Verificação ou avaliação:
O que pratica a escola?
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na
medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente
projeto de ensino.
Fenomenologia da
aferição dos resultados da aprendizagem escolar
Na pratica da aferição do aproveitamento escolar, os
professores realizam, basicamente, três procedimentos sucessivos:
·
Medidas de aproveitamento escolar;
·
Transformação da medida em nota ou conceito;
·
Utilização dos resultados utilizados.
A escola opera com
verificação e não com avaliação da aprendizagem
A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato
que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que
fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a
avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.
Encaminhamentos
O movimento real da aferição da aprendizagem escolar nos
deparou com a prática escolar da verificação e não da avaliação, e tendo
ciência de que o exercício efetivo da avaliação seria mais significativo para a
construção do resultado da aprendizagem do educando propomos, neste seguimento
do texto algumas indicações que poderão ser estudadas e discutidas na
perspectiva de gerar encaminhamentos para melhor forma de condução do ensino
escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário