PLANEJAMENTO
ANUAL 2014
ALFABETIZAÇÃO
CIÊNCIAS
Planejamento
Anual – 2014
Objetivo Geral:
Propiciar experiências que
possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de
representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças
possam estabelecer, progressivamente, a diferenciação entre as explicações do
senso comum e do conhecimento científico. Dando oportunidades às crianças de
ampliar suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o
mundo social e natural.
Objetivos específicos:
·
Trabalhar a autonomia e identidade da
criança;
·
Incentivar a valorização da família;
·
Reconhecer diversos tipos de moradia.
·
Iniciar a construção da autonomia;
·
Conhecer a escola e seus profissionais;
I
Bimestre
UNIDADE
1- Crianças e Higiene
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Unidade I
Meio ambiente
O mundo
As estações do ano
O ar
A Água
|
Conceituar o meio ambiente .
Reconhecer os elementos que fazem parte do meio
ambiente.
Perceber os diferentes tipos de ambiente.
Reconhecer os elementos da natureza e suas
contribuições para a vida no planeta Terra.
Identificar os elementos que compõem o sistema solar e
seus elementos que colaboram para a existência da vida na terra.
Identificar a Terra como um dos oito planetas do
Sistema Solar.
Identificar as estações do ano
|
. Verificar por meio de conversas informais (através de
rodas), o conhecimento dos alunos sobre o meio ambiente.
. Propor brincadeiras de roda para uma melhor
socialização da turma;
Diferenciar os elementos existentes no meio ambiente;
Reconhecer e nomear os Planetas do Sistema Solar.
Identificar o movimento de rotação da Terra.
Relacionar as voltas que o planeta Terra realiza e suas
consequências.
Comparar a função do Sol e da Lua.
Conceituar as estações do ano de acordo com o tempo.
Conhecer alguns gases que fazem parte da composição do
ar.
Perceber a importância do ar no nosso processo
respiratório das plantas e dos animais.
|
. Cartazes;
. Vídeo;
. Fita crepe;
. Barbante;
. Tinta;
. Cola colorida;
. Papel pardo;
. Fantoches;
. Papel criativo;
. Espelho;
. Desenhos livres;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Brincadeiras;
. Músicas.
|
II
bimestre
UNIDADE
2 - Seres vivos
Conteúdos
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Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
.. reino animal
Classificação dos animais
Animais vertebrados e invertebrados
Estrutura dos animais
Animais domésticos e silvestres
Animais úteis e nocivos.
Animais ameaçados de extinção.
|
Conhecer as etapas da vida do animal.
Observe o processo de nascimento dos animais.
Classificar os animais quanto ao habitat natural onde
estão vivendo.
Identificar os animais vertebrados e invertebrados
Identificar a
importância de cada espaço;
. Conhecer a escola e seus profissionais;
.Mostrar a importância do tempo.
|
Apresentar figuras de seres humanos e de animasi para a
construção de um painel.
Apresentar as imagens de diferentes hábitat dos
animais, solicitar aos alunos que desenhem o animal correspondente em todos
os habitat.
Apresentar imagens de esqueletos de animais para o
grupo observar sua construção óssea.
Apresentar imagens de animas domésticas para serem
observados.
Confeccionar um mural com rótulos de origem animal e
colocar em exposição.
Maquete Da sala
de aula;
. Confecção de
calendário coletivo;
|
. Cartazes;
. Panfletos;
. Fita crepe;
. Papel criativo;
. Revistas;
. Fotos;
. Cola branca;
.. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
III
Bimestre
UNIDADE
3 – Os vegetais
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Reino vegetal
Como nascem os vegetais
Partes de um vegetal
Jardim, horta e pomar.
|
Caracterizar os vegetais como seres vivos.
Conhecer as características do Reino Vegetal.
Identificar o ciclo de vida da Planta.
Conhecer as partes de um vegetal
Identificar a função de cada parte de um vegetal.
Diferenciar o cultivo feiro no jardim, horta e pomar.
. Entrar em contato com objetos e costumes do seu
contexto social
. Viver relações sociais
|
Cartaz da árvore;
. Confecção da bandeira.
. Ilustrações
. Trabalho em grupo
. Confecção de cartazes
. Leitura de livros
.Reconto de historias
. Pesquisa na sala de informática
. Brincadeiras dirigidas na quadra e na brinquedoteca
. Trabalhar o movimento e autonomia através de jogos
|
. Cartazes;
. Panfletos;
. Fita crepe;
. Papel criativo;
. Revistas;
. Fotos;
. Cola branca;
. Objetos recicláveis;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
IV
Bimestre
UNIDADE
4 – Ser humano e saúde
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
As partes do corpo humano
Os ossos
Órgão do sentido
Higiene
Os alimentos
O lixo
|
Identificar os membros que fazem parte do corpo humano.
Desenvolver a compreensão de que os ossos soa
indispensáveis para sustentação e proteção dos órgãos internos do corpo
humano.
Conhecer a função dos órgãos do sentido.
Promover o reconhecimento da importância da dentição
permanente.
Promover o reconhecimento da importância de fazer três
refeições diariamente.
Identificar os cuidados com o lixo.
.Identificar e diferenciar seres vivos de objetos
.Identificar e distinguir o lado esquerdo e direito
|
. Cartaz do corpo humano;
. Confecção da bandeira.
. Ilustrações
. Trabalho em grupo
. Confecção de cartazes
. Leitura de livros
.Reconto de historias
. Pesquisa na sala de informática
. Brincadeiras dirigidas na quadra e na brinquedoteca
. Trabalhar o movimento e autonomia através de jogos
|
. Cartaz;
. Cola branca;
. Fita crepe;
. Música;
. Figuras;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Som.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica
durante todo o desenvolvimento
das aulas.
CIÊNCIAS
Objetivo Geral:
Propiciar experiências que
possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de
representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças
possam estabelecer, progressivamente, a diferenciação entre as explicações do
senso comum e do conhecimento científico. Dando oportunidades às crianças de
ampliar suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o
mundo social e natural.
Objetivos específicos:
·
Trabalhar a autonomia e identidade da
criança;
·
Incentivar a valorização da família;
·
Reconhecer diversos tipos de moradia.
·
Iniciar a construção da autonomia;
·
Conhecer a escola e seus profissionais;
I
Bimestre
UNIDADE
1- Lugares e paisagens
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Brasil – Meu país
O estado
A cidade
O bairro
Paisagem
Os elementos naturais e culturais
A representação do espaço
|
Identificar o
Brasil na América
Reconhecer os aspectos que caracterizam um espaço
geográfico
Reconhecer os aspectos que caracterizam um espaço
geográfico
Compreender a necessidade de dividir o espaço municipal
Identificar aspectos e elementos das paisagens natural
e modificada
Perceber as diferenças na formação dos elementos
naturais e culturais
Compreender o espaço
em que está inserido.
|
Localizar o Brasil no mapa da américas
Localizar o mapa do estado onde mora
Reconhecer os aspectos que caracterizam um espaço
geográfico
Representar por meio de desenhos, o bairro
Observar a paisagem natural da modificada
Localizar por meio de imagens, os elementos naturais e
culturais
Compreender o espaço em que está inserido.
|
. Cartazes;
. Vídeo;
. Fita crepe;
. Barbante;
. Tinta;
. Cola colorida;
. Papel pardo;
. Fantoches;
. Papel criativo;
. Espelho;
. Desenhos livres;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Brincadeiras;
. Músicas.
|
II
bimestre
UNIDADE
2 – Moradia
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
A casa
Construção de uma casa
Os cômodos de uma casa
|
Identifica as utilidades da casa
Construir conhecimentos e estabelecer relações por meio
de sua própria moradia
Conhecer os cômodos de uma casa e a funcionalidade de
cada um.
Construir conhecimentos e estabelecer relações por meio
de sua própria moradia
|
colher informações sobre os diversos tipos de casa
existentes
mostrar gravuras de profissionais que trabalham na
construção de uma casa
representar, por meio de desenhos, moradia e os seus
cômodos.
|
. Cartazes;
. Panfletos;
. Fita crepe;
. Papel criativo;
. Revistas;
. Fotos;
. Cola branca;
.. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
III
Bimestre
UNIDADE
3 – Escola
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
A escola
A sala de aula
|
Reconhecer e determinar as principais características
do espaço escolar
Compreender a necessidade de dividir os cômodos da
escola
Identificar a localização da sua sala de aula em
relação a escola
|
Responde às perguntas sobre as características da
escola
Respersentar, por meio de desenhos, a sala de aula.
Reconhecer a sala de aula como espaço onde se constrói
conhecimentos.
|
. Cartazes;
. Panfletos;
. Fita crepe;
. Papel criativo;
. Revistas;
. Fotos;
. Cola branca;
. Objetos recicláveis;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
IV
Bimestre
UNIDADE
4 – Cultura e tecnologia
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
O lazer
Meio de transporte
Transito nos espaços
Meio de comunicação
|
Identificar as
formas de lazer
Reconhecer as várias atividades de lazer que podem ser
feitas de acordo com os diferentes lugares
Identificar os diferentes tipos de meios de transporte
Reconhecer espaço de tráfego
Perceber diferentes espaços de tráfego
Identificar os sinais de trânsito
|
. Cartaz do corpo humano;
. Confecção da bandeira.
. Ilustrações
. Trabalho em grupo
. Confecção de cartazes
. Leitura de livros
.Reconto de historias
. Pesquisa na sala de informática
. Brincadeiras dirigidas na quadra e na brinquedoteca
. Trabalhar o movimento e autonomia através de jogos
|
. Cartaz;
. Cola branca;
. Fita crepe;
. Música;
. Figuras;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Som.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica
durante todo o desenvolvimento
das aulas.
Geografia
Planejamento
Anual – 2014
Objetivo Geral:
Propiciar experiências que
possibilitem uma aproximação ao conhecimento das diversas formas de
representação e explicação do mundo social e natural, para que as crianças
possam estabelecer, progressivamente, a diferenciação entre as explicações do
senso comum e do conhecimento científico. Dando oportunidades às crianças de
ampliar suas experiências, favorecendo a construção do conhecimento sobre o
mundo social e natural.
Objetivos específicos:
·
Trabalhar a autonomia e identidade da
criança;
·
Incentivar a valorização da família;
·
Reconhecer diversos tipos de moradia.
·
Iniciar a construção da autonomia;
·
Conhecer a escola e seus profissionais;
I
Bimestre
UNIDADE
1- Construção da identidade social
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Como eu sou
O meu nome
Os documentos de identificação
Sua família
Sua historia
Historia de sua família
Direitos e deveres da família
A casa
|
Reconhecer sua família
Compreender a importância de estar inserido em um grupo
social
Compreender a importância do nome e do sobrenome
Reconhece os documentos utilizados para identificação
de pessoas
Construir um conceito de família
Compreender a necessidade de estar inserido em um grupo
familiar
Perceber a importância da colaboração de todos os
membros para manter a harmonia familiar
Perceber a casa como o espaço de convivência com o
núcleo familiar
|
. Verificar por meio de conversas informais (através de
rodas), o conhecimento dos alunos sobre si mesmo.
. Propor brincadeiras de roda para uma melhor
socialização da turma;
Pesquisa o custo dos materiais para construção
Listar os deveres e os direitos de cada um .
Reconhecer sua própria casa
|
. Cartazes;
. Vídeo;
. Fita crepe;
. Barbante;
. Tinta;
. Cola colorida;
. Papel pardo;
. Fantoches;
. Papel criativo;
. Espelho;
. Desenhos livres;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Brincadeiras;
. Músicas.
|
II
bimestre
UNIDADE
2 – Formas de organização social
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
.o povo brasileiro
Os grupos sociais
A escola
Diferentes escolas
Direitos e deveres na escola
Trabalho e as profissões
O lazer
|
Conhecer as raças que contribuíram para a formação do
povo brasileiro
Compreender que a sociedade é formada por grupos
etnorraciais
Compreender a função da escola
Reconhecer vários espaços em que se localizam as
escolas
|
Pesquisar elementos que representam a cultura de negros
e indígenas
Selecionar imagens que representam o diversos grupos
sociais.
Realizar visitas com os alunos nas dependências da
escola
Analizar imagens
de diversos tipos de escolas
|
. Cartazes;
. Panfletos;
. Fita crepe;
. Papel criativo;
. Revistas;
. Fotos;
. Cola branca;
.. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
III
Bimestre
UNIDADE
3 – Grupos humanos e suas manifestações culturais
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Meio de
transporte
O trânsito
Meios de comunicação
O vestuário
Indígenas
Herança africana
|
Identificar os meios de transporte variados e suas
funções
Conhecer as regras que regem o transito
Reconhecer os meios de comunicação
Classificar os meios de comunicação
Reconhecer a importância do vestuário
Reconhecer os indígenas com os primeiro povos
habitantes do Brasil
|
Confeccionar jogos sobre o trânsito
Identificar as características dos povos indígenas.
Cartaz da árvore;
. Confecção da bandeira.
. Ilustrações
. Trabalho em grupo
. Confecção de cartazes
. Leitura de livros
.Reconto de historias
. Pesquisa na sala de informática
. Brincadeiras dirigidas na quadra e na brinquedoteca
. Trabalhar o movimento e autonomia através de jogos
|
. Cartazes;
. Panfletos;
. Fita crepe;
. Papel criativo;
. Revistas;
. Fotos;
. Cola branca;
. Objetos recicláveis;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
IV
Bimestre
UNIDADE
4 – Relações e ordenações temporais
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Contagem do tempo
Diferenças ao longo do tempo
Diferenças no mesmo tempo
|
Compreender a ideia de tempo
Conhecer instrumentos de medição de tempo.
Observar as diferentes fases da vida do se humano
Reconhecer as diferença tecnológicas no mesmo espaço de tempo.
Analizar o diferentes usos da tecnologia no espaço em que
vivemos.
|
Confeccionar relógio
fazendo uso do material de sucata.
Apresentar imagens de paisagens de épocas diferentes
Pintar de cores diferentes paisagens naturais e modificadas
pelo homem.
. Cartaz do corpo humano;
. Confecção da bandeira.
. Ilustrações
. Trabalho em grupo
. Confecção de cartazes
. Leitura de livros
.Reconto de historias
. Pesquisa na sala de informática
. Brincadeiras dirigidas na quadra e na brinquedoteca
. Trabalhar o movimento e autonomia através de jogos
|
. Cartaz;
. Cola branca;
. Fita crepe;
. Música;
. Figuras;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Som.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica
durante todo o desenvolvimento
das aulas.
LINGUAGEM
ORAL / ESCRITA
Objetivo Geral:
Oportunizar
a criança de ampliar suas capacidades de comunicação oral por meio de
conversas, discussões, comentários, relatos, escuta e canto de músicas, escuta
e reconta de histórias, jogos e brincadeiras; além de propiciar vivências
variadas, apresentar a criança o mundo letrado, onde tenha oportunidade de
experimentar e entender a função de cada gênero textual em sua vida, mesmo não
sabendo ainda grafar convencionalmente as palavras. Essa vivência leva o aluno
a formular hipóteses sobre a escrita, confrontando-as, pensando na sua
organização, no que representa e para que serve.
Objetivos específicos;
·
Fazer com que a criança desenvolva a
linguagem oral e escrita;
·
Incentivar para o mundo da leitura;
·
Familiarizar com a escrita e os gêneros
textuais;
·
Estimular para a escrita de pequenas
palavras;
·
Desenvolver a comunicação e a expressão;
I
Bimestre
UNIDADE
1-
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Unidade 1
As vogais;
. Linguagem oral;
. Linguagem escrita;
. Discriminação visual;
. Letras A, B, C, D, E, F.
. Letras do alfabeto
. Unidade 2
Gênero textual (receita)
Letras G, H, i,J;
.
.
|
. Reconhecer, ler e escrever as vogais;
. Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura,
histórias e escrita;
. Desenvolver a comunicação
oral por meio da exposição de ideias;
.
Ampliar os conhecimentos sobre o sistema de escrita, trocando
experiências e discutindo a grafia das palavras;
. Realizar atividades em grupo,
compartilhar decisões e respeitar opiniões;
. Identificar o nome.
|
. Trabalhar letras de música em cartaz para
que as crianças identifiquem as vogais;
. Rodas de conversas, trabalhando assim a
oralidade das crianças;
. Conversas informais sobre o cotidiano de
cada criança;
. Realizar na quadra circuito de
psicomotricidade;
. Utilizar diferentes figuras para a
discriminação visual;
. Pedir que as crianças identifiquem
objetos que pertencem à sala de aula;
. Criar uma pasta com gravuras para que as
crianças as identifiquem;
. Explorar os espaços físicos da escola.
|
. Música;
. Cartaz;
. Blocos lógicos;
. Revistas;
. Jornais;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Pasta divisória.
|
II
Bimestre
UNIDADE
2-
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Unidade 3.
Letra K, L, M
,N, O, P, Q;
Que e Qui
. Rimas;
. Poemas;
. Histórias em quadrinho;
. Construção de textos coletivos;
. Discriminazação visual;
Letras R entre vogais
Palavras com R
Palavras com ar, er, ir, or, ur
. Letras S, T,
Palavras com ss e s entre vogais
As, es, is,os,us
.Ordem alfabética;
.
|
. Identificar as letras trabalhadas durante o primeiro
e segundo bimestre;
. Incentivar o interesse pela leitura de histórias e
comentar sobre os acontecimentos evidenciados;
. Participar da elaboração de textos coletivos;
. Ampliar a linguagem e pensamento, desenvolvendo a
expressão oral através de histórias, músicas, recitação de versos, poemas ou
parlendas;
. Reconhecimento e escrita do próprio nome;
. Reconhecimento do nome do colega e o da professora.
. Trabalhar o som
e a grafia das letras.
. Aproximar-se o contato com as letras;
|
. Confeccionar cartazes com poemas e rimas;
. Procurar palavras no caça-palavras;
. Completar cenas com desenhos e outras composições com
diferentes materiais;
. Representar brincadeiras com a turma por meio de
desenho ou colagem;
. Reprodução e narração de pequenas histórias em
quadrinhos, verbalizando o que vê;
. Criação de desenhos, pinturas, colagens e modelagens,
apartir de seu próprio repertório e da utilização dos elementos da linguagem
das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura, etc;
.Escrita do nome; .Escrita
do nome da
|
. Cartaz;
. Brincadeiras;
. Transparências;
. Massinha e argila;
. Revistas;
. Jornais;
. Cola branca;
. Tesoura;
. Fichas com os nomes;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
III
Bimestre
UNIDADE
3-
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
. Letras do alfabeto
u,v,x,y e z;
Palavras com Ch , Nh, Lh
Palavras com am, em, im,
om, um
Palavras com na,en, in
,on, um
Palavras com Ç
. Rimas;
. Poemas;
. Construção de textos
coletivos;
. Leitura incidental;
. Artes visuais;
. Nome dos colegas;
. Datas comemorativas:
- Dia dos Pais;
- Dia do Folclore 22/08;
- Dia do Soldado 25/08;
|
. Identificar as letras
trabalhadas durante o primeiro e segundo bimestre;
. Incentivar o interesse
pela leitura de histórias e comentar sobre os acontecimentos evidenciados;
. Participar da elaboração
de textos coletivos;
. Ampliar a linguagem e
pensamento, desenvolvendo a expressão oral através de histórias, músicas,
recitação de versos, poemas ou parlendas;
. Leitura de obras de arte
apartir da observação, narração,
descrição e interpretação de imagens e objetos;
. Reconhecimento e escrita
do próprio nome;.
|
. Confeccionar cartazes
com poemas e rimas;
. Procurar palavras no
caça-palavras;
. Completar cenas com
desenhos e outras composições com diferentes materiais;
. Representar brincadeiras
com a turma por meio de desenho ou colagem;
. Reprodução e narração de
pequenas histórias em quadrinhos, verbalizando o que vê;
. Criação de desenhos,
pinturas, colagens e modelagens, a partir de seu próprio repertório e da
utilização dos elementos da linguagem das artes visuais: ponto, linha, forma,
cor, volume, espaço, textura, etc;
. Escrita do nome;
. Escrita do nome da
professora.
|
. Cartaz;
. Brincadeiras;
. Transparências;
. Massinha e argila;
. Revistas;
. Jornais;
. Cola branca;
. Tesoura;
. Fichas com os nomes;
. Atividades de registro
no livro, caderno e em folha.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
IV
Bimestre
UNIDADE
4-
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Palavras com ce, ci
Palavras com Ge , Gi
Palavras com al, el, il, ol ul
Palavras com gue, gui
Palavras com az, ez, iz,oz,uz
Palavras com br, cr, dr, fr, gr, pr, tr, vr
Palavras com bl, cl, fl, gl pl, tl
Palavras com ãs, ães, ões, ãos
Sons do x
|
. Identificar as letras trabalhadas nas palavras;
. Discriminar sons abertos e fechados;
. Completar palavras de acordo com as figuras;
. Identificar a escrita e grafia do nome;
. Participar de brincadeiras e jogos que envolvam
correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.,
ampliando gradualmente o conhecimento e controle sobre o corpo e o movimento;
. Identificar palavras nos textos trabalhados;
. Explorar possibilidades de movimentos, associando-os
a sons produzidos com o corpo.
|
. Elaboração de perguntas e respostas, de acordo com os
diversos contextos de que participam;
. Montar quebra-cabeça de acordo com o tema trabalhado;
. Utilizar textos para identificar palavras;
. Confeccionar diversos objetos a serem trabalhados na
psicomotricidade;
. Utilizar o alfabeto móvel para montar palavras de
acordo com os conteúdos trabalhados.
|
. Quebra-cabeça;
. Textos;
. Alfabeto móvel;
. Gravuras;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
MATEMÁTICA
Matemática
Objetivo Geral:
Reconhecer
e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções
espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano, podendo assim
comunicar ideias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados
em situações – problema relativas a quantidades, espaço físico e medida,
utilizando a linguagem oral e a linguagem matemática, adquirindo ter confiança
em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
Objetivos específicos:
·
Apresentar diversas noções de espaço e
grandeza.
·
Reconhecer números e saber representar
quantidades;
·
Identificar a presença dos números e dos
conceitos no seu cotidiano;
I Bimestre
UNIDADE
1-
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
. Unidade 1
Noção de grandeza: grande / pequeno, maior / menor /
mesmo tamanho;
. Números 0 a 9 (quantidade e grafia);
Unidade 2;
Ordem crescente e decrescente
Dezena e meia dezena
Números naturais de 10 a 39
Linhas retas e curvas
Medidas de comprimento
|
.
. Reconhecer e trabalhar esses conceitos para o
cotidiano de cada um;
.. Apresentar e trabalhar cada forma geométrica;
.Comparar conjuntos de objetos;
. Identificar quantidade e grafia;
Reconhecimentos da linhas retas e curvas
Diferenciação dos instrumentos de padronização de
medidas
|
.
. Realizar contagens e comparações;
. Resolver situação problema;
. Observar a sequência de cenas ilustradas e
identificar as ações desempenhadas pelo personagem;
. Jogo pedagógico;
.Brincadeiras com objetos da sala de aula;
. Por meio de registros em caderno, folha e livro;
|
.
Brincadeiras;
. Jogos;
. Papel pardo;
. Papeis coloridos;
. Revistas;
. Jornais;
. Cola branca;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Materiais recicláveis.
Palitos de picolé;
. Fita métrica
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
II
Bimestre
UNIDADE
2-
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
. Sequência
.Em cima/ em baixo/ao lado;
. Números 40 a 89
adição;
subtração
combinação de dezenas e unidades.
Linhas abertas e linhas fechadas
O litro
Dentro/ fora;
Alto/ baixo
|
.. Identificar sequencia de objetos;
.Aprimorar noções espaciais;
. Identificar quantidade e grafia;
. Construção de ideia de quantidade;
.Trabalhar espaço;
. Medir e comparar comprimentos;
.
|
. Por meio de registros em caderno, folha e livro;
. Brincadeiras na quadra; ( dentro/ fora)
. Jogos pedagógicos;
. Fazer grupinhos de palitos de picolé;
. Medir cada criança em sala de aula. .
Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em
situações nas quais as crianças reconheçam suas necessidades.
|
. Brincadeiras;
. Jogos;
. Papel pardo;
. Papeis coloridos;
. Revistas;
. Jornais;
. Cola branca;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Palitos de picolé;
. Fita métrica
. Brinquedos pedagógicos;
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas
III
Bimestre
UNIDADE
3-
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
. Dezenas exatas
Dúzia e meia dúzia
Formas geométricas
Noção de grandeza: curto/ comprido;
. Ampliar a coordenação motora Grossa e fina;
Tabelas
Medidas de massa – quilo e grama.
. Noção de posição :perto/longe;
Classificação;
. Dias da semana;
. Contagem;
. Discriminação (semelhanças e diferenças);
. Reconhecimento dos numerais até 12.
|
. Utilizar da
contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças
reconheçam sua necessidade;
. Comunicação de quantidades, utilizando a linguagem
oral, a notação numérica e/ou registros não convencionais;
. Explorar e identificar propriedades geométricas de
objetos e figuras, como formas e tipos de contornos;
. Considerar a relação entre objetos concretos e as
formas geométricas em estudo;
. Explicitação e/ou representação da posição de pessoas
e objetos, utilizando vocabulário pertinente nos jogos, nas brincadeiras e
nas diversas situações nas quais as crianças considerem necessária essa ação.
|
. Conhecer como é denominada a forma geométrica
espacial da bola;
. Identificar objetos que apresentem a mesma forma de
uma bola;
. Reconhecer e identificar figuras geométricas e suas
cores;
. Contar oralmente ilustrações;
. Representar a quantidade por meio de desenho e
pintura;
. Compreender s idéia de quantidade relacionada aos
números 3, 4 e 5;
. Construir desenhos utilizando as formas geométricas
planas conhecidas.
|
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha;
. Papel criativo;
. Lápis de cor;
. Blocos pedagógicos;
. Formas geométricas.
. Circuitos diversos.
|
Avaliação: A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento das
aulas.
IV
Bimestre
Conteúdos
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Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Centena
Números ordinais
Números pares e ímpares.
Sólidos geométricos
Medidas de tempo
Sistema monetário
Noção de posição em cima / embaixo;
.Discriminação (semelhança e diferenças);
. Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado e
retângulo);
. Seriação;
. Classificação;
.
|
. Ampliar as possibilidades expressivas do próprio
movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas
brincadeiras;
. Trabalhar as noções de grandeza através de objetos
concretos;
. Ter noção de posição dos objetos em sua volta.
. Saber classificar a posição dos objetos que estão no
espaço físico da escola;
. Conhecer o limite que objetos podem ser utilizados
para construção de torres sem cair;
. Ter noções básicas dos dias da semana;
. Ter noções básicas do tempo.
|
. Trabalhar músicas em cartaz onde as crianças enumerem
o verso na música;
. Proporcionar atividades de psicomotricidade na
quadra, onde trabalhe as noções de posição;
. Solicitar que formem torres usando caixas de tamanhos
diferentes;
. Separar fitas, tiras, barbantes, fios, bastões,
réguas, lápis de diferentes comprimentos e pedir aos alunos que identifiquem
o mais curto, o mais comprido, os que têm o mesmo comprimento;
. Mostrar pinturas, desenhos de livros de história,
fotos e perguntar aos alunos a posição dos elementos observados, para que
eles verbalizem o que está em cima e o que está em baixo;
. Pedir aos
alunos que observem a sala de aula e a posição das pessoas e dos
objetos que estão ao redor deles, verificando quem está ao lado de quem, o
que existe entre as carteiras, o que está ao lado da mesa do professor, do
armário;
|
. Músicas;
. Cartaz;
. Brincadeiras;
. Caixas;
. Lápis de cor;
. Réguas;
. Barbante;
. Blocos pedagógicos;
. Atividades de registro no livro, caderno e em folha.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
ARTES
VISUAIS
Objetivo geral: Proporcionar
as crianças um contato maior com o mundo da arte. Incentivar a leitura de obras
de artes. Porém o mundo da arte é de
grande significado para nossa realidade. Por meio dos desenhos, pinturas,
fotografias, escultura e colagem as crianças se expressam, comunicam e atribuem
sentido a sensações, sentimentos a realidade;
Objetivos
específicos;
·
Atribuir sentido a realidade através de obras
de arte, colagem e desenhos;
·
Desenvolver a percepção visual;
I
bimestre
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
. . Pinturas;
. Desenho;
Espaço;
.
Obra de arte: Ponte de Charing Cross, de André Derain, 1906. Óleo sobre tela.
.
Autorretrato de Tarsila de Amaral.
. Colagem;
Obra
de arte: Casa e Barcos, de Alfredo Volpi, 1950.
.
|
.
. Trabalhar cores e espaço;
.Aprimorar a criatividade e a coordenação motora;
Explorar o espaço ao seu redor.
.Ampliar o repertório de imagens e de elementos de
visualidade.
. Incentivar a leitura de obras de arte.
. Produzir imagens utilizando figuras;
. Iniciar o uso da produção artística como um canal de
representação da realidade.
.
|
.
.
Pintura da mãozinha.
.
Desenho livre;
Conversa
informal.
.
Brincadeiras de montar quebra cabeças.
.
Construir o próprio autorretrato.
. Através da leitura da imagem cada um criar um desenho
de sua moradia.
. Produção de cartazes;
. Trabalhar sobre moradia com as crianças através da
obra.
.
|
.
. Tinta guache;
. Folha branca e lápis de colorir;
Fichas
. Quebra- cabeça.
. Lápis de cor, folha branca.
. Lápis de cor, folha branca.
. Música: Se essa rua fosse minha e Roda de conversa.
. Pinceis e tinta guache.
|
Avaliação: A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento das
aulas.
II
Bimestre
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
.Obra de arte: Cesário do Embu, de Antonio Caetano.
. Cores primárias;
.Cores secundarias;
. Obra de arte: Candido Portinari, palhacinhos na
gangorra;
. Percepção visual;
. Recorte;
. Dobradura;
|
. Trabalhar características de uma obra de arte.
. Reconhecer as cores primárias.
Apresentar e trabalhar as cores secundárias;
.Trabalhar diversas brincadeiras.
.Aprimorar e aperfeiçoar a percepção visual;
. Desenvolver a coordenação motora fina;
. Desenvolver habilidades e a criatividade do aluno;
|
.
Por meio de atividade com tinta guache.
Por
meio de pinturas de telas e em folha.
. Releitura da obra;
.Atividade em folha;
. Construção de cartazes;
. Fazer dobraduras de animais e objetos;
|
. Tinta Guache;
Pinceis tela e tinta;
. Atividade em
folha; giz de cera e tinta guache;
. Papel cartão, tesoura e revistas;
. Folhas chamex e cartão.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
III e IV BIMESTRE
CONTEÚDOS
|
OBJETIVOS
|
METODOLOGIA
|
RECURSOS
|
·
Desenhos de
paisagens;
·
Contagem de
histórias
·
Reprodução de obras
de arte
|
·
Iniciar o uso da
produção artística como um canal de representação da realidade, do imaginário
e do fantástico;
·
Reconhecer a
necessidade de respeito, preservação e cuidado para com as produções
próprias, dos colegas, de artistas,etc.
·
Desenvolver
autonomia para realização de tarefas simples: recortar e colar.
|
Trabalho em grupo;
Ilustrações;
Anúncios de jornais;
Pesquisas em fontes diversas;
Construções de cartazes
Atividades em folha sobre o projeto
|
Livros literários;
Livros didáticos;
Vídeos;
Musicas;
Cartolinas; colas coloridas;
Canetinhas; lápis de cor.
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
Educação
Física
Objetivo geral: Desenvolver
habilidades que contribuíam para suas ações do dia-a-dia. Os conteúdos serão
trabalhados de forma continua e interdisciplinar nas disciplinas de Matemática,
Natureza e Sociedade e Linguagem oral e escrita;
I e
II BIMESTRE
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
. Esquema corporal;
. Espaço e tempo;
.Equilíbrio;
. Agilidade;
. Coordenação motora;
|
Conhecer
e trabalhar os movimentos do corpo;
.
Trabalhar os movimentos do corpo de acordo com os tempos estipulados;
.
Aperfeiçoar a noção de espaço;
.
Proporcionar atividades que desenvolvam a agilidade;
.
Aprimorar a coordenação motora;
|
.
Brincadeiras na quadra;
.Brincadeiras
. Cantigas de roda;
. Brincadeiras
como: gato e rato entre outras;
. Por meio de massa de modelar;
|
. Bola; Corda;
. Músicas;
. Músicas;
. Brincadeiras;
. Massa de modelar;
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
III e IV
BIMESTRE
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
.Psicomotricidade;
. Naturalidade;
. Posição do corpo;
. Músicas
|
. Desenvolver diversas habilidades;
.
.
Fazer com que a criança reconheça diversas posições do corpo;
.
Desenvolver diversos movimentos utilizando músicas.
|
. Brincadeiras como: Pular corda, Amarelinha e dentro/
fora;
. Brincadeiras com músicas sobre o corpo humano;
. Dançar diversas músicas;
|
. Corda e bambolê;
. Músicas;
. Músicas;
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
MÚSICA
Música
Objetivo
geral: Ampliar
o repertório de músicas e através da música construir conhecimentos
interdisciplinares. Conhecer músicas que permite trabalhar movimentos, ritmos e
conceitos.
Objetivos
específicos:
·
Identificar a intensidade dos sons (forte e
fraco)
·
Ouvir produções musicais variadas;
·
Ampliar o repertório de músicas;
I
e II Bimestre
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
.Ritmos;
. Sons com parte do corpo;
|
.
Perceber diferenças entre os ritmos.
.
Mostrar que através de algumas partes do corpo pode-se feito sons;
|
.
Apresentação de diferentes musicas com diferentes ritmos;
.
Cantar musicas usando assobios, palmas e etc.
|
. som;
. Músicas;
. Brincadeiras;
. Massa de modelar;
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
III
e IV Bimestre
Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
. Instrumentos;
. Cantigas de roda;
. Sons de animais;
|
.Apresentar
diversos instrumentos;
.
Trabalhar linguagem e sons;
|
.
Manuseio dos instrumentos em sala de aula;
. imitar diferentes tipos de sons;
|
. Instrumentos;
. Músicas;
|
Avaliação:
A avaliação será contínua, processual e diagnóstica durante todo
o desenvolvimento
das aulas.
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