Contador de post e comentários

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Prova para o 3ºbimestre

Goiânia,____ de ____________________ de 2013.
 Professora: _____________________   3° ano
  Aluno (a):_____________________________

 Avaliação de Matemática           
Valor 6,0   Nota_______

1-      A família de Isabel consome 4 litros de leite por dia. No mercado, vendem-se caixas com 32 litros de leite. Uma caixa dá para quantos dias? (0,5)
Resposta: ________________________________________________________________

2-      Com uma lata de leite condensado faço 20 brigadeiros. Quantos doces faço com 1/4 de lata? (0,5)
Resposta: ______________________________________________________
3-      Beto distribuiu lápis igualmente entre seus 5 alunos. Cada um recebeu 40 lápis. Quantos lápis foram distribuídos?(0,6)
Resposta: ______________________________________________________

4-      Arme e efetue: (2,0)
a)      45974 +  4987=                                 b) 83763- 21353=
                                                                          




c)      487x 5=                                              d) 98 : 8=
 



6-      Encontre os valores nas sentenças matemáticas. (0,4 )
a)   x  - 8 = 17

  b)      + 8 = 40


Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

 Avaliação de recuperação de História
Valor 6,0    Nota_______

Campo


Trabalhador e o lavrador
O que disse o pão ao padeiro?
Antes do pão, eu era farinha,
farinha que o moinho moía
debaixo do olhar do moleiro.

O que disse a farinha ao moleiro?
Um dia eu fui grão de trigo
que o lavrador ia colhendo
e empilhando no celeiro.

O que disso o grão ao lavrador?
Antes do trigo fui semente,
que tuas mãos semearam
até que me fizesse em flor.

O que disse o lavrador a suas mãos?
Com vocês, lavro essa terra,
 semeio o trigo, colho o grão,
 moo a farinha, faço o  pão
e a isso tudo eu chamo trabalho.


 Sergio Capparelli . A jiboia Gabriela. Porto Alegre : L&PM, 1984. P. 40-41.

Responda.
1-      A qual trabalhador o poema se refere?
___________________________________________________________________

2-      Em qual espaço esse trabalhador realiza suas atividades?
___________________________________________________________________

As atividades que se desenvolve no espaço rural estão ligadas ao trabalho com a terra: extrativismo, agricultura e criação de animais. Os produtos obtidos no trabalho rural são destinados ao consumo da própria família e à comercialização.
Atualmente, o espaço rural vem sendo explorado por um outro tipo de atividade: o turismo rural.
Antigas propriedades  rurais transformam-se em locais de hospedagem de pessoas da cidade que querem conhecer a vida no campo. Essas pessoas podem participar das atividades diárias, tais como ordenhar vacas, tosquiar ovelhas, cavalgar, domar animais. Se preferirem, podem apenas percorrer trilhas e descobrir os encantos da paisagem rural.

3-      Escreva o nome de duas atividades econômicas realizadas no espaço rural.
________________________________________________________________

4-      Escreva 5 produtos que são consumidos nas cidades, mas tem sua origem no campo.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-      Qual a importância da permanência humana no meio rural ?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

6-      Escreva um motivo que faz com que os trabalhadores abandonem o campo e vão morar nas cidades.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Boa prova!



Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

Avaliação de Geografia
Valor 6,0    Nota_______

Deveres do pedestre
O trânsito é formado por três elementos básicos : o homem , a máquina (veículos) e as vias públicas ( ruas e avenidas).
Os veículos e as vias públicas são construídas pelo homem para facilitar a circulação de pessoas.
 Entretanto, para haver harmonia entre os três elementos básicos do trânsito é necessário também que o homem esteja preparado para transitar com  segurança. Assim sendo torna- se indispensável a criação de normas para o uso harmonico destas vias pelos homens e por suas  máquinas as leis de trânsito.
No trânsito o comportamento de cada pessoa influi na ordem e segurança coletiva. Existem responsabilidades não só daqueles que dirigem veículos, mas também dos que andam  pelas vias públicas.
São deveres do pedestre
Nas estradas: Andar sempre em sentido contrário ao dos veículos e em fila única;
Nas vias urbanas onde não houve calçada e nem faixas a ele destinadas: Andar sempre à esquerda da via em fila única e em sentido contrário a dos veículos, somente cruzar a via pública na faixa própria, obedecendo a sinalização;
É proibido ao pedestre: Permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-las onde for permitido; cruzar pistas de rolamento nos viadutos , pontes ou túneis; atravessar a via dentro das áreas de cruzamento; andar fora da faixa própria de pedestre.
Pedestre: Você deve ter percebido que cada um de nós é responsável pela segurança do trânsito.

Responda :
1-      Cite os elementos que formam o trânsito e justifique a importância de cada um.(0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-      De acordo com o texto, quem é respónsavel pela ordem e segurança do trânsito? (0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-      O texto diz que é indispensável  orientar a população  quanto a forma de utilizar  as vias púlicas. Por que é importante e indispensável? (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-      Cite um dos deveres do pedestre e uma das proibições à feita a ele. (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-      O risco de acidente está sempre presente no trânsito. Qual é a melhor maneira de diminuir esses riscos de acidentes ? (1,0)
6-
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(2,0)
 




7-
(2,0)
 


“Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a






loucura das pessoas.”Isaac Newton

Boa prova!

Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

Avaliação de Arte 
Valor 6,0    Nota_______
Responda:
1.      Quando Romero Brito nasceu? (1,0)
__________________________________________________________________________

2.      O que significa OEA? (1,0)
__________________________________________________________________________

3.      Qual é o estilo de Romero Brito? (1,0)

Gênios da pintura – Romero Britto (amizade)
Esse quadro de Romero Britto lembra a amizade, sedo assim escreva uma carta para seus colegas de classe dizendo a importância da amizade. (3,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Avaliações para o 3º ano 4º bimestre

Goiânia,____ de ___________________ de 2013.
Professora: _____________________ 3° ano
Aluno (a):_____________________________

Avaliação de Língua Portuguesa
Valor 6,0 Nota_______


O valor de uma vida

Na praia a menina
 achou uma concha
conchinha lindinha,
de arrepiar.

No dia seguinte
As suas amigas
 daquela conchinha
iriam gostar.

Mas dentro da concha
Havia um bichinho,
Vivo, vivinho,
A respirar.

“Eu levo esta concha”,
Pensou a menina,
“A vida do bicho
vai se acabar”

“Se eu levo esta concha
O bicho não vive,
Mas minhas amigas vão me elogiar”.

“Se eu levo essa concha,
Eu mato esse bicho,
Com esse elogio,
Eu vou me alegrar?”

“Se eu deixo a conchinha
Se eu salvo uma vida
Ninguém vai sabe,
Mas eu vou gostar”.

Então a menina,
Com muito cuidado,
Deixou a conchinha
Nas águas do mar...
Pedro Bandeira. O valor de uma vida. São Paulo: Moderna, 2010


Estudo do texto.
1- Cada linha do poema é um verso. Um conjunto do verso é chamado estrofe. Sabendo disso, responda: (1,0)
a) Em quantas estrofes o poema esta escrito?________________________________
b) E quantos versos há no poema?_________________________________________

2- No texto, as aspas mostram quando: (0,5)
(    ) a menina fala (  ) a menina pensa

3- Qual a decisão a menina tomou em relação à concha no final do poema? (0,5)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Em sua opinião, a decisão da menina foi correta? (0,5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gramática
Pretérito Presente Futuro
Eu Eu Eu
Tu Tu Tu
Ele/ Ela Ele/ Ela Ele/ Ela
Nós Nós Nós
Vós Vós Vós
Eles/ Elas Eles/ Elas Eles/ Elas
1- Escreva o verbo estudar no presente, no pretérito e no futuro. (1,0)

2- Escreva as frases separand o sujeito do predicado. Obseve o exemplo: (1,0)
O  gato mia
Sujeito: o gato
Predicado: mia

a) Meu pai é piloto de avião.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Filipe está machucado.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Complete as palavras com s ou com x. (0,5)
E ______ trela e _____ periência e____ pressão
E ______ pressão e _____tender pe___ car

4- Leia o texto a seguir:

Era uma sexta- feira de manhã, Marcos e  o pai dele foram ao sítio da avó Lucia. A proveitaram o dia exuberante: pescaram, colheram frutas e até correram de um enxame. No final da tarde, se sentaram perto da lagoa para ver o por do sol e seu reflexo na água.

Grife no texto as palavras com x e escreva-as nas linhas abaixo. (0,5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5- No livro O Silêncio de Julia de Pierre Coran & Mélanie Florian porque Júlia ficou triste com André? (0,5)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Você concorda com a atitude de André? (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Paulo Freire
Feliz Natal !
Boa prova!

Goiânia,____ de __________________de 2013.
 Professora: _____________________   3° ano
  Aluno (a):_____________________________

 Avaliação de Matemática
Valor 6,0 Nota_______
1- Marcos está pesquisando o preço de algumas roupas. (0,5)

Calça – 36 reais Bermuda – 28 reais Camisa – 18 reais

a) O que custa mais caro, a camisa ou a bermuda:  

Quanto a mais? _


A ideia de subtração não está apenas relacionada a ideia de tirar, mas pode estar associada também as ideias de completar ou comparar.

2- Em uma certa empresa, foi realizada uma pesquisa para saber qual é a fruta que os funcionários preferem comer após o almoço. Depois, foram registradas as informações obtidas na seguinte tabela: (0,5)

FRUTA PREFERIDA PELOS FUNCIONÁRIOS
Fruta Quantidade de funcionários
maçã 33
Laranja 46
Banana 67
Mamão 29
Melancia 50
a) Quantas maçãs é preciso para igualar a quantidade de laranjas? _ _

Sentença matemática Cálculo

3- Numa brincadeira, Fábio e Marcos foram marcando os pontos ganhos e perdidos a cada rodada. Observe os esquemas seguintes e complete-os: (0,5)
Fábio

-15 +12 -20 +2+ 38=

Marcos

+12 - 24 +11 -20+ 38=

Ao final do jogo quantos pontos tinha cada jogador?

          Fábio                  _______________                     Marcos         ___________________

Quem ficou com mais pontos? ____________________________________________

Quantos pontos a mais? __________________________________________________


É comum medir um comprimento em centímetros ou metro usando, por exemplo, uma régua como instrumento de medida

.
Assinale com um (X) as respostas corretas. O comprimento de um metro corresponde a: (0,5)

(    ) 1 centímetro
(    ) 10 centímetros
(    ) 50 centímetros
 (   ) 100 centímetros
 (   ) 150 centímetros

a) Dos objetos relacionados a seguir, são usados para medir o comprimento: (0,5)
( ) copo
( ) balança
( ) trena
( ) metro articulado

b) Dos exemplos abaixo, possuem medidas maiores que um metro:


( ) um poste de luz
( ) um lápis
( ) a altura de um prédio


O nosso sistema de numeração decimal é formado por agrupamentos decimais, ou seja, agrupamentos de 10 em 10.


c) Beto colocou na caixa 89 lápis. Quantos lápis estão faltando para essa caixa passar a ter 1 centena de lápis? (0,5)

Sentença matemática Cálculo

Resposta: _ _ _ _________________________


5- Escreva por extenso as quantias abaixo:

a) R$ 153,20  

b) R$ 0,35  

6- Responda : (0,5)

a) O pai de Lucas tinha três notas de R$ 50,00, duas notas de R$20,00 e uma nota de R$ 5,00. Pagou uma conta no valor de R$ 45,00. Com quanto ele ficou?

Sentença matemática Cálculo


Resposta: _ _


Calcule os fatos e pinte o caminho em que em que todos os resultados sejam pares: (0,5)
Que o natal seja tempo de reflexão. Boa prova e feliz Natal!

Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

Avaliação de História
Valor 6,0 Nota______

Vocabulário:
Culminante (kulmi'nɐ̃tə)  adjectivo masculine-feminino: que é o mais alto.
República   (ʀɛ'publikɐ) nome feminino . regime político em que o chefe de Estado é eleito .


Consciência negra
Durante a colonização do Brasil os portugueses trouxeram muitos trabalhadores africanos como os escravos para realizar diversas atividades. Foram os africanos e seus descendentes que mais trabalharam na produção de cana-de-açúcar, na mineração e nas plantações de café todos estes produtos geraram muito lucro para os portugueses e para os brasileiros.
Hoje os africanos representam quase a metade da população do Brasil e sua influencia é muito marcante na música, nas dança, na língua, na culinária e no folclore.
Para marcar os anos de luta contra a escravidão e o preconceito, comemora-se no dia 20 de novembro o Dia Nacional da Consciência Negra. Esta data foi escolhida por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade dos escravos durante a época de colonização portuguesa no Brasil.
Responda:
1- Porque os africanos vieram para o Brasil? (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Quais foram as influencia que os africanos nos deixaram? (0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Porque  escolheram está data para comemorar o dia Nacional da Consciência Negra? (0,5)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Se vi mais longe  foi por estar de pé  sobre ombros de gigantes.”  Isaac Newton
Boa prova! FELIZ NATAL!


Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

Avaliação de Geografia
Valor 6,0 Nota_______

 

Observe o gráfico do relevo:
Sabemos que o conjunto de montanhas é chamado serra.
Quantos mede a mais alta montanha?____________________________________________
E a mais baixa?________________________________________________________
Qual é a diferença entre as duas mais baixas montanhas?________________________

Faça a correspondência.

Planalto (  ) – terreno alto, em que o cume (cima) é plano.
Montanha (  ) – terreno alto, com um cume ( cima ) bicudo.
Vale (  ) terreno baixo situado entre montanhas
Planície (  ) terreno plano situado em terras baixas
 “Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.”Isaac Newton



Goiânia,____ de_____________ de  2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

                                                     Avaliação de Arte
Valor 6,0 Nota_______

Cores Quentes de Frias

As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho.
São aquelas que nos transmitem a sensação de calor.
As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às arvores: violeta, azul e verde.
São aquelas que nos transmitem a sensação de frio.
Os girassois de Van Gogh  podemos percebe as cores  quentes e frias.
Girassóis era um dos temas prediletos de Van Gogh, talvez porque ele pudesse usar em abundância sua cor favorita.
A tela "Os Girassóis" é tida como uma das melhores e mais famosas obras do pintor holandês.
Ela foi trabalhada com pouquíssima cor, além do amarelo, que invade toda tela diante dos nossos olhos. Os tons vermelhos, azuis e verdes que aparecem tem a função de realçar a luminosidade do amarelo.
Van Gogh pintou uma série de girassóis. Nenhum outro pintor poderia captar a beleza que ele imprimia em suas telas. O amarelo dos girassóis vinha carregado de luz da mais pura magia, como se neles tivessem agregados pedaços do sol.
Complete:
Cores primárias:_____________________________________________________________
Cores secundarias:___________________________________________________________




Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

                                                Avaliação de Ensino Religioso
Valor 6,0 Nota_______

A vida se vive pra quê?                                                             Borres Guilouski

Meninos e meninas me respondam, por favor,
A vida se vive para amar e ser feliz?
Sim, e para brincar na água do chafariz.
A vida se vive para aceitar os encantos da natureza?
Sim, e para nadar na correnteza.
A vida se vive para cada vez mais aprender?
Sim, e para deixar acontecer.
A vida se vive para acreditar na força infinita do bem?
Sim, e para dividir tudo de bom que se tem.
A vida se vive para mudar o que precisa ser mudado?
Sim, e para brincar de marcha soldado.
A vida se vive para evoluir e sempre melhorar?
Sim, para sorrir e até gargalhar.

ENTENDENDO O TEXTO
1- O autor do texto diz que a vida se vive para quê? (0,5)
________________________________________________________________________________

2- Quando o autor diz  “A vida se vive para aceitar os encantos da natureza” ele diz que é para nadar onde? (0,5)
______________________________________________________________________

3-  Retire do texto a frase que você mais gostou. (1,0)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Marque a palavra que completa a frase retirada do texto.
“A vida se vive para mudar o que precisa ser mudado? (0,5)
Sim, e para brincar de marcha _________________ “.
(   ) feliz              (   ) aprender  (   ) soldado      (   ) acontecer

5- Faça a correspondência: A palavra que completa cada frase é: (1,0)
 A vida se vive para amar e ser... _____________________  ... mudado.
A vida se vive para aceitar os encantos da... __________________ ... feliz.    
A vida se vive para cada vez mais... ________________________ ... natureza
A vida se vive para mudar o que precisa ser .... _________________ ... aprender

6- A frase do texto diz: “A vida se vive para aceitar os encantos da natureza”.
Cite o que você gosta da natureza(0,5)
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7- Escreva uma redação com o seguinte título “A vida se vive pra quê”? (1,5)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferente.  Paulo Freire  Boa prova!


Goiânia,____ de_____________ de 2013.
Professora: _____________________   3° ano
Aluno (a):_____________________________

                                Avaliação de Ciências                                                 Valor 6,0 Nota_______


                                                   Vírus

Vírus é um tipo de microrganismo causador de doenças.
Para ver os vírus, é preciso ter um instrumento especial, o microscópio eletrônico.
Diferentemente de outros microrganismos, como bactérias, que podem ser encontrados na água, no ar e em nosso corpo, os vírus só pode sobreviver dentro de outro ser vivo.

Responda: (1,0)
1- O que é vírus?_________________________________________________________
2- Para que serve os vírus?__________________________________________________

1- Quais são as formas de contaminação? (1,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Por que as pessoas devem lavar as mãos com maior frequência? (1,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3- O que o álcool faz com o vírus? (1,0)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Quais são os dois tipos de álcool indicado para usar na desinfecção das mãos? (1,0)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Porque os alimentos estragam? (0,5)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Quais são as formas de preservação dos alimentos? (0,5)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

“O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.” Isaac Newton
Boa prova!
Feliz Natal!