PROJETO
PRIMAVERA E DATAS COMEMORATIVAS PARA
EDUCAÇÃO INFANTIL ALUNOS DE 4, 5 ANOS
JUSTIFICATIVAS
Este
projeto foi elaborado para identificarmos as estações primavera e verão
juntamente com suas datas comemorativas. Vivenciar a alegria da estação com a
presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas
maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.
Vivenciando a percepção tátil, a
coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas,
os numerais, formas, texturas e as consequências.Despertando o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência. Observando o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
A valorizando a cultura popular é papel importante da escola e para isto se faz necessário destacar algumas datas importantes durante este semestre ( agosto a dezembro) para estimular nossos alunos e descontrair o ambiente escolar quebrando a rotina do dia a dia da sala de aula.
O aluno precisa envolver-se em atividades que despertem seu interesse pela sociedade e suas transformações. E apresentar oportunidades a criança para a descoberta dos acontecimentos em sua volta, favorece o seu crescimento intelectual e a descoberta do mundo social. Portanto, a ação da escola deve ir além da mera transmissão de conteúdos, visando à formação de cidadãos conscientes e participativos. Visando resgatar a cultura dos alunos, desenvolver o senso crítico, a participação em situações que interagem com músicas, canções e movimentos corporais.
OBJETIVO GERAL
Estimular o gosto por novas descobertas
identificando o nosso meio ambiente e cultural de maneira descontraída.
Desenvolvendo a capacidade de observação e socialização.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
v Trabalhar
a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os
aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as consequências.
v Despertar
o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e
sua sobrevivência.
v Observar
o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática
investigativa de cada criança.
v Desenvolver
a expressão verbal;
v Introduzir
a contagem de tempo, utilizando o calendário;
v Utilização
dos temas trabalhados em diversas atividades;
v Despertar
o gosto pela leitura;
v Desenvolver
a criatividade;
v Resgatar
valores culturais;
v Desenvolver
a coordenação motora grossa e fina;
v Desenvolver
a habilidade de trabalhar em grupo.
v Identificar
cada tipo de planta e suas épocas de cultivo;
CONTEÚDO:
v Atividades
orais e escritas;
v Plantio
de diferentes mudas;
v Jogos:
Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
v Brincadeiras;
v Músicas
e Danças;
v Móbiles;
v Culinária
(apresentação de chá, sucos, sanduiche naturais, bolos);
v Pinturas
em tela (apresentação das obras de Monet )
v Dobraduras
(livro do folclore)
v Recortes;
v Matérias
recicláveis (sucatas);
v Histórias
com fantoches;
v Massinha
de modelar;
v Painéis;
v Parlendas;
Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
v Exposição
dos trabalhos realizados;
v Cultivo
da horta;
v Filmes;
v Músicas
v Textos;
v Leitura
de livros de literatura;
v Confecção
de murais;
v Confecção
de máscaras;
v Conversas
informais sobre o tema
v Danças;
v Músicas;
v Colagem;
v Pintura.
v Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, crepom, laminado, EVA);
v Palitos
de churrasco;
v Sucatas
(garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
v Tesoura
com ponta arredondada;
v Cola
branca e colorida;
v Lápis
de cor;
v Giz
de cera;
v Régua;
v Gliter
de diversas cores;
v T.N.
T;
v Barbante,
fita adesiva transparente, pincel.
v Tela.
v Sementes
e mudas.
v Aparelho
de TV, vídeo, som e CD;
v Textos
diversos;
v Livros
de história sobre o tema;
v Lápis
de cor;
v Lantejoulas;
v Fita
crepe, durex;
v Cola;
v Cola
quente (refil);
v Máquina
fotográfica;
v Fitas
de vídeo referentes ao tema do Projeto.
v Revistas;
v Gibi;
v Fotografias;
v CD
ROOM.
v Matemática;
v Portuguesa;
v Ciências;
v História;
v Geografia;
v Artes;
v Informática.
Nos primeiros dias de agosto
realizaremos a limpeza dos canteiros da horta e iniciaremos os plantios das
sementes.
A
horta deve ser regada duas vezes ao dia. O solo não pode ficar encharcado para
evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser mantida limpa, das ervas
daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada
colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a qualidade da
terra e das hortaliças.
Em
sala de aula aprenderemos sobre:
v O
que é nutriente? v Carboidratos
v Gorduras
v Vitaminas (A, B, C, D, E).
v Minerais
v Proteínas
v Vegetais com polpa e sementes
também é uma época de trocar
mensagens afetuosas com parentes e amigos.
CRONOGRAMA:Durante todo o semestre (agosto a dezembro)
AGOSTO
|
|
01
a 03
|
Iriaremos
o cultivo da horta
|
10
|
Realizaremos
a manutenção da horta toda sexta-feira (limpeza)
|
10
|
Realizaremos
exposições dos trabalhos sobre o dia dos pais.
|
22
|
Folclore
– corredor cultural e exposição do livro de dobraduras
|
SETEMBRO
|
|
07
|
Independência
do Brasil- realizaremos um mural com atividades sobre a independência do
Brasil- confecção de chapéu e espada de jornal.
|
21
|
Dia
da árvore- realizaremos pesquisa sobre nossa arvore genealógica que será
exposta no corredor.
|
25
|
Dia
nacional do transito- nesta semana será apresentado para as crianças as
sinalizações existentes nas ruas e suas principais leis de transito
finalizaremos com jogos sobre o transito.
|
OUTUBRO
|
|
12
|
Dia
das crianças- realizaremos a primeira Olimpíada da Escola América
|
15
|
Dia
dos professores
|
18
|
Dia
do pinto- realizaremos exposições das telas dos alunos (trabalho realizado
com pesquisas sobre o pintor Monet, Tarcila do Amaral e Van Gogh)
|
29
|
Dia
nacional do livro – realizaremos exposição no corredor como o tema Monteiro
Lobato.
|
NOVEMBRO
|
|
15
|
Proclamação
da republica- anexaremos no corredor trabalhos realizados.
|
DEZEMBRO
|
|
|
Finalizaremos
o ano com uma peça sobre o natal
|
Apresentação do Projeto “DATAS COMEMORATIVAS”, onde serão apresentados em cada mês exposições dos trabalhos, relacionadas com as datas comemorativas trabalhadas durante o semestre letivo em sala de aula e no corredor.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
Neste sentido, espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta comunicacional a arte e a cultura em suas diferentes linguagens.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.
CONCLUSÃO
As atividades propostas no desenvolvimento do presente Projeto poderão ser trabalhadas de forma integrada com os conteúdos programáticos e metodologias constantes no Plano de Curso da escola, abrangendo, desta forma, as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Informática, e Artes.
Com as datas comemorativas identificaremos os momentos históricos mais importantes e o que mudou para ficar da forma em que conhecemos. Identificaremos a sua importância para nossa sociedade.
Depois de aprender sobre a importância de uma horta, como plantar as hortaliças e saber quais os nutrientes que elas contêm e sua higienização correta das hortaliças garante que as sujeiras da terra saiam das hortaliças e, consequentemente, o risco de diarreia, dores de cabeças e muitas doenças sejam muito menor para todos. Além disso, é importante que todas as dicas de conservação das hortaliças sejam seguidas para que os nutrientes sejam aproveitados para a promoção da sua saúde e de toda a comunidade.
BIBLIOGRAFIA:
Revista Nova Escola – Setembro 2006.
Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
Projetos Escolares – Educação Infantil.
DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E; MARCHINI, J.S.Ciências Nutricionais. Editora Sarvier. São Paulo. Brasil.1998.
BRANDÃO, C.T; BRANDÃO, R.F.Alimentação Alternativa. Centro de pastoral Popular. Editor Redentorista. Brasília. 1996.
LUZ, V.P.Técnicas Agrícolas. 9ª edição.Volume 1. Editora ática. 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário