O papel do Coordenador Pedagógico
Uma educação de qualidade é
uma busca constante das instituições de ensino para que isso aconteça são necessários
um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação continua do docente.
“As Instituições precisam cada vez mais de pessoas proativas, responsáveis,
dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar
decisões”. Nessa perspectiva devemos identificar as necessidades dos
professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional
de qualidade esse trabalho é desenvolvido pelo coordenador pedagógico.
Esse profissional tem que ir
além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e
estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar
as necessidades dos alunos e professores, tendo que se manter sempre atualizado,
buscando fontes de informação e refletindo sobre sua prática como nos fala
NOVOA (2001), “a experiência não é nem formadora nem produtora. É a reflexão
sobre a experiência que pode provocar a produção do saber e a formação”
pensando nisso é necessário destacar que o trabalho deve acontecer em equipe, assim o coordenador deve estar
preparado para mudanças e sempre pronto a motivar sua equipe. Dentro de varias
atribuições está o ato de acompanhar o trabalho docente, sendo responsável pelo
elo de ligação entre os envolvidos na comunidade educacional sem perder seu
foco.
O coordenador precisa estar
sempre atento a tudo que acontece em sua volta valorizando os profissionais da
sua equipe e acompanhando os resultados, essa caminhada nem sempre é feita com
segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a
insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir
sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo
de ensino – aprendizagem. ----- PAGINA 01 -----
Para que isso aconteça é necessário
que o coordenador tenha um enorme conhecimento do conjunto da escola. Quem são
os alunos? Quais turmas apresentam maior dificuldade (e em quais disciplinas)?
Como trabalham os professores? Quais necessitam de maior auxílio na formação em
serviço? O que os estudantes estão aprendendo - e o que estamos fazendo para
ajudar aqueles que ainda não chegaram ao nível desejado?
Tendo seu foco profissional
a gestão da aprendizagem e para a formação dos professores. Isso inclui dominar
algumas coisas: saber como o currículo foi desenhado, quando e como se
articulam as áreas do saber e quais os modelos de avaliação disponíveis. Apesar
de não ser uma tarefa fácil, ela é indispensável. É justamente o conhecimento
das diferentes disciplinas, de seus objetivos, de suas propostas de
recuperação, da bibliografia adotada e das metodologias propostas que conferirá
a ele a respeitabilidade dos professores. Isso exige muito estudo.
O Coordenador Pedagógico não precisa entender de tudo. Sua função primordial é procurar formas de ajudar os professores de todas as disciplinas a avançar. Orientar a equipe de professores na produção e montagem de portfólios, registros, pautas de observação, diários de aula e notas, registros fundamentais para o trabalho de qualquer docente.
O Coordenador Pedagógico não precisa entender de tudo. Sua função primordial é procurar formas de ajudar os professores de todas as disciplinas a avançar. Orientar a equipe de professores na produção e montagem de portfólios, registros, pautas de observação, diários de aula e notas, registros fundamentais para o trabalho de qualquer docente.
Para que isso aconteça o
coordenador tem meios de atuação difusos: a presença nas atividades pedagógicas
que alunos e professores promovem, a conversa individual com os docentes e a
direção, as apresentações de trabalhos, as organizações de estudos do meio, as
visitas e as festas, o material que ele torna disponível na sala dos
professores, os avisos que deixa no quadro.
Dentro de suas atividades podemos destacar:
Dentro de suas atividades podemos destacar:
*Coordenar, juntamente com a
direção, a elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da
Proposta Pedagógica da escola, articulando essa elaboração de forma
participativa e cooperativa;
*Organizar e apoiar
principalmente as ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
*Estabelecer uma parceria
com a direção da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de
trocas no trabalho educativo;
*Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
*Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
*Coordenar o planejamento e
a execução das ações pedagógicas na escola;
*Atuar de maneira integrada
e integradora junto à direção e à equipe pedagógica da escola para a melhoria
do processo de ensino-aprendizagem;
*Coordenar e acompanhar os
horários de Atividade Complementar (AC), promovendo oportunidades de discussão e
proposição de inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais
didático-pedagógicos na escola, na perspectiva de uma efetiva formação
continuada;
*Avaliar as práticas
planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
*Acompanhar o desempenho
acadêmico dos alunos, através de registros por bimestre, orientando os docentes
para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiveram
desempenho insuficiente;
*Estabelecer metas a serem
atingidas em função das demandas explicitadas no trabalho dos professores;
*Promover um clima escolar
favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros
da comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais.
Entendo que as atribuições
do Coordenador são muitas: coordenar, investigar, diagnosticar, “planejar”,
implementar e avaliar o currículo em integração com outros profissionais da
educação e integrantes da comunidade; zelar o cumprimento do plano de trabalho
dos docentes nos estabelecimentos de ensino; assegurar processo de avaliação da
aprendizagem; objetivar a definição de prioridades e a melhoria da qualidade de
ensino; promover atividades de estudo e pesquisa na área educacional, entre
outras... Quantas atribuições e responsabilidades!
A fim de alcançar esses
objetivos o coordenador precisa respeitar a personalidade dos profissionais da
educação, mediando e valorizando-os individualmente.
Em outras palavras no
meu entendimento “o coordenador” tem a obrigação de promover a melhoria do
processo ensino-aprendizagem mesmo enfrentando tantos obstáculos.
O professor é
um produtor do saber, logo precisa ser tratado como tal. Sendo assim o
coordenador precisa assumir uma postura construtiva, criadora e democrática,
através da sua participação enquanto incentivador, integrador e executor das políticas
educacionais.
Porém, há alguns desafios
para o coordenador, como, a caça constante por uma formação continuada dos
professores, a fim de que este esteja apto para redarguir às necessidades e
mudanças lançadas pelas interações que ocorrem no universo escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário