Contador de post e comentários

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

PLANO DE TRABALHO PARA COORDENADOR PEDAGÓGICO


Uma educação de qualidade é uma busca constante da sociedade e para que isso se torne realidade são necessárias ações que sustentem um trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente, contribuindo para um processo administrativo de qualidade.  Conforme Chiavenato (1997, p.101), “não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões”.

Sabemos que o Coordenador Pedagógico é boa parte do corpo de uma escola, sendo a ponte que unifica os interesses entre a sociedade, os profissionais e a direção, exercendo funções de grande importância para que se mantenham a qualidade do trabalho pedagógico além dos cuidados gerais dos alunos.

                               Sabendo da grande responsabilidade do papel do Coordenador Pedagógico, me proponho a trabalhar de forma democrática para atender às necessidades da escola, levando em conta a ética profissional e o intuito de contribuir para um bom trabalho coletivo. Para tanto, me submeto à aprovação pela diretoria, da execução dos seguistes objetivos e metas abaixo:

Procurar ser uma pessoa criativa, organizada, ouvinte e aberta aos conhecimentos;
Dar continuidade aos trabalhos já iniciados na Escola América e elaborar novos projetos para o próximo ano letivo;
Executar o trabalho de coordenação sempre em conexão com a direção da escola;
Participar da elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, responsabilizar-me pela divulgação e execução do mesmo de forma participativa e cooperativa;
Promover um trabalho conjunto entre os educadores da escola, trocas de diferentes experiências e respeito à diversidade dos pontos de vista;
Participar efetivamente das reuniões oferecidas, oficinas pedagógicas e repassar aos professores tudo o que for necessário em e em tempo hábil;
Organizar antecipadamente as reuniões, que constituirão em prática eficiente como momentos onde haja grupos de estudos de temas que representem as necessidades ou dificuldades que o grupo apresentar, contemplando também momentos de planejamento das atividades de sala de aula e confecção de materiais, levando em consideração os objetivos propostos no planejamento. Neste momento, é fundamental a troca de experiências através de relatos onde destacarão os pontos positivos e dificuldades de suas práticas;
Fazer com que todo trabalho repassado aos professores seja sempre direcionado para um modo coletivo nunca individualizado;
- Proporcionar troca de materiais e atividades entre os professores dos mesmos anos; 
Proporcionar práticas inovadoras aos professores; (pesquisando, estudando, fazendo cursos, oferecendo atividades);
visualizar novas perspectivas do professor, movimentar seu cotidiano dando-lhe as ajuda necessárias;
investir na progressão continuada na própria escola;
Estabelecer vínculo e parceria com os alunos visando melhoras: tanto na sala de aula quanto fora dela;
Manter contato constante com as turmas e alunos em dificuldade, transmitindo-lhes orientações para melhor estudarem determinadas disciplinas;
Acompanhar as recuperações paralelas procurando fazer com que professores estejam em conexão quanto ao desenvolvimento dos alunos;
Proporcionar uma maneira de trabalho planejado distribuído entre os bimestres desde do primeiro ano (alfabetização) até o quinto ano;
Incentivar e prover condições para a elaboração de projetos de alfabetização, leitura, saúde e higiene, informática e outros mais que se fizerem necessários;
cooperar na composição de turmas e horários, com critérios que favoreçam o ensino e a aprendizagem;
Acompanhar e avaliar o processo de ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções para os problemas de aprendizagens identificados;
Avaliar as práticas já planejadas, discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
Acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, através de registros, orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas aos que tiverem desempenho insuficiente;
Estabelecer metas a serem atingidas no decorrer dos bimestres e/ou semestres, isto sempre consultando os professores dos respectivos anos;
Promover um clima escolar favorável à aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da comunidade escolar e da qualidade das relações;
procurar, da melhor maneira possível, participar e ajudar no planejamento e execução de festividades que vierem a acontecer na escola;
Fazer atendimentos individuais conforme necessidade, onde possamos conversar as questões pertinentes ao desempenho escolar dos alunos. Acredito que o papel do coordenador não seja “fiscalizar” nem “vigiar” o trabalho do professor, mas sim, auxiliar e oferecer subsídios para sua prática docente. Para tanto, se faz necessárias visitas às salas de aulas para verificar as necessidades de cada educador;
trabalhar em conjunto, com outros coordenadores, ajudando-os nos seus projetos, procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso de nossa escola.
                               Enfim, sabemos que os objetivos e metas de uma escola são e devem ir muito além do que foi explicitado acima, motivo pelo qual me proponho a cumprir com o meu dever da melhor maneira possível.

                             Gostaria de continuar prestando serviços à Instituição, de participar do novo quadro de funcionários, pois será muito gratificante poder acompanhar o crescimento de uma instituição.

                             Esperando fazermos parceria, agradeço desde já.
     Atenciosamente,
                                                            
                                                                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário