Inteligência
♦Conceito:
·
Capacidade
para aprender;
·
Capacidade
para resolver problemas;
·
Capacidade
de adaptação a situações novas;
·
Capacidade
para ajustar-se ao ambiente;
·
Capacidade
de compreender e inventar;
Q.I
♦As
inteligências múltiplas
1-
Lógico
matemática
2-
Lingüística
3-
Espacial
4-
Musical
5-
Físico-Cinestésica
6-
Intra-pessoal
7-
Inter-pessoal
8-
Naturalista
9-
Existencial
♦Inteligência Emocional
Áreas de habilidades
1-
Auto-conhecimento
emocional
2-
Controle
emocional
3-
Auto-motivação
4-
Reconhecimento
de emoções em outras pessoas
5-
Habilidade
em relacionamentos inter-pessoais.
Os sentimentos mais fortes do homem são: a
tristeza, a alegria e a raiva.
♦Inteligência Artificial
A inteligência
artificial é uma área de pesquisa
da ciência da computação dedicada a buscar
métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade
humana de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
MATURAÇÃO
♦Conceito
Maturação
é o processo de diferenciações estruturais e funcionais do organismo, levando a
padrões específicos de comportamento.
♦Princípios
do processo de maturação:
*Complexificação do simples ao complexo, do geral
ao especifico.
Células tecidos órgãos aparelhos e sistemas organismo.
*Assincronia o organismo amadurece em ritmo
diferente.
A complexificação e a assincronia seguem a
direção céfalo-caudal e próximo-distal o que está próximo do encéfalo
amadurece primeiro e o que está distante amadurece progressivamente depois.
♦Necessidade
de estimulação.
▪Condições
ambientais propícias
▪Pré-natal
▪Pós-natal
É
profunda a necessidade infantil de atenção e carinho.
♦Maturação
e Aprendizagem
Ambos
os processos diferentes, mas profundamente interligados.
A
maturação é um pré-requisito para a ocorrência de aprendizagem.
Maturação
e aprendizagem dependem de estimulações ambientais
Memória
♦Conceito:
A memória é uma função
cerebral superior relacionada ao processo de retenção de informações obtidas em
experiências vividas.
A memória é uma faculdade
cognitiva extremamente importante porque ela forma a base para aprendizagem.
♦Aspectos memória:
▪Aquisição contato com a informação
▪Fixação retenção da informação
▪Evocação recuperação da informação
▪Reconhecimento dado correto da informação que
evocar.
♦Estágios da memória
|
||||||
|
|
|||||
♦Natureza das lembranças
▪Memória verbal
▪Memória imagística
▪Memória motora
♦Esquecimento
Não se consegue
evocar/reconhecer apropriadamente algo que foi fixado.
♦Conceito:
É
um processo que se desenvolve no “interior” do indivíduo e o impulsiona a agir.
Motivos:
*Fisiológicos
*Psicológicos
*Sociais
♦Formas
de motivação
*Informação
*Emoções
*Contato
inter-pessoais
Prontidão
♦Conceito:
Prontidão
- agilidade, rapidez em responder a uma situação.
“Prontidão”
para aprender é a soma total das características intra-pessoais que facilitam
ou retardam a aprendizagem.
♦Pré
– requisitos:
*Maturação
*Motivação
*Inteligência
*Experiências
anteriores favoráveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário