Contador de post e comentários

domingo, 5 de outubro de 2014

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA: Roteiro para coleta de dados Entrevista - Coordenador

DIAGNÓSTICO DA ESCOLA:  Roteiro para coleta de dados  Entrevista - Coordenador

1)                    Qual tem sido a sistemática de planejamento vivenciado na escola?
Vivenciamos a experiência da elaboração de planejamento anual, semestral e semanal.

2) Existe na Escola - PP P, Projeto Curricular? Como é feito?
Sim, existe. Os documentos são elaborados com o objetivo de dar voz a todos os atores do contexto escolar, contando assim com a contribuição de funcionários, pais, professores, alunos e ex alunos.

3) Como a escola cumpre o seu papel social, junto a comunidade local?
A escola cumpre seu papel social de forma ativa, formando o aluno, oferecendo-lhe condições de se tornar um cidadão (sujeito histórico),  consciente e atuante na sociedade em que vive, capaz de usufruir dos resultados de sua atuação.
Em relação à comunidade local, a escola funciona como espaço a oportunizar cursos gratuitos de curta duração em diversas áreas que englobam: artes manuais, boas maneiras, inglês básico, redação e culinária.

4) Quais as alternativas que a escola propõe para melhorar a prática do planejamento?
A escola oferece momentos de estudo dirigido e individual, palestras e reuniões semanais com a equipe de coordenação pedagógica e a oportunidade de o professor observar em foco outros profissionais.

5) Os temas transversais são referencias curriculares. A escola se utiliza desses referenciais na construção curricular e sua execução? Como e quais temas são trabalhados na escola?
Sim a escola os utiliza. Trabalhamos ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, orientação sexual, trabalho e consumo e diante da necessidade atual, orientação para o trânsito.



Plano de aula Saúde bucal

Objetivos
- Entender as funções dos dentes.
- Conhecer uma das principais doenças bucais: a cárie.
- Aprender a maneira correta de escovar os dentes.
- Compreender algumas ações que favorecem a manutenção da saúde bucal.

Conteúdos
- Saúde bucal.
- Cárie.
- Higiene bucal.

Turma  2º ano

Recurso Didático
Projetor, computador com acesso à internet, escovas de dente, creme dental, fio dental e enxaguante bucal, atividades em folha, folhetos explicativos, lápis de cor e fantoches.

Procedimento
 
Iniciaremos nossa aula com a seguinte pergunta: "Por que o homem e muitas outras espécies animais têm dentes na boca?". A ideia é que eles reflitam sobre as principais funções dos dentes. Basicamente, são três:

1.      Triturar (possibilitando a ingestão de alimentos sólidos);
2.      (Auxiliar a falar claramente a pronúncia de algumas palavras só é possível quando encostamos a ponta da língua nos dentes, como no caso das palavras sapato, casa e zangão, entre muitas outras);
3.      Estética (dentes brancos e bem cuidados são sinônimo de um belo sorriso).

Em seguida chamaremos a atenção para a necessidade de cuidarmos bem dos nossos dentes. "Quais são os cuidados que vocês consideram importantes para cuidar dos dentes e mantê-los sempre saudáveis?"
 “O que é saúde bucal”?
 O que vocês consideram importante fazer para cuidar da boca?
Após ouvir as respostas das crianças chamaremos a atenção de todos para o fato de que saúde bucal é um conceito muito mais abrangente do que isso e está relacionado com a saúde da boca toda, ou seja, do conjunto formado por dentes, gengivas e língua. Para manter a boca sempre em bom estado, é preciso escovar os dentes corretamente, usar fio dental diariamente, evitar comer entre as refeições e usar produtos de higiene, como creme dental com flúor.
Será realizada uma pequena estatística na sala de aula para saber: quantas vezes eles escovam os dentes, quem usa fio dental corretamente.

Em um segundo momento será perguntado às crianças "Qual é a razão da presença de cáries?”.
Será explicado que a cárie é uma forma de deterioração do dente e que é formada pela degradação de restos de alimentos que ingerimos - onde os restos se acumulam e permanecem até que sejam eliminados pela escovação, as bactérias que vivem no interior da nossa boca entram em ação, degradando os açúcares e produzindo ácidos que, por sua vez, corroem a superfície dos dentes. É a isso que chamamos cárie.

Bibliografia

http://higienebucal.org/ 13/08/2014 – 20:33
http://higienebucal.org/ 13/08/2014 – 20:47




Nenhum comentário:

Postar um comentário