DIAGNÓSTICO
DA ESCOLA: Roteiro para coleta de dados Entrevista - Coordenador
1)
Qual tem
sido a sistemática de planejamento vivenciado na escola?
Vivenciamos a experiência da elaboração de planejamento anual,
semestral e semanal.
2) Existe na Escola - PP P, Projeto
Curricular? Como é feito?
Sim, existe. Os documentos são
elaborados com o objetivo de dar voz a todos os atores do contexto escolar,
contando assim com a contribuição de funcionários, pais, professores, alunos e
ex alunos.
3) Como a escola cumpre o seu papel social,
junto a comunidade local?
A escola cumpre seu papel social de forma
ativa, formando o aluno, oferecendo-lhe condições de se tornar um cidadão
(sujeito histórico), consciente e
atuante na sociedade em que vive, capaz de usufruir dos resultados de sua
atuação.
Em relação à comunidade local, a escola
funciona como espaço a oportunizar cursos gratuitos de curta duração em
diversas áreas que englobam: artes manuais, boas maneiras, inglês básico,
redação e culinária.
4) Quais as alternativas que a escola propõe
para melhorar a prática do planejamento?
A escola oferece momentos de
estudo dirigido e individual, palestras e reuniões semanais com a equipe de
coordenação pedagógica e a oportunidade de o professor observar em foco outros
profissionais.
5) Os temas transversais são referencias
curriculares. A escola se utiliza desses referenciais na construção curricular
e sua execução? Como e quais temas são trabalhados na escola?
Sim a escola
os utiliza. Trabalhamos ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural,
orientação sexual, trabalho e consumo e diante da necessidade atual, orientação
para o trânsito.
Plano de aula Saúde bucal
Objetivos
- Entender as funções dos dentes.
- Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie.
- Aprender a maneira correta de escovar os dentes.
- Compreender algumas ações que favorecem a manutenção da saúde bucal.
- Entender as funções dos dentes.
- Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie.
- Aprender a maneira correta de escovar os dentes.
- Compreender algumas ações que favorecem a manutenção da saúde bucal.
Conteúdos
- Saúde bucal.
- Cárie.
- Higiene bucal.
- Saúde bucal.
- Cárie.
- Higiene bucal.
Turma 2º ano
Recurso Didático
Projetor, computador com
acesso à internet, escovas de dente, creme dental, fio dental e enxaguante
bucal, atividades em folha, folhetos explicativos, lápis de cor e fantoches.
Procedimento
Iniciaremos nossa aula
com a seguinte pergunta: "Por que o homem e muitas outras espécies animais
têm dentes na boca?". A ideia é que eles reflitam sobre as principais funções
dos dentes. Basicamente, são três:
1.
Triturar (possibilitando a ingestão de alimentos sólidos);
2.
(Auxiliar a falar claramente a pronúncia de algumas palavras só é
possível quando encostamos a ponta da língua nos dentes, como no caso das
palavras sapato, casa e zangão, entre muitas outras);
3.
Estética (dentes brancos e bem cuidados são sinônimo de um belo
sorriso).
Em seguida chamaremos a atenção para a necessidade de cuidarmos
bem dos nossos dentes. "Quais são os cuidados que vocês consideram importantes
para cuidar dos dentes e mantê-los sempre saudáveis?"
“O que é saúde bucal”?
O que vocês consideram
importante fazer para cuidar da boca?
Após ouvir as respostas das crianças chamaremos a atenção de todos
para o fato de que saúde bucal é um conceito muito mais abrangente do que isso
e está relacionado com a saúde da boca toda, ou seja, do conjunto formado por
dentes, gengivas e língua. Para manter a boca sempre em bom estado, é preciso
escovar os dentes corretamente, usar fio dental diariamente, evitar comer entre
as refeições e usar produtos de higiene, como creme dental com flúor.
Será realizada uma pequena estatística na sala de aula para saber:
quantas vezes eles escovam os dentes, quem usa fio dental corretamente.
Em um segundo momento
será perguntado às crianças "Qual é a razão da presença de cáries?”.
Será explicado que a
cárie é uma forma de deterioração do dente e que é formada pela degradação de
restos de alimentos que ingerimos - onde os restos se acumulam e permanecem até
que sejam eliminados pela escovação, as bactérias que vivem no interior da
nossa boca entram em ação, degradando os açúcares e produzindo ácidos que, por
sua vez, corroem a superfície dos dentes. É a isso que chamamos cárie.
Bibliografia
http://www.colgate.com.br/app/CP/BR/OC/Information/Articles/Oral-and-Dental-Health-Basics/Oral-Hygiene/Oral-Hygiene-Basics/article/What-is-Good-Oral-Hygiene.cvsp 11/08/2014 – 20:32
http://higienebucal.org/ 13/08/2014 – 20:33
http://higienebucal.org/ 13/08/2014 – 20:47
Nenhum comentário:
Postar um comentário