Incentivo
à Leitura nas Séries Iniciais
Dar oportunidade para uma
criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da
escola, sejam através dos clássicos infantis, contos, lendas, anedotas,
quadrinhos, dentre vários outros.
Para isso, é fundamental que os
professores sejam os elementos de ligação entre os alunos e os livros, ao mundo
do faz-de-conta, pois estes ampliam o potencial imaginativo da criança,
tornando-a mais criativa.
Existem várias formas de
incentivar a criança a gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Ser
um bom contador de histórias é uma dessas formas, pois as crianças se encantam
com o professor, com a entonação de sua voz, os gestos que faz, as caras e
bocas, os risos ou choros, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E
mais tarde tentam imitá-lo agindo da mesma forma.
Entretanto, a leitura não deve
ser somente para o prazer, mas com o objetivo de promover a capacidade
reflexiva e crítica, o que acontece quando o professor abre espaço para
discussões após a mesma, dando oportunidade dos alunos darem suas opiniões,
elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou
até mesmo mudando o final da história.
Outra forma, considerável, de se
incentivar a leitura é levar os alunos a fazerem uma visita semanal à
biblioteca da escola, tendo estes o direito de livre escolha dos livros. É bom
que o professor determine um tempo para ficarem no local; um horário de cinquenta
minutos, por exemplo, dará para fazer a leitura de vários textos.
Voltando para a sala de aula,
cada aluno poderá fazer um desenho ou um resumo, a fim de registrar e
demonstrar o que foi lido, bem como a forma que compreendeu a história.
Brincar com teatro, fantasias,
buscando a representação dos textos lidos também é uma excelente forma de
incentivar a leitura, pois o aluno percebe que para simular precisa ter um
texto, uma história em mente. Além disso, o teatro é uma forma prazerosa de se
aprender, promove descontração e muita troca de conhecimento.
E não precisam fazer a
representação apenas de histórias, mas de filmes, conteúdos de outras
disciplinas, fatos do cotidiano, etc.
O importante é que a escola abra
espaço para esse tipo de trabalho e que os professores incentive-os sempre,
visando o aumento do vocabulário, a riqueza de idéias, a desinibição, a
constituir uma fala desenvolta e a ficarem mais próximos dos acontecimentos
sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário