Contador de post e comentários

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Verificação ou avaliação:

Verificação ou avaliação:
O que pratica a escola?
A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino.

Fenomenologia da aferição dos resultados da aprendizagem escolar
Na pratica da aferição do aproveitamento escolar, os professores realizam, basicamente, três procedimentos sucessivos:
·         Medidas de aproveitamento escolar;
·         Transformação da medida em nota ou conceito;
·         Utilização dos resultados utilizados.

A escola opera com verificação e não com avaliação da aprendizagem
A avaliação, diferentemente da verificação, envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele. A verificação é uma ação que “congela” o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.

Encaminhamentos
O movimento real da aferição da aprendizagem escolar nos deparou com a prática escolar da verificação e não da avaliação, e tendo ciência de que o exercício efetivo da avaliação seria mais significativo para a construção do resultado da aprendizagem do educando propomos, neste seguimento do texto algumas indicações que poderão ser estudadas e discutidas na perspectiva de gerar encaminhamentos para melhor forma de condução do ensino escolar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário