Feira cultural 4 ElementosDescrição de cada
projeto ArHurricane in a jar/Furacão na jarra: Durante o primeiro semestre, a sala do Kindegarten
Matutino, estudaram sobre diferentes climas como Furacão, tornado, avalanche
entre outros. Aprenderam a diferença entre o furacão e tornado. Sendo o Tornado
um intenso redemoinho de vento que ocorre quando uma nuvem em movimento alcança
a terra. E o Furacão é um sistema circular de movimentação de ar, em uma
velocidade superior a 105 km/h e com diâmetro de centenas de quilômetros,
resultante da formação de um sistema de baixa pressão sobre regiões oceânicas.
Ou seja o furacão inicia no oceano e o tornado na terra. Com isso nossas
crianças prepararam um Tornado na Jarra, movimente a jarra em direção circular e
veja o tornado.
Poluição do ar (pulmão):As crianças aprenderão que a poluição do ar ocorrido
de fumaças, fábricas, e queimadas prejudicam nossa respiração e podem ocasionar
doenças como bronquite, sinusite, asma e rinite. Com isso criaram um pulmão
para representar a poluição do ar e suas consequências para nossa saúde. ÁguaCiclo da água: Ciclo da agua O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos. Processo O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação). Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez. Interferências no ciclo da água Fatores que atuam no processo do ciclo hidrológico: movimentos do planeta (rotação e translação), energia solar, gravidade, processos físico-químicos (salinidade, por exemplo) e processos biológicos (causados por vegetação e seres vivos). Os processos que influenciam no ciclo da água são: chuva, neve, granizo, condensação, evapotranspiração (transpiração de seres vivos), evaporação, infiltração da água e escoamento superficial da água. Importância O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos. Poluição da água: A poluição das
águas é qualquer alteração em suas características físicas, químicas e
biológicas que possa causar prejuízo à saúde da população, comprometer a fauna
e a utilização das águas para usos benéficos. Milhares de rios são poluídos por
todo o mundo todos os dias, o que representa um problema socioambiental
bastante grave.A expansão urbana
desordenada, aliada ao desenvolvimento da indústria e das atividades agrícolas
são as principais causas da poluição dos rios. As atividades
domésticas, industriais e comerciais geram poluentes característicos que
influenciam de diferentes formas a qualidade das águas.A poluição dos rios pode
ser química, física ou biológica. A poluição química é caracterizada por dois
tipos de poluentes: biodegradáveis (produtos químicos que são decompostos pela
ação de bactérias ao final de um tempo, como detergentes e inseticidas) e persistentes (persistem no meio ambiente e nos
organismos vivos, sendo tóxico para estes, como o mercúrio). A poluição física
altera as características físicas da água, a principal é a poluição por
sólidos. A biológica é a contaminação da água por organismos patogênicos
(bactérias, vírus, vermes, etc.).
Várias são as fontes
poluidoras dos rios, entre as quais se destaca o lançamento de esgotos
residenciais, industriais e hospitalares não tratados. Esse esgoto aumenta a
quantidade de matéria orgânica na água e consome oxigênio em seu processo de
decomposição, causando a morte de peixes e outros organismos aquáticos. Além
disso, causa mal cheiro e representa um risco a saúde publica, pois é
constituído por vários micro-organismos patogênicos.TerraFazenda de formigas: Aprendemos como elas
utilizam a terra para construção da sua colônia e a importância para a
natureza. Montanha: Nossos alunos
aprenderam na unidade 6 sobre vulcão e fromas terrestres, com isso aprenderão
como uma montanha se forma. De forma simplificada eles podem explicar que duas
pedras se bateram e ao longo de milhões de anos se formou uma montanha. FogoPintura com carvão:Neste semestre aprendemos
sobre o carvão e suas utilidades. Aprendemos
que o carvão usado para desenhos é um dos
materiais mais antigos do mundo, frequentemente encontrado nas pinturas rupestres.Sol: A sala aprenderão
sobre o sistema solar, e que o sol e uma estrela com diversos compostos
químicos que o faz ser quente o suficiente para aquecer o nosso planeta terra.
Filtro de areia:
Neste semestre aprendemos
que a água é um elemento fundamental
para a vida de todos os seres da Terra. A ingestão de água tratada é essencial
para a conservação da saúde do homem, auxiliando na prevenção de doenças como o
cálculo renal, infecção de urina, entre outras. No entanto, o consumo de água
sem o devido tratamento pode provocar diarreia, cólera, febre amarela, hepatite
A, etc.Ao abordar esse tema em
sala de aula, realize uma atividade prática com os alunos através da construção
de um filtro caseiro. Esse experimento é simples e muito
importante no processo de ensino e aprendizagem, pois proporciona a
visualização de um tratamento simplificado da água. Densidade da água
A densidade da água salgada pode
variar entre 1,017 e 1,030 g/cm3,
o que decorre da presença dos sais minerais (salinidade). Assim, é mais fácil
boiar na água do mar do que num lago.Acontece
assim no Mar Morto, onde a quantidade de sal existente é cerca de
Para
comprovar a diferença da densidade entre a água com sal e a água sem sal, faça
a experiência!Coloque
um ovo dentro de um recipiente com água. Você já sabe, o ovo afundará, tal como
acontece quando você quer fazer um ovo cozido e o coloca na panela.Feito
esse teste inicial, agora acrescente sal aos poucos e misture bem. O ovo
começará a subir.TerraNeste semestre aprendemos sobre as linhas
de Nazca. Aprendemos que as Linhas Geóglifos de Nazca são compostas por
diversas figuras, criadas pela civilização de Nazca entre 400 e 650 d.C.,
segundo os historiadores. Eleita como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1994,
elas foram confeccionadas em linhas rasas no próprio solo, e estão espalhadas
pelos 80 km de alto planalto árido, entre as cidades de Nazca e Palpa nos
Pampas de Jumana.
Areia movediça:Neste semestre aprendemos sobre o
fenômeno da a areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um
grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de
areia que se encontram soltas. Essa junção faz com que a areia se torne móvel
como um líquido e por seu movimento recebe o nome de “movediça”.Normalmente esse fenômeno acontece
nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões próximas a fontes
subterrâneas. Apesar de ocorrer em maior número nas regiões acima citadas, a
areia movediça pode ser formada e encontrada em qualquer local que exista água
e areia que possam se unir.ÁguaPoluição
do rio Araguaia
Neste semestre
aprendemos sobre o rio
Araguaia é um curso
de água que
banha os estados de Goiás, Mato
Grosso, Tocantins e Pará, no Brasil. Nasce nos altiplanos que
dividem os estados de Goiás e Mato
Grosso: a
nascente do rio se encontra na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município
de Mineiros, em Goiás. Este rio já foi considerado um dos mais piscosos do mundo. Este título
vem sendo ameaçado principalmente pelos atuais modelos de turismo existentes no
Araguaia em destaque a pesca predatória e o abandono de resíduos sólidos
provenientes das práticas de camping; assim como pela poluição gerada por agroquímicos e pelo barramento de suas águas através da
construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que não possui
mecanismos necessários para a subida natural de peixes nos período de desova,
vem contribuído para o declínio das populações da ictiodiversidade do Araguaia.
Mini estufa:
Neste semestre aprendemos como funciona uma a
mini estufa os alunos podem entender com mais clareza o ciclo da água.
Mini
estufa é uma ótima opção para quem não tem espaço para cultivar ou tempo para
ficar cuidando. É ideal para a germinação de sementes e também para fazer
mudas. TerraArte rupestre
Neste semestre aprendemos sobre a Arte rupestre é o termo que denomina as representações
artísticas pré-históricas realizadas em paredes, tetos e outras superfícies de
cavernas e abrigos rochosos, ou mesmo sobre superfícies rochosas ao ar livre.]
Areia movediçaNeste semestre aprendemos sobre o
fenômeno da a areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um
grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de
areia que se encontram soltas. Essa junção faz com que a areia se torne móvel
como um líquido e por seu movimento recebe o nome de “movediça”.Normalmente esse
fenômeno acontece nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões
próximas a fontes subterrâneas. Apesar de ocorrer em maior número nas regiões
acima citadas, a areia movediça pode ser formada e encontrada em qualquer local
que exista água e areia que possam se unir.Neste semestre
aprendemos como é o Início De Uma Colônia De FormigasÉ muito curioso observar o início de uma nova colônia de
formigas. É um evento muito importante para a espécie das formigas. Nessa
etapa, só as rainhas e os machos possuem asas. Quando estão prontos, rainhas e
machos voam e eles acasalam-se. É chamado de voo nupcial.
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