Contador de post e comentários

sábado, 18 de abril de 2015

ESCOLA ____________________________________________________________________________ 

NOME: _____________________________________ TURMA: _________DATA: _____/_____/____                                              PRÔ:_____________________________________


Leia o poema com atenção:
CORUJINHA

Corujinha, corujinha
Que peninha de você
Fica toda encolhidinha
Sempre olhando não sei que
O teu canto de repente
Faz a gente estremecer
Corujinha, pobrezinha
Todo mundo que te vê
Diz assim, ah! coitadinha
Que feinha que é você

Quando a noite vem chegando
Chega o teu amanhecer
E se o sol vem despontando
Vais voando te esconder
Hoje em dia andas vaidosa
Orgulhosa com quê
Toda noite tua carinha
Aparece na TV
Corujinha, corujinha
Que feinha que é você!
Vinicius de Moraes

ATIVIDADES
1. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
2. Pinte de amarelo todas as palavras da 1ª estrofe que rimam com corujinha.
3. Pinte de verde os espaços entre as palavras do poema.
4. Na 1ª estrofe o Eu lírico afirma que tem “peninha” da corujinha. Por quê?
___________________________________________________________________________________________
5. Por que a corujinha se esconde?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

6. O que aconteceu para que agora a corujinha ande bem vaidosa?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

7. Separe as sílabas das seguintes palavras:


gente: _______________________________
canto: _______________________________
você: _______________________________
mundo: _____________________________
chega: ______________________________
hoje: _______________________________


8. Reescreva a frase abaixo:


OTEUCANTODEREPENTE
FAZAGENTEESTREMECER

 



_____________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9. Escreva o nome do bichinho. Uma sílaba para cada quadrado.

10. Circule as palavras com a mesma quantidade de sílabas da palavra CORUJA.
bolopeteca cachorrinho gato
violãopêssego sapo banana
11. Agora a sua professora vai ditar 10 palavras do poema. Releia o poema com cuidado e prepare-se para o ditado!
Correção do ditado:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Leia o poema com atenção:
As Abelhas

A AAAAAAAbelha mestra
E aaaaaaas abelhinhas
Estão tooooooodas prontinhas
Pra iiiiiiir para a festa. 
Num zune que zune 
Lá vão pro jardim 
Brincar com a cravina 
Valsar com o jasmim. 
Da rosa pro cravo 
Do cravo pra rosa 
Da rosa pro favo 
E de volta pra rosa. 
Venham ver como dão mel 
As abelhas do céu.

A abelha rainha
Está sempre cansada
Engorda a pancinha
E não faz mais nada
Num zune que zune 
Lá vão pro jardim 
Brincar com a cravina 
Valsar com o jasmim. 
Da rosa pro cravo 
Do cravo pra rosa 
Da rosa pro favo 
E de volta pra rosa. 
Venham ver como dão mel 
As abelhas do céu.
Vinicius de Moraes

ATIVIDADES
1. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
2. Pinte de azul claro os espaços entre as palavras do poema.
3. Pinte de cor de rosa o nome das flores do poema.
4. Onde vai ser a festa das abelhas?
___________________________________________________________________________________________
5. O que o eu lírico revela sobre a abelha rainha?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
6. Separe as sílabas das seguintes palavras do poema:


abelha: _______________________________
brincar: _______________________________
festa: _______________________________
jardim: _____________________________
cravina: ______________________________
jasmim: _______________________________


7. Com uma letra cursiva bem bonita, reescreva a primeira estrofe do poema em seu caderno de caligrafia. (Fique atento: escreva cada verso em uma linha e tenha atenção com as letras maiúsculas.)


8. Agora a sua professora vai ditar 6 palavras do poema. Releia o poema com cuidado e prepare-se para o ditado!


1. _______________________________
2. _______________________________
3. _______________________________
4. _______________________________
5. ________________________________
6. ________________________________


Faça a correção do ditado no caderno de Caligrafia.
9. No caça-palavras encontre as palavras: ABELHA – MEL – CÉU.
10. Ligue os pontos e faça um colorido bem bonito. Faça com muito capricho!













A PULGA

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais um pulinho
Estou na perna do freguês

Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais uma mordidinha
Coitadinho do freguês
Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Tô de barriguinha cheia
Tchau
Good bye
AufWiedersehen
Vinicius de Moraes

ATIVIDADES

1. Encontre no quadro as palavras destacadas no poema.
A
I
K
P
E
R
N
A
X
W
T
U
L
E
G
D
V
C
R
L
H
S
C
O
F
R
E
G
U
E
S
I
S
R
S
A
M
A
I
S
2. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
3. Pinte de amarelo os espaços entre as palavras do poema.
4. No poema quem é o freguês da pulga?
___________________________________________________________________________________________
5. Por que você acha que o Eu lírico usa a expressão “coitadinho do freguês”?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
6. Pinte de acordo com a legenda:
Amarelo: palavras monossílabas
Azul: palavras dissílabas
verde: palavras trissílabas


Um, dois, três
Quatro, cinco, seis
Com mais um pulinho
Estou na perna do freguês




COMMAISUMAMORDIDINHACOITADINHODOFREGUÊS


7. Reescreva a frase abaixo:


_____________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Complete as palavras com as letras que faltam:
P
U

G


M
O
R
D





A

C
O

T

D



A

P

L
I


O

B
A

R
I

U



A

 

O GATO

Com um lindo salto 
Lento e seguro 
O gato passa 
Do chão ao muro 
Logo mudando 
De opinião 
Passa de novo 
Do muro ao chão 

E pisa e passa 
Cuidadoso, de mansinho
Pega e corre, silencioso
Atrás de um pobre passarinho 
E logo pára 
Como assombrado 
Depois dispara 
Pula de lado 

Se num novelo
Fica enroscado
Ouriça o pêlo
Mal humorado
Um preguiçoso
É o que ele é
E gosta muito
De cafuné

E quando à noite
Vem afadiga
Toma seu banho
Passando a língua pela barriga.
Vinicius de Moraes


ATIVIDADES
1. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
2. Quais as características do gato, de acordo com o poema?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
3. Pinte de laranja os espaços entre as palavras do poema.
4. Na 1ª estrofe o Eu lírico afirma que tem “peninha” da corujinha. Por quê?
___________________________________________________________________________________________
5. Ditado de frases. Ouça a leitura do poema e complete de acordo com o ditado, tenha muita atenção.
Com um lindo salto 
______________________________________________________________
O gato passa 
______________________________________________________________
Logo mudando 
De opinião 
Passa de novo 
______________________________________________________________

E pisa e passa 
Cuidadoso, de mansinho
Pega e corre, silencioso
______________________________________________________________
E logo pára 
______________________________________________________________
Depois dispara 
______________________________________________________________

Se num novelo
______________________________________________________________
Ouriça o pêlo
Mal humorado
______________________________________________________________
É o que ele é
______________________________________________________________
De cafuné

E quando à noite
Vem a fadiga
______________________________________________________________
_____________________________________________________________ .

6. Como é o salto do gato?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________

7. Separe as sílabas das seguintes palavras:


cuidadoso: _______________________________
mansinho: _______________________________
assombrado:______________________________
passarinho: _____________________________
preguiçoso: ______________________________
enroscado: _______________________________


8. Com a ajuda do dicionário encontre os sinônimos das palavras em negrito:
_____________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Caça-gatos












Nenhum comentário:

Postar um comentário