Contador de post e comentários

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Roteiro de entrevista com o candidato ao cargo


Roteiro de entrevista com o candidato ao cargo

Quando o candidato chegar deixe-o confortável, apresentando uma atitude amigável e profissional. Deixe o candidato saber que você está contente por ele ter vindo e que você reservou um tempo ininterrupto suficiente para realizar a entrevista.  Você pode começar a entrevista com uma conversa sobre passatempos, interesses, etc., caso se sinta à vontade para fazer isso e esteja confiante de que pode evitar perguntas pessoais que possam ser consideradas discriminatórias.  Ou, então, faça simplesmente uma das seguintes perguntas:

– Como você se interessou por nossa organização?

– Como você ficou sabendo da vaga?

Dependendo da resposta, apresente uma síntese do que planejou.

– Antes de começarmos, vou apresentar o que iremos abordar hoje.  Quero verificar suas qualificações e experiências para que eu possa decidir se o cargo é adequado aos seus talentos e interesses.  Então, gostaria de ouvir sobre seu trabalho, formação, interesses, atividades extras e tudo mais que você queira me contar.  Depois disso, darei informações sobre a nossa organização e o cargo e responderei quaisquer perguntas que você possa ter.

Experiência profissional

Uma discussão sobre a experiência profissional deve variar bastante com base, em parte, em quanto tempo o candidato esteve empregado.  Perguntas apropriadas a um recém-formado não faria o menor sentido ao entrevistar um profissional com 15 anos de experiência.  Para um candidato com experiência considerável, um ponto de partida razoável seria uma discussão sobre o cargo mais recente.  Além de se concentrar nos cargos, talvez seja útil também discutir porque o candidato trocou de empregos no passado, a duração de cada emprego anterior, lacunas cronológicas nos empregos, etc. O seguinte roteiro pode ser apropriado para entrevistar alguém que não tenha trabalhado por muito tempo. 

– Um bom ponto de partida seria sua experiência profissional.

– Estou interessado em saber quais foram seus cargos, seus deveres e responsabilidades, do que você gostava ou não e a experiência que obteve de tais cargos.

– Vamos começar com uma breve descrição de suas experiências profissionais, aquelas que você teve como estágios de meio-período durante a faculdade ou durante o verão e, em seguida, nos concentraremos mais detalhadamente em seus cargos mais recentes.

– Do que você se lembra sobre seu primeiro emprego?

Selecione perguntas de acompanhamento para cada emprego e avance cronologicamente.  É sugerido que você avance cronologicamente porque assim o fluxo de conversa é mais natural e você pode ver o surgimento de padrões comportamentais.

Suas perguntas de acompanhamento devem despertar exemplos específicos de comportamento, não respostas gerais ou hipotéticas.  Não pergunte “você é confiável?” porque provavelmente tudo o que terá como resposta será um “sim”.

Em vez disso, diga: “conte-me sobre um dia que você chegou ao trabalho no horário, apenas por causa de um esforço extra". A pergunta está focada em exemplos específicos de comportamento.  Similarmente, em vez de perguntar, “você é organizado?”, diga: “conte-me sobre uma ocasião em que suas habilidades de organização ajudaram a concretizar um projeto com êxito” ou “como você organizava seu serviço no seu último cargo? Como você lida com imprevistos?”.

Faça perguntas claras e específicas, uma por vez, e deixe o candidato respondê-las sem ser interrompido.  Evite falar em cada trégua durante a conversa; espere para ver se o candidato o fará.

Evite dar dicas verbais ou físicas ao candidato sobre como você considera suas respostas; permaneça neutro.

Para orientar o candidato sem revelar o que você está pensando, tente usar as próprias palavras dele.  Se o candidato disser, "gosto de trabalhar de forma independente", você poderá responder: "de forma independente?" É claro que você também pode aproveitar a oportunidade para solicitar ao candidato um exemplo de como ele trabalhou de maneira independente.

Após concluir a discussão sobre a experiência profissional do candidato, avance para o assunto educacional.

Formação

Assim como no caso do trecho da entrevista sobre a experiência profissional, a discussão sobre a formação deve ser adaptada ao nível de formação do candidato.  O modelo de entrevista a seguir pode ser apropriado para um candidato mais jovem que sempre esteve estudando.  Ao realizar uma entrevista para uma vaga de profissional, o foco deverá mudar para a educação voltada à profissão.

"Você me deu uma boa análise da sua experiência profissional; agora vamos conversar sobre sua formação.  Por que não começamos com um breve resumo da sua formação escolar e depois veremos sua graduação mais recente e outros cursos de treinamento ou especialização que você teve.  Estou interessado nos assuntos de sua preferência, em suas notas, atividades extracurriculares e qualquer outra coisa importante."

– Como era o ensino médio para você?"

Selecione questões de acompanhamento específicas à experiência de ensino e avance cronologicamente.  Não aceite necessariamente respostas sem maior análise.  A cronologia revela padrões.  Junte as informações e os padrões comportamentais do que lhe for dito e analise-os em termos das habilidades de desempenho que você determinou como necessárias antes do início da entrevista.

Atividades e interesses

– Voltando ao presente, gostaria de lhe dar a oportunidade de mencionar alguns de seus interesses e atividades fora do horário de trabalho, como passatempos; o que você faz para se divertir e relaxar; atividades comunitárias; associações profissionais ou qualquer coisa que você gostaria de mencionar e que seja relevante ao nosso cargo.  O que você gostaria de mencionar?

Selecione perguntas de acompanhamento específicas.

Demonstre interesse e atenção, além de respeito pelo candidato.  Não seja condescendente.  Use um nível de linguagem apropriado.

Auto-avaliação

– Agora vamos tentar resumir nossa conversa.  Pensando sobre o que abordamos hoje, quais seriam seus pontos fortes – qualidades pessoais e profissionais que fazem de você um bom investimento para qualquer empregador?

Selecione perguntas de acompanhamento específicas, conforme necessário.

– Você acabou de me dizer algumas qualidades reais e, agora, eu gostaria de ouvir sobre as áreas que você gostaria de desenvolver futuramente – todos nós temos qualidades que gostaríamos de mudar ou aperfeiçoar.  Quais são algumas das suas?

Selecione perguntas de acompanhamento específicas, conforme necessário.

Transição para a fase de fornecer informações

Se você ainda estiver interessado no candidato, siga para essa fase da entrevista.  Por outro lado, se você já decidiu que o candidato não é adequado, não há muita utilidade em descrever um cargo que o candidato não ocupará.

– Você me deu uma boa análise da sua experiência e referências e foi um prazer conversar com você.  Antes que de passarmos à visão geral da nossa organização e do cargo, há mais alguma coisa sobre suas referências que você gostaria de mencionar?

– Você tem alguma pergunta ou preocupação específica antes de eu lhe passar as informações sobre o cargo e as oportunidades aqui?

Tudo bem, agora eu tenho algumas informações para você.

Reveja a organização, o cargo, os benefícios, a localidade, etc.

Adapte sua apresentação conforme seu interesse no candidato.

Encerramento

– Você tem alguma pergunta sobre nós, o cargo ou outras dúvidas?

Termine a entrevista agradavelmente.  Se você já decidiu não oferecer um cargo ao candidato, informe-o nesse momento.  Aja de forma cordial e não crítica; não é necessário ser específico sobre a razão de ter rejeitado o candidato.

– Foi um prazer conversar com você hoje, mas não tenho condições de lhe oferecer esse cargo.

Caso você possa considerar outro cargo para o candidato futuramente, informe isso a ele.  Você já fez entrevistas antes.

Se for pressionado a dizer o motivo pelo qual o candidato não passou na entrevista, sempre tem a opção de responder que não discute o motivo de suas decisões de contratação.  Ou, você pode explicar, por exemplo, que já entrevistou outros candidatos com melhores qualificações.  Use seu julgamento e perceba que pode ser criada uma situação bastante desagradável caso você simplesmente diga ao candidato que ele  "não é qualificado" ou que "falta experiência”.  Seja honesto, mas não seja confrontador.

Se você achar que o candidato é promissor, pode dar continuidade.

– Qual é seu nível de interesse nesse momento?

Explore quaisquer dúvidas ou ressalvas que o candidato possa ter.

– Vamos ver quais são as próximas etapas.

Informe ao candidato o que acontecerá a seguir, se outra entrevista será necessária e quanto tempo levará para que uma decisão seja tomada.

–Obrigada por ter comparecido hoje...

Nenhum comentário:

Postar um comentário