Contador de post e comentários

quinta-feira, 26 de março de 2020

Sequencia o sanduíche da Maricota

O Sanduiche da Maricota

 
A galinha Maricota preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.
Mas quando ia comer, a campainha tocou.
Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:
- Vixe! Falta aí um capim.
Aí chegou o Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:
- Falta a sardinha.
João, o cão, veio com o seu jeito de bom moço.
E educado, sugeriu:
- Coloquem nele um bom osso.
Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel.
Olhou o esquisito recheio:
-Melhora se puser mel.
Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido o macaco:
- Claro que falta banana!
-Banana? Sardinha? Mel?
Era o rato Aleixo.
-Milho? Osso? Capim? Argh!!!
- Vocês esqueceram o queijo!
A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou bem para a Maricota e falou:
- Falta galinha!
Maricota ficou brava:
- Fora daqui minha gente!
Jogou fora o sanduíche e começou novamente; Pão, milho, quirera e ovo. Como era pra ter sido.
_ Quem quiser que faça o seu com recheio preferido.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA O SANDUÍCHE DA MARICOTA
Contar a história O Sanduíche da Dona Maricota
Explorar a história      
·         Personagem
·         Local
·         Tempo
·         Problema
·         Solução

Trabalhar os alimentos
Identificar os   alimentos presentes na história.
trabalhar a escrita dos mesmos.
identificar os sons das letras e a pronúncia
·         Fazer uma lista em ordem alfabética  
    identificar os animais que aparecem na história 

     trabalhar a escrita dos nomes dos mesmos e os sons das letras.
·         Discutir sobre os alimentos preferidos dos animais...
   ·         Relembrar a história O sanduíche da Maricota;
·         Enumerar oralmente os personagens do livro:
GALINHA, BODE, GATO, CACHORRO, RATO, MACACO, ABELHA, RAPOSA.
·         Trabalhar a palavra sanduíche
·         Pintar a primeira sílaba de vermelho, a segunda sílaba de azul, a terceira sílaba de amarelo e a última sílaba de vermelho.
·         Pedir para os alunos recortar e colar a palavra sanduíche.
·         Conversar com as crianças sobre o som das duas primeiras letras da palavra sanduíche e que juntas formam a sílaba SA.
·         Fazer uma lista de alimentos  (juntamente com as crianças) com as sílabas iniciadas com a letra S.
Ex. SALAME / SAGU / SERIGUELA / SIRI / SORVETE / SUCO / SAPATI / SAGU / SOPA / SAGÚ / SEQUILHO . ( A MEDIDA QUE VAI ESCREVENDO PINTAR A PRIMEIRA SÍLABA DA PALAVRA).

San / du / í / che

realizar atividades com cruzadinhas, caça palavras e jogos com alfabeto ejogo da velha.

·         Fazer uma lista com quatro palavras da atividade com suas rimas;
SARDINHA – GALINHA
CAPIM – SERAFIM
MILHO – FILHO
QUEIJO – BEIJO
·       
  Utilizar a palavra MEL para encontrar outras rimas.
MEL
GABRIEL
MIGUEL
RAFAEL
PASTEL
CHAPÉU
CÉU

·         Trabalhar gráficos
·         Entrega as figuras e pedir para as crianças pintarem e recortarem o alimento que mais gostam de comer;
·         Montar um cartaz com o gráfico – OS ALIMENTOS DO LIVRO O SANDUÍCHE DA MARICOTA QUE SÃO PREFERIDOS DA TURMA DO PRIMEIRO ANO.

·         Usar as demais figuras para colar no caderno e fazer frases.
·         Relembrar a história em relação aos alimentos presentes na história, depois pintar, recortar e montar o sanduíche na sequência dos acontecimentos da história.
·         PINTAR DE VERMELHO A PERSONAGEM PRINCIPAL
·         PINTAR DE ROSA OS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS
·         RELEMBRAR O LOCAL E O TEMPO
·         DISCUTIR O PROBLEMA DA MARICOTA E A SOLUÇÃO.


Um comentário: