EDUCAÇÃO INFANTIL
EMENTA
A Educação Infantil como primeira
etapa da educação básica deve garantir a prática de atividades educativas,
contribuindo assim, para o desenvolvimento integral das crianças, de suas
identidades, bem como a capacidade de crescimento como cidadãos, através da
socialização e ampliação dos conhecimentos referentes à realidade social e
cultural na qual estão inseridas.
OBJETIVO GERAL:
Promover a interação do
desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética,
estética, de relação interpessoal e inserção social das crianças,
considerando-se os diferentes interesses e maneiras de aprender np
desenvolvimento de cada habilidade.
COMPETÊNCIAS A
SEREM ADQUIRIDAS:
Linguagem Oral e Escrita:
Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e
expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e
participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar
suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Desenvolvimento da capacidade de
familiarização com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros
portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se
faça necessário;
Escuta de textos lidos e apreciação da leitura feita pelo professor;
Interesse pela escrita de palavras e textos ainda
que, de forma não
convencional;
Reconhecimento do seu nome escrito,
identificando-o das diversas situações do cotidiano;
Escolha de livros para ler e apreciar;
Natureza e
Sociedade:
Interesse e curiosidade pelo mundo social e
natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias, sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
Estabelecimento de relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros
grupos;
Estabelecimento de relações entre o meio ambiente e as formas
de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para preservação das espécies e para qualidade de vida humana;
Matemática:
Reconhecimento e valorização dos números, de operações numéricas, contagens orais e
noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
Comunicação de idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados
encontrados em situações-problema
relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e
a linguagem matemática;
Utilização de estratégias próprias, conhecimentos prévios e confiança na capacidade para lidar com situações matemáticas novas.
Movimento:
Ampliação das possibilidades expressivas do próprio
movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em brincadeiras,
danças, jogos e demais situações de interação;
Exploração de diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, com força, velocidade, resistência e
flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu
corpo;
Controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando-se aos recursos de deslocamento
e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais
situações;
Utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento para ampliar suas
possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos;
Apropriação progressiva da imagem global do seu corpo,
conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, e desenvolvendo cada vez
mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;
Música:
Exploração e
identificação de elementos da música para se expressar, interagir com os outros
e ampliar seu conhecimento do mundo;
Percepção e expressão de sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de
improvisações,
composições
e interpretações
musicais;
Artes Visuais:
Interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras
artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em
contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Produção de trabalho de arte, utilizando a linguagem do
desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o
gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
CONTEÚDOS
PROGRAMÁTICOS
Linguagem Oral e Escrita:
Falar e Escutar:
–
Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos,
necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas
vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
–
Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos
de que participa;
–
Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar
suas idéias e pontos de vista;
–
Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüências temporal
e causal;
–
Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história
original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com
ou sem a ajuda do professor;
–
Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas,
adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
Práticas de
Leitura:
Participação nas situações em que os
adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de
jornais, informativos, parlendas, trava-línguas, etc.;
–
Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de
maneira convencional;
–
Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas
situações em que isso se fizer necessário;
–
Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias
em quadrinhos, etc., previamente apresentados ao grupo;
– Valorização da leitura como
fonte de prazer e entretenimento.
Práticas de Escrita:
–
Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da
escrita;
– Escrita do próprio nome em
situações em que isso é necessário;
–
Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor
para diversos fins;
–
Prática de escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe,
no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna;
–
Respeito pela produção própria e alheia.
Natureza e Sociedade:
– Organização dos grupos e seu modo
de ser, viver e trabalhar:
–
Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e
canções que digam respeito às tradições culturais de comunidade e de outras;
–
Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente
e do passado;
–
Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio,
dentro e fora da instituição;
–
Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer
diferentes formas de expressão cultural.
Os lugares e suas paisagens:
–
Observação da paisagem local (vegetação, construções, rios, irrigação…);
–
Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a
observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
–
Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do
meio ambiente.
Objetos e processos de transformação:
–
Participação em atividades que envolvam processo de confecção de objetos;
–
Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes
épocas e por diferentes grupos sociais;
–
Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter
as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, propriedades ferromagnéticas,
etc.;
–
Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção
de acidentes, e à sua conservação.
Os seres vivos:
–
Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos,
suas características e suas necessidades vitais;
–
Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais por meio
da sua criação e cultivo;
–
Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial;
–
Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente;
–
Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e
plantas;
–
Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma
geral;
–
Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e
coletiva.
Os fenômenos da Natureza:
–
Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes
regiões (relevo, rios, chuvas, secas) e as formas de vida dos grupos sociais
que ali vivem;
–
Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a
pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento;
Matemática:
Números e sistema de numeração:
–
Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as
crianças reconheçam sua necessidade;
–
Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver
problemas;
–
Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica
e/ou registros não convencionais;
–
Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a
noção de sucessor e antecessor;
–
Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontrem;
–
Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
Grandezas e medidas:
–
Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
–
Introdução às noções de medidas de comprimento, peso, volume e tempo, pela
utilização de unidades convencionais e não convencionais;
–
Marcação do tempo por meio de calendários;
–
Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das
crianças.
Espaço e forma:
–
Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando o
vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas
quais as crianças considerarem necessário essa ação;
–
Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras,
como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces
planas, lados retos etc.;
–
Representações bidimensionais, e tridimensionais de objetos;
–
Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;
–
Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos
de referência.
Movimento:
Expressividade:
–
Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em
suas brincadeiras;
–
Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da
dança, brincadeiras e de outros movimentos;
–
Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo
conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;
–
Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade
do próprio corpo.
Equilíbrio e coordenação:
–
Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer,
escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o
conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;
–
Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade,
resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participam;
–
Valorização de suas conquistas corporais;
–
Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de
suas habilidades manuais.
Música:
O fazer musical:
–
Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes
características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos),
duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre
(característica que distingue e personaliza cada som);
–
Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na
organização e realização de algumas produções musicais;
–
Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação
musical;
–
Repertório de canções para desenvolver memória musical.
Apreciação musical:
–
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da
produção musical brasileira e de outros povos e países;
–
Reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, artes, elementos que se
repetem etc. (a forma);
–
Informações sobre as obras ou vidas e sobre seus compositores para iniciar seus
conhecimentos sobre a produção musical.
Artes Visuais:
O fazer artístico:
–
Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de sue próprio
repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto,
linha, forma, cor, voluma, espaço, textura etc.;
–
Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar,
pintar, modelar etc.;
–
Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos
materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;
–
Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus
projetos artísticos;
–
Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;
–
Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
–
Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de
arte em geral;
TEMAS TRANSVERSAIS:
§ Ética:
–
Dignidade do ser humano;
–
Respeito mútuo;
–
Justiça;
–
Diálogo;
–
Solidariedade.
–
Diferenças biológicas e culturais entre os sexos.
§ Pluralidade Cultural:
–
Identidade Cultural;
–
Outras formas de expressão cultural;
–
Linguagem regional (variação lingüística).
§ Meio Ambiente:
–
Ciclos naturais e fluxos de energia;
–
Relações da sociedade com a natureza;
–
Patrimônio natural e cultural (limite para o uso dos recursos);
–
Combate ao consumismo e ao desperdício.
§ Saúde:
–
Higiene e saneamento básico;
–
Primeiros socorros;
–
Campanhas de prevenção de doenças.
ESTRATÉGIAS
METODOLÓGICAS
Análise, leitura, releitura, produção, reprodução e interpretação de textos;
Jogos de atenção (memória, negação, enumeração, quebra-cabeças, etc);
Apresentações orais (relatos de experiências, exposição de pontos de vista);
Formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
Trabalho em grupo;
Pesquisas, coleta de dados em diferentes fontes de
informações, como objetos, fotografias, documentários, livros, mapas, relatos
de pessoas e outras;
Comparação de dados e estabelecimento de relações;
Leitura e interpretação de registros, como desenhos, fotografias e
maquetes;
Registro de informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos
orais ditados ao professor, comunicação oral registrada em gravador etc.;
AVALIAÇÃO
A avaliação deve ser processual. Desta forma, o professor deve considerar a
variedade de habilidades trabalhadas, tais como:
§ Análise da evolução das hipóteses de leitura
e escrita das crianças (através de observações e registros);
§ Expressão oral (debates, participação em sala de
aula, exposição e argumentação de idéias, leituras de imagens, relatos de
experiências);
§ Expressão corporal (participação em dramatizações,
jogos de simulação);
§ Expressão plástica (desenhos, pinturas, colagens,
dobraduras, painéis, cartões);
§ Expressão escrita (em textos produzidos,
ainda que de forma não convencional).
Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a
educação infantil. Volumes I, II e III. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CONSIDERAÇÕES
IMPORTANTES
Endentemos por professor-alfabetizador, não apenas o que trabalha com as duas
séries iniciais, ou com o ciclo básico na área de língua materna.
Professor-alfabetizador tanto é o de língua, quanto a matemática, ciências,
geografia e história. Enfim, é todo o professor facilitador da compreensão
ativa dos textos como expressão da realidade do mundo.
A alfabetização é um processo aberto que não se fecha numa série determinada ou
em um suporte particular de texto. Inicia-se muito antes do ingresso da
criança na instituição escolar através da leitura das vivências adquirida no
convívio com as pessoas, nos materiais e nos processos de seu entorno.
Amplia-se gradativamente e sistematiza-se no ambiente escolar se este for
propiciador de experiências que permitam ao alfabetizando transformá-las em
vivências significativas propícias para a construção do próprio conhecimento.
Ao elaborar este material tomamos como fundamento à utilização de um material
didático que possibilite ao aluno a interação com uma maior diversidade de
produções textuais. A heterogeneidade textual deverá conduzi-lo a uma
capacidade mais ampla de decodificar e interpretar não apenas o mundo do texto,
mas de estabelecer relações com outros suportes, compreendendo o mundo na
diversidade de sua linguagem.
Qualquer material didático deve ser entendido como mais um material de apoio
para o desenvolvimento de uma proposta.
PONTOS A SEREM
ANALISADOS:
§ ATIVIDADES DE CASA: as atividades de casa são
importantes para a criança rever conceitos que já foram trabalhados em sala de
aula.
§ INTERAÇÃO: é interagindo que estaremos aprendendo.
Para proporcionar a interação, convém variar a distribuição das carteiras e
incentivar o trabalhoem grupos. Emdeterminadas ocasiões, é muito produtivo
abandonar o espaço físico da sala de aula e buscar outros ambientes, outros
espaços propícios, à interação.
Evidentemente, não
podemos cair no radicalismo de negar os trabalhos individuais, ocasião em que a
criança tem um importantíssimo momento seu, particular.
§ TROCA DO SABER: é muito importante valorizar o
saber de cada um. Pode-se instituir o dia da “troca do saber” na classe ou com
outras classes da mesma escola ou ainda com outras escolas. Essas atividades
são enriquecedoras e possibilitam o diálogo, a troca de informações, sobre
vivências culturais e sociais, permitindo a interação entre pessoas onde cada
um aprende e cada um ensina. É no relacionamento com o outro, com o meio, que
se constrói o conhecimento.
§ INTERDISCIPLINARIDADE: o conhecimento é cada vez
mais universal e o ensino moderno, acompanhando essa tendência, deve realçar e
aprofundar as relações interdisciplinares. Cabe ao professor atuar como
mediador dessas relações e promover a integração entre as diversas áreas, para
que o aluno seja capaz de construir uma visão holística do mundo, de adquirir e
elaborar conhecimentos na sua totalidade, de “crescer” como pessoa e
socializar-se.
Todas as ações geradoras devem
possibilitar o trabalho interdisciplinar. Desta forma o trabalho com séries
iniciais requer a integração das seguintes áreas: Língua Portuguesa com
Artes e Ensino Religioso, História com Artes e Ensino Religioso,
Matemática com Educação Física.
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