RELATÓRIO DE TURMA – 1º BIMESTRE
NÍVEL I - MATUTINO
Desde que nascem as crianças
buscam compreender o mundo em que vivem, desenvolvendo formas de agir e pensar,
abrindo possibilidades de inserção no mundo, na participação social e na
aquisição de novas experiências. Na medida em que conhecem novos objetos e
pessoas, vivem novas situações e relações, confrontando pontos de vistas e
modos de ação sobre a realidade.
No começo do nosso trabalho
as crianças apresentavam-se inseguras, então resistiam a permanecer na escola.
E como forma de protesto as nossas manhãs eram marcadas com choros e sentimento
de abandono. Sentimentos que eram compartilhados com os pais.
E foi na busca de superar
esses conflitos que durante o primeiro bimestre trabalhamos em função da
adaptação e socialização das crianças no ambiente escolar. Por isso dedicamos
tempo, espaço e toda atenção aos alunos procurando fazer desse novo ambiente, a
escola, um lugar seguro, alegre e principalmente prazeroso. Um lugar no qual
cada criança sentisse o prazer de estar e o desejo de voltar. Hoje o bom dia e
os sorrisos de cada manhã nos dizem que estamos no caminho para alcançar o
nosso objetivo.
Mas as novas experiências
foram além do conhecer um novo ambiente e conviver com novas pessoas.
Procuramos desenvolver um trabalho que possibilite o envolvimento dos alunos,
que vise o desenvolvimento integral e a construção do conhecimento infantil.
O nosso trabalho está
organizado por áreas de conhecimentos, dentro deste trabalhamos a língua
Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas Sociais e Biológicas, Movimento e
Expressão corporal, Artes e o Projeto.
Que são trabalhados respeitando as características individuais de cada criança
e do grupo como um todo.
Procuraremos desenvolver um
trabalho que envolva os alunos através de projetos que venham favorecer o seu
crescimento e o aprender brincando. Durante o primeiro e o segundo bimestre
estaremos trabalhando com o projeto: “Todo mundo tem casa”; onde as crianças
terão a oportunidade de conhecer, compreender e respeitar a natureza com os
tipos de moradia dos seres vivos (animais e homens).
O
projeto visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o
raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de
construção do conhecimento.
E já vivenciamos grandes
momentos neste primeiro bimestre,fomos ao tetro “A princesa e o sapo”, sendo
que a ida ao teatro possibilitou as nossas crianças assistir ao musical infantil
oportunizando uma rica discussão sobre a característica dos personagens, do
enredo, do cenário, do musical e ainda enriqueceu a experiência cultural das
crianças.
Participamos
do Carnaval que foi um dia especial, com muita alegria e muito colorido nas fantasias,
usamos máscaras, pulamos e brincamos com as marchinhas carnavalescas, foi uma
alegria só.
Tivemos a semana do Circo que
foi só alegria, onde aprendemos sobre o circo, seus personagens (mágico,
trapezista, palhaço, entre outros), músicas, trabalhando assim a coordenação
motora tanto fina quanto grossa das crianças e encerramos a semana do circo
brincando de circo trabalhando o imaginário e pintando o rosto da turma de
palhaço.
Tivemos a semana da páscoa,
com várias brincadeiras, uma delas foi o “Caça ao chocolate”, que movimentou a
turma a procurar os chocolates através de pistas que auxiliaram as crianças no
decorrer das brincadeiras colaborando para desenvolver a localização espacial e
o vocabulário.
Aqui está só algum dos nossos
momentos especial, que nos proporcionaram conhecimento, trocas, vivências e
novas experiências.
Pela frente teremos muito
mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário