Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________
Avaliação de Língua Portuguesa
Valor 6,0 Nota_______
O valor de uma vida
Na praia a menina
achou uma concha
conchinha lindinha,
de arrepiar.
No dia seguinte
As suas amigas
daquela conchinha
iriam gostar.
Mas dentro da concha
Havia um bichinho,
Vivo, vivinho,
A respirar.
“Eu levo esta concha”,
Pensou a menina,
“A vida do bicho
vai se acabar”
“Se eu levo esta concha
O bicho não vive,
Mas minhas amigas vão me elogiar”.
“Se eu levo essa concha,
Eu mato esse bicho,
Com esse elogio,
Eu vou me alegrar?”
“Se eu deixo a conchinha
Se eu salvo uma vida
Ninguém vai sabe,
Mas eu vou gostar”.
Então a menina,
Com muito cuidado,
Deixou a conchinha
Nas águas do mar...
Pedro Bandeira. O valor de uma vida. São Paulo: Moderna, 2010
Estudo do texto.
1- Cada linha do poema é um verso. Um conjunto do verso é chamado estrofe. Sabendo disso, responda: (1,0)
a) Em quantas estrofes o poema esta escrito?________________________________
b) E quantos versos há no poema?_________________________________________
2- No texto, as aspas mostram quando: (0,5)
( ) a menina fala ( ) a menina pensa
3- Qual a decisão a menina tomou em relação à concha no final do poema? (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Em sua opinião, a decisão da menina foi correta? (0,5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gramática
Pretérito Presente Futuro
Eu Eu Eu
Tu Tu Tu
Ele/ Ela Ele/ Ela Ele/ Ela
Nós Nós Nós
Vós Vós Vós
Eles/ Elas Eles/ Elas Eles/ Elas
1- Escreva o verbo estudar no presente, no pretérito e no futuro. (1,0)
2- Escreva as frases separand o sujeito do predicado. Obseve o exemplo: (1,0)
O gato mia
Sujeito: o gato
Predicado: mia
a) Meu pai é piloto de avião.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Filipe está machucado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Complete as palavras com s ou com x. (0,5)
E ______ trela e _____ periência e____ pressão
E ______ pressão e _____tender pe___ car
4- Leia o texto a seguir:
Era uma sexta- feira de manhã, Marcos e o pai dele foram ao sítio da avó Lucia. A proveitaram o dia exuberante: pescaram, colheram frutas e até correram de um enxame. No final da tarde, se sentaram perto da lagoa para ver o por do sol e seu reflexo na água.
Grife no texto as palavras com x e escreva-as nas linhas abaixo. (0,5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- No livro O Silêncio de Julia de Pierre Coran & Mélanie Florian porque Júlia ficou triste com André? (0,5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Você concorda com a atitude de André? (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Paulo Freire
Feliz Natal !
Boa prova!
Goiânia,____ de __________________de 2013.
Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________
Avaliação de Matemática
Valor 6,0 Nota_______
1- Marcos está pesquisando o preço de algumas roupas. (0,5)
Calça – 36 reais Bermuda – 28 reais Camisa – 18 reais
a) O que custa mais caro, a camisa ou a bermuda:
Quanto a mais? _
A ideia de subtração não está apenas relacionada a ideia de tirar, mas pode estar associada também as ideias de completar ou comparar.
2- Em uma certa empresa, foi realizada uma pesquisa para saber qual é a fruta que os funcionários preferem comer após o almoço. Depois, foram registradas as informações obtidas na seguinte tabela: (0,5)
FRUTA PREFERIDA PELOS FUNCIONÁRIOS
Fruta Quantidade de funcionários
maçã 33
Laranja 46
Banana 67
Mamão 29
Melancia 50
a) Quantas maçãs é preciso para igualar a quantidade de laranjas? _ _
Sentença matemática Cálculo
3- Numa brincadeira, Fábio e Marcos foram marcando os pontos ganhos e perdidos a cada rodada. Observe os esquemas seguintes e complete-os: (0,5)
Fábio
-15 +12 -20 +2+ 38=
+12 - 24 +11 -20+ 38=
Ao final do jogo quantos pontos tinha cada jogador?
Fábio _______________ Marcos ___________________
Quem ficou com mais pontos? ____________________________________________
Quantos pontos a mais? __________________________________________________
É comum medir um comprimento em centímetros ou metro usando, por exemplo, uma régua como instrumento de medida
.
Assinale com um (X) as respostas corretas. O comprimento de um metro corresponde a: (0,5)
( ) 1 centímetro
( ) 10 centímetros
( ) 50 centímetros
( ) 100 centímetros
( ) 150 centímetros
a) Dos objetos relacionados a seguir, são usados para medir o comprimento: (0,5)
( ) copo
( ) balança
( ) trena
( ) metro articulado
b) Dos exemplos abaixo, possuem medidas maiores que um metro:
( ) um poste de luz
( ) um lápis
( ) a altura de um prédio
O nosso sistema de numeração decimal é formado por agrupamentos decimais, ou seja, agrupamentos de 10 em 10.
c) Beto colocou na caixa 89 lápis. Quantos lápis estão faltando para essa caixa passar a ter 1 centena de lápis? (0,5)
Sentença matemática Cálculo
Resposta: _ _ _ _________________________
5- Escreva por extenso as quantias abaixo:
a) R$ 153,20
b) R$ 0,35
6- Responda : (0,5)
a) O pai de Lucas tinha três notas de R$ 50,00, duas notas de R$20,00 e uma nota de R$ 5,00. Pagou uma conta no valor de R$ 45,00. Com quanto ele ficou?
Sentença matemática Cálculo
Resposta: _ _
Calcule os fatos e pinte o caminho em que em que todos os resultados sejam pares: (0,5)
Que o natal seja tempo de reflexão. Boa prova e feliz Natal!
Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________
Avaliação de História
Valor 6,0 Nota______
Vocabulário:
Culminante (kulmi'nɐ̃tə) adjectivo masculine-feminino: que é o mais alto.
República (ʀɛ'publikɐ) nome feminino . regime político em que o chefe de Estado é eleito .
Consciência negra
Durante a colonização do Brasil os portugueses trouxeram muitos trabalhadores africanos como os escravos para realizar diversas atividades. Foram os africanos e seus descendentes que mais trabalharam na produção de cana-de-açúcar, na mineração e nas plantações de café todos estes produtos geraram muito lucro para os portugueses e para os brasileiros.
Hoje os africanos representam quase a metade da população do Brasil e sua influencia é muito marcante na música, nas dança, na língua, na culinária e no folclore.
Para marcar os anos de luta contra a escravidão e o preconceito, comemora-se no dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi escolhida por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos escravos durante a época de colonização portuguesa no Brasil.
Responda:
1- Porque os africanos vieram para o Brasil? (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Quais foram as influencia que os africanos nos deixaram? (0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Porque escolheram está data para comemorar o dia Nacional da Consciência Negra? (0,5)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.” Isaac Newton
Boa prova! FELIZ NATAL!
Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________
Avaliação de Geografia
Valor 6,0 Nota_______
Observe o gráfico do relevo:
Sabemos que o conjunto de montanhas é chamado serra.
Quantos mede a mais alta montanha?____________________________________________
E a mais baixa?________________________________________________________
Qual é a diferença entre as duas mais baixas montanhas?________________________
Faça a correspondência.
Planalto ( ) – terreno alto, em que o cume (cima) é plano.
Montanha ( ) – terreno alto, com um cume ( cima ) bicudo.
Vale ( ) terreno baixo situado entre montanhas
Planície ( ) terreno plano situado em terras baixas
“Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.”Isaac Newton
Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________
Avaliação de Arte
Valor 6,0 Nota_______
Cores Quentes de Frias
As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.
São aquelas que nos transmitem a sensação de calor.
As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde.
São aquelas que nos transmitem a sensação de frio.
Os girassois de Van Gogh podemos percebe as cores quentes e frias.
Girassóis era um dos temas prediletos de Van Gogh, talvez porque ele pudesse usar em abundância sua cor favorita.
A tela "Os Girassóis" é tida como uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês.
Ela foi trabalhada com pouquíssima cor, além do amarelo, que invade toda tela diante dos nossos olhos. Os tons vermelhos, azuis e verdes que aparecem tem a função de realçar a luminosidade do amarelo.
Van Gogh pintou uma série de girassóis. Nenhum outro pintor poderia captar a beleza que ele imprimia em suas telas. O amarelo dos girassóis vinha carregado de luz da mais pura magia, como se neles tivessem agregados pedaços do sol.
Complete:
Cores primárias:_____________________________________________________________
Cores secundarias:___________________________________________________________
Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________
Avaliação de Ensino Religioso
Valor 6,0 Nota_______
A vida se vive pra quê? Borres Guilouski
Meninos e meninas me respondam, por favor,
A vida se vive para amar e ser feliz?
Sim, e para brincar na água do chafariz.
A vida se vive para aceitar os encantos da natureza?
Sim, e para nadar na correnteza.
A vida se vive para cada vez mais aprender?
Sim, e para deixar acontecer.
A vida se vive para acreditar na força infinita do bem?
Sim, e para dividir tudo de bom que se tem.
A vida se vive para mudar o que precisa ser mudado?
Sim, e para brincar de marcha soldado.
A vida se vive para evoluir e sempre melhorar?
Sim, para sorrir e até gargalhar.
ENTENDENDO O TEXTO
1- O autor do texto diz que a vida se vive para quê? (0,5)
________________________________________________________________________________
2- Quando o autor diz “A vida se vive para aceitar os encantos da natureza” ele diz que é para nadar onde? (0,5)
______________________________________________________________________
3- Retire do texto a frase que você mais gostou. (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Marque a palavra que completa a frase retirada do texto.
“A vida se vive para mudar o que precisa ser mudado? (0,5)
Sim, e para brincar de marcha _________________ “.
( ) feliz ( ) aprender ( ) soldado ( ) acontecer
5- Faça a correspondência: A palavra que completa cada frase é: (1,0)
A vida se vive para amar e ser... _____________________ ... mudado.
A vida se vive para aceitar os encantos da... __________________ ... feliz.
A vida se vive para cada vez mais... ________________________ ... natureza
A vida se vive para mudar o que precisa ser .... _________________ ... aprender
6- A frase do texto diz: “A vida se vive para aceitar os encantos da natureza”.
Cite o que você gosta da natureza(0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Escreva uma redação com o seguinte título “A vida se vive pra quê”? (1,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferente. Paulo Freire Boa prova!
Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________
Avaliação de Ciências Valor 6,0 Nota_______
Vírus
Vírus é um tipo de microrganismo causador de doenças.
Para ver os vírus, é preciso ter um instrumento especial, o microscópio eletrônico.
Diferentemente de outros microrganismos, como bactérias, que podem ser encontrados na água, no ar e em nosso corpo, os vírus só pode sobreviver dentro de outro ser vivo.
Responda: (1,0)
1- O que é vírus?_________________________________________________________
2- Para que serve os vírus?__________________________________________________
1- Quais são as formas de contaminação? (1,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Por que as pessoas devem lavar as mãos com maior frequência? (1,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- O que o álcool faz com o vírus? (1,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Quais são os dois tipos de álcool indicado para usar na desinfecção das mãos? (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Porque os alimentos estragam? (0,5)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Quais são as formas de preservação dos alimentos? (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.” Isaac Newton
Boa prova!
Feliz Natal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário