Berçário
Escola Flamboyant Kids
“Um lugar para
crescer e ser feliz“
PROJETO: OLIMPÍADAS NA ESCOLA 2016
Será dividido em duas etapas:
Sendo a primeira: Esportes para Brincar e ser Saudável.
Segunda etapa: Projeto Olimpíadas
SUBPROJETO: ESPORTES PARA BRINCAR E SER SAUDÁVEL.
1° Bimestre/2016 – Período duração – Janeiro, Fevereiro e
Março.
Clientela – Educação Infantil e Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
A justificativa desse projeto se
dá pela necessidade de trabalhar jogos, brincadeiras e uma alimentação saudável
como parte dos conteúdos trabalhados na escola. Entende-se que os jogos e
brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se
relacionar com os demais. O tema Esportes para brincar e ser saudável, também busca
incentivar uma boa alimentação, pois faz parte da vida de um atleta uma
alimentação saudável. Desta forma, fica claro que os jogos, brincadeira e uma
boa alimentação formam um conjunto muito importante na construção de uma vida
saudável.
Os
jogos e brincadeiras devem fazer parte do cotidiano da criança. Através deles,
a criança pode estimular o desenvolvimento do seu raciocínio lógico, da
cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e socialização. Através do
jogo pode-se oportunizar aos alunos aprenderem a respeitar regras, discutir,
inventar, criar e transformar o mundo onde estão inseridos. Isso porque o jogo
constitui-se em “uma atividade organizada por um sistema de regras, na qual se
pode ganhar ou perder”. (QUEIROZ, 2003, pg.158).
Desta forma, este projeto visa um trabalho que envolve jogos e
brincadeiras específicas para cada idade, além de trabalhar a importância de
uma alimentação saudável. É importante que o educador faça um trabalho partindo
do contexto do aluno, trabalhando de forma lúdica cada modalidade, pois a
prática dos jogos e brincadeiras traz significativas contribuições para a
aprendizagem das crianças, pois proporciona a interação e propicia o
desenvolvimento da capacidade afetiva, cognitiva, física, emocional e social.
OBJETIVO GERAL
Este projeto tem por objetivo conscientizar sobre a importância de se
trabalhar o esporte, por meio de Jogos, Brincadeiras e uma alimentação
balanceada, pois os jogos e brincadeiras constituem-se por si só, situações de
aprendizagem. As regras e a imaginação estimulam a criticidade e criatividade
da criança promovendo avanços em seus comportamentos, tanto no que diz respeito
ao relacionamento com os demais como também quanto à questões que envolvem a
desinibição, oralidade, psicomotricidade, entre outros.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Conhecer o próprio corpo e suas funções;
·
Incentivar a linguagem corporal;
·
Desenvolver capacidade afetiva, cognitiva,
física, emocional e social;
·
Estimular
o respeito e o convívio com os outros e o trabalho em equipe;
·
Compreender que a saúde é construída também
socialmente;
·
Identificar doenças causadas por falta de uma
boa alimentação;
·
Identificar doenças causadas por falta de
exercício físico;
·
Possibilitar o gosto pela alimentação saudável;
·
Identificar os conceitos de lateralidade e noção
espacial;
·
Trabalhar o raciocínio lógico, a cooperação,
criatividade e coordenação motora;
·
Trabalhar a importância das regras;
·
Trabalhar o conhecimento de direitos e deveres.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
·
Pesquisas;
·
Dinâmicas;
·
Cartazes sobre alimentação;
·
Salada de frutas;
·
Cozinha experimental (alimentos saudáveis)
·
Discutir sobre hábitos de uma vida saudável.
·
Musicas;
·
Cartazes sobre esportes;
·
Brincadeiras;
·
Filmes.
AVALIAÇÃO
Durante o 1º
bimestre, o professor observará o desempenho de cada aluno, bem como as
dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades. Os alunos também serão avaliados
nas atividades propostas, como: pesquisas, debates, trabalhos, produções de
texto, atividades em folha e livro, avaliação escrita, relatórios e construção
de objetos. Portanto, a avaliação será composta de atividades práticas e
escrita.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
http://www.
brasilescola.com/pedagogia/jogos-brincadeiras-na-construcao-das-aprendizagens-crianca
http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/jogos-brincadeiras-no-processo-aprendizagem
SUBPROJETO: OLIMPÍADAS NA ESCOLA 2016
JUSTIFICATIVA
O Berçário
Escola Flamboyant Kids preocupado com o bem estar dos nossos alunos e pela
proximidade do evento esportivo – Olimpíadas – e pelas possibilidades do
desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo e social que naturalmente, e pela
força da mídia, são de interesse das crianças. Exatamente por isso, é um tema
capaz de gerar dezenas de oportunidades para darmos aulas mais atraentes, proporcionando
assim uma maior participação do aluno.
Além disso, historicamente
é sabido que, a prática esportiva é estimulante e uma ótima terapia. Portanto,
cabe a nós, professores, direcionar nossos educandos para uma prática
desportiva que venha a favorecer a melhoria da qualidade de vida.
Objetivo Geral:
- Contextualizar o evento
esportivo, estimulando o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e
social.
Objetivos
Específicos:
- Estimular
o conhecimento de algumas modalidades esportivas (vôlei, basquete,
futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc;);
- Estimular
a coordenação motora;
- Estimular
a cooperação, socialização;
- Estimular
a competição saudável;
- Estimular
o espírito desportivo;
- Estimular e desenvolver a curiosidade e o
interesse por outras culturas;
Sondagem para
introduzir o tema
Através de questões simples com:
O que vem a ser Olimpíada?
Como e onde surgiu?
Local da Olimpíada de 2016?
Em que período?
E outras questões a critério do
professor.
Ações
- Confecção
de cartazes, painéis e mural.
- Concurso
para escolha do mascote da escola.
- Confecção
do mascote da escola e da Olimpíada .
- Ornamentação
da escola com as cores e símbolos olímpicos.
- Palestra
sobre o tema.
- Apresentação
de vídeo sobre o tema.
- Ver
com os alunos alguns trechos de jogos, aberturas ou apresentações
artísticas.
- Montagem
do quadro informativo sobre a olimpíada.
- Montagem
do quadro sobre as curiosidades envolvendo as Olimpíadas.
- Realizar
a mini olimpíada na escola (as modalidade serão de acordo com o nível das
turma) Ex.: Maiores ( handebol, voleibol, futsal, atletismo, jogo de damas
etc), Menores( jogo de damas, corrida do saco, corrida do ovo, bola ao
cesto, pique bandeira, cabo de guerra, boliche, câmbio, queimada, carrinho de mão, atividades
motoras, e estafetas etc).
- Ensaio
para apresentação com fitas, arcos etc.
Sugestão de atividades
- Apresentações
de ginástica olímpica
- Oficinas
- Álbum esportivo
- Uso de histórias;
- Criação
de textos;
- Mini
campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei,
basquete, futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.
- Pesquisa:
Qual a cidade que irá sediar as Olimpíadas de 2016;
- Pesquisa:
Qual esporte meus familiares mais gostam?
- Identificar
as modalidades esportivas a serem disputadas na Olimpíadas.
- Montar
um circuito esportivo na escola;
- Confeccionar
o mascote das Olimpíadas de 2016;
Sugestão de
atividades por área
Educação
física
·
Realização de uma Mini-Olimpíada. (mini
campeonato com as principais modalidades esportivas, tais como vôlei, basquete,
futebol, corrida, salto em distância, arremesso, etc.);
·
Montar um circuito esportivo na escola ( para os
menores);
·
Cerimônia de abertura e encerramento (entrega de
medalhas) do Mini campeonato Olímpico de 2016;
·
Cada aluno vai explicar para a turma como é o
esporte que pesquisou;
·
Identificar os símbolos de cada modalidade
esportiva;
·
Apresentação de coreografias com ginástica
artística;
·
Cartazes das modalidades preferidas que a turma
pesquisou;
·
Mini campeonato com as principais modalidades
esportivas, tais como vôlei, basquete, futebol, corrida, salto em distância,
arremesso, etc.
Português
- Textos
informativos sobre o tema, ( jornais, revistas etc montagem feitas pelo
professor)
- Criação
de textos; ( diferentes gêneros)
- Elaboração
de textos abordando a importância dos jogos para o país Sede levando em
consideração os impactos e benefícios de tal evento na política, cultura,
esporte, transporte etc.
- Relatórios
·
Como se comunicam os atletas nas Olimpíadas.
- Interpretar
e produzir textos coletivos;
- Relacionar
cada esporte aos seus símbolos (desenho e escrita);
- Trabalhar
bilhetes, poesias, enviar recadinho para os atletas via internet.
- Paródias
- Álbum
esportivo
- Tirinhas
etc.
Matemática
·
Vamos estudar a presença da Matemática nas
Olimpíadas: geometria (formato dos campos e objetos utilizados), medidas (dos
campos, nas competições – peso, medidas lineares, etc), tabelas, etc.
·
Realizar uma pesquisa para definir o a
modalidade esportiva preferida na escola ou na turma, para a elaboração de
gráficos e tabelas.
·
Gráfico dos esportes preferidos pela turma;
- Problemas
envolvendo as quatro operações (utilizando dados oficiais contidos em
reportagem como recordes, etc);
- Jogos e brincadeiras lógico-matemáticas
envolvendo a quantidade de jogadores, países participantes, forma de
contagem da pontuação, etc;
·
Identificar e representar formas geométricas dos
estádios, piscinas, quadras, objetos usados nos jogos e campos que irão sediar
os jogos;
·
Fazer um gráfico de medalhas conquistadas pelo
Brasil.
- Olimpíadas
de fatos
- Atividades
de gráficos, tabelas etc.
Ciências
·
A saúde do atleta.
- Textos informativos relacionados com as
informações sobre a alimentação dos atletas (levantamento sobre as
diferentes dietas, etc)
Geografia
- Onde
fica a cidade das Olimpíadas desse ano?
- Verificar
no mapa para onde estão indo os atletas brasileiros;
História
- Pesquisa: Qual a cidade que
irá sediar as Olimpíadas de 2016;
- Estabelecer a ordem
cronológica dos acontecimentos Olímpicos;
Artes
- Confecção
do mascote;
- Criação
de desenhos e história em quadrinhos.
- Confeccionar maquetes e bandeiras,
·
Encenações teatrais segundo os temas das
pesquisas.
Ensino Religioso
·
Trabalhar o Juramento Olímpico (atitudes e valores,
espírito esportivo);
Inglês
·
Tradução da música tema da Olimpíada 2016;
Culminância:
- Cerimônia de encerramento do
mini Campeonato Olímpico.
- Entrega das medalhas
- Exposição dos trabalhos
realizados no decorrer do semestre.(Feira Cultural )
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário