DESENVOLVIMENTO INFANTIL – BERÇÁRIO
Cognitiva
|
sim
|
não
|
Sua atenção alcança os 5 minutos de concentração sobre um objeto ou
atividade, por exemplo, em suas mãos ou para explorar um brinquedo;
|
X
|
|
Pode brincar com caixas de estimulação, os centros de atividade que
produzem música ou sons variados;
|
|
X
|
Apalpa e leva à boca tudo o que estiver ao seu alcance;
|
X
|
|
Procura coisas escondidas (sinal de que desenvolveu a capacidade de
permanência de objetos);
|
|
X
|
Conhece ao menos um objeto do seu meio e dirige o seu olhar em
direção a este quando o nomeiam;
|
|
X
|
O seu sentido da visão amadureceu de maneira progressiva, tanto
assim que a sua visão já pode ser similar à do adulto.
|
|
X
|
|
Socioafetivas
|
sim
|
não
|
Vai adquirindo certas normas sociais. Interiorizou o significado do
“não” e detém a sua ação se alguém lhe diz “não mexa”;
|
|
X
|
Come alimentos sólidos em pedacinhos pequenos;
|
X
|
|
Pode beber líquidos em um copo se um adulto o ajuda;
|
X
|
|
Gosta de dividir um momento de brincadeira com sua mãe;
|
X
|
|
Brinca durante alguns minutos com seu brinquedo favorito.
|
X
|
|
|
Linguagem e Comunicação
|
sim
|
não
|
Aperfeiçoa o balbuceio;
|
X
|
|
Emite sons vocais contínuos “aaaaa”;
|
X
|
|
Realiza sons emitindo letras: f, v, s, z, m, n, b, d, l, i, oo, aa,
uu;
|
|
X
|
Vocaliza sílabas contínuas: ma-ma, pa-pa, ta-ta, mas continua sem
conhecer o seu significado;
|
|
X
|
Tem um tom distinto de choro para expressar as suas necessidades e
para comunicar-se com o adulto.
|
X
|
|
|
Motricidade fina
|
sim
|
não
|
Os movimentos são bimanuais e simétricos. Tenta pegar todos os objetos
que estão ao seu alcance;
|
X
|
|
O polegar se aproxima do dedo indicador, mas ainda não trabalham de
maneira coordenada. O dedo mínimo logo deixará de fazer parte da preensão
palmar;
|
|
X
|
Ainda emprega a preensão palmar, ajudando-se com o polegar e o resto
dos dedos, pega pequenos objetos de seu interesse. Mantém um objeto em uma
mão e simultaneamente é capaz de pegar outro, com a outra mão;
|
|
X
|
Passa um objeto de uma mão à outra;
|
|
X
|
Tem capacidade de aproximar-se lateralmente até o objeto de seu
interesse;
|
X
|
|
Utiliza as mãos para levar o pé à boca.
|
X
|
|
|
Motricidade Ampla
|
sim
|
não
|
Desenvolveu a sua tonicidade
muscular, o que lhe dá controle sobre os seus movimentos, se inclina para
frente e antepõe as mãos: permanece
sentada, inicia o engatinhar arrastando-se para frente e se vira sobre si
mesmo quando está deitado;
|
X
|
|
Na posição ventral se sustenta com a ajuda de uma só mão;
|
|
X
|
A partir da posição ventral, se levanta apoiando-se em seus braços
estendidos, ajudando por seus pulsos, mãos e quadris;
|
|
X
|
Senta-se por alguns segundos com apoio, mas de maneira vacilante.
|
X
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário