Contador de post e comentários

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Natal -Texto Informativo

Natal - Texto Informativo
Origem do Natal e os significados dos seus símbolos
No inicio dos tempos, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus.
“O dia 25 de dezembro foi estabelecido para o Natal pela igreja católica já que não há nenhuma evidência histórica do nascimento de Jesus. “Essa data foi fixada pela Igreja no primeiro dia do solstício de inverno do Hemisfério Norte”, diz o padre Maurílio Alves Rodrigues, doutor em Ciências Religiosas e diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia João Paulo II.
A escolha deste dia é baseada numa fala de João Batista no evangelho de São João (capítulo 3, versículo 30) : “eu devo diminuir, ele deve crescer”. O solstício de inverno é exatamente o menor dia do ano no Hemisfério Norte (no hemisfério sul é o solstício de verão), a partir dele, os dias começam a durar mais do que as noites. Ele é interpretado como uma vitória da luz sobre a escuridão. Essa data deu origem a diversas festas pagãs, que “a Igreja católica acabou sacralizando e dando a elas outro sentido”, diz o padre.”
Acredita-se que na Roma antiga o dia 25 de dezembro foi escolhida por comemoração ao início do inverno por tanto a oficialização do Natal. As comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas na primeira semana de dezembro e desmontá-las até o dia de reis que é dia 06 de janeiro.
O Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.
ÁRVORE DE NATAL: na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria.
PRESÉPIO DE NATAL: simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu.
ESTRELA DE NATAL: guiou os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.
SINOS DE NATAL: representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.
GUIRLANDA: usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.
PAPAI NOEL: representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal.
Fonte:suapesquisa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário