Contador de post e comentários

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016


Berçário Escola Flamboyant Kids

 “Um lugar para crescer e ser feliz“

 

 

PROJETO: OLIMPÍADAS NA ESCOLA 2016

 

Será dividido em duas etapas:

Sendo a primeira: Esportes para Brincar e ser Saudável.

Segunda etapa: Projeto Olimpíadas

 

SUBPROJETO: ESPORTES PARA BRINCAR E SER SAUDÁVEL.

 

1° Bimestre/2016 – Período duração – Janeiro, Fevereiro e Março.

Clientela – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

 

JUSTIFICATIVA

             A justificativa desse projeto se dá pela necessidade de trabalhar jogos, brincadeiras e uma alimentação saudável como parte dos conteúdos trabalhados na escola. Entende-se que os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com os demais. O tema Esportes para brincar e ser saudável, também busca incentivar uma boa alimentação, pois faz parte da vida de um atleta uma alimentação saudável. Desta forma, fica claro que os jogos, brincadeira e uma boa alimentação formam um conjunto muito importante na construção de uma vida saudável. 

           Os jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano da criança. Através deles, a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo constitui-se em “uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se pode ganhar ou perder”. (QUEIROZ, 2003, pg.158).

          Desta forma, este projeto visa um trabalho que envolve jogos e brincadeiras específicas para cada idade, além de trabalhar a importância de uma alimentação saudável. É importante que o educador faça um trabalho partindo do contexto do aluno, trabalhando de forma lúdica cada modalidade, pois a prática dos jogos e brincadeiras traz significativas contribuições para a aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o desenvolvimento da capacidade afetiva, cognitiva, física, emocional e social.

OBJETIVO GERAL

        Este projeto tem por objetivo conscientizar sobre a importância de se trabalhar o esporte, por meio de Jogos, Brincadeiras e uma alimentação balanceada, pois os jogos e brincadeiras constituem-se por si só, situações de aprendizagem. As regras e a imaginação estimulam a criticidade e criatividade da criança promovendo avanços em seus comportamentos, tanto no que diz respeito ao relacionamento com os demais como também quanto à questões que envolvem a desinibição, oralidade, psicomotricidade, entre outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·      Conhecer o próprio corpo e suas funções;

·      Incentivar a linguagem corporal;

·      Desenvolver capacidade afetiva, cognitiva, física, emocional e social;

·       Estimular o respeito e o convívio com os outros e o trabalho em equipe;

·      Compreender que a saúde é construída também socialmente;

·      Identificar doenças causadas por falta de uma boa alimentação;

·      Identificar doenças causadas por falta de exercício físico;

·      Possibilitar o gosto pela alimentação saudável;

·      Identificar os conceitos de lateralidade e noção espacial;

·      Trabalhar o raciocínio lógico, a cooperação, criatividade e coordenação motora;

·      Trabalhar a importância das regras;

·      Trabalhar o conhecimento de direitos e deveres.

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

 

·           Pesquisas;

·           Dinâmicas;

·           Cartazes sobre alimentação;

·           Salada de frutas;

·           Cozinha experimental (alimentos saudáveis)

·           Discutir sobre hábitos de uma vida saudável.

·           Musicas;

·           Cartazes sobre esportes;

·           Brincadeiras;

·           Filmes.

 

AVALIAÇÃO

 

Durante o 1º bimestre, o professor observará o desempenho de cada aluno, bem como as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas, como: pesquisas, debates, trabalhos, produções de texto, atividades em folha e livro, avaliação escrita, relatórios e construção de objetos. Portanto, a avaliação será composta de atividades práticas e escrita.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

http://www. brasilescola.com/pedagogia/jogos-brincadeiras-na-construcao-das-aprendizagens-crianca

http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/jogos-brincadeiras-no-processo-aprendizagem

 


 

SUBPROJETO: OLIMPÍADAS NA ESCOLA 2016

JUSTIFICATIVA

O Berçário Escola Flamboyant Kids preocupado com o bem estar dos nossos alunos e pela proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades do desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela força da mídia, são de interesse das crianças. Exatamente por isso, é um tema capaz de gerar dezenas de oportunidades para darmos aulas mais atraentes, proporcionando assim uma maior participação do aluno.

Além disso, historicamente é sabido que, a prática esportiva é estimulante e uma ótima terapia. Portanto, cabe a nós, professores, direcionar nossos educandos para uma prática desportiva que venha a favorecer a melhoria da qualidade de vida.

 

Objetivo Geral:

  • Contextualizar o evento esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social.

Objetivos Específicos:

  1. Estimular o conhecimento de algumas modalidades esportivas (vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc;);
  2. Estimular a coordenação motora;
  3. Estimular a cooperação, socialização;
  4. Estimular a competição saudável;
  5. Estimular o espírito desportivo;
  6. Estimular e desenvolver a curiosidade e o interesse por outras culturas;

Sondagem para introduzir o tema

Através de questões simples com:

O que vem a ser Olimpíada?

Como e onde surgiu?

Local da Olimpíada de 2016?

Em que período?

E outras questões a critério do professor.

Ações

  • Confecção de cartazes, painéis e mural.
  • Concurso para escolha do mascote da escola.
  • Confecção do mascote da escola e da Olimpíada .
  • Ornamentação da escola com as cores e símbolos olímpicos.
  • Palestra sobre o tema.
  • Apresentação de vídeo sobre o tema.
  • Ver com os alunos alguns trechos de jogos, aberturas ou apresentações artísticas.
  • Montagem do quadro informativo sobre a olimpíada.
  • Montagem do quadro sobre as curiosidades envolvendo as Olimpíadas.
  • Realizar a mini olimpíada na escola (as modalidade serão de acordo com o nível das turma) Ex.: Maiores ( handebol, voleibol, futsal, atletismo, jogo de damas etc), Menores( jogo de damas, corrida do saco, corrida do ovo, bola ao cesto, pique bandeira, cabo de guerra, boliche, câmbio,  queimada, carrinho de mão, atividades motoras, e estafetas etc).
  • Ensaio para apresentação com fitas, arcos etc.

 

Sugestão de atividades

 

  • Apresentações de ginástica olímpica
  • Oficinas
  • Álbum esportivo
  • Uso de histórias;
  • Criação de textos;
  • Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.
  • Pesquisa: Qual a cidade que irá sediar as Olimpíadas de 2016;
  • Pesquisa: Qual esporte meus familiares mais gostam?
  • Identificar as modalidades esportivas a serem disputadas na Olimpíadas.
  • Montar um circuito esportivo na escola;
  • Confeccionar o mascote das Olimpíadas de 2016;

Sugestão de atividades por área

Educação física

·         Realização de uma Mini-Olimpíada. (mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.);

·         Montar um circuito esportivo na escola ( para os menores);

·         Cerimônia de abertura e encerramento (entrega de medalhas) do Mini campeonato Olímpico de 2016;

·         Cada aluno vai explicar para a turma como é o esporte que pesquisou;

·         Identificar os símbolos de cada modalidade esportiva;

·         Apresentação de coreografias com ginástica artística;

·         Cartazes das modalidades preferidas que a turma pesquisou;

·         Mini campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.

Português

  • Textos informativos sobre o tema, ( jornais, revistas etc montagem feitas pelo professor)
  • Criação de textos; ( diferentes gêneros)
  • Elaboração de textos abordando a importância dos jogos para o país Sede levando em consideração os impactos e benefícios de tal evento na política, cultura, esporte, transporte etc.
  • Relatórios

·         Como se comunicam os atletas nas Olimpíadas.

  • Interpretar e produzir textos coletivos;
  • Relacionar cada esporte aos seus símbolos (desenho e escrita);
  • Trabalhar bilhetes, poesias, enviar recadinho para os atletas via internet.
  • Paródias

  • Álbum esportivo
  • Tirinhas etc.

 

Matemática

·         Vamos estudar a presença da Matemática nas Olimpíadas: geometria (formato dos campos e objetos utilizados), medidas (dos campos, nas competições – peso, medidas lineares, etc), tabelas, etc.

·         Realizar uma pesquisa para definir o a modalidade esportiva preferida na escola ou na turma, para a elaboração de gráficos e tabelas.

·         Gráfico dos esportes preferidos pela turma;

  • Problemas envolvendo as quatro operações (utilizando dados oficiais contidos em reportagem como recordes, etc);
  •  Jogos e brincadeiras lógico-matemáticas envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de contagem da pontuação, etc;

·         Identificar e representar formas geométricas dos estádios, piscinas, quadras, objetos usados nos jogos e campos que irão sediar os jogos;

·         Fazer um gráfico de medalhas conquistadas pelo Brasil.

  • Olimpíadas de fatos
  • Atividades de gráficos, tabelas etc.

Ciências

·         A saúde do atleta.

  • Textos informativos relacionados com as informações sobre a alimentação dos atletas (levantamento sobre as diferentes dietas, etc)

Geografia

  • Onde fica a cidade das Olimpíadas desse ano?

  • Verificar no mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;

História

  • Pesquisa: Qual a cidade que irá sediar as Olimpíadas de 2016;
  • Estabelecer a ordem cronológica dos acontecimentos Olímpicos;

Artes

  • Confecção do mascote;
  • Criação de desenhos e história em quadrinhos.
  • Confeccionar maquetes e bandeiras,

·         Encenações teatrais segundo os temas das pesquisas.

Ensino Religioso

·         Trabalhar o Juramento Olímpico (atitudes e valores, espírito esportivo);

Inglês

·         Tradução da música tema da Olimpíada 2016;

Culminância:

  • Cerimônia de encerramento do mini Campeonato Olímpico.
  • Entrega das medalhas
  • Exposição dos trabalhos realizados no decorrer do semestre.(Feira Cultural )

 

Bibliografia


Nenhum comentário:

Postar um comentário