Contador de post e comentários

sábado, 22 de dezembro de 2012

Projeto de leitura




                                                          PROJETO DE LEITURA

 JUSTIFICATIVA
 
É um projeto a ser desenvolvido com as séries iniciais. Terá duração de um ano. No primeiro momento as crianças deverão receber uma sacola onde deverão levar para casa um livro literário, mas uma ficha. A participação da família é indispensável no primeiro momento às crianças irão ler o livro juntamente com a família com o decorrer do ano as crianças deverão ler cada vez mais sozinhas ate ao termino do projeto elas deverão estar lendo o livro todo sozinha. Em sua ficha de leitura deverá ser preenchida com o nome do autor, personagens, resumo da história, parte que mais gostou e desenho da história, tudo de acordo com o que o aluno entendeu.
Além de estimular para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela boa leitura o projeto desenvolveu a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, desenvolvendo a capacidade criadora, culminando num sucesso absoluto que ampliou o conhecimento do mundo das crianças que ainda aprenderam a confrontar realidade e fantasia.
          Ao término deste projeto perceberemos que a leitura dos alunos melhorou muito em todos os aspectos, os alunos estavam muito mais motivados e interessados, estavam atentos e a interpretação possibilitava aos alunos lerem e compreenderem textos.

 OBJETIVO GERAL:
· Desenvolver o interesse pela leitura e a criatividade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
 
· Adquirir o gosto pela leitura, além de expandir o vocabulário.
· Desenvolver habilidades de observar, descrever, analisar;
· Valorizar as amizades;
· Saber esperar a hora para todas as coisas, respeitar o momento certo.
· Valorizar a importância de viver em união.
· Produzir textos ditando para uma escrita.
· Diferenciar a linguagem oral da escrita.
·  Fazer recontos.
· Reconhecer as características dos contos tradicionais.
· Produção textual.

METODOLOGIA

 No inicio do projeto será apresentado os livros que serão lidos por todos (será selecionado 10 livros e toda semana uma criança lerá um em casa no final do projeto todos deverão ter lidos todos os livros) em seguida será entregue para cada criança um sacola com o seu nome neste momento será trabalhado a responsabilidade, pois em cada vez que a sacola for levada para casa conterá um livro da escola e a ficha literária. Além da leitura e dos cuidados que cada um terá com o livro será trabalhado a responsabilidade em lê-los juntamente com a família.
          Será pego emprestado da biblioteca um livro para cada criança e acontecerá um rodizio de livros até todos terem lido todos os livros literários e realizado as fichas literária.
         Ao termino do ano as crianças e a família poderá identificar o desenvolvimento dos mesmos, observando sua escrita e leitura.

 

ESTRATÉGIAS
 · Selecionar a leitura com antecedência, preparando o ambiente de acordo com a proposta;
· Em algumas leituras, caracterizar-se de acordo com a história para criar maior aproximação da criança ao mundo da fantasia;
· Fazer com as crianças produções artísticas para representar determinadas leituras;
· Uso do nome como identificação pessoal para registro dos livros lidos;
· Empréstimo de livros;

 AVALIAÇÃO
         Peça que as crianças para os colegas contem o trecho da história de que mais gostaram. Compare com o realizado no início do projeto registre os avanços e compartilhe os resultados com os pais. Solicite também que elas apontem diferenças e semelhança entre as narrativas apresentadas.

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário