança dende a amadurecer gradativamente com o
ambiente em que se encontra.
As crianças que cursaram a Educação Infantil tem uma melhor preparação
para o ingresso na series seguintes que
mesmo não sendo um evento novo, mesmo
não sendo a sua primeira experiência escolar pois terá mais facilidade ao apreender o conteúdo
novo pois teve uma melhor preparação psicológica e motora para esta nova faze
da vida. Através da nossa pesquisa científica podemos afirmar que evidente a
real importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico,
cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. A educação infantil tem um papel
fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no
aprendizado da criança.
O quadro
educacional brasileiro para a Formação de Professores para a Educação Infantil
passou por significativas transformações influenciadas pelos fatores políticos
e econômicos que culminam na consolidação da sociedade globalizada
(...) A troca de
experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos
quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de
formador e de formando. O diálogo entre os professores é fundamental para
consolidar saberes emergentes da prática profissional. (1992, p. 26)
Negar este espaço de
trabalho na escola é negar o exercício do professor de aprender a ouvir, pensar
criticamente, questionar e rever-se permanentemente. Lembrando que a formação
implica também em um processo pessoal
e uma atitude de compreensão de si mesmo e da realidade, ALARCÃO afirma:
“descobre o sentido da tua profissão e descobre a ti mesmo como professor”.
(1996, p. 81)
A Educação Infantil é tão
importante para os alunos quanto qualquer outra serie que possa cursar, pois
destro de cada etapa escolar a criança dende a amadurecer gradativamente com o
ambiente em que se encontra.
As crianças que cursaram a Educação Infantil tem uma melhor preparação
para o ingresso na series seguintes que
mesmo não sendo um evento novo, mesmo
não sendo a sua primeira experiência escolar pois terá mais facilidade ao apreender o conteúdo
novo pois teve uma melhor preparação psicológica e motora para esta nova faze
da vida. Através da nossa pesquisa científica podemos afirmar que evidente a
real importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico,
cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. A educação infantil tem um papel
fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no
aprendizado da criança.
Referências
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(org.) Formação Reflexiva de Professores.
Estratégias de Supervisão: Porto Editora, 1996.
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Pedagógicas Historia do Brasil edição 186 10/2005.memória Viva da Educação.
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do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL/MEC/CFE. Parecer 349/72. Documenta, n.
137, p. 155-173, abr. 1972.
BRASIL/MEC/CNE/CP. Resolução 1, de 15
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BUJES, M. I. Escola
infantil: pra que te quero? In: CRAIDY, C. Educação Infantil: pra que te quero? Porto alegre: Artmed, 2001.
CARDOSO, T. F.
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vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 179-191.
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Educação,
Campinas, SP: Autores Associados, SBHE, n. 1, p. 09-43, jan./jun. 2001
Estatuto da
Criança e do Adolescente: Brasília: 1990.
Goulart.
2009 A Importância da Educação Infantil na Formação do Cidadão Crítico/Reflexivo.
sabelly Goulart. 2009 (O
presente artigo é parte integrante de pesquisa da culdade Fortium do Distrito
Federal, defendida no ano de 2009, como requisito final para obtenção do grau
de Licenciamento em Pedagogia.)
http://blog.educacional.com.br/pensapedagogico/2011/03/21/ Amélia Hamze 2011
JULIA, D. A
cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da
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Lei 5.692/71, de 11 de agosto de 1971.
Diário Oficial da União, Brasília, 12 ago. 1971.
Lei de
Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 1996.
Lei Orgânica
de Assistência Social. Brasília: 1993.
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de
1932
MEC 2011
MENDONÇA, A.
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profissionalização do professor. Santa Maria. Santa Maria, RS: UFSM, v. 30, n.
02, p. 27-42, 2005.
MENDONÇA, A.
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NOVA ESCOLA, Revista do professor, São Paulo,
outubro de 2005. Ed. Abril
O Decreto
Presidencial nº 3.276, de 06.12.99.
PCN - Parâmetros
Curriculares Nacionais Educação
Infantil - Referencial Final Brasilia 2008
Santa Catarina, Secretaria
de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina:
Educação Infantil, Ensino Fundamental e
Médio: Formação docente para educação infantil e séries iniciais. - - Florianópolis: COGEN,
1998.
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2008. p. 246-253.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma nova política
educacional. São Paulo: Autores Associados, 1998.
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SAVIANI,
Deneval A Questão Pedagógica na Formação de Professores,
Florianópolis: Endipe, 1996.
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Dermeval, Revista Brasileira de Educação
v. 14 n. 40 jan./abr. 2009
SAVIANI,
Dermeval. O legado educacional do século
XX no Brasil. Campinas, SP: autores associados, 2004.
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