JARDIM II
PORTUGUÊS/PRONTIDÃO/LINGUAGEM
OBJETIVO
- Ampliar a coordenação
viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
- Desenvolver vocabulário,
linguagem e a comunicação entre os alunos.
- Reconhecer, ler e escrever
vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
- Desenvolver interesse e atenção
por músicas, leitura, histórias e escrita.
- Preparar o aluno para que fique
apto ao processo de alfabetização no Pré – 3º Estágio.
- Iniciação as famílias
silábicas.
CONTEÚDO
- Período Preparatório: traçar
linhas (retas, curvas, sinuosas e mistas), desenho livre, labirinto,
pintura, recorte, colagem, pontilhado, atividade gráficas e no caderno
pedagógico, etc.
- Estudo das vogais: reconhecer,
ler, traçar e escrever as vogais.
- Encontros Vocálicos:
identificar, ler e escrever, palavras formadas apenas por encontros
vocálicos.
- Estudo do Alfabeto: identificar
visual e auditivamente as letras do alfabeto, cobrir e copiar as letras
maiúsculas e minúsculas (de imprensa e cursiva).
- Famílias Silábicas:
proporcionar aos alunos atividades referentes as famílias silábicas, de
forma natural e espontânea, pois terão continuidade no Pré – 3º Estágio.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: caderno, atividades
gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
- Confeccionar cartazes, murais,
parlendas, poesias e etc.
- Histórias, músicas, vídeo e
livros.
- Atividades com sucatas (ex:
embalagens).
- Jogos, brincadeiras e material
pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação contínua e diária através
da participação, interesse e execução das atividades feita pelos alunos.
Correção das lições e atividades.
Verificação
da aprendizagem: leitura, identificação e assimilação das atividades,
exercícios gráficos.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
- Desenvolver e ampliar os
conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades
propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e
aprendizagem.
- Identificar números, cores,
formas geométricas, medidas, etc.
- Desenvolver raciocínio
lógico-matemático.
- Desenvolver o processo de
adição.
CONTEÚDO
- Estruturas Lógicas:
discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos;
identificação/comparação.
- Numerais: revisão dos números
(0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de
ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos,
cheio/vazio.
- Operação com Números: adição:
total até 9.
- Espaço e forma: traçado de
linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em
cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda;
identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo,
quadrado).
- Medidas: tamanho: maior/menos,
grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito.
- Fração: inteiro/metade.
ESTRATÉGIA
- Utilizar: figuras, desenhos,
cartazes, lousa, material escolar, caderno quadriculado, atividades
gráficas.
- Confeccionar: cartazes, murais,
fichas, números.
- Recorte, colagem e pintura.
- Atividade com sucatas.
- Músicas e histórias.
- Jogos, brincadeiras e material
pedagógico.
AVALIAÇÃO
Avaliação através das atividades
realizadas pelos alunos e correções das lições, sempre verificando a
participação, interesse e aprendizagem.
Avaliação
contínua e diária desenvolvendo raciocínio lógico-matemático.
ARTES PLÁSTICAS
OBJETIVO
- Desenvolver a potencialidade
criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
- Desenvolver habilidades e
formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
- Desenvolver o domínio de
técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
- Desenvolver a habilidade de
discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
CONTEÚDO
- Desenho.
- Pintura.
- Impressão.
- Recorte.
- Alinhavo.
- Tapeçaria.
- Colagem.
- Modelagem.
- Dobradura.
- Montagem.
- Construção.
ESTRATÉGIA
- Atividades gráficas como
desenhos, para pintura, recorte e colagem.
- Tinta, pincel, cola, tesoura,
papel de diferentes tipos, formas e cores.
- Revista, jornal e sucata.
- Barbante, lã, linhas, madeira,
argila, algodão, gesso, garrafa, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será continua e diária através dos trabalhos e atividades realizados pelos
alunos, com a finalidade de desenvolver: criatividade, interesse,
espontaneidades, auto-estima, capricho, atenção, curiosidade, raciocínio,
cooperação, companheirismo e a motivação.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
- Identificar as diversas partes
do corpo e suas funções.
- Formar bons hábitos de higiene
e saúde.
- Identificar o valor nutritivo e
a procedências dos alimentos.
- Identificar e observar o
processo de germinação e crescimento das plantas.
- Identificar, distinguir e
caracterizar os animais.
- Desenvolver habilidades como:
observação, analise, descrição, classificação e medida.
- Explorar o ambiente em que
vive.
CONTEÚDO
- As Partes do Corpo/Higiene e
Saúde/Órgãos do sentido.
- Alimento/Culinária.
- Plantas/Horticultura.
- Animais.
- ESTRATÉGIA
- Explorar o meio em que estamos.
- Confecção de cartazes,
desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
- Pinturas colagens, recortes.
- Horta.
- Passeios, excursões.
- Atividades com os próprios
alunos (jogos e brincadeiras).
- Músicas, histórias, diálogos,
conversa dirigida, atividade com sucatas.
- Alimentos (frutas, verduras,
legumes).
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua e diária através das atividades e exercícios realizados e executados
pelos alunos, com a finalidade de desenvolver: interesse, atenção, cooperação,
espontaneidade, aprendizagem, capacidades de observação, análises e etc.
INTEGRAÇÃO SOCIAL
OBJETIVO
- Adaptar a criança à escola e à
vida social.
- Promover condições de um
convívio agradável.
- Desenvolver atitudes de
polidez, respeito e cooperação.
- Adquirir habilidades sociais.
- Compreender a necessidade da
cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
- Desenvolver: atividades e
conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e
habilidades quanto ao trabalho.
CONTEÚDO
- Eu/Família.
- Casa/Comunidade.
- Escola.
- Meios de Transporte/Meios de
Comunicação.
- Datas Comemorativas:
- (Alguns exemplos) Páscoa, Dia
do Índio, Dia das Mães, Dia dos Pais, 07 de Setembro, Dia das Crianças,
Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
ESTRATÉGIA
- Desenhos, cartazes, músicas, jogos, brincadeiras,
atividades com sucata, folhas (atividades gráficas), pintura, recortes e
colagens.
- Festas, bailes, exposição, excursão ou passeios.
AVALIAÇÃO
Avaliação
contínua através das atividades e exercícios realizados e propostos aos alunos,
no qual se verifica o: interesse, assimilação, compreensão, aprendizagem,
comportamento, espontaneidade, capacidade, cooperação, participação e a
execução das atividade.
INGLÊS
OBJETIVO
- Desenvolver algumas noções
sobre a língua estrangeira (inglês).
- Executar as atividades
propostas com atenção, compreensão e aprendizagem.
- Desenvolver a linguagem de
palavras, pequenas frases e músicas.
CONTEÚDO
- Cores.
- Números.
- Nomes de animais, alimentos,
familiares, objetos, brinquedos, etc.
- Músicas.
ESTRATÉGIA
- Vídeo.
- Cartazes.
- Desenhos.
- Atividades gráficas.
- Pintura, colagem e recorte.
AVALIAÇÃO
Avaliação
será feita através dos exercícios e atividades realizadas pelos alunos
verificando a aprendizagem, assimilação e compreensão.
Pronúncia e o interesse.
Pronúncia e o interesse.
OBJETIVOS
SÓCIO-EMOCIONAIS
- Desenvolve hábitos de asseio:
pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
- Habitua-lo a usar os clichês
sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente. - Deixa-la explorar ao máximo os
objetos e brinquedos.
- Levar a criança a brincar com
os outros do grupo.
- Fazer com que a criança não
fixe em um único colega.
- Mante-la ocupada.
- Levar a criança a participar
das atividades de grupo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário