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terça-feira, 22 de março de 2016

Ementa para a Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL
 EMENTA

A Educação Infantil como primeira etapa da educação básica deve garantir a prática de atividades educativas, contribuindo assim, para o desenvolvimento integral das crianças, de suas identidades, bem como a capacidade de crescimento como cidadãos, através da socialização e ampliação dos conhecimentos referentes à realidade social e cultural na qual estão inseridas.

OBJETIVO GERAL:

Promover a interação do desenvolvimento das capacidades de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social das crianças, considerando-se os diferentes interesses e maneiras de aprender np desenvolvimento de cada habilidade.

COMPETÊNCIAS A SEREM ADQUIRIDAS:

Linguagem Oral e Escrita:
Ÿ         Ampliação gradativa das possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir as de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
Ÿ         Desenvolvimento da capacidade de familiarização com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
Ÿ         Escuta de textos lidos e apreciação da leitura feita pelo professor;
Ÿ         Interesse pela escrita de palavras e textos ainda que, de forma não convencional;
Ÿ         Reconhecimento do seu nome escrito, identificando-o das diversas situações do cotidiano;
Ÿ         Escolha de livros para ler e apreciar;

Natureza e Sociedade:

Ÿ         Interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias, sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
Ÿ         Estabelecimento de relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos;
Ÿ         Estabelecimento de relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para preservação das espécies e para qualidade de vida humana;

Matemática:
Ÿ         Reconhecimento e valorização dos números, de operações numéricas, contagens orais e noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
Ÿ         Comunicação de idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidades, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática;
Ÿ         Utilização de estratégias próprias, conhecimentos prévios e confiança na capacidade para lidar com situações matemáticas novas.

Movimento:
Ÿ         Ampliação das possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal em brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação;
Ÿ         Exploração de diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, com força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades do seu corpo;
Ÿ         Controle gradual do próprio movimento, aperfeiçoando-se aos recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
Ÿ         Utilização dos movimentos de preensão, encaixe, lançamento para ampliar suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos;
Ÿ         Apropriação progressiva da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo;

Música:
Ÿ          Exploração e identificação de elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
Ÿ         Percepção e expressão de sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais;


Artes Visuais:
Ÿ         Interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
Ÿ         Produção de trabalho de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Ÿ         Linguagem Oral e Escrita:

Falar e Escutar:
–                      Uso da linguagem oral para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências e sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano;
–                 Elaboração de perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa;
–                Participação em situações que envolvem a necessidade de explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista;
–                Relato de experiências vividas e narração de fatos  em seqüências temporal e causal;
–                Reconto de histórias conhecidas com aproximação às características da história original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor;
–                Conhecimento e reprodução oral de jogos verbais, como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.

Práticas de Leitura:
Participação nas situações em que os adultos lêem textos de diferentes gêneros, como contos, poemas, notícias de jornais, informativos, parlendas, trava-línguas, etc.;
–                      Participação em situações que as crianças leiam, ainda que não o façam de maneira convencional;
–                      Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário;
–                      Observação e manuseio de materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos, etc., previamente apresentados ao grupo;
         –         Valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento.

Ÿ         Práticas de Escrita:
–        Participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita;
         –         Escrita do próprio nome em situações em que isso é necessário;
–                      Produção de textos individuais e/ou coletivos ditados oralmente ao professor para diversos fins;
–                      Prática de escrita do próprio punho, utilizando o conhecimento de que dispõe, no momento, sobre o sistema de escrita em língua materna;
–                                              Respeito pela produção própria e alheia. 

Ÿ         Natureza e Sociedade:
– Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar:
–                      Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de comunidade e de outras;
–                      Conhecimento de modos de ser, viver e trabalhar de alguns grupos sociais do presente e do passado;
–                      Identificação de alguns papéis sociais existentes em seus grupos de convívio, dentro e fora da instituição;
–                      Valorização do patrimônio cultural do seu grupo social e interesse por conhecer diferentes formas de expressão cultural.
Ÿ         Os lugares e suas paisagens:
–                            Observação da paisagem local (vegetação, construções, rios, irrigação…);
–                      Utilização, com ajuda dos adultos, de fotos, relatos e outros registros para a observação de mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
–                      Valorização de atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente.
Ÿ         Objetos e processos de transformação:
–                            Participação em atividades que envolvam processo de confecção de objetos;
–                      Reconhecimento de algumas características de objetos produzidos em diferentes épocas e por diferentes grupos sociais;
–                      Conhecimento de algumas propriedades dos objetos: refletir, ampliar ou inverter as imagens, produzir, transmitir ou ampliar sons, propriedades ferromagnéticas, etc.;
–                      Cuidados no uso dos objetos do cotidiano, relacionados à segurança e prevenção de acidentes, e à sua conservação.
Ÿ         Os seres vivos:
–                            Estabelecimento de algumas relações entre diferentes espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
–                      Conhecimento dos cuidados básicos de pequenos animais e vegetais  por meio da sua criação e cultivo;
–                      Conhecimento de algumas espécies da fauna e da flora brasileira e mundial;
–                      Percepção dos cuidados necessários à preservação da vida e do meio ambiente;
–                      Valorização da vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
–                      Percepção dos cuidados com o corpo, à prevenção de acidentes e à saúde de forma geral;
–                      Valorização de atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletiva.
Ÿ         Os fenômenos da Natureza:
–                            Estabelecimento de relações entre os fenômenos da natureza de diferentes regiões (relevo, rios, chuvas, secas) e as formas de vida dos grupos sociais que ali vivem;
–                       Participação em diferentes atividades envolvendo a observação e a pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento;

Matemática:
Ÿ         Números e sistema de numeração:
–                                  Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
–                      Utilização de noções simples de cálculo mental como ferramenta para resolver problemas;
–                      Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais;
–                      Identificação da posição de um objeto ou número numa série, explicitando a noção de sucessor e antecessor;
–                      Identificação de números nos diferentes contextos em que se encontrem;
–                      Comparação de escritas numéricas, identificando algumas regularidades.
Ÿ         Grandezas e medidas:
–                                  Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas;
–                Introdução às noções de medidas de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais;
–                Marcação do tempo por meio de calendários;
–                Experiências com dinheiro em brincadeiras ou em situações de interesse das crianças.
Ÿ         Espaço e forma:
–                                  Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando o vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário essa ação;
–                      Exploração e identificação de propriedades geométricas de objetos e figuras, como formas, tipos de contornos, bidimensionalidade, tridimensionalidade, faces planas, lados retos etc.;
–                      Representações bidimensionais, e tridimensionais de objetos;
–                      Identificação de pontos de referência para situar-se e deslocar-se no espaço;
–                      Descrição e representação de pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência.

Movimento:
Ÿ         Expressividade:
–                                  Utilização expressiva intencional do movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
–                            Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos;
–                            Valorização e ampliação das possibilidades estéticas do movimento pelo conhecimento e utilização de diferentes modalidades de dança;
–                            Percepção das sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo.
Ÿ         Equilíbrio e coordenação:
–                                  Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar etc., para ampliar gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;
–                      Utilização dos recursos de deslocamento e das habilidades de força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos e brincadeiras dos quais participam;
–                      Valorização de suas conquistas corporais;
–                      Manipulação de materiais, objetos e brinquedos diversos para aperfeiçoamento de suas habilidades manuais.

Música:
Ÿ         O fazer musical:
–                                  Reconhecimento e utilização expressiva, em contextos musicais das diferentes características geradas pelo silêncio e pelos sons: altura (graves ou agudos), duração (curtos ou longos), intensidade (fracos ou fortes) e timbre (característica que distingue e personaliza cada som);
–                      Reconhecimento e utilização das variações de velocidade e densidade na organização e realização de algumas produções musicais;
–                      Participação em jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;
–                      Repertório de canções para desenvolver memória musical.
Ÿ         Apreciação musical:
–                                  Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas da produção musical brasileira e de outros povos e países;
–                Reconhecimento de elementos musicais básicos: frases, artes, elementos que se repetem etc. (a forma);
–                Informações sobre as obras ou vidas e sobre seus compositores para iniciar seus conhecimentos sobre a produção musical.

Artes Visuais:
Ÿ         O fazer artístico:
–                            Criação de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de sue próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, voluma, espaço, textura etc.;
–                      Exploração e utilização de alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar, modelar etc.;
–                      Exploração e aprofundamento das possibilidades oferecidas pelos diversos materiais, instrumentos e suportes necessários para o fazer artístico;
–                      Exploração dos espaços bidimensionais e tridimensionais na realização de seus projetos artísticos;
–                      Organização e cuidado com os materiais no espaço físico da sala;
–                      Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo;
–                      Valorização de suas próprias produções, das de outras crianças e da produção de arte em geral;

TEMAS TRANSVERSAIS:
§  Ética:
–          Dignidade do ser humano;
–          Respeito mútuo;
–          Justiça;
–          Diálogo;
–          Solidariedade.
–          Diferenças biológicas e culturais entre os sexos.
§  Pluralidade Cultural:
–          Identidade Cultural;
–          Outras formas de expressão cultural;
–          Linguagem regional (variação lingüística).
§  Meio Ambiente:
–          Ciclos naturais e fluxos de energia;
–          Relações da sociedade com a natureza;
–          Patrimônio natural e cultural (limite para o uso dos recursos);
–          Combate ao consumismo e ao desperdício.
§  Saúde:
–          Higiene e saneamento básico;
–          Primeiros socorros;
–                            Campanhas de prevenção de doenças.

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Ÿ         Análise, leitura, releitura, produção, reprodução e interpretação de textos;
Ÿ         Jogos de atenção (memória, negação, enumeração, quebra-cabeças, etc);
Ÿ         Apresentações orais (relatos de experiências, exposição de pontos de vista);
Ÿ         Formulação coletiva e individual de conclusões e explicações sobre o tema em questão;
Ÿ         Trabalho em grupo;
Ÿ         Pesquisas, coleta de dados em diferentes fontes de informações, como objetos, fotografias, documentários, livros, mapas, relatos de pessoas e outras;
Ÿ         Comparação de dados e estabelecimento de relações;
Ÿ          Leitura e interpretação de registros, como desenhos, fotografias e maquetes;
Ÿ                 Registro de informações, utilizando diferentes formas: desenhos, textos orais ditados ao professor, comunicação oral registrada em gravador etc.;   

 AVALIAÇÃO

            A avaliação deve ser processual. Desta forma, o professor deve considerar a variedade de habilidades trabalhadas, tais como:
§   Análise da evolução das hipóteses de leitura e escrita das crianças (através de observações e registros);
§  Expressão oral (debates, participação em sala de aula, exposição e argumentação de idéias, leituras de imagens, relatos de experiências);
§  Expressão corporal (participação em dramatizações, jogos de simulação);
§  Expressão plástica (desenhos, pinturas, colagens, dobraduras, painéis, cartões);
§   Expressão escrita (em textos produzidos, ainda que de forma não convencional).

Bibliografia:

BRASIL.  Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Volumes I, II e III. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

            Endentemos por professor-alfabetizador, não apenas o que trabalha com as duas séries iniciais, ou com o ciclo básico na área de língua materna. Professor-alfabetizador tanto é o de língua, quanto a matemática, ciências, geografia e história. Enfim, é todo o professor facilitador da compreensão ativa dos textos como expressão da realidade do mundo.
            A alfabetização é um processo aberto que não se fecha numa série determinada ou em um suporte particular de texto.  Inicia-se muito antes do ingresso da criança na instituição escolar através da leitura das vivências adquirida no convívio com as pessoas, nos materiais e nos processos de seu entorno. Amplia-se gradativamente e sistematiza-se no ambiente escolar se este for propiciador de experiências que permitam ao alfabetizando transformá-las em vivências significativas propícias para a construção do próprio conhecimento.
            Ao elaborar este material tomamos como fundamento à utilização de um material didático que possibilite ao aluno a interação com uma maior diversidade de produções textuais. A heterogeneidade textual deverá conduzi-lo a uma capacidade mais ampla de decodificar e interpretar não apenas o mundo do texto, mas de estabelecer relações com outros suportes, compreendendo o mundo na diversidade de sua linguagem.
            Qualquer material didático deve ser entendido como mais um material de apoio para o desenvolvimento de uma proposta.
PONTOS A SEREM ANALISADOS:
§  ATIVIDADES DE CASA: as atividades de casa são importantes para a criança rever conceitos que já foram trabalhados em sala de aula.
§  INTERAÇÃO: é interagindo que estaremos aprendendo. Para proporcionar a interação, convém variar a distribuição das carteiras e incentivar o trabalhoem grupos. Emdeterminadas ocasiões, é muito produtivo abandonar o espaço físico da sala de aula e buscar outros ambientes, outros espaços propícios, à interação.
    Evidentemente, não podemos cair no radicalismo de negar os trabalhos individuais, ocasião em que a criança tem um importantíssimo momento seu, particular.
§  TROCA DO SABER: é muito importante valorizar o saber de cada um. Pode-se instituir o dia da “troca do saber” na classe ou com outras classes da mesma escola ou ainda com outras escolas. Essas atividades são enriquecedoras e possibilitam o diálogo, a troca de informações, sobre vivências culturais e sociais, permitindo a interação entre pessoas onde cada um aprende e cada um ensina. É no relacionamento com o outro, com o meio, que se constrói o conhecimento.
§  INTERDISCIPLINARIDADE: o conhecimento é cada vez mais universal e o ensino moderno, acompanhando essa tendência, deve realçar e aprofundar as relações interdisciplinares. Cabe ao professor atuar como mediador dessas relações e promover a integração entre as diversas áreas, para que o aluno seja capaz de construir uma visão holística do mundo, de adquirir e elaborar conhecimentos na sua totalidade, de “crescer” como pessoa e socializar-se.

Todas as ações geradoras devem possibilitar o trabalho interdisciplinar. Desta forma o trabalho com séries iniciais requer a integração das seguintes áreas: Língua Portuguesa com  Artes e Ensino Religioso, História com  Artes e Ensino Religioso, Matemática com Educação Física.


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