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terça-feira, 22 de janeiro de 2013

IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE GOIÁS - AECG
FACULDADE PADRÃO III
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
 
 
 
IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
 
 
Aldenir Silva Ribeiro Alves
Leide dos Santos Martins
Lívia Furtado Carrilho
 
Orientador: Professora Márcia Friedrich – Mestre
 
 
Resumo: Ao analisarmos as origens tem por objetivo explicar os fundamentos e os conceito de Formação de Professores e perfil do educador da Educação Infantil com vistas a dispor perspectivas teóricas que possibilitem uma analise critica a este tema. A proposta é analisar as origens, o e profissionalização de professores para a educação infantil. Quais são os saberes, quais os conhecimentos, as competências e as habilidades que os professores necessitam e utilizam diariamente nas escolas. Como a formação dos professores pode integrar os saberes de passados com os saberes do mundo contemporâneo. É senso comum que trabalhar com Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental “é mais fácil”. Porém, nesta fase o estímulo do professor é fundamental para a formação dos conceitos por parte dos alunos. Uma breve historia da Educação Infantil onde surgiu e porque surgiu? Mostramos a importância da historia em nossas vidas.   A velha aula com giz e muitas explicações teóricas já não fazia mais sentido. O computador começava a chegar à Escola. O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Para finalizar foi realizada a análise dos dados pesquisados para afirmar melhor o nosso objetivo com a pesquisa. 
 
Palavra Chave: Educação Infantil, Formação de Professor, Qualidade de Ensino
 
1.  INTRODUÇÃO
 
     Este artigo tem como objetivo explicar e discutir os fundamentos e características do conceito de Formação de Professores e perfil do educador da Educação Infantil com vistas a dispor perspectivas teóricas que possibilitem uma analise critica a este tema. A proposta é analisar as origens, os pressupostos e as características, os conceitos do movimento de valorização e profissionalização de professores para a educação infantil. Quais são os saberes, quais os conhecimentos, as competências e as habilidades que os professores necessitam e utilizam diariamente nas escolas. Como a formação dos professores pode integrar os saberes de passados com os saberes do mundo contemporâneo. É senso comum que trabalhar com Educação Infantil e primeira fase do Ensino Fundamental “é mais fácil”. Porém, nesta fase o estímulo do professor é fundamental para a formação dos conceitos por parte dos alunos.
Para que possamos alcançar os objetivos com nossos alunos é imprescindível desvelar quem são eles, pois apresentam personalidade própria, conseqüência de alguns fatores, como: herança genética educação familiar, meio cultural e nível socioeconômico (BRASIL, 1998).
Para efeito de organização nosso trabalho será distribuído em três partes sendo a primeira  buscaremos mostrar uma breve historia da Educação Infantil onde surgiu e porque surgiu? A importância da historia em nossas vidas.  Já no século XXI, observamos que na construção do saber a tecnologia passa a dominar os espaços locais e temporais, impedindo a atuação dialógica, a interação, e a transmissão de emoções. A velha aula com giz e muitas explicações teóricas já não fazia mais sentido. O computador começava a chegar à Escola, e a educação ambiental, a violência urbana e a inclusão de portadores de necessidades especiais eram temas do dia. Dois grandes fatos marcaram o período: a formação dos professores. (Roberta Bencini 2005).
Na segunda parte mostraremos o um salto que a formação de professores que evoluíram com o passar dos anos a educação profissional foi sendo concretizada atrelada ao desenvolvimento econômico capitalista industrial em processo de aceleração e que, conseqüentemente, exige formação de demandas para atender as suas exigências. O curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
No terceiro parte realizaremos uma pesquisa com alguns professores para avaliar a Formação dos educadores de hoje e análise dos dados pesquisados para afirmar melhor o  nosso objetivo com a  pesquisa. 
 
2.  O Ensinar e o Aprender
 
Em 1964 tem início a Escola Tecnicista, o Brasil enfrenta o início da ditadura militar, que duraria até 1985. Nesse período, a educação foi marcada pela expansão da rede nas regiões urbanas – impulsionada pela larga migração da zona-rural e pelo arrocho salarial do professorado.  Com o tecnicismo empregado em todos os campos, o aluno era impedido de criar e pensar impediu-se a expressão dialética. Na Escola Tecnicista o social era ditado pelos militares que detinham o poder, e foram anunciados padrões e métodos educacionais com ferramentas que impressionavam e davam subsídios diferentes na formas de ensinar (Hamze, Amélia 2011).
Em 1983 deu-se o aparecimento da Escola Crítica, onde o professor era o educador que orientava o contorno da aprendizagem com participação real do aluno, aluno enfatizado como cidadão, aluno que construía a história. Na Escola Crítica havia articulação e interação entre o educador e o educando, sendo empregados todos os contornos na construção e reconstrução do saber (Hamze, Amélia 2011)
Já no século XXI, observamos que na construção do saber a tecnologia passa a dominar os espaços locais e temporais, impedindo a atuação dialógica, a interação, e a transmissão de emoções. A velha aula com giz e muitas explicações teóricas já não fazia mais sentido. O computador começava a chegar à Escola, e a educação ambiental, a violência urbana e a inclusão de portadores de necessidades especiais eram temas do dia. Dois grandes fatos marcaram o período: a formação e a organização sindical dos professores, que a partir de 1978, reivindicaram aumento salarial, e a derrubada da ditadura militar.(Roberta Bencini 2005).
O professor do século XXI deve ser um profissional da educação que elabora com criatividade conhecimentos teórico e críticos sobre a realidade. Nessa era de tecnologia, os professores devem ser encarados e considerados como parceiros/autores na transformação da qualidade social da escola, compreender os contextos históricos, sociais, culturais e organizacionais que fazem parte e interferem na sua atividade docente. Cabe então aos professores do século XXI a tarefa de apontar caminhos institucionais (coletivamente) para enfrentamento das novas demandas do mundo contemporâneo, com competência do conhecimento, com profissionalismo e ética e consciência política. Só assim, estaremos aptos a oferecer oportunidades educacionais aos nossos alunos para construir e reconstruir saberes à luz do pensamento reflexivo e crítico entre as transformações sociais e a formação humana. Usando para isso a compreensão e a proposição do real, sem deixar se seduzir pelos caminhos deslumbrantes dos anúncios publicitários, pelas opiniões tendenciosas da mídia (Nóvoa (2007, p.28)
 
A importância da Educação Infantil
 
A inclusão da Educação Infantil nos conceitos de educação básica representa um avanço importante nas responsabilidades publicas sobre a Educação Infantil no Brasil, a partir da década de 1970, houve uma intensificação da luta por uma maior valorização da Educação Infantil, congresso e encontro de estudos foram realizados, os governos começaram a investir verbas. Alem disso, muitos pais deixaram de conceber a educação Infantil apenas como um lugar onde as crianças pudessem estar enquanto eles trabalhassem, é sim uma contemplação à ação da família proporcionando condições adequadas de desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social da criança promovendo a ampliação de suas experiências e conhecimentos estimulados o seu interesse pelo processo de transformação da natureza pela convivência em sociedade (PCN de Santa Catarina, 2008)
A Educação Infantil destinada a criança de zero a seis anos, sendo obrigação de atender.
Recentemente o ensino Fundamental cuja duração era de oito anos, passou a incluir também crianças de 6 anos de idade, e por isso, teve sua duração ampliada para nove anos, e então surgiu a duvida por parte dos professores o que ensinar ás crianças de primeiro ano? E os pais por que levá-los a escola é qual a aprendizagem que uma criança de 6 anos pode ter?
Os conceitos que devem ser atendidos na educação são o de acompanhamento do desenvolvimento e do processo de observação, de modo que possamos proporcionar à criança um ambiente adequado ao estagio de desenvolvimento em que se encontra e que a leve a descobrir a realidade que a cerca por meio da observação e da experimentação de materiais concretos, desenvolverem diferentes linguagens para expressar idéias: fala escrita, imagem e o próprio corpo (PCN Educação Infantil, Brasilia 2008)
 
UM SALTO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
 
A consolidação do Estado Novo, em 1937, não avança na questão do Manifesto dos Pioneiros. A Constituição de 1937, em seu artigo 15, inciso IX, estabelece como competência da União “fixar as bases e determinar os quadros da educação nacional, traçando as diretrizes a que deve obedecer a formação física, intelectual e moral da infância e da juventude” (BRASIL, 1937). Ao mencionar infância e juventude, explicita-se a necessidade de educação primária, além da educação secundária e superior  Nestas condições, os professores são chamados a se  profissionalizarem, a fim de atenderem as demandas pela educação primária. Isto gera a necessidade de redefinir a sua formação, já atendida nos moldes do curso normal, criado em 1830, porém expandido no período republicano.  
A Lei Orgânica do Ensino Normal foi promulgada no mesmo dia da Lei Orgânica do Ensino Primário. Seu efeito foi semelhante e, no geral, segundo Romanelli (2003, p.163) “centralizou as diretrizes, embora consagrasse a descentralização administrativa do ensino, e fixou as normas para a implantação desse ramo do ensino em todo o território nacional”.
 
 
 
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
 
Esta pesquisa se constitui em sua abordagem qualitativa, do ponto de vista de procedimentos técnicos se classifica em levantamento de dados.  Para este levantamento de dados usamos o instrumento “questionário” que segundo Friedrich (2009) usando Vygotsky (2000) se caracteriza por:
 
[...] linguagem interior é uma linguagem etnográfica reduzida e abreviada no máximo grau. A escrita é desenvolvida no grau máximo... Trata-se de uma linguagem orientada no sentido de propiciar o máximo de inteligibilidade ao outro [...] A passagem da linguagem interior abreviada no máximo grau, da linguagem para si, para a linguagem escrita desenvolvida no grau máximo, linguagem para o outro, requer [...] operações sumamente complexas de construção arbitrária do tecido semântico (VYGOTSKY, 2000, p. 316-317 apud FRIEDRICH, 2009, p. 50).
 
A mesma autora ressalta ainda que: “a linguagem escrita é carregada de intencionalidade, e que é a consciência e a interação que orientam a escrita. Seu emprego, portanto, exige uma ação mais abstrata e intelectualizada” (FRIEDRICH, 2009, p. 50).
Nossa amostra é constituída de 20 professores, docentes da Educação Infantil, das escolas públicas e particulares do município de Goiânia e Trindade.
A seguir faremos a discussão dos resultados obtidos na coleta de dados.
 
ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
 
Como citado anteriormente nossa amostra foi de professores da Educação Infantil dos municípios de Goiânia e Trindade.
Esta amostra se caracteriza de acordo com os dados seguintes. Foi considerado o tempo de experiência na área do estudo e o campo de atuação, visando respostas relativas ao objetivo da pesquisa.
Foram todos do sexo feminino, professoras que ocupam cargos como a distribuição constituinte no gráfico.
 
Faz-se necessário buscar o tempo de trabalho do sujeito pesquisado para que com sua aquisição de conhecimentos já adquiridos na sua formação e com a pratica adquirida com o passar dos anos poderemos obter respostas mais concretas para a nossa pesquisa.Quando perguntados “Quantos anos você trabalha nesta profissão?” As respostas foram ...
 
Na busca de elementos para uma melhor aquisição de dados é comparar seus anos de profissão com a sua formação inicial que com o passar dos anos sofreram diversas mudanças. Baseado em Perrenoud (2001), busco a apreensão dos conceitos de profissão e profissionalização tentando apreender elementos para refletir sobre o oficio do professor e suas dificuldades “profissionais”.
 
Sacristán (1990) considera que a formação de educadores tem se constituído em “uma das pedras angulares imprescindíveis a qualquer intento de renovação do sistema educativo”, o que nos ajuda a entender a importância que esta temática vem adquirindo nas últimas décadas, em meio aos esforços globais para melhorar a qualidade do ensino.  Nos processos de reformas educativas ela é, então, colocada como elemento central.
Nesse contexto, discutir os pressupostos da formação do professor é discutir como assegurar um domínio adequado da ciência, da técnica e da arte da profissão docente, ou seja, é tratar da competência profissional. No seu processo de formação, o professor se prepara para dar conta do conjunto de atividades pressupostas ao seu campo profissional.
 
Importâncias da Formação Inicial
 
Curso de Pedagogia no Brasil vem de uma longa caminhada histórica segundo a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos no período 1960/2004. 
O Curso de Pedagogia foi criado no Brasil em 1939, como reorganização da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, decorrente da concepção normativa da época, Já marcado pela indefinição, o curso formava em três anos o bacharel em pedagogia, habilitado para atuar como técnico em educação. Com mais um ano, através da complementação feita em didática, formava-se o licenciado para atuar como professor nos cursos normais.  Em 1962, ocorre a primeira reformulação do Curso de Pedagogia, em decorrência de exigências da Lei 4.024/61 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, aprovada em dezembro de 1961, através do Parecer 251/62 do Conselho Federal de Educação (CFE).  A Lei 4024/61 previa como uma das funções do Conselho Federal de Educação o estabelecimento de currículos mínimos para os cursos universitários bem como preconizava a existência de profissionais destinados às funções não docentes, com seu lócus de formação nos Institutos de Educação .Nesse processo, Bissoli da Silva (2003) chama a atenção para o fato de que Ou a Pedagogia não se constitui como um campo específico de conhecimento e, nesse caso, apenas lhe restaria dar nome a um curso, ou este é que foi organizado de maneira indevida em relação ao campo teórico da Pedagogia. (p. 259).(texto retirado do trabalho de Fragmentos Da Formação E Identidade Do Pedagogo Dos Anos 60 Aos Nossos Dias, pelas autoras Marília Villela de Oliveira),(Valéria Aparecida Dias Lacerda de Resende, Universidade Federal de Uberlândia ).
 
P2 Através de uma formação de professores críticos e que buscam refletir ao que estudam.
P3 Através de leituras profunda e principalmente do conhecimento histórico da formação dos professores.
P7 Os professores precisam ser reflexivos, pois sendo assim sempre estará revendo sua pratica pedagógica.
Podemos observar que com o passar dos anos houve uma maior preocupação com a formação dos profissionais que irão trabalhar com a Educação Infantil.
Obrigatoriedade: discutida no aspecto pedagógico e jurídico (na garantia do direito à educação). É um problema que afeta os educadores e os juristas; No Brasil, esta obrigatoriedade tem se elevado do ensino primário em 1934, para um número maior de anos e determinadas faixas etárias. Educação infantil: Artigo 30 da LDB - a educação infantil será oferecida em creches para crianças de até três anos de idade e em pré-escola as crianças de quatro e cinco anos de idade. Na redação inicial da Constituição de 1988 e na posterior alteração proporcionada pela emenda 14, não foi observada qualquer referencia a obrigatoriedade da educação infantil; Com a emenda 59, a educação infantil, na etapa pré-escola (04 a 05 anos) passa a ser obrigatória.  (Luiz Antonio Miguel Ferreira 05/2010)
 
P1 Podemos perceber que quando o professor esta melhor preparada ele consegue perceber a importância do contexto histórico cultural passado para o dia-a-dia podendo fazer um paralelo entre o passado e os fatos atuais, enriquecendo assim suas aulas e sua forma de trabalhar os conteúdos a serem ministrados.
P3 Através da reflexão e do conteúdo sócio histórico onde apresenta os diferentes sujeitos em diferentes épocas.
P4 Ainda é usado muitos métodos dos saberes do passado em nossa atualidade.
P16 Podem ser unidos os conhecimentos do passado com a modernização do mundo de hoje.
P17 Fazendo uma ligação dos conteúdos do passado com os das idéias atuais pois não tem como continuar o conhecimento novo sem conhecer o antigo.
 
Segundo Elliot (1982), resgatar em nossas próprias memórias as lembranças do mundo da fantasia e da sua necessidade, para a formação de nossas crianças. Não nos esquecendo que tudo depende da releitura da realidade, da  compreensão de mundo, não dá para negar as inovações, mas também não se pode deixar de existir aquilo que nos move, que é a luta por uma educação melhor para todos.
 
P1 Em geral percebe-se que as crianças que não cursam Educação Infantil possuem maior dificuldades tanto na coordenação motora como em outras habilidades no processo de aprendizagem.
P4 A educação infantil ajuda a criança a compreender melhor o mundo, se ela não cursou a Educação Infantil ela perdeu uma fase importante.
P8 Para oferecer mais e novos elementos para a ação é para a reflexão proporcionando assim a pratica necessária.
P10 Do que se referem a informações iguais as que cursam porem no quesito transformar essas informações em conhecimentos a educação infantil faz toda a diferença.
 
A educação infantil significa uma “proposta pedagógica a ser planejada, desenvolvida e avaliada por toda a comunidade escolar”; nesse caso, teríamos de fato uma gestão democrática “voltada para o aperfeiçoamento pedagógico em seu cotidiano” (OLIVEIRA, 2002, p. 81).  
 
P17 Os professores são fundamentais para que os alunos tenham uma aprendizagem mais qualificada e digna, mas tem que ser formados e continuar se capacitando.
P14 Para as crianças, pois a educação infantil não é somente brincadeiras ou diversão sim conhecimento.
P7 A importância dos professores na educação infantil é importante
O ingresso na Educação Infantil é um momento de transição na vida da criança trazendo muitas novidades e desafios cabe a nos professores estarmos capacitados para poder receber estas crianças e saber transmitir os nossos ensinamentos.
O quadro educacional brasileiro para a Formação de Professores para a Educação Infantil passou por significativas transformações influenciadas pelos fatores políticos e econômicos que culminam na consolidação da sociedade globalizada
 
 
(...) A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. O diálogo entre os professores é fundamental para consolidar saberes emergentes da prática profissional. (1992, p. 26)
 
Negar este espaço de trabalho na escola é negar o exercício do professor de aprender a ouvir, pensar criticamente, questionar e rever-se permanentemente. Lembrando que a formação implica também em um processo pessoal e uma atitude de compreensão de si mesmo e da realidade, ALARCÃO afirma: “descobre o sentido da tua profissão e descobre a ti mesmo como professor”. (1996, p. 81)
 
A Educação Infantil é tão importante para os alunos quanto qualquer outra serie que possa cursar, pois destro de cada etapa escolar a criança dende a amadurecer gradativamente com o ambiente em que se encontra.
As crianças que cursaram a  Educação Infantil tem uma melhor preparação para  o ingresso na series seguintes que mesmo não sendo  um evento novo, mesmo não sendo a sua primeira experiência escolar pois  terá mais facilidade ao apreender o conteúdo novo pois teve uma melhor preparação psicológica e motora para esta nova faze da vida. Através da nossa pesquisa científica podemos afirmar que evidente a real importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança.
 
O quadro educacional brasileiro para a Formação de Professores para a Educação Infantil passou por significativas transformações influenciadas pelos fatores políticos e econômicos que culminam na consolidação da sociedade globalizada
 
 
(...) A troca de experiências e a partilha de saberes consolidam espaços de formação mútua, nos quais cada professor é chamado a desempenhar, simultaneamente, o papel de formador e de formando. O diálogo entre os professores é fundamental para consolidar saberes emergentes da prática profissional. (1992, p. 26)
 
Negar este espaço de trabalho na escola é negar o exercício do professor de aprender a ouvir, pensar criticamente, questionar e rever-se permanentemente. Lembrando que a formação implica também em um processo pessoal e uma atitude de compreensão de si mesmo e da realidade, ALARCÃO afirma: “descobre o sentido da tua profissão e descobre a ti mesmo como professor”. (1996, p. 81)
 
A Educação Infantil é tão importante para os alunos quanto qualquer outra serie que possa cursar, pois destro de cada etapa escolar a criança dende a amadurecer gradativamente com o ambiente em que se encontra.
As crianças que cursaram a  Educação Infantil tem uma melhor preparação para  o ingresso na series seguintes que mesmo não sendo  um evento novo, mesmo não sendo a sua primeira experiência escolar pois  terá mais facilidade ao apreender o conteúdo novo pois teve uma melhor preparação psicológica e motora para esta nova faze da vida. Através da nossa pesquisa científica podemos afirmar que evidente a real importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança.
 
 Referências
 
ALARCÃO, I. (org.) Formação Reflexiva de Professores. Estratégias de Supervisão: Porto Editora, 1996.
BENCINI Roberta .Praticas Pedagógicas Historia do Brasil edição 186 10/2005.memória Viva da Educação.
 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
 BRASIL/MEC/CFE. Parecer 349/72. Documenta, n. 137, p. 155-173, abr. 1972.
        BRASIL/MEC/CNE/CP. Resolução 1, de 15 de maio de 2006. In:

BUJES, M. I. Escola infantil: pra que te quero? In: CRAIDY, C. Educação Infantil: pra que te quero? Porto alegre: Artmed, 2001.

CARDOSO, T. F. L. As aulas régias no Brasil. In: STEPHANOU, M.; BASTOS, M. H.C (Orgs.).  Histórias e memórias da educação no Brasil, vol. I: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 179-191.
         Decreto-lei 8.530, de 2 de janeiro de 1946. 1946. Disponível em: <www.soleis.adv.br>. Acesso em: 16 jan. 2009.
Educação, Campinas, SP: Autores Associados, SBHE, n. 1, p. 09-43, jan./jun. 2001
Estatuto da Criança e do Adolescente: Brasília: 1990.
Goulart. 2009 A Importância da Educação Infantil na Formação do Cidadão Crítico/Reflexivo. sabelly Goulart. 2009 (O presente artigo é parte integrante de pesquisa da culdade Fortium do Distrito Federal, defendida no ano de 2009, como requisito final para obtenção do grau de Licenciamento em Pedagogia.)
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - Nº 129 - Febrero de 2009
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da
LDB 9394/96
         Lei 5.692/71, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União, Brasília, 12 ago. 1971.
Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Brasília, 1996.
Lei Orgânica de Assistência Social. Brasília: 1993.
 Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932
MEC 2011
MENDONÇA, A. W. P. A Reforma Pombalina dos estudos secundários e seu impacto no processo de profissionalização do professor. Santa Maria. Santa Maria, RS: UFSM, v. 30, n. 02, p. 27-42, 2005.
MENDONÇA, A. W. P.; RAMOS DO Ó, J. M. N. História da profissão docente no Brasil e em Portugal.  Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, SP: CAPES, Autores Associados, n. 15, p. 11-30, set./dez. 2007.
     NOVA ESCOLA, Revista do professor, São Paulo, outubro de 2005. Ed. Abril
O Decreto Presidencial nº 3.276, de 06.12.99.
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais Educação Infantil - Referencial Final Brasilia 2008
Santa Catarina, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino  Fundamental e Médio: Formação docente para educação infantil e  séries iniciais. - - Florianópolis: COGEN, 1998.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 246-253.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma nova política educacional. São Paulo: Autores Associados, 1998.
SAVIANI, D.Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro.
SAVIANI, Deneval A Questão Pedagógica na Formação de Professores, Florianópolis: Endipe, 1996.
SAVIANI, Dermeval, Revista Brasileira de Educação  v. 14  n. 40  jan./abr. 2009
SAVIANI, Dermeval.  O legado educacional do século XX no Brasil. Campinas, SP: autores associados, 2004.
 
 
 
 
 
 

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