O Sanduiche da Maricota
A galinha Maricota preparou um sanduíche: pão, milho, quirera e ovo.
Mas quando ia comer, a campainha tocou.
Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:
- Vixe! Falta aí um capim.
Aí chegou o Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:
- Falta a sardinha.
João, o cão, veio com o seu jeito de bom moço.
E educado, sugeriu:
- Coloquem nele um bom osso.
Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel.
Olhou o esquisito recheio:
-Melhora se puser mel.
Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido o macaco:
- Claro que falta banana!
-Banana? Sardinha? Mel?
Era o rato Aleixo.
-Milho? Osso? Capim? Argh!!!
- Vocês esqueceram o queijo!
A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou bem para a Maricota e falou:
- Falta galinha!
Maricota ficou brava:
- Fora daqui minha gente!
Jogou fora o sanduíche e começou novamente; Pão, milho, quirera e ovo. Como era pra ter sido.
_ Quem quiser que faça o seu com recheio preferido.
Mas quando ia comer, a campainha tocou.
Era o bode Serafim, que olhou o sanduíche e exclamou:
- Vixe! Falta aí um capim.
Aí chegou o Kim, o gato, cumprimentou a galinha, e vendo o sanduíche, palpitou:
- Falta a sardinha.
João, o cão, veio com o seu jeito de bom moço.
E educado, sugeriu:
- Coloquem nele um bom osso.
Sempre zumbindo e agitada, chegou a abelha Isabel.
Olhou o esquisito recheio:
-Melhora se puser mel.
Da janela, ouvindo o papo, muito metido a bacana, falou, convencido o macaco:
- Claro que falta banana!
-Banana? Sardinha? Mel?
Era o rato Aleixo.
-Milho? Osso? Capim? Argh!!!
- Vocês esqueceram o queijo!
A brincadeira acabou quando a raposa Celina olhou bem para a Maricota e falou:
- Falta galinha!
Maricota ficou brava:
- Fora daqui minha gente!
Jogou fora o sanduíche e começou novamente; Pão, milho, quirera e ovo. Como era pra ter sido.
_ Quem quiser que faça o seu com recheio preferido.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA O SANDUÍCHE DA MARICOTA
Contar a história O Sanduíche da Dona Maricota
Explorar a história
·
Personagem
·
Local
·
Tempo
·
Problema
·
Solução
Trabalhar
os alimentos
Identificar os alimentos presentes na história.
trabalhar a escrita dos mesmos.
identificar os sons das letras e a pronúncia
·
Fazer uma lista em ordem alfabética
identificar os animais que aparecem na história
trabalhar a escrita dos nomes dos mesmos e os sons das letras.
·
Discutir sobre os alimentos preferidos dos
animais...
·
Relembrar a história O sanduíche da Maricota;
·
Enumerar oralmente os personagens do livro:
GALINHA,
BODE, GATO, CACHORRO, RATO, MACACO, ABELHA, RAPOSA.
·
Trabalhar a palavra sanduíche
·
Pintar a primeira sílaba de vermelho, a segunda sílaba
de azul, a terceira sílaba de amarelo e a última sílaba de vermelho.
·
Pedir para os alunos recortar e colar a palavra
sanduíche.
·
Conversar com as crianças sobre o som das duas
primeiras letras da palavra sanduíche e que juntas formam a sílaba SA.
·
Fazer uma lista de alimentos (juntamente com as crianças) com as sílabas
iniciadas com a letra S.
Ex.
SALAME / SAGU / SERIGUELA / SIRI / SORVETE / SUCO / SAPATI / SAGU / SOPA / SAGÚ
/ SEQUILHO . ( A MEDIDA QUE VAI ESCREVENDO PINTAR A PRIMEIRA SÍLABA DA PALAVRA).
San / du / í / che
realizar atividades com cruzadinhas, caça palavras e jogos com alfabeto ejogo da velha.
·
Fazer uma lista com quatro palavras da atividade
com suas rimas;
SARDINHA – GALINHA
CAPIM – SERAFIM
MILHO – FILHO
QUEIJO – BEIJO
·
Utilizar a palavra MEL para encontrar outras
rimas.
MEL
GABRIEL
MIGUEL
RAFAEL
PASTEL
CHAPÉU
CÉU
·
Trabalhar gráficos
·
Entrega as figuras e pedir para as crianças
pintarem e recortarem o alimento que mais gostam de comer;
·
Montar um cartaz com o gráfico – OS ALIMENTOS DO
LIVRO O SANDUÍCHE DA MARICOTA QUE SÃO PREFERIDOS DA TURMA DO PRIMEIRO ANO.
·
Usar as demais figuras para colar no caderno e
fazer frases.
·
Relembrar a história em relação aos alimentos
presentes na história, depois pintar, recortar e montar o sanduíche na
sequência dos acontecimentos da história.
·
PINTAR DE VERMELHO A PERSONAGEM PRINCIPAL
·
PINTAR DE ROSA OS PERSONAGENS SECUNDÁRIOS
·
RELEMBRAR O LOCAL E O TEMPO
·
DISCUTIR O PROBLEMA DA MARICOTA E A SOLUÇÃO.
Que riqueza, este plano! Parabéns...
ResponderExcluir