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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Viajando no mundo da literatura

 

Projeto: “Viajando no mundo da literatura”.


Viajar pela leitura”.


Sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

Que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso

Quem gosta de ler.

Experimente!

Assim, sem compromisso,

Você vai me entender.

Mergulhe de cabeça

Na imaginação!

                                                                              Clarice Pacheco

O presente Projeto: “Viajando no mundo da literatura”, será oferecido para os alunos do Ensino Fundamental do Colégio São Judas Tadeu.

Têm como proposta fundamental incentivar os participantes a valorizar, sistematizar e organizar. Sabe-se que Educação vem se realizando no conjunto dos Movimentos sociais, das lutas e organizações do povo. Nota se que essa educação só é possível se o público alvo for mantido na escola. Essa clientela precisa ser incentivada a pensar e agir por si próprios, assumindo sua condição de sujeitos da aprendizagem, do trabalho e da cultura do meio onde vivem. Eles são os focos principais dessa educação de qualidade.

Políticas públicas sociais e educacionais estão sendo elaboradas de modo a oferecer uma educação de qualidade para todos, porque a Educação é um direito de todos. Assim, segundo essa visão, a educação se deve realizar como um instrumento do desenvolvimento e este se concretiza e materializa no dia-a-dia dos homens e mulheres, na realidade onde vivem.

Pensando nisso é que este projeto, como projeto pedagógico, destina-se a atender a alunos do Ensino Fundamental, tem a proposta inicial incentivar os participantes a superarem as dificuldades na leitura e na produção de texto, sem ter que sair do seu ambiente social para a superação dessas dificuldades.

A prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento que começamos a “compreender” o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sobre diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos os casos estamos de certa forma, lendo – embora, muitas vezes, não nos demos conta. Desse modo, a leitura se configura com um poderoso e essencial instrumento libertário para a sobrevivência do homem.

Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor. A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação, a leitura se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos alunos o direito de escolher o que quer ler, o de reler, o de ler em qualquer lugar, ou, até mesmo, o de não ler. Respeitados estes direitos, o leitor, da mesma forma, passa a respeitar e valorizar a leitura. Está criado, então, um vínculo indissociável. A leitura passa a ser um imã que atrai e prende o leitor, numa relação de amor na qual ele, por sua vez, não deseja desprender-se.

Acredita-se também que o hábito da leitura é fundamental para a prática de produção de texto, pois o fracasso na produção de texto deve-se justamente ao fato de haver pouca leitura. Sendo assim, o propósito deste trabalho é, acima de tudo incentivar o aluno a leitura e a escrita em todos os seus aspectos e criar condições para que tais atividades se desenvolvam de modo eficiente e produtivo.

A partir desta proposta elaborou-se este projeto com a finalidade de levar o conhecimento útil e prático, e seu único mérito é o de colocar o aluno em contato direto com a leitura e a produção de texto tornando assim, a aprendizagem mais eficaz e agradável.

 

 2- JUSTIFICATIVA      

   O projeto “Viajando no mundo da Literatura” tem por objetivo tornar a leitura mais lúdica e prazerosa, no sentido de despertá-los para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando – os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

        A leitura tem lugar cada vez menos no nosso cotidiano, segundo Maruny Curto (2000), muitas crianças não se interessam pela leitura, pois não recebem estímulos, se esse não ocorrer por parte dos pais fora da escola, é dever do professor suprir essa deficiência dentro da escola, tentando despertar nos alunos esse gosto pela leitura. Ler não é apenas decodificar os signos. Ler é atravessar o texto, interagindo com o autor na busca e na produção de sentidos; é ser competente para compreender e decifrar a realidade; é saber interpretar símbolos, imagens, gestos, etc..., promovendo petições, interferências e a comunicação das várias formas do texto entre si (intertextualidade).

        Neste sentido buscando subsídios na teoria de alguns autores na abordagem sociointeracionista, onde, a aprendizagem acontece por meios de internalização a partir do processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva. Pois os seres humanos convivem em sociedade, na dimensão moral da ação que implica em um posicionamento em relação aos valores que servem, portanto, para verificar a coerência entre prática e princípios, questionar, reformular e fundamentar onde o indivíduo seja integrante das transformações sociais e culturais.

       Utilizando recursos acessíveis estaremos contribuindo para a melhoria das condições de ensino em nossas escolas, sobretudo, nos aspectos relacionados aos métodos tradicionais e com isso estaremos mais próximos de alcançar nosso principal objetivo, que é de mediar o conhecimento real e potencial, através da literatura infanto-juvenil criando situações que suscitem a discussão acerca de valores, morais, sentimentos e atitudes.

3- OBJETIVOS

 GERAL:

   Fomentar o gosto pela leitura desde o início das etapas de escolaridade, onde o professor seja mediador entre a criança e o livro, fazendo com que a leitura tenha sentido, e esteja contextualizada, interpretando-o e atribuindo-lhe algum significado. Portanto, torna-se importante a criação de situações para que o exercício da leitura e escrita produzam reações, interação e conhecimento, não servindo apenas como uma atividade meramente de cópia ou de decodificação dos sinais gráficos, alienando os alunos do contexto em que estão inseridos.

 

ESPECIFICOS:

 ·         Promover um maior índice de leitura pelos alunos.

·         Conhecer o autor e contexto histórico de suas obras;

·         Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;

·         Levar o aluno a desenvolver atividade oral;

·         Desenvolver as habilidades de artes dos alunos;

·         Favorecer as relações sociais por meio de apresentações culturais;

·         Reconhecer a leitura como algo imprescindível em sua relação com o outro e com o mundo;

·         Identificar as diferentes formas de viajar através da leitura.

          Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e

          Possibilita nosso crescimento intelectual; 

          Utilizar diferentes linguagens como meio para produzir, expressar;

          Permitir a construção de pontos de vista de uma visão de mundo, e atribuição de sentido;

·         Favorecer o desenvolvimento de um pensamento abstrato, complexo e de natureza diferenciada daquele permitido pela linguagem oral;

·         Propiciar uma relação criativa crítica e libertadora com a escrita, mostrando-se como desafio para qualquer processo de democratização e mudança social coletiva.

           Incentivar a formação de leitores;

           Despertar o gosto pela leitura, formando estudantes mais críticos, coerentes e com maior facilidade de interpretação;

           Ampliar o vocabulário, as experiências de leitura com o grupo e individualmente;

           Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;

·         Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas.

 

4- METAS 

- Promover aos alunos do 3° ano, momentos de lazer, descontração e desenvolvimento do saber através de leituras diversas e atraentes que serão responsáveis pela formação leitora do educando.

 

 5- METODOLOGIA

O nosso projeto será dividido por mês. Deverá ser trabalhado nas disciplinas de Português Artes, Literatura e Cidadania Moral e Ética.

 

Janeiro e fevereiro

Iniciaremos com algumas fábulas pois as mesmas apresentam claras e boas lições para nossas vidas, trazendo sempre uma moral no final de cada história.

 Será trabalhado de forma dinâmica informações sobre alguns autores e leitura de diversas fábulas e também a interpretação oral.

 Em seguida iremos para a biblioteca para que os alunos façam a leitura de diversos livros que trabalham fabulas.

No caderno de literatura os alunos deverão escrever qual a fábula que mais gostou. Logo em seguida os alunos serão levados a produzir desenhos em que contem suas próprias histórias.

Será entregue aos alunos fantoches onde poderão recontar várias fábulas aguçando no aluno o interesse pela leitura, também serão desenvolvidas atividades tais como: caça–palavras, cruzadinhas e produção de paródias com os personagens da fábula, serão trabalhadas também ilustrações de algumas fábulas.

 Março

 

Começaremos o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza. Após conhecer um pouco da biografia do autor, será disponibilizado gibis da Turma da Mônica para os alunos para que os mesmos possam folhear e ler, e assim desenvolverão uma interpretação oral em forma de conversa com os alunos sobre os personagens criados por ele. Perguntar se conhecem os personagens da Turma da Mônica. Quais são eles? Fazer perguntas levando em consideração as características de cada personagem: está certo a Mônica bater nos meninos? Porque o Cebolinha fala errado? É saudável não tomar banho, como faz o Cascão? Assim poderá ser trabalhado a importância da higiene e falar dos animais que vivem no lixo, as doenças que podem transmitir que precisamos tomar banho todos os dias e lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro ou brincar.  Questionará como é a vida da Mônica, “Com quem ela mora?”, “Como é sua família?”, “Qual é o seu brinquedo favorito?”. Quais as brincadeiras de que Mônica mais gosta?

 Identificaremos com a turma sobre a importância da família e sobre o carinho que a Mônica tem pelo Sansão, seu coelhinho de pelúcia. Aproveitando o personagem Chico Bento, que mora no campo, valorizará muito a natureza, com isso explicará para a turma sobre as diferenças entre a Zona rural e urbana e a importância de se cuidar do meio ambiente.

Logo após todos os trabalhos feitos em sala de aula a educadora pedirá para as crianças desenharem a personagem ou modelar com massinha, também produzirão cartazes da Turma da Mônica. A professora irá levar para a turma caça palavras, cruzadinhas, para os alunos observarem os personagens principais da história. A mesma explorando a escrita trabalhará com produções de histórias em quadrinhos, que serão expostas no encerramento do mês.

 

Abril

Iniciaremos nosso projeto com o autor Monteiro Lobato levou os alunos a pesquisarem a biografia e seus principais personagens “no caso do sitio do Pica pau amarelo “do autor citado. Em seguida fará leitura de vários textos sobre os principais personagens do Sitio do Pica Pau Amarelo e comentará as características de cada um  ressaltando a diferença entre eles .A professora assistirá juntamente com os alunos um filme sobre a obra comentada , depois os mesmos falarão a parte que gostaram e farão  uma ilustração da mesma que logo após produzirão textos relacionados ao filme e com isso possa incentivar  cada vez mais as produções textuais, aproveitando o material lúdico produzido por eles mesmos,  baseados no autor estudado, produzirão também jogo de sete erros, palavras cruzadas , caça palavras e etc. Desenvolverão com material pesquisado, cartazes.

 

Maio

Neste mês trabalharemos com a autora Ruth Rocha primeiramente os alunos serão levados a pesquisarem sobre a biografia da autora e algumas de suas obras. Em seguida faremos a leitura de algumas obras da autora já mencionada. Em um bate papo com os alunos a professora perguntará o que lembram das histórias lidas, e com isso trabalhará o reconto das mesmas, interpretação, ilustrações. Proporcionará aos alunos preparação de materiais lúdicos baseados na obra da autora estudada, será desenvolvida com a turma palavras cruzada e caça- palavras e também será feita no microfone pelos alunos a leitura de poesias da autora, produções. Em seguida os alunos confeccionarão cartazes e varal de diversos tipos de textos da autora Ruth Rocha. Ao término do projeto os alunos farão uma exposição de todos os trabalhos feitos em sala, declamarão poemas da autora citada acima, em que os mesmos estarão caracterizados com algum personagem da fábula.

 

Junho

Será trabalhado como autor o Ziraldo, sendo assim iniciará o projeto “Viajando no Mundo da Literatura” com a pesquisa da biografia do autor. Também desenvolverá ao longo do trabalho a leitura de livros, textos, gibis, atividades lúdicas (caça palavras, palavras cruzadas...) do autor, questões como: paisagem rural e urbana; usos e costumes, alimentação e culinária típica, provérbios, parlendas, trava-línguas, questões ambientais, fauna, flora, floresta e outros, de acordo como forem surgindo. Na tentativa de ampliar os conhecimentos dos alunos, tentaremos proporcionar momentos de lazer com a leitura, em seguida visitarão a biblioteca da escola em que poderão ter acesso a obras do escritor.

Culminância

Finalizando o projeto mencionado os alunos farão uma exposição na escola, de todos os trabalhos produzidos pela turma que são: histórias em quadrinhos, redações e poesias.

 

 6- RECURSOS

. HUMANOS:

 Professores e alunos.

 

  – MATERIAIS:

          Sala de leitura; Arquivos da internet pertinentes ao tema; Computador e impressora; Livros; Revistas; Cartolinas; Tesouras; CDs de histórias infantis; Literatura infantil e Infanto-juvenil ,Papel pardo, Papel laminado, Papel camurça ,Cola ,Barbante ,TNT ,Fita adesiva, Cadernos , Lápis ,Borracha ,Lápis de cor ,Literatura brasileira  ,Tinta para impressora Papel A4 ,Pincéis Atômico ,Cadernos ,Papel crepom ,Papel cartão Revistas em quadrinho, quadro, Grampeador, Grampos, Jogos educativos, Xérox, Quebra-cabeça.

 

 7- AVALIAÇÃO

   Ao longo dos anos percebe-se a evolução do conceito de avaliação da aprendizagem, uma concepção tecnicista em que avaliar significava medir, atribuir nota, classificar, para uma concepção de avaliação crítica vista em um contexto sociopolítico-cultural.

   A prática da avaliação se explicita por uma relação autoritária, conservadora, que coloca os alunos como objetos, apassivados. Esse exercício autoritário provém do poder que tem a avaliação e que permite ao professor manter a disciplina, o silêncio, a atenção dos alunos etc.

   Acredito em uma avaliação que parta de uma concepção de apreensão de conhecimento nem estática, nem cumulativa, mas dinâmica, contraditória e criativa. O aluno é visto como sujeito do processo, ativo, que não só memoriza e reproduz conhecimentos, mas também os constrói.

No encerramento do projeto será feito um portifólio contendo o registro das atividades desenvolvidas.

 

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