A
adaptação de uma criança de 2 a 3 anos a uma escola dependerá mais da atitude
do pessoal docente e dos cuidadores do que da criança. Ela não sabe que vai à
escola, mas o pessoal da escola deve estar preparado para recebê-la. Além
disso, este trabalho de preparação deverá ser compartilhado com os pais.
Atitudes da educadora
- Ao encontrar-se com a criança: aproximação, respeito, afeto, sem
ansiedade nem agonia.
- Conhecimento do nome da criança antes da sua chegada à escola.
- Criação de um clima de segurança afetiva individual e coletiva.
- Deve manter tranquilidade diante de manifestações de falta de
adaptação da criança (dengos, raivas, choros, falta de apetite) mas sem
abandono.
- Atenção individualizada, mas não exclusiva, sobretudo nos momentos
cotidianos de: chegadas, despedidas, refeições; compreendendo como momentos de
grande importância para a relação individual-afetiva com a criança (tratando de
evitar a pressa, agonia, nervosismo, etc.).
- Conhecimento da criança através de: entrevista com ao pais, observação
da criança e de suas reações diante situações cotidianas da escola.
Adaptação ao grupo
- Na medida em que se vá adaptando, organize atividades para que a
criança se ponha em contato com o resto do grupo: conhecimento dos nomes das
outras crianças.
- Conhecimento da etapa evolutiva pela qual atravessa a criança,
entendendo o egocentrismo característico desta etapa, ajudando-a a superar por
meio de atividades em grupo, que aprendam a compartilhar o material (“nem tudo
é meu”) e a cuidá-lo e guardá-lo.
- Tente com que a criança canalize a agressividade surgida em situações
de compartilhamento, buscando fórmulas alternativas (“não pegue este brinquedo
do seu amigo, pegue outro da estante”).
- Entenda a conduta agressiva da criança como uma forma de relação
normal nesta idade e principalmente no período de adaptação. Este limite deve
ser imposto por parte da educadora de uma forma não agressiva e sem tensões,
igualmente ao restante dos limites.
Adaptação ao novo espaço
- Conhecimento do espaço-classe: objetos, enfeites, móveis.
- Conhecimento do material.
- Conhecimento do banheiro.
- Conhecimento do pátio.
- Conhecimento do refeitório
Nota: Explique sempre à criança todas as situações novas que vão viver:
situações cotidianas, atividades, entrada, saída, jardim, refeição, descanso,
etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário