Contador de post e comentários

domingo, 27 de janeiro de 2019

inteligencia, maturaçao, memória, motivação e prontidão


                 Inteligência

♦Conceito:

·      Capacidade para aprender;
·      Capacidade para resolver problemas;
·      Capacidade de adaptação a situações novas;
·      Capacidade para ajustar-se ao ambiente;
·      Capacidade de compreender e inventar;

Q.I

♦As inteligências múltiplas

1-  Lógico matemática
2-  Lingüística
3-  Espacial
4-  Musical
5-  Físico-Cinestésica
6-  Intra-pessoal
7-  Inter-pessoal
8-  Naturalista
9-  Existencial

♦Inteligência Emocional

Áreas de habilidades
1-  Auto-conhecimento emocional
2-  Controle emocional
3-  Auto-motivação
4-  Reconhecimento de emoções em outras pessoas
5-  Habilidade em relacionamentos inter-pessoais.

Os sentimentos mais fortes do homem são: a tristeza, a alegria e a raiva.

♦Inteligência Artificial
A inteligência artificial  é uma área de pesquisa da ciência da computação dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
  


MATURAÇÃO


♦Conceito

Maturação é o processo de diferenciações estruturais e funcionais do organismo, levando a padrões específicos de comportamento.
 
♦Princípios do processo de maturação:

*Complexificação             do simples ao complexo, do geral ao especifico.


Células           tecidos            órgãos          aparelhos e sistemas             organismo.

*Assincronia               o organismo amadurece em ritmo diferente.

A complexificação e a assincronia seguem a direção céfalo-caudal e próximo-distal               o que está próximo do encéfalo amadurece primeiro e o que está distante amadurece progressivamente depois.


♦Necessidade de estimulação.
▪Condições ambientais propícias
▪Pré-natal
▪Pós-natal
É profunda a necessidade infantil de atenção e carinho.

♦Maturação e Aprendizagem
Ambos os processos diferentes, mas profundamente interligados.
A maturação é um pré-requisito para a ocorrência de aprendizagem.
Maturação e aprendizagem dependem de estimulações ambientais


Memória  

♦Conceito:

A memória é uma função cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em experiências vividas.

A memória é uma faculdade cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para aprendizagem.

♦Aspectos memória:

▪Aquisição            contato com a informação
▪Fixação            retenção da informação
▪Evocação           recuperação da informação
▪Reconhecimento             dado correto da informação que evocar.

♦Estágios da memória
Memória
sensorial
 
Memória a curto prazo
 
Memória a longo prazo
 
 

                                                                                                            ♦Natureza das lembranças

▪Memória verbal
▪Memória imagística
▪Memória motora

♦Esquecimento
Não se consegue evocar/reconhecer apropriadamente algo que foi fixado.
Motivação                  

  
♦Conceito:


É um processo que se desenvolve no “interior” do indivíduo e o impulsiona a agir.

Motivos:
*Fisiológicos
*Psicológicos
*Sociais


♦Formas de motivação

*Informação
*Emoções
*Contato inter-pessoais


Prontidão

                   

♦Conceito:

Prontidão - agilidade, rapidez em responder a uma situação.

“Prontidão” para aprender é a soma total das características intra-pessoais que facilitam ou retardam a aprendizagem.

♦Pré – requisitos:

*Maturação
*Motivação
*Inteligência
*Experiências anteriores favoráveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário