ESCOLA ____________________________________________________________________________
NOME: _____________________________________ TURMA: _________DATA: _____/_____/____ PRÔ:_____________________________________
Leia o poema
com atenção:
CORUJINHA
Corujinha, corujinha
Que peninha de você
Sempre olhando não sei que
O teu canto de repente
Faz a gente estremecer
Corujinha, pobrezinha
Todo mundo que te vê
Diz assim, ah! coitadinha
Que feinha que é você
Quando a noite vem chegando
Chega o teu amanhecer
E se o sol vem despontando
Vais voando te esconder
Hoje em dia andas vaidosa
Orgulhosa com quê
Toda noite tua carinha
Aparece na TV
Corujinha, corujinha
Que feinha que é você!
Vinicius de Moraes
ATIVIDADES
1. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
2. Pinte de amarelo todas
as palavras da 1ª estrofe que rimam com corujinha.
3. Pinte de verde os
espaços entre as palavras do poema.
4. Na 1ª estrofe o Eu
lírico afirma que tem “peninha” da corujinha. Por quê?
___________________________________________________________________________________________
5. Por que a corujinha se
esconde?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
6. O que aconteceu para
que agora a corujinha ande bem vaidosa?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
7. Separe as sílabas das
seguintes palavras:
gente:
_______________________________
canto:
_______________________________
você:
_______________________________
mundo:
_____________________________
chega:
______________________________
hoje: _______________________________
8. Reescreva a frase
abaixo:
OTEUCANTODEREPENTE
FAZAGENTEESTREMECER
|
_____________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Escreva o nome do
bichinho. Uma sílaba para cada quadrado.
10.
Circule as palavras com a mesma quantidade de sílabas da palavra CORUJA.
bolopeteca cachorrinho gato
violãopêssego sapo banana
Correção
do ditado:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Leia o poema
com atenção:
As Abelhas
A AAAAAAAbelha mestra
E aaaaaaas abelhinhas
Estão tooooooodas prontinhas
Num zune que zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim.
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa.
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu.
A abelha rainha
Está sempre cansada
Engorda a pancinha
E não faz mais nada
Num zune que zune
Lá vão pro jardim
Brincar com a cravina
Valsar com o jasmim.
Da rosa pro cravo
Do cravo pra rosa
Da rosa pro favo
E de volta pra rosa.
Venham ver como dão mel
As abelhas do céu.
Vinicius de Moraes
ATIVIDADES
1. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
2. Pinte de azul claro os
espaços entre as palavras do poema.
3. Pinte de cor de rosa o
nome das flores do poema.
4. Onde vai ser a festa
das abelhas?
___________________________________________________________________________________________
5. O que o eu lírico
revela sobre a abelha rainha?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
6. Separe as sílabas das
seguintes palavras do poema:
abelha:
_______________________________
brincar:
_______________________________
festa:
_______________________________
jardim:
_____________________________
cravina:
______________________________
jasmim:
_______________________________
7. Com uma letra cursiva bem bonita,
reescreva a primeira estrofe do poema em seu caderno de caligrafia. (Fique
atento: escreva cada verso em uma linha e tenha atenção com as letras
maiúsculas.)
8. Agora a sua professora
vai ditar 6 palavras do poema. Releia o poema com cuidado e prepare-se para o
ditado!
1. _______________________________
2.
_______________________________
3.
_______________________________
4.
_______________________________
5.
________________________________
6.
________________________________
Faça a correção do ditado
no caderno de Caligrafia.
9. No caça-palavras
encontre as palavras: ABELHA – MEL – CÉU.
10. Ligue os pontos e
faça um colorido bem bonito. Faça com muito capricho!
Um, dois,
três
Quatro,
cinco, seis
Com mais um
pulinho
Estou na perna
do freguês
Um, dois,
três
Quatro,
cinco, seis
Com mais
uma mordidinha
Coitadinho
do freguês
Um, dois, três
Quatro,
cinco, seis
Tô de
barriguinha cheia
Tchau
Good bye
AufWiedersehen
Vinicius de Moraes
ATIVIDADES
1. Encontre no quadro as palavras
destacadas no poema.
A
|
I
|
K
|
P
|
E
|
R
|
N
|
A
|
X
|
W
|
T
|
U
|
L
|
E
|
G
|
D
|
V
|
C
|
R
|
L
|
H
|
S
|
C
|
O
|
F
|
R
|
E
|
G
|
U
|
E
|
S
|
I
|
S
|
R
|
S
|
A
|
M
|
A
|
I
|
S
|
2. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
3. Pinte de amarelo os
espaços entre as palavras do poema.
4. No poema quem é o
freguês da pulga?
___________________________________________________________________________________________
5. Por que você acha que
o Eu lírico usa a expressão “coitadinho do freguês”?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
6. Pinte de acordo com a
legenda:
Amarelo: palavras monossílabas
Azul: palavras dissílabas
verde: palavras
trissílabas
Um, dois,
três
Quatro,
cinco, seis
Com mais
um pulinho
Estou na
perna do freguês
COMMAISUMAMORDIDINHACOITADINHODOFREGUÊS
|
_____________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Complete as palavras com as letras que faltam:
P
|
U
|
G
|
M
|
O
|
R
|
D
|
A
|
C
|
O
|
T
|
D
|
A
|
P
|
L
|
I
|
O
|
B
|
A
|
R
|
I
|
U
|
A
|
O GATO
Com um lindo
salto
Lento e seguro
Do chão ao muro
Logo mudando
De opinião
Passa de novo
Do muro ao chão
E pisa e passa
Cuidadoso, de mansinho
Pega e corre,
silencioso
Atrás de um pobre
passarinho
E logo pára
Como assombrado
Pula de lado
Se num novelo
Fica enroscado
Ouriça o pêlo
Mal humorado
Um preguiçoso
É o que ele é
E gosta muito
De cafuné
E quando à noite
Vem afadiga
Toma seu banho
Passando a língua pela
barriga.
Vinicius de Moraes
ATIVIDADES
1. Qual o título do poema?
_____________________________________________________________________________________________
2. Quais as
características do gato, de acordo com o poema?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
3. Pinte de laranja os
espaços entre as palavras do poema.
4. Na 1ª estrofe o Eu
lírico afirma que tem “peninha” da corujinha. Por quê?
___________________________________________________________________________________________
5. Ditado de frases. Ouça
a leitura do poema e complete de acordo com o ditado, tenha muita atenção.
Com
um lindo salto
______________________________________________________________
O
gato passa
______________________________________________________________
Logo
mudando
De
opinião
Passa
de novo
______________________________________________________________
E
pisa e passa
Cuidadoso,
de mansinho
Pega
e corre, silencioso
______________________________________________________________
E
logo pára
______________________________________________________________
Depois
dispara
______________________________________________________________
Se
num novelo
______________________________________________________________
Ouriça
o pêlo
Mal
humorado
______________________________________________________________
É
o que ele é
______________________________________________________________
De
cafuné
E
quando à noite
Vem
a fadiga
______________________________________________________________
_____________________________________________________________
.
6. Como é o salto do gato?
_____________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________________
7. Separe as sílabas das
seguintes palavras:
cuidadoso:
_______________________________
mansinho:
_______________________________
assombrado:______________________________
passarinho:
_____________________________
preguiçoso:
______________________________
enroscado:
_______________________________
8. Com a ajuda do
dicionário encontre os sinônimos das palavras em negrito:
_____________________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Caça-gatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário