Contador de post e comentários

quarta-feira, 28 de novembro de 2012


PROJETO PRIMAVERA E DATAS COMEMORATIVAS  PARA EDUCAÇÃO INFANTIL ALUNOS DE 4, 5 ANOS

JUSTIFICATIVAS
Este projeto foi elaborado para identificarmos as estações primavera e verão juntamente com suas datas comemorativas. Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona. Vivenciando  a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as consequências.
 Despertando o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência. Observando o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
A valorizando a cultura popular é papel importante da escola e para isto se faz necessário destacar algumas datas importantes durante este semestre ( agosto a dezembro) para estimular nossos alunos e descontrair o ambiente escolar quebrando a rotina do dia a dia da sala de aula.
O aluno precisa envolver-se em atividades que despertem seu interesse pela sociedade e suas transformações. E apresentar oportunidades a criança para a descoberta dos acontecimentos em sua volta, favorece o seu crescimento intelectual e a descoberta do mundo social. Portanto, a ação da escola deve ir além da mera transmissão de conteúdos, visando à formação de cidadãos conscientes e participativos. Visando  resgatar a cultura dos alunos, desenvolver o senso crítico, a participação em situações que interagem com músicas, canções e movimentos corporais.

OBJETIVO GERAL
 Estimular o gosto por novas descobertas identificando o nosso meio ambiente e cultural de maneira descontraída. Desenvolvendo a capacidade de observação e socialização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
v  Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as consequências.
v  Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
v  Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.
v  Desenvolver a expressão verbal;
v  Introduzir a contagem de tempo, utilizando o calendário;
v  Utilização dos temas trabalhados em diversas atividades;
v  Despertar o gosto pela leitura;
v  Desenvolver a criatividade;
v  Resgatar valores culturais;
v  Desenvolver a coordenação motora grossa e fina;
v  Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo.
v  Identificar cada tipo de planta e suas épocas de cultivo;
 
CONTEÚDO:
 
v  Atividades orais e escritas;
v  Plantio de diferentes mudas;
v  Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo;
v  Brincadeiras;
v  Músicas e Danças;
v  Móbiles;
v  Culinária (apresentação de chá, sucos, sanduiche naturais, bolos);
v  Pinturas em tela (apresentação das obras de Monet )
v  Dobraduras (livro do folclore)
v  Recortes;
v  Matérias recicláveis (sucatas);
v  Histórias com fantoches;
v  Massinha de modelar;
v  Painéis;
v  Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
v  Exposição dos trabalhos realizados;
v  Cultivo da horta;
v  Filmes;
v  Músicas
v  Textos;
v  Leitura de livros de literatura;
v  Confecção de murais;
v  Confecção de máscaras;
v  Conversas informais sobre o tema
v  Danças;
v  Músicas;
v  Colagem;
v  Pintura.
      MATERIAS UTILIZADOS:
      v  Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, crepom, laminado, EVA);
v  Palitos de churrasco;
v  Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos);
v  Tesoura com ponta arredondada;
v  Cola branca e colorida;
v  Lápis de cor;
v  Giz de cera;
v  Régua;
v  Gliter de diversas cores;
v  T.N. T;
v  Barbante, fita adesiva transparente, pincel.
v  Tela.
v  Sementes e mudas.
v  Aparelho de TV, vídeo, som e CD;
v  Textos diversos;
v  Livros de história sobre o tema;
v  Lápis de cor;
v  Lantejoulas;
v  Fita crepe, durex;
v  Cola;
v  Cola quente (refil);
v  Máquina fotográfica;
v  Fitas de vídeo referentes ao tema do Projeto.
v  Revistas;
v  Gibi;
v  Fotografias;
v  CD ROOM.
DISCÍPLINAS ENVOLVIDAS:
      v  Matemática;
v  Portuguesa;
v  Ciências;
v  História;
v  Geografia;
v  Artes;
v  Informática.
METODOLOGIA:

Nos primeiros dias de agosto realizaremos a limpeza dos canteiros da horta e iniciaremos os plantios das sementes.
A horta deve ser regada duas vezes ao dia. O solo não pode ficar encharcado para evitar o aparecimento de fungos. A horta tem que ser mantida limpa, das ervas daninhas e outras sujidades devem ser retiradas diariamente com a mão. A cada colheita, deve ser feita a reposição do adubo para garantir a qualidade da terra e das hortaliças.

Em sala de aula aprenderemos sobre:
v  O que é nutriente?
v  Carboidratos
v  Gorduras
v  Vitaminas (A, B, C, D, E).
v  Minerais
v  Proteínas
v  Vegetais com polpa e sementes

também é uma época de trocar mensagens afetuosas com parentes e amigos.
CRONOGRAMA:
Durante todo o semestre (agosto a dezembro)

AGOSTO
01 a 03
Iriaremos o cultivo da horta
10
Realizaremos a manutenção da horta toda sexta-feira (limpeza)
10
Realizaremos exposições dos trabalhos sobre o dia dos pais.
22
Folclore – corredor cultural e exposição do livro de dobraduras
SETEMBRO
07
Independência do Brasil- realizaremos um mural com atividades sobre a independência do Brasil- confecção de chapéu e espada de jornal.
21
Dia da árvore- realizaremos pesquisa sobre nossa arvore genealógica que será exposta no corredor.
25
Dia nacional do transito- nesta semana será apresentado para as crianças as sinalizações existentes nas ruas e suas principais leis de transito finalizaremos com jogos sobre o transito.
OUTUBRO
12
Dia das crianças- realizaremos a primeira Olimpíada da Escola América
15
Dia dos professores
18
Dia do pinto- realizaremos exposições das telas dos alunos (trabalho realizado com pesquisas sobre o pintor Monet, Tarcila do Amaral e Van Gogh)
29
Dia nacional do livro – realizaremos exposição no corredor como o tema Monteiro Lobato.
NOVEMBRO
15
Proclamação da republica- anexaremos no corredor trabalhos realizados.
DEZEMBRO
 
Finalizaremos o ano com uma peça sobre o natal

 CULMINÂNCIA:
Exposição da mini Horta (natural e artificial), degustação de sucos.
Apresentação do Projeto “DATAS COMEMORATIVAS”, onde serão apresentados em cada mês exposições dos trabalhos, relacionadas com as datas comemorativas trabalhadas durante o semestre letivo em sala de aula e no corredor.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá realizar-se de maneira continua, mediante observação; considerando o processo e não apenas o produto.
 Neste sentido, espera-se que a criança se torne não apenas um apreciador, mas também assuma seu papel como agente cultural, criando e recriando a realidade à sua volta tendo ferramenta comunicacional a arte e a cultura em suas diferentes linguagens.
A avaliação também está no próprio resultado do trabalho. Verificando nas falas dos alunos durante as atividades o aprendizado e desenvolvimento da oralidade e da expressividade.
CONCLUSÃO
As atividades propostas no desenvolvimento do presente Projeto poderão ser trabalhadas de forma integrada com os conteúdos programáticos e metodologias constantes no Plano de Curso da escola, abrangendo, desta forma, as disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Geografia, Informática, e Artes.
Com as datas comemorativas identificaremos os momentos históricos mais importantes e o que mudou para ficar da forma em que conhecemos. Identificaremos a sua importância para nossa sociedade.
Depois de aprender sobre a importância de uma horta, como plantar as hortaliças e saber quais os nutrientes que elas contêm e sua  higienização correta das hortaliças garante que as sujeiras da terra saiam das hortaliças e, consequentemente, o risco de diarreia, dores de cabeças e muitas doenças sejam muito menor para todos. Além disso, é importante que todas as dicas de conservação das hortaliças sejam seguidas para que os nutrientes sejam aproveitados para a promoção da sua saúde e de toda a comunidade.
BIBLIOGRAFIA:
Revista Nova Escola – Setembro 2006.
Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
Projetos Escolares – Educação Infantil.
DUTRA-DE-OLIVEIRA, J.E; MARCHINI, J.S.Ciências Nutricionais. Editora Sarvier. São Paulo. Brasil.1998.
BRANDÃO, C.T; BRANDÃO, R.F.Alimentação Alternativa. Centro de pastoral Popular. Editor Redentorista. Brasília. 1996.
LUZ, V.P.Técnicas Agrícolas. 9ª edição.Volume 1. Editora ática. 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário