Contador de post e comentários

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Relatório de turma

RELATÓRIO DE TURMA – 1º BIMESTRE
NÍVEL I -  MATUTINO

                   Desde que nascem as crianças buscam compreender o mundo em que vivem, desenvolvendo formas de agir e pensar, abrindo possibilidades de inserção no mundo, na participação social e na aquisição de novas experiências. Na medida em que conhecem novos objetos e pessoas, vivem novas situações e relações, confrontando pontos de vistas e modos de ação sobre a realidade.
                   No começo do nosso trabalho as crianças apresentavam-se inseguras, então resistiam a permanecer na escola. E como forma de protesto as nossas manhãs eram marcadas com choros e sentimento de abandono. Sentimentos que eram compartilhados com os pais.
                   E foi na busca de superar esses conflitos que durante o primeiro bimestre trabalhamos em função da adaptação e socialização das crianças no ambiente escolar. Por isso dedicamos tempo, espaço e toda atenção aos alunos procurando fazer desse novo ambiente, a escola, um lugar seguro, alegre e principalmente prazeroso. Um lugar no qual cada criança sentisse o prazer de estar e o desejo de voltar. Hoje o bom dia e os sorrisos de cada manhã nos dizem que estamos no caminho para alcançar o nosso objetivo.
                   Mas as novas experiências foram além do conhecer um novo ambiente e conviver com novas pessoas. Procuramos desenvolver um trabalho que possibilite o envolvimento dos alunos, que vise o desenvolvimento integral e a construção do conhecimento infantil.
                   O nosso trabalho está organizado por áreas de conhecimentos, dentro deste trabalhamos a língua Portuguesa, Matemática, Ciências Físicas Sociais e Biológicas, Movimento e Expressão corporal, Artes  e o Projeto. Que são trabalhados respeitando as características individuais de cada criança e do grupo como um todo.
                   Procuraremos desenvolver um trabalho que envolva os alunos através de projetos que venham favorecer o seu crescimento e o aprender brincando. Durante o primeiro e o segundo bimestre estaremos trabalhando com o projeto: “Todo mundo tem casa”; onde as crianças terão a oportunidade de conhecer, compreender e respeitar a natureza com os tipos de moradia dos seres vivos (animais e homens).
O projeto visa trabalhar de uma forma lúdica e de vivência, estimulando o raciocínio lógico, a criatividade, auxiliando as crianças no processo de construção do conhecimento.
                   E já vivenciamos grandes momentos neste primeiro bimestre,fomos ao tetro “A princesa e o sapo”, sendo que a ida ao teatro possibilitou as nossas crianças assistir ao musical infantil oportunizando uma rica discussão sobre a característica dos personagens, do enredo, do cenário, do musical e ainda enriqueceu a experiência cultural das crianças.
                   Participamos do Carnaval que foi um dia especial, com muita alegria e muito colorido nas fantasias, usamos máscaras, pulamos e brincamos com as marchinhas carnavalescas, foi uma alegria só.
                   Tivemos a semana do Circo que foi só alegria, onde aprendemos sobre o circo, seus personagens (mágico, trapezista, palhaço, entre outros), músicas, trabalhando assim a coordenação motora tanto fina quanto grossa das crianças e encerramos a semana do circo brincando de circo trabalhando o imaginário e pintando o rosto da turma de palhaço.
                   Tivemos a semana da páscoa, com várias brincadeiras, uma delas foi o “Caça ao chocolate”, que movimentou a turma a procurar os chocolates através de pistas que auxiliaram as crianças no decorrer das brincadeiras colaborando para desenvolver a localização espacial e o vocabulário.
                   Aqui está só algum dos nossos momentos especial, que nos proporcionaram conhecimento, trocas, vivências e novas experiências.

                   Pela frente teremos muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário