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domingo, 24 de janeiro de 2016


 

PROJETO - ARTE E EDUCAÇÃO

                       

4° Bimestre/2015 – Período duração – Outubro a Dezembro.

Clientela – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

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JUSTIFICATIVA

           As manifestações artísticas são exemplos vivos da diversidade cultural dos povos e expressam a riqueza criadora dos artistas de todos os tempos e lugares. Por isso é fundamental para conhecer o passado e compreender o presente.

             O ensino da Arte na educação visa proporcionar à criança a observação, a imaginação e a sensibilidade. O trabalho com a arte em sala de aula favorece o conhecimento da diversidade. Desse modo, possibilita produzir uma cultura mais tolerante que valoriza e respeita a diversidade.

             De acordo com Vygotsky, o cérebro humano possui dois tipos de impulsos: um reprodutor, estreitamente ligado à memória e outro que combina e cria, ligado a imaginação ou à fantasia.

             Para tanto, compreende-se que para proporcionar desenvolvimento é fundamental que seja oferecido à criança condições de expressões livres, por meio da músicas, danças, teatro e interpretação e reprodução de obras artísticas, entre outros.

           Este projeto visa o contato dos alunos com essas expressões para que os mesmos possam colocar em prática sua capacidade cognitiva, sensitiva, afetiva e imaginativa, organizadas em torno da aprendizagem artística e cultural.

 

OBJETIVOS GERAIS

           Tem como objetivo conhecer a diversidade cultural, bem como suas particularidades, partindo do conhecimento das diferentes formas da expressão cultural artística, existentes em nosso contexto.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

·         Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores, através do conhecimento de várias culturas artísticas.

·         Promover a manifestação da criatividade artística e suas diversas expressões culturais nos espaços da escola.

·         Produzir teatrinho, músicas e dramatizações, partindo do contexto da criança.

·         Promover a valorização das preferências e diferenças de cada um.

·         Compartilhar as formas e os sons dos instrumentos.

·         Apreciar músicas e danças presentes em cada cultura trabalhada.

·         Ampliar o conhecimento cultural das crianças, por meio da dança, da música, do teatro e obras.

·         Expressar-se de forma livre e autônoma através dos movimentos corporais.

·         Conhecer a diversidade musical;

·         Conhecer a história da música no Brasil;

·         Perceber como a evolução tecnológica está presente na dança e na música.

·         Tomar conhecimento da existência do documento “Declaração Universal da Diversidade Cultural”.

·         Compreender as diferenças e semelhanças existentes entre a nossa cultura artística e a do outro.

·         Produzir vídeos, músicas e dramatizações através de cada cultura.

·         Conhecer a diversidade musical;

·         Conhecer a história da música no Brasil;

·         Perceber como a evolução tecnológica está presente na dança e na música.

·         Trabalhar vários artistas plásticos, proporcionando a percepção da importância da cultura (cada turma aprofundará em um artista).

 

 

PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

 

·         Atividades em grupo, para promover a contação de histórias com ênfase nas culturas.

·         Criar situações de fantasia e encantamento, utilizando recursos tecnológicos.

·         Trabalhar as emoções através das histórias das culturas abordadas.

·         Produções de artes diversas como: pintura, desenho, recorte, colagem, confecção de fantoches etc. Que retratem a cultura do outro e a sua própria.

·         Produções de histórias em quadrinhos e contos infantis que abordem as culturas e suas inovações.

·         Produções textuais através da história da música, trabalhadas ao longo do projeto.

·         Promover a apreciação da musicalidade e a dança através das diversidades culturais e suas tecnologias.

·         Apreciação de filmes e vídeos que retratem as tecnologias e particularidades das culturas, proporcionando ao aluno conhecer valores diferentes.

·         Confeccionar o livro da turma retratando as principais inovações de cada cultura. 

·         Trabalhar a expressão corporal presente nas diversas culturas assimiladas.

·         Trabalhar de forma sistematizada, letras de músicas e poesias.

·         Proporcionar ao aluno momentos de participação na construção das coreografias do “Musical”, para que este possa compreender-se como parte integrante das produções.

·         Reproduzir uma tela a partir da releitura de uma tela do artista estudado, para ser exposta no dia da apresentação.

 

CULMINÂNCIA

      A culminância deste projeto acontecerá por meio de uma apresentação cultural, como: dança música, teatro, releitura de tela. No mês de dezembro de 2016. 

 

AVALIAÇÃO

Durante o 4º bimestre, o professor observará o desempenho de cada aluno, bem como as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades. Os alunos também serão avaliados nas atividades propostas, como: pesquisas, debates, trabalhos, produções de texto, atividades em folha e livro, avaliação escrita, relatórios e construção de objetos. Portanto, a avaliação será composta de atividades práticas e escrita.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 

Livro DIVERSIDADE. Tatiana Belinky. Quinteto Editorial

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

Livro: Música, Cultura e Educação: os múltiplos espaços de educação musical Editora Sulina

 

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