Contador de post e comentários

domingo, 20 de março de 2016

Cartilha para colaboradores

CARTILHA  PARA COLABORADORAS DO BERÇÁRIO ESCOLA ESPAÇO KIDS

Neste manual, você encontrará os procedimentos e regras básicas para sua atuação em nossa equipe.

É um prazer tê-lo como colaborador de nossa empresa !

O que esperamos de você?

Registro da Jornada de Trabalho FOLHA DE PONTO
• É dever de todo colaborador cumprir o horário de trabalho estipulado, não sendo tolerados atrasos superiores a (15) minutos na hora de chegada, ou antecipação da saída por semana. casos especiais deverão ter autorização imediata;
• A folha de ponto deverá ser assinada todos os dias, ao chegar e ao sair;
• Assine presença apenas no dia em que efetivamente trabalhar, pode acontecer algum imprevisto e você poderá não trabalhar todos os dias até o final do mês;
• É proibido aos colaboradores registrar a jornada de trabalho de outro colaborador.
• Tenha bastante atenção ao assinar sua folha de ponto, pois é um documento da empresa, ao rasurar, não passe corretivo, procure seu supervisor e oriente-se a respeito._
•  Você deverá cumprir sua diária de trabalho das ____ às _____, com intervalo de refeição das ____ às __________.


• O Código de Conduta serve para orientar as ações dos colaboradores  explicar a postura que cada um deve adotar diante das situações profissionais do dia-a-dia.

  1. POSTURA E APRESENTAÇÃO PESSOAL


Sua apresentação pessoal é o cartão de visitas da nossa empresa, por isso esperamos que você sempre se apresente ao trabalho com uniforme completo, limpo e passado.

• Você deve observar antes do inicio do dia de trabalho se o seu uniforme está completo ( camiseta, calça , avental, touca e sapato fechado ) , são proibidos  AVENTAIS AMARROTADOS E SUJOS, e o uso de sandálias abertas, tipo chinelos ou rasteirinhas .
• Cabelos devem serem presos com redes e arrumados com gel, ou então, as toucas descartáveis devem ser usadas diariamente.
É PROIBIDO O USO DE CELULAR DENTRO DAS DEPENDENCIAS DA ESCOLA, SENDO QUE,  OS MESMOS SÓ PODERÃO SER USADOS NOS HORÁRIOS DE ALMOÇO E LANCHE ! OS MESMOS DEVERÃO SER DEIXADOS DENTRO DA CAIXA NA SECRETARIA DA ESCOLA .
• Mantenha as  unhas sempre aparadas, com esmalte de cor clara,  usando um batom de cor leve, e esteja sempre  sorridente !

•Ao trocar as fraldas de uma criança, use luvas descartáveis e SEMPRE LAVA AS MÃOS , DEPOIS DE TROCAR AS FRALDAS.

Higiene bucal – a boca deve estar sempre limpa e os dentes bem escovados utilizando pasta de dente, dando bom exemplo às crianças e companheiros de trabalho. Use o fio dental regularmente entre os dentes e a gengiva. A higiene bucal é fundamental para o bem-estar de todos.

• Cheiros – perfumes e cremes não devem ser usados, em especial aqueles que têm cheiro forte e ativo, pois podem desencadear ou agravar quadros alérgicos. Cigarros são expressamente proibidos na área da creche2, pois causam danos à saúde de todos.

• Luvas – são grandes aliadas em prol da higiene e da segurança, inclusive para proteger ferimentos, mesmo que superficiais, evitando infecções. As luvas podem ajudar muito, desde que sejam macias, descartáveis e que não machuquem as crianças nem os adultos. O uso da luva é recomendado nos casos de lesões eventuais, para se proteger de sangue, pus, catarro, diarreia, lesões de pele e outros. Cada luva deve ser utilizada apenas uma vez e descartada após o uso. SEMPRE USE AS LUVAS DESCARTÁVEIS  PARA TROCAR FRALDAS


OBSERVAÇÕES PARA O BERÇÁRIO :

No play ground,:

·         as crianças deverão serem “soltas” para que possam engatinhas e os bebês que ainda não engatinham, devem ficar no bebê conforto , SEMPRE EM CIMA DO TAPETE DE BORRACHA.
·         Os bebês que ficam nos carrinhos devem ficar neste , fora do tapete.
·           Nunca deixe o bebê conforto no chão, fora o tapete de borracha.
·         A tomada existente neste local deve estar sempre tampada
·         Não permitir que os bebês fiquem balançando as grades.
·         Mamadeiras e chupetas jamais devem ficar sobre as mesas, as mamadeiras usadas devem ser imediatamente levadas para cozinha.
·         É expressamente proibido dar qualquer tipo de doces, frutas e qualquer alimento que não esteja no cardápio para os bebês e toda solicitação das mães para administração de remédios e alimentos , estas deverão ser orientadas a procurar a direção e /ou anotar na agenda.


Na sala de estimulação :


A GRADE DA ESCADA DEVERÁ FICAR SEMPRE TRANCADA !


O ventilador deverá permanecer ligado e DESLIGADO SEMPRE QUE NÃO HOUVER CRIANÇAS NA SALA.
·           Nenhuma mamadeira ou copo deverá ficar em cima da bancada após o uso, deixe tudo dentro do organizador, e a cada 01 hora, peça para a auxiliar da cozinha para vir buscar o organizador para que as mamadeiras possam se lavadas e esterelizadas.
·           O lixo deve sempre ter sacolinha plástica e ser retirado ao fim do dia.

• Os brinquedos devem estar limpos e organizados (no caso de brinquedos quebrados, encaminhe à direção-NÃO COLOQUE FORA SEM ANTES PERGUNTAR) Os brinquedos devem ser limpos diariamente com álcool e pano , e as monitoras devem se revezar para fazer isso .

• Haverá uma caixa na sala com copos , toalha e pratos descartáveis para uso na sala.
·           É expressamente proibido que as monitoras fiquem descalças ou sem o propé sobre o tapete de borracha, bem como que deitem sobre o mesmo....sempre que uma monitora estiver sentada , outra deverá estar de pé, para evitarmos acidentes.

·           Em caso de choro exaustivo de uma criança, esta deve ser retirada da sala de estimulação e levada para o espaço mamy.

·           As tias do berçário deverão respeitar o horário de lanche, estando expressamente proibido comer na sala de sono e nas salas de estimulação e usar celular dentro do berçário .

·           O som do berçário deverá estar sempre ligado com musicas suaves que serão  determinadas pela direção.


Na sala do trocador/ Banheiro   :


·                Os colchonetes do trocador deverão estar sempre com lençóis descartáveis e na falta destes, com lençóis de pano da escola.
·                O lixo deve ser retirado a cada 01 hora, sendo recolhido e descido pelas monitoras em revezamento ( após, lavar as mãos )
·                Os colchonetes devem ser limpos todos os dias, de manhã , com álcool e pano úmido.
·                As fraldas devem ser trocadas a cada 02 horas, se não houver necessidade de trocá-las antes, e a berçarista deverá usar álcool em gel nas mãos antes de trocar o bebê, e após ter feito a troca.
·                Ao proceder o banho em uma criança, a sua caixa organizadora deverá
estar sobre o trocador , e sua roupa limpa também, a roupa suja, imediatamente ao ser retirada da criança, deve ser colocada dentro do saco plástico , que já deverá conter o nome da criança, este saco deverá ser retirado todos os dias da mochila.

·                 Após finalizar o banho de uma criança, retornar todos seus pertences para dentro da caixa organizadora, antes de pegar outra criança, bem como estender a toalha no cabideiro .
·                As caixas organizadoras, devem ser limpas toda sexta feira, pelas auxiliares, com veja e pano úmido, por fora.
·                 Verificar se há algum material de higiene pessoal da criança que deverá ser reposto e avisar a coordenadora.
·                VERIFICAR SE HÁ ALGUMA CRIANÇA QUE NÃO PODE MOLHAR OS CABELOS E LHE COLOCAR TOUCA ANTES DO BANHO.
·                Higiene do nariz – utilizar lenços descartáveis, pois a prática da  higiene nasal evita o surgimento de doenças. Aproveite para ensiná-las a cuidar de si, disponibilizando lenços de papel quando solicitado por elas, mas supervisione bem estas ações, sem esquecer que, em seguida, é preciso lavar as mãos.
·                Na bancada de banho, todos os sabonetes devem estar guardados nas saboneteiras e tudo organizado, com o tapete anti- derrapante à beira da bancada .
·                A banheira deve ser higienizada com a solução desinfetante adequada , a cada banho tomado por cada criança, e uma auxiliar deve levar a mesma , após o banho da tarde, todos os dias para a lavanderia e a lavar com detergente liquido e bucha.
·                Um rodo e pano , devem ficar na sacada, e após o banho, uma auxiliar deve sempre secar o banheiro .
·                A porta da sacada dever ficar sempre trancada e a chave pendurada.
·                Na sexta feira , o lençol  e a toalha da criança deverão ser colocados na mochila para serem enviados para casa, para lavagem.

Na sala do Soninho : 


·                Os berços devem sempre estarem forrados com o lençol da escola por baixo e o lençol da criança por cima.
·                Os berços devem conter o nome da criança , impresso e afixado com fita adesiva.
·                Os berços devem estar sempre vazios, não se podendo deixar ali, brinquedos e objetos de nenhuma espécie.
·                TOALHAS , FRALDAS OU MANTAS JAMAIS DEVEM SER ESTENDIDAS NOS BERÇOS- há um varal de chão para isso.
·                Mamadeiras não devem ser deixadas em nenhuma hipótese, dentro do berço.
·                O ventilador deve ser ligado sempre na hora do sono, e as crianças que a mãe tiver solicitado que não fique exposta ao ventilador, deverá ficar no berçário ao lado ( SEM VENTILADOR LIGADO )
·                SEMPRE NA HORA DO SONO, UMA MONITORA DEVERÁ FICAR SENTADA NA SALA DO SONINHO.
·                 Nenhum objeto deverá ficar exposto nas bancadas das salas de soninho e/ou espaço mamy.
·                O espaço mamy deverá conter apenas um berço ( onde será colocada a criança em eventual febre – até que os pais cheguem – QUARENTENA ) a poltrona da mamãe e uma mesinha com um brinquedo em cima.
·                O banheiro do Espaço Mamy não deverá ser usado para banhos .


Ao sair do berçário verifique TODAS as janelas  estão  fechadas, bem como TODOS OS VENTILADORES, SOM E UMIDIFICADOR DESLIGADOS.



CUIDADOS IMPORTANTES :

Tomadas / Fiação – é ideal que estejam acima do alcance das crianças e, quando não for possível, que sejam resguardadas por protetores apropriados e estejam ocultas por mobiliário. Atenção ainda aos aparelhos conectados a elas. Além do risco de choques elétricos, eles oferecem o risco de quedas do próprio objeto e de tropeços para crianças e adultos. Assegure-se de que estejam em local firme e, tanto o aparelho quanto o fio, fora do alcance das crianças.

Fios, cordas – qualquer fio ou corda deve estar fora do alcance das crianças, pois há o risco de enforcamento e, quando utilizados em atividades, a supervisão deve ser feita durante toda a execução das mesmas.

Sacos plásticos - apesar de fazerem parte do cotidiano e dos pertences da criança, exigem de nós total atenção, pois podem causar sufocamento.
Murais – são importantes veículos de comunicação, porém é preciso prestar atenção às miudezas que nele são fixadas. Alfinetes, grampos, tachinhas, imãs pequenos etc. não devem ser usados, nem mesmo em murais altos. Recomendamos o uso de fitas adesivas sempre.
Portas oferecem riscos e requerem cuidado no manejo:
*Portas que separam espaços de acesso exclusivo de adultos devem estar sempre trancadas. Os trincos das portas devem estar fora do alcance das crianças.

*Há boas opções de protetores de borracha para as portas, assim como ganchos, que protegem a criança de batidas bruscas. Atenção para que sejam colocados também fora do alcance das crianças

Atenção redobrada às chaves. O ideal é mantê-las na caixa organizadora em cima da bancada , longe do alcance das crianças.


Deixar ao alcance das crianças apenas aquilo que elas podem manusear sem riscos. Tenha o máximo de vigilância com tesouras, vassouras, produtos de limpeza (estes devem ser guardados fora da sala das crianças e fora do alcance delas) etc. Faça uma análise criteriosa dos livros e brinquedos que serão disponibilizados.

Crianças não podem ficar desacompanhadas nunca, nem quando estão dormindo. Precisamos estar presentes, atentos e observando-as constantemente para detectar qualquer evento, tal como um engasgo inesperado ou uma febre repentina para podermos agir em tempo hábil.



AGENDA E COMUNICAÇÃO COM OS PAIS



• A agenda diária é de responsabilidade da professora da turma, É PROIBIDO ERROS DE PORTUGUÊS NOS BILHETES E AGENDAS (SE TIVER DUVIDA, NÃO ESCREVA!)

• As agendas devem ser cuidadas e com capricho(ao notarem rasuras, rasgados etc) avisem a Direção(A DIREÇÃO TOMA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS)



CUIDADOS NA HORA DAS REFEIÇÕES :


Os alimentos devem ser servidos em temperatura adequada para a criança.

A prática de o adulto soprar o alimento deve ser abolida, por conta da vasta disseminação de micro-organismos.

Mamadeiras e chupetas são exclusivamente de uso individual.

Todo o material deve estar marcado com o nome de cada criança.

As escovas de dente devem dispor de protetores que impeçam o contato de uma com a outra e devem ser guardadas separadamente.

Algumas recomendações são importantes para evitar aspiração de corpo estranho na alimentação:

Ofereça alimentos em pedaços pequenos, de acordo com cada faixa etária. Ensine as crianças a mastigar bem os alimentos.
Evite alimentos como sementes, amendoim, balas duras e outros que possam favorecer o engasgo.

A criança deve alimentar-se sempre sentada. Não ofereça alimentos enquanto elas correm, andam ou brincam. AS CRIANÇAS DO BERÇÁRIO DEVEM FAZER AS REFEIÇÕES EM CADEIRÕES PRÓPIOS PARA ISSO, E AS TIAS DO BERÇÁRIO AO OFERECEREM FRUTAS DEVEM USAR LUVAS DE BORRACHA. 

Não esquente as mamadeiras no forno de micro-ondas, pois há riscos graves de queimaduras da boca e da garganta. Verifique a temperatura dos alimentos antes de oferecê-los.

Ø    As mamadeiras ( Berçário ) , devem estar prontas dez minutos antes do horário da criança mamar.

Ø    Deve ser oferecido à criança um copo de água a cada 02 horas.



CUIDADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS :


Apresentação de receita médica com data atual, onde deverá estar escrito, pelo(a) médico(a), o nome da criança, o nome do remédio e a dosagem indicada. A cópia da receita deve permanecer na creche.
* Registro, na agenda, das orientações quanto à medicação (horário, dosagem, cuidados com a conservação do medicamento...), com a assinatura do responsável.
* Na entrega do remédio, atentar para o prazo de validade.
* A embalagem deve estar identificada com nome e sobrenome da criança e respectiva turma.
*Verificação, ao final do dia, se os remédios estão sendo devolvidos.



OBSERVAÇÕES PARA A HORA DA SAIDA :

- Verificar as agendas, se foram preenchidas
- Verificar se as roupas sujas estão dentro das mochilas.
- Verificar se as fraldas  de pano , estão retornando , diariamente dentro das mochilas no fim do dia.
- Verificar se a criança está com a sua chupeta.
- Verificar se a criança está com cabelo arrumado e rosto , mãos e pés limpos ( se não tiver, favor limpar com lenço umedecido ) .
- Para o berçário : Verificar se a criança está com a sua chupeta, se está levando de volta cobertor ou manta ( que venha diariamente ) , bem como mamadeira ( que venha e volte diariamente )  e o leite, se for o caso dos pais terem solicitado.



DIREITOS E DEVERES DOS COLABORADORAS

SALÁRIO E FÉRIAS
• Sua remuneração será paga por meio de crédito bancário até a meia note do 5º dia útil do mês subsequente ao vencido.
• A cada 12 meses trabalhados, a partir da data de admissão, você tem direito a um período de trinta dias de férias. Sendo que o empregador quem determinará o período que você poderá sair de férias conforme a possibilidade da empresa no momento. O valor correspondente às férias mais 1/3 será creditado na conta corrente do colaborador.
ATENÇÃO:
• Quando você sai de férias, recebe um adiantamento de salário e não um pagamento extra.
• Você deverá trazer sua CTPS (carteira de trabalho) para atualização, e assinar o seu recibo de férias

AFASTAMENTO


POR MOTIVO  DE DOENÇA

• Se o funcionário estiver de atestado médico por um período superior a 15 dias, entrará com pedido de auxílio doença pelo INSS.
Procedimentos:
• Ausência do trabalho ou doença deverá ser justificada a supervisão e posteriormente a área de RH, se a falta for justificável (doença, morte de familiar, etc) o supervisor poderá proibir a falta do colaborador;
• Em caso de ausência por motivo de acidente ou doença, o colaborador ou um representante legítimo deverá comunicar obrigatoriamente a área de RH. No prazo de 48 horas (02) dias, só serão aceitos atestados devidamente preenchidos (código da doença, assinatura e carimbo do médico sem rasuras). Caso a empresa tenha disciplinado internamente os critérios de aceitação dos atestados médicos e o colaborador
descumpriu tais normas, pode ocorrer o desconto dos dias correspondentes em folha  de pagamento;

LICENÇA  MATERNIDADE

• Toda funcionária gestante tem o direito ao auxílio maternidade após 1 (um) ano de contribuição ao INSS 9, ou seja, no mínimo 1 ano de carteira assinada;
• A funcionária deverá encaminhara empresa o atestado médico para dar entrada na sua licença maternidade (peça orientação ao seu médico);
• O salário maternidade é custeado pelo INSS.

VALE TRANSPORTE

O vale transporte será entregue semanalmente, e para ter direito de receber o Vale Transporte você deve informar a empresa:
• Seu endereço residencial, atualizando-o anualmente ou sempre que ocorrer alterações, sob pena da suspensão do vale transporte até que efetive a referida  alteração;
• Os serviços e meios de transporte mais adequado ao seu deslocamento – residência/trabalho e vice-versa;
• Você deve firmar declaração de que utiliza o vale transporte exclusivamente para seu efetivo deslocamento residência/trabalho e vice-versa, estando ciente de que a declaração falsa ou o uso indevido constituem falta grave, passível de  punições na forma da lei. A empresa desconta do empregado, a título de vale  transporte 6% do seu salário limitado ao teto da passagem (conforme legislação).

FALTAS  GRAVES
Faltas justificadas sem desconto de salário:
• Casamento: três dias consecutivos;
• Falecimento do cônjuge: dois dias consecutivos;
• Licença paternidade: cinco dias consecutivos;
• Licença maternidade: cento e vinte dias corridos, mediante a apresentação do atestado médico devidamente homologado;
Faltas com alteração (prejuízo) no salário:
• Licença médica que ultrapasse quinze dias, o salário será pago pelo INSS a partir do 16o dia do afastamento, até o retorno no trabalho;
• Licença em caso de acidente de trabalho o salário será efetuado pelo INSS a partir do 16o dia, até o retorno ao trabalho. Neste caso o FGTS é depositado pela empresa normalmente; atestados médicos de acompanhamento de algum membro da família (justifica, mas não abona falta).



DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

Constituem motivos para rescisão do contrato por justa causa pelo
empregador
• Ato de improbidade;
• Má conduta;
• Condenação criminal do empregado, passado em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;
• Desídia (preguiça) no desempenho das respectivas funções;
• Embriaguez habitual ou em serviço;
• Violação de segredo da empresa;
• Ato de indisciplina ou de insubordinação;

MEDIDAS DISCIPLINARES 

ADVERTÊNCIA

Advertência pode ser verbal ou escrita e ocorre por:
• Sucessivos atrasos;
• Comportamento faltoso;
• Desrespeito à chefia imediata;
• Desempenho inadequado proposital;
• Outros motivos considerados pertinentes.

SUSPENSÃO 


• Caso o empregado já tenha sido advertido por escrito ou tenha cometido falta que seja punível coma dispensa por justa causa, a empresa poderá aplicar a suspensão pelo número de dias proporcional ao ato praticado pelo empregado.
Importante:
• Em caso de recusa em assinar a advertência ou suspensão, duas testemunhas assinarão o documento informando sobre a recusa.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


• Incentivamos e esperamos a participação de todos os colaboradores com novas  ideias, sugestões e críticas, num ambiente de respeito, seriedade e lealdade.
• O critério de admissão e promoção será o atendimento do perfil para cada função. Não haverá discriminação de religião, nacionalidade, sexo, opção sexual, idade, cor e estado civil.
• É bem considerado aquele que esta disposto a aprender com os erros, reconhece-los e não repeti-los. Merece destaque quem assume responsabilidade por aquilo que diz e faz.
• Contamos com a competência e a dedicação de nossos colaboradores para levar um serviço de qualidade aos nossos clientes.
• Firmamos que é terminantemente proibido aos funcionários solicitar presentes, gratificações ou qualquer vantagem pessoal a clientes ou prestadores de serviços.
• Não utilizar matérias, produtos da empresa para fins particulares.
• Não é permitida a venda de qualquer produto ou mercadoria dentro dos postos e durante o horário de trabalho.
• É proibido o uso de imagens e fotos das crianças, ou das dependências do berçário em sites , blogs , bem como  redes sociais da rede mundial de computadores, INTERNET.
• Os  uniformes são individuais e intransferíveis, E DEVERÃO SER DEVOLVIDOS NO ATO DE DESLIGAMENTO DO FUNCIONÁRIO DA EMPRESA, sendo proibido o empréstimo ou utilização do uniforme fora das dependências da escola e em atividades inadequadas em qualquer nível.


Declaro estar ciente de ter recebido o Manual do  Colaborador, que contém todas as informações necessárias para o esclarecimento de dúvidas de nossos colaboradores.
___________________________________________
Nome Legível
____________________________________________
assinatura



Goiânia, ______ de __________ de 2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário