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quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

O papel do Coordenador Pedagógico.



O papel do Coordenador Pedagógico

Uma educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino para que isso aconteça são necessários um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação continua do docente. “As Instituições precisam cada vez mais de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões”. Nessa perspectiva devemos identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador pedagógico. 
Esse profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado, buscando fontes de informação e refletindo sobre sua prática como nos fala NOVOA (2001), “a experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação” pensando nisso é necessário destacar que o trabalho deve acontecer  em equipe, assim o coordenador deve estar preparado para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe. Dentro de varias atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo elo de ligação entre os envolvidos na comunidade educacional sem perder seu foco. 
O coordenador precisa estar sempre atento a tudo que acontece em sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem. ----- PAGINA 01 -----
Para que isso aconteça é necessário que o coordenador tenha um enorme conhecimento do conjunto da escola. Quem são os alunos? Quais turmas apresentam maior dificuldade (e em quais disciplinas)? Como trabalham os professores? Quais necessitam de maior auxílio na formação em serviço? O que os estudantes estão aprendendo - e o que estamos fazendo para ajudar aqueles que ainda não chegaram ao nível desejado?
Tendo seu foco profissional a gestão da aprendizagem e para a formação dos professores. Isso inclui dominar algumas coisas: saber como o currículo foi desenhado, quando e como se articulam as áreas do saber e quais os modelos de avaliação disponíveis. Apesar de não ser uma tarefa fácil, ela é indispensável. É justamente o conhecimento das diferentes disciplinas, de seus objetivos, de suas propostas de recuperação, da bibliografia adotada e das metodologias propostas que conferirá a ele a respeitabilidade dos professores. Isso exige muito estudo.
O Coordenador Pedagógico  não precisa entender de tudo. Sua função primordial é procurar formas de ajudar os professores de todas as disciplinas a avançar. Orientar a equipe de professores na produção e montagem de portfólios, registros, pautas de observação, diários de aula e notas, registros fundamentais para o trabalho de qualquer docente.
Para que isso aconteça o coordenador tem meios de atuação difusos: a presença nas atividades pedagógicas que alunos e professores promovem, a conversa individual com os docentes e a direção, as apresentações de trabalhos, as organizações de estudos do meio, as visitas e as festas, o material que ele torna disponível na sala dos professores, os avisos que deixa no quadro.
Dentro de suas atividades podemos destacar:
*Coordenar, juntamente com a direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da Proposta Pedagógica da escola, articulando essa elaboração de forma participativa e cooperativa;
*Organizar e apoiar principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
*Estabelecer uma parceria com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no trabalho educativo;
*Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
*Coordenar o planejamento e a execução das ações pedagógicas na escola;
*Atuar de maneira integrada e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem;
*Coordenar e acompanhar os horários de Atividade Complementar (AC), promovendo oportunidades de discussão e proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
*Avaliar as práticas planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
*Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram desempenho insuficiente;
*Estabelecer metas a serem atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;
*Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais.
Entendo que as atribuições do Coordenador são muitas: coordenar, investigar, diagnosticar, “planejar”, implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da educação e integrantes da comunidade; zelar o cumprimento do plano de trabalho dos docentes nos estabelecimentos de ensino; assegurar processo de avaliação da aprendizagem; objetivar a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de ensino; promover atividades de estudo e pesquisa na área educacional, entre outras... Quantas atribuições e responsabilidades!
A fim de alcançar esses objetivos o coordenador precisa respeitar a personalidade dos profissionais da educação, mediando e valorizando-os individualmente.
 Em outras palavras no meu entendimento “o coordenador” tem a obrigação de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem mesmo enfrentando tantos obstáculos.
   O professor é um produtor do saber, logo precisa ser tratado como tal. Sendo assim o coordenador precisa assumir uma postura construtiva, criadora e democrática, através da sua participação enquanto incentivador, integrador e executor das políticas educacionais.
Porém, há alguns desafios para o coordenador, como, a caça constante por uma formação continuada dos professores, a fim de que este esteja apto para redarguir às necessidades e mudanças lançadas pelas interações que ocorrem no universo escolar.

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